E a Mata Nacional do Choupal?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Corsario-Negro Escreveu:
Para que não me acuses de faltar ao respeito, aqui fica uma uma definição de "tino":
s. m.,
juízo;
siso;
circunspecção;
prudência;
faculdade de orientação;
instinto;
tacto;
ideia.
de tinir
s. m.,
ant.,
tinido.
dar - de: dar fé de.
Isso só demonstra que me acusaste de "falta de juízo, instinto, tacto, siso, faculdade de orientação etc". Mas OK, leva lá a bicicleta...
Corsario-Negro Escreveu:
Uma pessoa que queira ir de Antanhol para a Adémia continuava a ir pelo mesmo sítio, a não ser que queiram destruir a Ponte Açude, o que se revelaria "interessante" (afunilava tudo para as outras e anulava o efeito causado pela Rainha Santa... e para quê construir outro viaduto se podem continuar com aquele?).
O exemplo Antanhol-Adémia é apenas isso, um exemplo, e é válido para qualquer viatura que queira fazer o sentido Norte-Sul ou Sul-Norte. Se a tua ideia é manter o Açude-Ponte com o mesmo trânsito e consequente poluição que provoca, em que é que isso é benéfico para o Choupal?
Corsario-Negro Escreveu: Como já disse, o que Portugal precisa é de uma política de transportes com vista para o futuro. Tal política assenta em transportes colectivos, especialmente ferroviários de curta e longa distância, associados a uma boa presença de transportes públicos citadinos (metro/eléctrico e autocarros).
Aí estamos de acordo. Mas os transportes colectivos também precisam de vias para circular...
Corsario-Negro Escreveu: Havendo isto, muita mercadoria passa a ser transportada por comboio entre cidades, muitas pessoas deixam de usar o carro pois sabem que têm transportes no sítio de origem e destino (para além de fazerem a viagem mais confortáveis e com menos riscos) e quando bem pensado, poupam mais combustível e dinheiro (massificação torna mais barato por pessoa).
Pois, pois isso é tudo verdade em teoria mas na prática vai uma grande distância.
Corsario-Negro Escreveu: Habitats e espécies animais que não abundam. Para além disso o impacto não são apenas os 40 e tal metros que vão ficar sob o viaduto, é o raio de impacto da poluição química e sonora provocada por todos os automóveis a passar a todos os minutos, numa área supostamente protegida, pelas razões já expostas.
Ou seja achas então que os impactos do IC2 no Choupal são maiores ou mais importantes do que os do IC3 nos sítios onde passa?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Em relação ao impacto sono, eu não sou eng. civil, por isso se calhar vou dizer um disparate, mas não se podia instalar no viaduto daquelas barreiras sonoras como existem em algumas zonas das AE's junto às povoações? Ou até mesmo como existe na Ponte Europa (gosto mais deste nome :p), já reduziria o ruído que se iria sentir no Choupal, certo?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Ruizito Escreveu:O exemplo Antanhol-Adémia é apenas isso, um exemplo, e é válido para qualquer viatura que queira fazer o sentido Norte-Sul ou Sul-Norte. Se a tua ideia é manter o Açude-Ponte com o mesmo trânsito e consequente poluição que provoca, em que é que isso é benéfico para o Choupal?
Eu diria que entre ter uma estrada a 100 metros de casa e ter uma estrada por cima de minha casa... ;)

Relativamente ao impacto, na minha opinião o Choupal ganha mais relevância por ser uma paisagem (e habitat) diferente do que se encontra normalmente (pinhal, eucaliptal), para além da relevância histórica.

duffy reduziria algum, pois há sempre o problema das vibrações e poluição.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

duffy Escreveu:Em relação ao impacto sono, eu não sou eng. civil, por isso se calhar vou dizer um disparate, mas não se podia instalar no viaduto daquelas barreiras sonoras como existem em algumas zonas das AE's junto às povoações? Ou até mesmo como existe na Ponte Europa (gosto mais deste nome :p), já reduziria o ruído que se iria sentir no Choupal, certo?
depois morriam mais pássaros :p

mas não é disparate nenhum.. espero que as barreiras sejam colocadas, mas tendo atenção para não repetir o que se passa na Ponte Europa (tb gosto mais deste nome Imagem)
Corsario-Negro Escreveu:Relativamente ao impacto, na minha opinião o Choupal ganha mais relevância por ser uma paisagem (e habitat) diferente do que se encontra normalmente (pinhal, eucaliptal), para além da relevância histórica.
Não se esqueçam que, apesar da incontestável importância histórica, o Choupal é uma Mata "artificial".. tem pouco mais de 2 séculos, julgo.. e tem estado ao abandono (e a morrer lentamente desde o plano de regularização do rio e controle das cheias).. se ao menos aproveitassem toda esta polémica para conseguir apoios para a requalificação da Mata, colocando ambição ao plano de reflorestação que a Estradas de Portugal diz que irá fazer.. isso sim, era um ganho para a cidade..

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:depois morriam mais pássaros :p
Pássaros Kamikaze :lol: :lol:

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

As barreiras sonoras servem para proteger zonas residenciais, o que não me parece que seja o caso do Choupal. A colocação de paineis se calhar teria efeitos mais nocivos, como a referida matança de aves, do que beneficios.
Entre os vários impactos no Choupal, tão apregoados ultimamente, não me parece que o ruído seja dos mais importantes. Até porque comparado com o ruído que fazem os comboios constantemente a passar espaçados de poucos minutos, o ruído dos automóveis na ponte é muito menor.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:Ontem no programa "Portugal em directo" da RTP1, deu uma reportagem sobre este assunto, com estrevistas a elementos da Plataforma do Choupal. Depois do que vi, só posso dizer que ali está um exemplo de como se pode fazer uma reportagem totalmente tendenciosa e manipuladora da opinião.
Video - RTP
É esta a reportagem que falavas neste post?

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Encontramo-nos então, amanhã às 11h, no Choupal?

:wink:

http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

mario Escreveu:Encontramo-nos então, amanhã às 11h, no Choupal?

:wink:

http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135
Só se for para enterrar no cimento meia dúzia de pseudo-ambientalistas :lol:

filipeChichorro
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 03 fevereiro 2009 12:06

Mensagem por filipeChichorro »

que raio de pessoa és tu, Hal...

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

E como foi o cordão humano?
As 13h passei por lá e pareceu-me que tinha sido fraquito..mas também já estava no fim

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

{mineirinha} Escreveu:E como foi o cordão humano?
As 13h passei por lá e pareceu-me que tinha sido fraquito..mas também já estava no fim
1300 pessoas
Notícia aqui

Imagem

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

RuiSantos Escreveu: 1300 pessoas
O que só prova que existe uma enorme diferença entre colocar uma assinatura num site qualquer e mobilizar-se realmente por uma causa.
No meu caso já manifestei a minha posição perante esta fantochada toda, mas surpreende-me que a adesão tenha sido tão pouca, falavam em 7 ou 8 mil pessoas, se calhar muitas delas defensoras encarniçadas desta "causa" que não puseram lá os pés.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:
Ruizito Escreveu:Ontem no programa "Portugal em directo" da RTP1, deu uma reportagem sobre este assunto, com estrevistas a elementos da Plataforma do Choupal. Depois do que vi, só posso dizer que ali está um exemplo de como se pode fazer uma reportagem totalmente tendenciosa e manipuladora da opinião.
Video - RTP
É esta a reportagem que falavas neste post?
Só agora reparei nesta mensagem. Por um motivo qualquer não explicado não consegui ver o video, mas desconfio que seja a mesma. Pelo menos na que eu vi também aparecia uma imagem da mata com as fitas sinalizadoras a vedar o espaço que supostamente será afectado.

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Ruizito Escreveu:
RuiSantos Escreveu: 1300 pessoas
O que só prova que existe uma enorme diferença entre colocar uma assinatura num site qualquer e mobilizar-se realmente por uma causa.
No meu entender não prova nada.
Primeiro não é um "site qualquer", é o site desta petição específica. Segundo, alguém assinar é uma forma de mobilização real.
Ruizito Escreveu: No meu caso já manifestei a minha posição perante esta fantochada toda, mas surpreende-me que a adesão tenha sido tão pouca, falavam em 7 ou 8 mil pessoas, se calhar muitas delas defensoras encarniçadas desta "causa" que não puseram lá os pés.
Também é minha opinião que se, como afirmas, já manifestaste a tua opinião escusavas de a reafirmar outra vez procurando novos adjectivos para a classificar (eu fui um dos "fantoches" que estiveram ontem no Choupal) e fazendo suposições só porque sim ("se calhar"... etc ... etc).

Não encontro qualquer utilidade ou interesse neste tipo de opiniões que apenas pretendem menosprezar o que os outros fazem ou pensam.

Porque não falar das vantagens do betão ou da utilidade e grande serviço público de uma travessia do Mondego naquele local?
Se não há nada construtivo a dizer, para quê gastar largura de banda?

Deixo aqui uma foto que tirei ontem.
Foi um momento agradável, no meio de árvores, de um sol agradável, e de cidadãos agradáveis e bem intencionados.

Imagem