E a Mata Nacional do Choupal?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Corsario-Negro Escreveu:Acho que ainda não perceberam que para muita gente, isto é uma tomada de posição por princípio, não por capricho. É evitar que no futuro mais "desculpas" causadas por políticas pouco lógicas de transportes que são seguidas neste país e tidas como "inevitáveis" destruam mais património natural praticamente na malha urbana.
Isso não me parece também ser um argumento. Cada obra terá o seu Estudo de Impacto Ambiental e cada obra continuará a ser, isoladamente, sujeita a discussão pública.

O MoRtYMer tem razão num ponto, existe de ambas as partes, um exagero sobre o tema, em que algumas pessoas acrescentam um dramatismo "à la Albarran".. senão vejam o drama e o horror deste e-mail que recebi hoje (sendo já o 4º ou 5º que recebo do mesmo género):
Olá a todos! =)

Peço-vos um tempinho para recordar a Mata Nacional do Choupal...
Aos que nasceram em Coimbra, aos que por aqui passam e aos que por aqui já passaram
para estudar, trabalhar, etc.: assinem a petição a favor da preservação na Mata Nacional do Choupal!

Valerá uma estrada a pena se ficarmos sem o som da fauna e flora para relaxar,uma mesa para merendar,uma sombra fresca para namorar,um caminho para percorrer pelo coração,um aroma de natureza para contemplar o rio?Não...

Preservem a Natureza e a cidade de Coimbra. O nosso país!

http://www.plataformadochoupal.org/

Joana Pinto
há mesas para merendar na zona do viaduto?.. hmm.. estou mesmo desactualizado.. e eu que até frequento este espaço numa base semanal..

Mas do outro lado "da barricada" as coisas não melhoram:

Olhem este título do Diário As Beiras.. Curioso, comprei o jornal e o artigo é este

e agora, alguém ficou convencido? Eu confesso que fiquei na mesma..

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Isso não me parece também ser um argumento. Cada obra terá o seu Estudo de Impacto Ambiental e cada obra continuará a ser, isoladamente, sujeita a discussão pública.
Tu terias mais dúvidas em fazer uma obra num local "virgem" ou num local já com outras edificações "estranhas" feitas? :wink:

Como já disse, o Choupal de hoje não se compara com o de há 50 anos (até porque dantes não havia Ponte-Açude).

Por outro lado acho que ainda não se aperceberam que ir plantar mais árvores não vai impedir que parte da mata sofra com a passagem de um viaduto: ruidoso, que vai precisar de ter fundações sólidas numa zona pantanosa (com tudo o que isso vai necessitar) e interromper parte da mata.
Última edição por Corsario-Negro em sábado, 07 fevereiro 2009 20:04, editado 1 vez no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Corsario-Negro Escreveu:Tu terias mais dúvidas em fazer uma obra num local "virgem" ou num local já com outras edificações "estranhas" feitas? :wink:
Não interessa.. até porque não sou eu quem faz um relatório destes, são técnicos que seguem procedimentos adequados. Volto a frisar, cada obra tem o seu EIA independente, até porque até mesmo obras semelhantes podem ter impactos diferentes, numa mesma zona ;)

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Não interessa.. até porque não sou eu quem faz um relatório destes, são técnicos que seguem procedimentos adequados.
Falando no geral e não deste caso em particular, acho que sabemos bem que no nosso país isso não é verdade para todos os casos.

Já agora: http://www.plataformadochoupal.org/alternativas

Leiam também a DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL: http://plataformadochoupal.org/sites/de ... /Declaraçã
o%20de%20Impacto%20Ambiental.pdf

Apresento um excerto, mas devem lê-la toda (após este excerto concluem que o projecto pode ser viabilizado se a passagem for através de um viaduto (mas que mesmo assim há impacto que deve ser "compensado").
página 11 Escreveu:(...)
Relativamente à componente biológica e áreas sensíveis, o trecho 1 afecta a Mata Nacional do Choupal. Da avaliação efectuada pela CA, considerou-se que este atravessamento seria gerador de impactes negativos significativos e permanentes, dado o seu elevado valor «pelas suas características cénicas e o seu papel ecológico/funcional no contexto dos sistemas ripícolas. Sem dúvida que este espaço é uma das poucas manchas verdes (e, consequentemente, ecologicamente sustentadas) da zona» (tal como referido no EIA). Considerou a CA que, para além da perturbação directa na área de afectação, aumentaria o ruído na área poente da mata e aumentaria o isolamento desta à cidade, diminuindo a qualidade do seu usufruto. Assim, considerou a CA que os impactes gerados nesta área seriam negativos muito significativos e permanentes, dado que diminuiria grandemente o seu valor e comprometeria o seu uso. Refira-se, ainda, que relativamente ao atravessamento da Mata Nacional do Choupal, sujeita a regime florestal total, a Autoridade Florestal Nacional, entidade responsável pelo Regime Florestal, emitiu parecer desfavorável a este traçado por afectação do Regime Florestal Total e por incompatibilidade com a Lei de Bases da Política Florestal.(...)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

É impressão minha ou a alternativa vai afectar ali a zona de vale de canas? Dá-me essa sensação.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

duffy Escreveu:É impressão minha ou a alternativa vai afectar ali a zona de vale de canas? Dá-me essa sensação.
Pelo que percebi da alternativa, aquele troço já está aprovado para o IC3 e deverá passar perto de Vale de Canas. Por acaso gostaria de saber se o que está aprovado para lá é um túnel.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Mas onde é que o IC3 é uma alternativa ao IC2? É o mesmo que dizer que para ir de Coimbra à Figueira, é uma boa alternativa ir dar a volta por Aveiro.

E não, o IC3 não passará em Vale de Canas, mas sim no Vale da Azenha (encosta oposta à Ladeira do Chão do Bispo). Curiosamente este vale é densamente arborizado, tem alguns problemas de instabilidade de taludes, muitos problemas de escoamento natural de águas, terrenos pantanosos e bastantes terrenos de cultivo. O IC3 previsto parece que terá uma parte em túnel mas é apenas na zona do Tovim, tudo o resto ou terá viaduto ou então enormes movimentos de terras. O impacto na área verde é muitissimo superior do que este viaduto sobre o Choupal.
Porque é que não se vêm movimentos de defesa do Vale da Azenha? Se calhar porque as palavras "Mata do Choupal" dão mais tempo de antena e capas de jornal... Por aqui se vê a coerência destes supostos "defensores da natureza".

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Ruizito:

1 - Mais tino na comparação de distâncias... Sim, a alternativa faz sentido mesmo que vás dar uma volta maior, porque ao contrário do que queres sugerir, não andas para trás (estás sempre a andar para sul).

2 - O Choupal é um local emblemático e usado por muitos para o lazer. Com a passagem de um viaduto lá, o ocasional passar do comboio vai ter a companhia do barulho constante da passagem dos automóveis (o que irá como se diz no documento, ter um impacto significativo permanente e impossível de anular na vida selvagem que rodeia)
Por outro lado comparares o tipo de vegetação existente no Choupal, assim como as espécies animais que lá usufruem de um habitat que cada vez menos encontras nesta região, com a vegetação do Vale da Azenha, parece-me despropositado. Não é por acaso que aquele documento que apresentei no post anterior diz o que diz. Estás basicamente a comparar árvores de grande porte que demoram séculos a crescer até aquele ponto com árvores de crescimento rápido. Habitats específicos e mais raros com habitats mais que comuns.

3 - Perguntei se seria em túnel por alguma razão foi. Pessoalmente acho preferível, quando possível, não desbastar espaço verde, especialmente espaços com habitats incomuns.

Aquela alternativa o que demonstra é que se pode defender o Choupal, sem se ser fundamentalista "ecológico": pesar as vantagens e desvantagens consoante o espaço a ser afectado e a avaliação do mesmo . Por outro lado sendo que as duas obras irão avançar, nada como re-utilizar uma, poupando assim o Choupal.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Corsario-Negro Escreveu:Ruizito:

1 - Mais tino na comparação de distâncias... Sim, a alternativa faz sentido mesmo que vás dar uma volta maior, porque ao contrário do que queres sugerir, não andas para trás (estás sempre a andar para sul).

2 - O Choupal é um local emblemático e usado por muitos para o lazer. Com a passagem de um viaduto lá, o ocasional passar do comboio vai ter a companhia do barulho constante da passagem dos automóveis (o que irá como se diz no documento, ter um impacto significativo permanente e impossível de anular na vida selvagem que rodeia)
Por outro lado comparares o tipo de vegetação existente no Choupal, assim como as espécies animais que lá usufruem de um habitat que cada vez menos encontras nesta região, com a vegetação do Vale da Azenha, parece-me despropositado. Não é por acaso que aquele documento que apresentei no post anterior diz o que diz. Estás basicamente a comparar árvores de grande porte que demoram séculos a crescer até aquele ponto com árvores de crescimento rápido. Habitats específicos e mais raros com habitats mais que comuns.

3 - Perguntei se seria em túnel por alguma razão foi. Pessoalmente acho preferível, quando possível, não desbastar espaço verde, especialmente espaços com habitats incomuns.

Aquela alternativa o que demonstra é que se pode defender o Choupal, sem se ser fundamentalista "ecológico": pesar as vantagens e desvantagens consoante o espaço a ser afectado e a avaliação do mesmo .
Fiz quote de tudo, mas realcei a parte a que me quero referir, mas a vegetação que será afectada pelo viaduto são basicamente ervas daninhas, silvas e choupos, numa pesquisa rápida verá que nenhuma espécie dessas demora séculos a atingir um tamanho considerável até porque são todas de crescimento rápido ;)

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Não posso contra-argumentar pois tenho ideia que há árvores de grande porte lá. Se realmente não há, retiro esse argumento, mantenho o do habitat, não só o que irá ser destruído, como o que irá ser afectado "indirectamente" com a interrupção provodada pelo viaduto assim como pelo barulho.

P.S.: Já agora, desde quando é que no fórum nos tratamos por "você"? :P

P.P.S.: Falaram-me agora da ideia de comprarem terrenos a jusante do Choupal para o estenderem para aí. Se fizessem isso, parece-me mais aceitável a passagem do túnel (no entanto ao contrário do 1.25 que falam no documento, julgo que o aceitável era estenderem o dobro da área composta pelo o ínicio do Choupal junto ao Açude até à ponte ferroviária). No entanto parece-me algo complicado com o Centro Hípico mesmo ali.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Corsario-Negro Escreveu:Não posso contra-argumentar pois tenho ideia que há árvores de grande porte lá. Se realmente não há, retiro esse argumento, mantenho o do habitat, não só o que irá ser destruído, como o que irá ser afectado "indirectamente" com a interrupção provodada pelo viaduto assim como pelo barulho.

P.S.: Já agora, desde quando é que no fórum nos tratamos por "você"? :P

P.P.S.: Falaram-me agora da ideia de comprarem terrenos a jusante do Choupal para o estenderem para aí. Se fizessem isso, parece-me mais aceitável a passagem do túnel (no entanto ao contrário do 1.25 que falam no documento, julgo que o aceitável era estenderem o dobro da área composta pelo o ínicio do Choupal junto ao Açude até à ponte ferroviária). No entanto parece-me algo complicado com o Centro Hípico mesmo ali.
É uma questão de respeito, passo o dia a tratar a maioria das pessoas com quem ligo por voçê, depois à noite continuo com o "ritmo" :)

Essa solução parece-me mais viável, algures nesta discusão eu já tinha falado numa solução dessas, o problema é que eu continuo a suspeitar que quem está por trás disto tudo tem outros interesses quem não são propriamente salvar aquele bocado de choupal.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

duffy Escreveu: É uma questão de respeito, passo o dia a tratar a maioria das pessoas com quem ligo por voçê, depois à noite continuo com o "ritmo" :)
Eu é que estranhei visto já frequentarmos o fórum há alguns anos ;)
duffy Escreveu:Essa solução parece-me mais viável, algures nesta discusão eu já tinha falado numa solução dessas, o problema é que eu continuo a suspeitar que quem está por trás disto tudo tem outros interesses quem não são propriamente salvar aquele bocado de choupal.
Isso já não saberei, no entanto pessoalmente estou aberto a alternativas que restituam ao Choupal a mesma área (ou ainda mais) e os habitats aos animais que irão sofrer com esta obra (diga-se que isto é mais complicado, como já foi dito, devido ao barulho e poluição... teriam que aumentar o Choupal e não era pouco).

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Corsario-Negro Escreveu:Ruizito:
Mais tino? Alto lá com a linguagem se faz favor... Não disse que andavam para trás ou para a frente, apenas disse e repito que a distância é muito maior. Um individuo que queira ir por exemplo de Antanhol para a Adémia, com esta alternativa andaria o dobro da distância e apanharia muito mais trânsito (da ponte Europa e da actual Estrada da Beira).
Corsario-Negro Escreveu: 2 - ...Por outro lado comparares o tipo de vegetação existente no Choupal, assim como as espécies animais que lá usufruem de um habitat que cada vez menos encontras nesta região, com a vegetação do Vale da Azenha, parece-me despropositado. Não é por acaso que aquele documento que apresentei no post anterior diz o que diz. Estás basicamente a comparar árvores de grande porte que demoram séculos a crescer até aquele ponto com árvores de crescimento rápido. Habitats específicos e mais raros com habitats mais que comuns.).
Sobre o tipo de vegetação afectada, já foi aqui dada a desposta pelo "duffy". E já agora conheces a vegetação do Vale da Azenha? Eu por motivos profissionais já tive de percorrer uma boa parte deste vale a pé várias vezes e posso garantir-te que as árvores que por lá se encontram são bastante grandes. Pelos vistos não merecem quem as defenda...
Corsario-Negro Escreveu: 3 - Perguntei se seria em túnel por alguma razão foi. Pessoalmente acho preferível, quando possível, não desbastar espaço verde, especialmente espaços com habitats incomuns.
O túnel é só na parte da travessia do Tovim.
Corsario-Negro Escreveu: Aquela alternativa o que demonstra é que se pode defender o Choupal, sem se ser fundamentalista "ecológico": pesar as vantagens e desvantagens consoante o espaço a ser afectado e a avaliação do mesmo . Por outro lado sendo que as duas obras irão avançar, nada como re-utilizar uma, poupando assim o Choupal.
Sendo assim, então porque não re-utilizar antes o IC2 tal como está previsto e acabar com o IC3. É que se o IC2 tem esse impacto no Choupal, o IC3 tem muito mais impactos em todo o concelho de Coimbra, com os seus gigantescos movimentos de terra, viadutos tuneis e enormes áreas verdes afectadas.
PS: Para que conste eu não estou contra o IC3, sou um defensor do mesmo e acho que só peca por vir tarde. Mas é inegável que tem muitos mais impactos que que esta travessia do Choupal, mas como já disse antes, o que é que importam as florestas de Almalaguês, Ceira ou Torres do Mondego, das travessias dos rios Dueça, Ceira e Mondego e das várias aldeias afectadas pelo traçado, comparando com a mediática Mata do Choupal?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Ruizito Escreveu: É o mesmo que dizer que para ir de Coimbra à Figueira, é uma boa alternativa ir dar a volta por Aveiro.
Depois desta comparação, apenas te posso dizer para teres mais tino nas mesmas.

Para que não me acuses de faltar ao respeito, aqui fica uma uma definição de "tino":
Dicionário Priberam Escreveu: tino

s. m.,
juízo;
siso;
circunspecção;
prudência;
faculdade de orientação;
instinto;
tacto;
ideia.
de tinir

s. m.,
ant.,
tinido.
dar - de: dar fé de.
Uma pessoa que queira ir de Antanhol para a Adémia continuava a ir pelo mesmo sítio, a não ser que queiram destruir a Ponte Açude, o que se revelaria "interessante" (afunilava tudo para as outras e anulava o efeito causado pela Rainha Santa... e para quê construir outro viaduto se podem continuar com aquele?).
Como já disse, o que Portugal precisa é de uma política de transportes com vista para o futuro. Tal política assenta em transportes colectivos, especialmente ferroviários de curta e longa distância, associados a uma boa presença de transportes públicos citadinos (metro/eléctrico e autocarros).

Havendo isto, muita mercadoria passa a ser transportada por comboio entre cidades, muitas pessoas deixam de usar o carro pois sabem que têm transportes no sítio de origem e destino (para além de fazerem a viagem mais confortáveis e com menos riscos) e quando bem pensado, poupam mais combustível e dinheiro (massificação torna mais barato por pessoa).

Ruizito Escreveu:Sendo assim, então porque não re-utilizar antes o IC2 tal como está previsto e acabar com o IC3. É que se o IC2 tem esse impacto no Choupal, o IC3 tem muito mais impactos em todo o concelho de Coimbra, com os seus gigantescos movimentos de terra, viadutos tuneis e enormes áreas verdes afectadas.
PS: Para que conste eu não estou contra o IC3, sou um defensor do mesmo e acho que só peca por vir tarde. Mas é inegável que tem muitos mais impactos que que esta travessia do Choupal, mas como já disse antes, o que é que importam as florestas de Almalaguês, Ceira ou Torres do Mondego, das travessias dos rios Dueça, Ceira e Mondego e das várias aldeias afectadas pelo traçado, comparando com a mediática Mata do Choupal?
Habitats e espécies animais que não abundam. Para além disso o impacto não são apenas os 40 e tal metros que vão ficar sob o viaduto, é o raio de impacto da poluição química e sonora provocada por todos os automóveis a passar a todos os minutos, numa área supostamente protegida, pelas razões já expostas.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Corsario-Negro Escreveu:Habitats e espécies animais que não abundam. Para além disso o impacto não são apenas os 40 e tal metros que vão ficar sob o viaduto, é o raio de impacto da poluição química e sonora provocada por todos os automóveis a passar a todos os minutos, numa área supostamente protegida, pelas razões já expostas.
Eu compreendo perfeitamente as tuas preocupações, mas esta questão da poluição não é um factor exclusivo da nova travessia que se pretende fazer. É que as travessias já existentes (logo ali ao lado) também são fontes de poluição. Não é por estarem afastadas uma ou duas centenas de metros que a poluição sonora e química deixam de se fazer sentir no Choupal. Compreendo a preocupação mas, neste caso, acho que as travessias já existentes também deviam ser alvo de atenção, de modo a minimizar esses impactos que também causam!