Wiccan /Pagãos em Coimbra

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
solum_blonde
Regular
Regular
Mensagens: 181
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Wiccan /Pagãos em Coimbra

Mensagem por solum_blonde »

Sei que há uma comunidade significativa em Portugal...mas como estamos de feiticeiras/os na Lusa Atenas? E para quando um encontro nacional?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Isso agora parece que virou moda mesmo que não se perceba nada do assunto :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Isso é que seria uma festa... dará para fazer a multiplicação dos euros?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
solum_blonde
Regular
Regular
Mensagens: 181
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

usaralho Escreveu:Isso agora parece que virou moda mesmo que não se perceba nada do assunto :?
é verdade Lino...com a massificação da informação, há por aí muitos "wannabes"...e muitos livros da treta. Mas acredita, os pseudos reconhecem-se à légua.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Então como se vestem os Wiccans e os falsos? Dá para ver pelos hippies da cidade?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
solum_blonde
Regular
Regular
Mensagens: 181
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

eheheh. Um wiccan não anda por aí de chapéu em bico, tipo Albus Dumbledore ( pode andar se quiser, mas geralmente não, porque seria pouco prático).

Há pagãos que se vestem de todas as maneiras. Não necessariamente com roupa hippie ou gótica ( embora alguns adoptem esse estilo). Muitos são bastante "fashion" ( betos/chic, etc) ou perfeitamente comuns.

Não é pelo hábito que se conhece o monge...é verdade também que alguns jovens góticos (e muitas mais vezes, armados em góticos) usam pentagramas, mas alguns deles fazem-no por uma questão estética.
Os verdadeiros feiticeiros distinguem-se sobretudo pela sua cultura. Sabem imenso sobre mitologia, ervas, história, e têm um forte sentido ético. Regra geral, são pessoas bastante equilibradas.

Nisso contrastam com certos adeptos do esoterismo ( alguns cartomantes, espíritas) que se "dedicam" ao "oculto" mas não evidenciam qualquer controlo sobre as próprias vidas (não digo que sejam tds, mas conheço alguns).

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Boa. Eu acho que essas tretas todas da maneira de vestir não tem nada a ver. É preciso cultivar a mente acima de tudo. O interior não se ve à vista desarmada e portanto pouco interessa na sociedade actual. Tento sempre compreeder as opcões de cada um mas é com cada arvore de natal que para ai anda. No outro dia reparei numa rapariga que tinha um anel de plástico com um morcego enorme.. mas que raio? Essa questão do pentagrama é engraçada. Normalmente os góticos ou pseudo góticos ou qualquer coisa parecida usam isso como um sinal um tanto ou quanto "dark side" mas o pentagrama tem mais de positico que de negativo, acho eu.
Pessoalmente só me interessa o conhecimento, ter consciencia do que me rodeia. Ser e não ter.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

solum_blonde Escreveu:
usaralho Escreveu:Isso agora parece que virou moda mesmo que não se perceba nada do assunto :?
é verdade Lino...com a massificação da informação, há por aí muitos "wannabes"...e muitos livros da treta. Mas acredita, os pseudos reconhecem-se à légua.
Uh? Eu sou o usaralho :cry:

Avatar do Utilizador
solum_blonde
Regular
Regular
Mensagens: 181
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

Muitos góticos usam o pentagrama, mas a maioria não é wiccan...
Também há quem use o pentagrama invertido, como símbolo do satanismo (e grande parte nem percebe oq ue realmente é ser "satânico").
A Estrela de cinco pontas (ou signo de Salomão) nada tem de obscuro ou de maléfico. é um poderoso signo de protecção que representa os cinco elementos (Terra, Ar, Fogo, Água e Espírito), o Deus e a Deusa (ou Yin e Yang, se preferires).
Acrescento que Feitiçaria/Wicca/Paganismo e Satanismo são coisas diferentes.
Os wicca não acreditam num "anticristo" e regem-se por um código ético, "The three Fold Law", ou seja a Lei da Retribuição kármica e o respeito pelo livre arbítrio (ou seja, nada de "obrigar alguém a amar-nos"), enfim, são pessoas sensatas.

O satanismo moderno venera Lúcifer, mas também não se dedica a coisas do género "missa negra". Relaciona-se com o hedonismo (culto do prazer) , egocentrismo e materialismo. Geralmente são pessoas sossegadas e metidas consigo.
Claro que muitos meninos de pentagrama invertido e botifarras usam a palavra "satânico" para chocar e intimidar, mas isso é pura ignorância.

De qualquer forma, a magia wicca e o caminho da FEitiçaria diferem muito da regra satânica.

T3tsuo
Experiente
Experiente
Mensagens: 282
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por T3tsuo »

Andem todos mas é de cor-de-rosa.

Pink is the new black :)

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

solum_blonde Escreveu:O satanismo moderno venera Lúcifer, mas também não se dedica a coisas do género "missa negra". Relaciona-se com o hedonismo (culto do prazer) , egocentrismo e materialismo. Geralmente são pessoas sossegadas e metidas consigo.
Não estarás tu a dar barraca e a falar da corrente do Luciferianismo???
Já agora, falas em satanismo moderno pensando no LaVey'ano ou em outras correntes mais "filosoficas" de Satanismo, como por exemplo o Satanismo Teístico????
É que da ultima vez que agarrei na Bíblia Satânica, há um capítulo entitulado "The Black Mass"!


"Tu és o teu Deus."
Tem isso em mente.
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Pelo que fui ensinada, no Satanismo, o Deus somos nós mesmos.
De wiccan pouco percebo,mas tenho uma amiga que o é e o que já me falou foi que adoram a natureza, mas que existem várias vertentes do Wiccan e ela é pagã.
Love hurts

Avatar do Utilizador
solum_blonde
Regular
Regular
Mensagens: 181
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

Infernalord Escreveu:
solum_blonde Escreveu:O satanismo moderno venera Lúcifer, mas também não se dedica a coisas do género "missa negra". Relaciona-se com o hedonismo (culto do prazer) , egocentrismo e materialismo. Geralmente são pessoas sossegadas e metidas consigo.
Não estarás tu a dar barraca e a falar da corrente do Luciferianismo???
Já agora, falas em satanismo moderno pensando no LaVey'ano ou em outras correntes mais "filosoficas" de Satanismo, como por exemplo o Satanismo Teístico????
É que da ultima vez que agarrei na Bíblia Satânica, há um capítulo entitulado "The Black Mass"!


"Tu és o teu Deus."
Tem isso em mente.

Sim refiro-me a autores como o La Vey. Se isso é uma espécie de "satanismo light" , ignoro, mas a sua escrita é muito interessante e bastante razoável. De qualquer modo, não me debruço demasiado sobre o tema do satanismo e demonologia, a não ser nos pontos comuns a outras correntes de magia (como a cerimonial, por exemplo). Como deves imaginar, não é essa a vertente do ocultismo que mais me interessa. Quanto a " Tu és o teu Deus", essa afirmação aparece em várias correntes espirituais, inclusive na Bíblia :"Vós sois Deuses"
( Salmo cap 82:6;7 ) e é defendida por muitos autores dedicados a Wicca,Ciência Cristã e Poder da Mente.
se estou a dar "barraca", como afirmas, podias ser simpática e dar um breve resumo sobre essas correntes do satanismo. Eu apenas referi o satanismo para o distinguir de Wicca/Paganismo...não falo do que não conheço a fundo, masq ue me conste, não se andam por aí a celebrar missas negras (espero que não...porque sou muito respeitosa quanto à fé dos outros).
De qualquer forma, sou ecléctica e etiquetar em exagero crenças que já de si se tornam cada vez mais difusas ( a maioria dos autores wicca hoje em dia é cada vez menos purista, incorporando elementos de vários sistemas de crenças)é uma perda de tempo. Só na wicca existem tantas tradições que nem vale a pena referi-las todas, fora a wicca ecléctica, druidismo e os feiticeiros que nem querer ser chamados "wicca"...acredito que dentro do satanismo haja diversos tipos, mas..
deixo aos satanistas explicá-lo.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

{mineirinha} Escreveu:Pelo que fui ensinada, no Satanismo, o Deus somos nós mesmos.
Platão também disse "tendes um deus dentro de vós mas haveis vos esquecido" ou qualquer coisa assim e acho que não era satanico :P

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Pois mas o assunto em questão não era de platão
Love hurts

Responder