Luso-brasileira em Coimbra - Dúvidas.

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Tamyris
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 27 fevereiro 2009 0:50

Luso-brasileira em Coimbra - Dúvidas.

Mensagem por Tamyris »

Olá a todos!

Bom, a minha família é de Portugal, mas eu nasci no Brasil e moro aqui até hoje. E este ano estou a estudar em um curso preparatório para realizar as provas do vestibular das universidades daqui, porém não consegui encontrar nenhum curso nas universidades do meu país que realmente fosse do meu interesse. Então, comecei a considerar a possibilidade de estudar em Portugal, uma vez que possuo a nacionalidade portuguesa também. Procurei ler e pesquisar bastante e o curso de História da Universidade de Coimbra chamou bastante a minha atenção. Mas eu gostaria de saber, por quem mora aí, se alguém sabe como anda o mercado de trabalho para os profissionais da área de História. Pergunto, porque aqui no Brasil tal área está completamente saturada, além de o curso daqui não ter a profissão de historiador ou pesquisador reconhecida, e não ser tão interessante quanto o curso da UC (pelo menos por tudo que li).
Se alguém souber de alguma informação sobre isso, eu ficaria muito grata!

Seria muito bom também, se pudessem me informar sobre o custo de vida médio em Coimbra (baseando-se no fato de que eu alugaria um quarto perto da universidade por cerca de 250 euros/mês – já andei procurando em alguns sites na internet), boas regiões para se morar, etc; quanto maior o número de informações, melhor seria! Se eu for mesmo, irei sozinha e sem conhecer ninguém na cidade! (minha família a viver em Portugal atualmente, mora em Aveiro.)

Sem dúvida, deixar o Brasil e mudar-me para Portugal será um desafio para mim, mas definitivamente acho que valeria a pena! :D

Agradeço desde já.

Tamyris Affonso

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Provavelmente consegues um quarto por um preço mais baixo (a maioria dos anúncios que surgem aqui no fórum andam pelos €125 a €200).

Quanto a zonas onde morar, é de evitar os bairros mais problemáticos (Ingote, Bairro da Rosa, Bairro de S. Miguel, Bairro António Sérgio e Bairro do Brinca são os 5 principais que me lembro). Em relação a morar na zona da Universidade, tem atenção que é uma zona histórica, com casas muito antigas e nem sempre bem conservadas.

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Relativamente à localização concordo com o Pedro, e acrescentava ainda o Monte Formoso.
Mas seguramente que consegues arranjar um quarto próximo da zona das faculdades por cerca de 150€. Quando andava de quarto em quarto em Coimbra, cheguei a pagar desde 90€, por um quarto mesmo atrás da Faculdade de direito até 100€, 120€, e 170€, sendo que passei por quase todo o lado (celas, norton de matos, praça da república, etc).
Se tiveres pachorra para isso aconselho-te a tentares ir para uma república, é sempre uma boa experiência.

Quanto ao mercado de trabalho, não sei como está história ao certo mas o mercado em si está saturado, e o desemprego apesar de ter diminuído entre 2007 e 2008 irá aumentar novamente agora em 2009 (segundo os analistas).
Imagem

Já agora deixo uma tabela comparativa da taxa de desemprego das maiores Universidades Nacionais onde podemos ver que a UC tem uma das maiores taxas de desemprego nacionais (20,2%) :
http://www.grupolusofona.pt/portal/page ... ema=PORTAL
Última edição por dryden em sábado, 28 fevereiro 2009 9:31, editado 1 vez no total.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Só faltou ao Pedro referir o principal, alguém com um curso de História, muito dificilmente arranja emprego na área.

Tamyris
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 27 fevereiro 2009 0:50

Mensagem por Tamyris »

Ah, então é o mesmo que ocorre aqui no Brasil. São raras as pessoas que se formam em História e realmente conseguem exercer a profissão.
Sendo assim, acho que vou acabar por escolher Relações Internacionais mesmo. Não me interessa tanto, mas o mercado aqui está bem receptivo para quem se forma neste curso.
De qualquer forma, agradeço às informações!
Obrigada!

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

De facto o curso de história tem um grau de empregabilidade práticamente nulo há muitos anos. A única excepção é a variante de Arqueologia, que em virtude da legislação saída há cerca de 10 anos, teve um "boom" de emprego. Mas até isso já passou e neste momento também está bastante mal.