que curso escolher?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
acfvs
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Mensagem por acfvs »

tintomaduro Escreveu:
Raquel* Escreveu:
agnes Escreveu: Não queria ir para o iscac e isec porque não é mesmo da universidade e perdem-se regalias.
Não sei onde se perdem regalias...eu ando no iscac e não acho que tenha grandes desvantagens em relação à universidade muito pelo contrário :)

Concordo, não perdes nada, isso é uma ideia que os mais velhos tem, e que alguns novos ainda tentam manter...já frequentei os 2, o polo2 e o isec, e garanto-te que para trabalhar, e falando nos cursos de agora de 3 anos, ficas melhor preparado no isec para te safares no trabalho. Mas quem concorre para o polo2, pelo menos para Electrotécnica, concorre para um mestrado integrado,não tenha ilusões que com 3 anos consegue trabalhar.

O isec já tinha bacharelato á muitos anos por isso esta adaptação a bolonha foi muito pacifica, já no pólo não foi bem assim...
Agora se a ideia é seguir investigação, ingressar em empresas de inovação, o pólo dá um suporte teórico muito bom para desenvolver depois projectos em varios ramos.

Nos dias de hoje na minha opinião o Isec é a opção certa, para electrotécnica, e depois complementar no polo. ainda nao conheço bem os mestrados do Isec. Em relaçaõ aos outros cursos, civil, informática, ..., tenho duvidas que consigam estar ao nível do polo2, mas não tenho conhecimento profundo desses cursos

Seja lá como for, pensem bem no que querem antes, para depois não andarem a empurrar um curso que não gostam.

acham que nao se perdem regalias? por acaso e uma duvida que sempre tive, porque ja varias pessoas me disseram que a nivel de trabalho depois, os empregadores preferem pessoas formadas mesmo na universadade, mas tambem ja ouvi dizer que em termos praticos os alunos do politecnico ficam mais bem preparados.

agnes
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Mensagem por agnes »

acfvs Escreveu:
tintomaduro Escreveu:
Raquel* Escreveu:
agnes Escreveu: Não queria ir para o iscac e isec porque não é mesmo da universidade e perdem-se regalias.
Não sei onde se perdem regalias...eu ando no iscac e não acho que tenha grandes desvantagens em relação à universidade muito pelo contrário :)

Concordo, não perdes nada, isso é uma ideia que os mais velhos tem, e que alguns novos ainda tentam manter...já frequentei os 2, o polo2 e o isec, e garanto-te que para trabalhar, e falando nos cursos de agora de 3 anos, ficas melhor preparado no isec para te safares no trabalho. Mas quem concorre para o polo2, pelo menos para Electrotécnica, concorre para um mestrado integrado,não tenha ilusões que com 3 anos consegue trabalhar.

O isec já tinha bacharelato á muitos anos por isso esta adaptação a bolonha foi muito pacifica, já no pólo não foi bem assim...
Agora se a ideia é seguir investigação, ingressar em empresas de inovação, o pólo dá um suporte teórico muito bom para desenvolver depois projectos em varios ramos.

Nos dias de hoje na minha opinião o Isec é a opção certa, para electrotécnica, e depois complementar no polo. ainda nao conheço bem os mestrados do Isec. Em relaçaõ aos outros cursos, civil, informática, ..., tenho duvidas que consigam estar ao nível do polo2, mas não tenho conhecimento profundo desses cursos

Seja lá como for, pensem bem no que querem antes, para depois não andarem a empurrar um curso que não gostam.

acham que nao se perdem regalias? por acaso e uma duvida que sempre tive, porque ja varias pessoas me disseram que a nivel de trabalho depois, os empregadores preferem pessoas formadas mesmo na universadade, mas tambem ja ouvi dizer que em termos praticos os alunos do politecnico ficam mais bem preparados.
Atenção que eu estava a dizer que se perdem regalias por exemplo na queima (cortejo) e assim... não é em termos profissionais.

dinosaur
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 15 setembro 2008 14:02

Mensagem por dinosaur »

acfvs Escreveu:
dinosaur Escreveu:Não se preocupem muito com o facto de já terem bases ou não. Ajuda mas não é fundamental. Até porque no primeiro ano é basicamente só matemáticas.

A nível de dificuldade tanto informática com electrotécnica, são cursos para se fazer não para ir fazendo... Ou se aplicam a sério e fazem alguns sacrifícios ou não têm a mínima hipótese....

Quanto a saídas profissionais, electrotécnica está claramente à frente. Mas se escolherem informática também não se preocupem com isso... Limitem-se a acabar o curso que o emprego aparece.
Tiras-te ou andas a tirar algum desses cursos ?
Sim, ando em informática. E complemento o que disse anteriormente com o que já foi dito aqui: sim vais ter de fazer sacrifícios, mas não "automutilação... o curso é perfeitamente compatível com uma vida social. Saídas à noite, etc....

acfvs
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Mensagem por acfvs »

agnes Escreveu:
acfvs Escreveu:
tintomaduro Escreveu:
Raquel* Escreveu:

Atenção que eu estava a dizer que se perdem regalias por exemplo na queima (cortejo) e assim... não é em termos profissionais.

Sim eu sei, mas alem disso tenho ouvido outras pessoas falar em termos profissionais.

Pumba
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 22 maio 2009 1:40

Re: que curso escolher?

Mensagem por Pumba »

acfvs Escreveu:Boas !
Gostava que me ajudassem , pois ainda estou muito indecisa em relaçao ao curso que vou escolher, acabo este ano o 12º , ja tenho pouco tempo para decidir. queria uma engenharia, ja pensei em informatica, ou em electrotecnica e de computadores. quel sera melhor em termos de saidas profissionais? que disciplinas tem cada curso ? sao muito dificeis as disciplinas de mat e fisica? alem destas 2 disciplinas que outras tem?
eu tive 2 amigos meus do secundario q entraram os 2 em engenharia informática. um deles entrou um pouco por não saber bem o q escolher...desistiu passado pouco tempo porque não tinha muitas bases e não era bem o curso q ele queria. o outro que é e sempre foi fera na informática, muitas coisas principalmente relacionadas com programação ele já sabia até antes de acabar o 12º por iniciativa própria. sempre fez questão de passar o tempo livre a desenvolver as suas apetências na área. :P em cadeiras como programação, arquitectura de computadores sempre tirou muito boas notas mas já algebra.. :S é mais complicado. por aquilo q ouvi é a pior cadeira.

agora, um conselho q posso dar é q tens mesmo q gostar do curso para q vais. imagina o q é passar uma vida inteira a fazer algo de q não gostas ou q nao te faz sentir realizada :|

e como diz o Bill Gates "o segredo para o sucesso é fazer o q se gosta e fazê-lo bem feito" :)

pratesi
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 11 setembro 2008 14:47

Mensagem por pratesi »

algebra é a cadeira mais fácil do primeiro semestre do primeiro ano...

nao tirem ideias precipitadas sobre as cadeiras antes de experimentarem...alguns têm mais facilidade em algumas cadeiras do que outros...

cumps

eau13356
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 04 fevereiro 2009 18:00

Mensagem por eau13356 »

É a primeira vez que oiço as palavras algebra e facil na mesma frase :D lol

agnes
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Mensagem por agnes »

eau13356 Escreveu:É a primeira vez que oiço as palavras algebra e facil na mesma frase :D lol
Realmente tambem eu xD
Ou se é mesmo muito bom a matematica ou entao nao se acha facil algebra :\

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Das cadeiras de matemática Álgebra é realmente a mais fácil. Tem que se estudar como em todas as outras, mas é mais simples de perceber que Análise. Mas também depende do professor que calhar.

E já agora, só recomendo Eng. Informática a quem gostar de usar computadores ou a quem tiver algum interesse na área. Não me via a passar os anos do curso à frente dum, quanto mais a trabalhar nalguma coisa da área, se não gostasse de informática. Dito isto, há algumas vantagens em saber alguma coisa de programação, mas não é indispensável: eu dei Pascal a ITI no 11º e isso só me ajudou nas primeiras semanas das aulas de programação, porque apesar das semelhanças de sintaxe que possa haver, todas as linguagens são diferentes.

vlgomes
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 02 dezembro 2008 14:27

Mensagem por vlgomes »

Não podia deixar de responder a este tópico.
Quanto ao que disseram relativamente a fazer-se uma coisa que se gosta, é muito relativo. Eu adoro história, mas não foi por aí que fui para um curso de história, pois sei que não tem qualquer tipo de saídas profissionais... Por isso, penso que a escolha do curso superior tem que ser uma decisão ponderada entre o quanto se gosta das matérias do curso, e as suas saídas profissionais. Optar só pelo que se gosta, penso que não será boa estratégia...

Estou a acabar o Mestrado em Engenharia Informática (acabar estágio), e gostava de fazer algumas considerações sobre o que foi dito aqui.
Quem estiver a pensar em ir para Informática, tem que gostar minimamente da coisa, pois caso contrário não consegue. Tem de se preparar também para passar muitas semanas a queimar pestanas a fazer trabalhos em frente ao pc e em certas alturas dos semestre terá de abdicar totalmente da vida social. Nos primeiros 2 anos do curso, talvez não seja tão grave, mas no último ano de Licenciatura e nos 2 seguintes de Mestrado, infelizmente esta é uma realidade. Terão que ter em atenção que estou a falar do curso de Informática na Universidade.

Outra coisa, não é obrigatório saberem programar quando entram, mas que irá ajudar imenso há adaptação ao curso, isso ajuda. Quanto ás Matemáticas, são algo difíceis, mas não são nada do outro mundo. Ao contrário das outras, é mesmo importante nestas cadeiras ir às teóricas, ir às práticas e ir acompanhando a matéria numa base semanal ou de 2 em 2 semanas. Estas cadeiras implementam avaliação contínua, e tem-se uns mini-testes para se fazer ao longo do semestre, e depois apenas se faz o exame para 10 (plo menos no meu tempo, que não foi assim há tanto tempo :D).
Gostava também de referir uma última coisa. Não concordo de todo, que o curso do ISEC prepara melhor que o do DEI (Universidade), aliás penso mesmo que o contrário é que se aplica. Na empresa onde estou estão várias pessoas que têm apenas os 3 anos do ISEC, e nota-se perfeitamente que eles falham nalguns aspectos de informática como a gestão de projectos/algoritmos mais complicados de programação e mesmo alguns aspectos básicos da programação. Não quero abrir aqui uma guerra de DEI vs ISEC, mas penso que a antiga noção que o ISEC era mais prático e o DEI mais teórica já foi abaixo. Agora ambos os cursos são muito práticos e penso que o DEI é melhor, pelo que sei.
É um facto que os anos de mestrado (ou os antigos 2 últimos anos do curso), são aqueles em que se aprende mais e que nos prepara melhor para o mundo de trabalho, mas noto que eles com 3 anos ainda lhes falta qq coisa...

Decidam o que decidirem, penso que tem de ser uma decisão bem pensada, bem ponderada e não escolher ao calhas... Pode-se perder um anito por causa de uma decisão mal feita!

Cumprimentos a todos

JoanaMartins2
Iniciado
Iniciado
Registado: sábado, 11 abril 2009 2:21

Mensagem por JoanaMartins2 »

ha alguem que frequente ou ja tenha frequentado o curso de jornalismo? é muito dificil ou é acessivel? estou um bocado indecisa ainda :?

MarcoBettencourt
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 07 julho 2009 15:29

Mensagem por MarcoBettencourt »

Eu vim aqui de Coimbra para Setúbal para o IPS. Posso-te dizer que se queres ir para Engenharia Informática (que é onde estou:P) esta escola é muito boa, com boas saídas profissionais e bom ambiente também :D

Fiquei aqui na residência de estudantes e estou a curtir. ;)

Qualquer coisa vê aqui: www.ips.pt