Bom, a minha família é de Portugal, mas eu nasci no Brasil e moro aqui até hoje. E este ano estou a estudar em um curso preparatório para realizar as provas do vestibular das universidades daqui, porém não consegui encontrar nenhum curso nas universidades do meu país que realmente fosse do meu interesse. Então, comecei a considerar a possibilidade de estudar em Portugal, uma vez que possuo a nacionalidade portuguesa também. Procurei ler e pesquisar bastante e o curso de História da Universidade de Coimbra chamou bastante a minha atenção. Mas eu gostaria de saber, por quem mora aí, se alguém sabe como anda o mercado de trabalho para os profissionais da área de História. Pergunto, porque aqui no Brasil tal área está completamente saturada, além de o curso daqui não ter a profissão de historiador ou pesquisador reconhecida, e não ser tão interessante quanto o curso da UC (pelo menos por tudo que li).
Se alguém souber de alguma informação sobre isso, eu ficaria muito grata!
Seria muito bom também, se pudessem me informar sobre o custo de vida médio em Coimbra (baseando-se no fato de que eu alugaria um quarto perto da universidade por cerca de 250 euros/mês – já andei procurando em alguns sites na internet), boas regiões para se morar, etc; quanto maior o número de informações, melhor seria! Se eu for mesmo, irei sozinha e sem conhecer ninguém na cidade! (minha família a viver em Portugal atualmente, mora em Aveiro.)
Sem dúvida, deixar o Brasil e mudar-me para Portugal será um desafio para mim, mas definitivamente acho que valeria a pena!
Agradeço desde já.
Tamyris Affonso