E a Mata Nacional do Choupal?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

mario Escreveu: E, como já mencionei antes, há quem apresente uma alternativa para aquele troço, aqui:
http://www.plataformadochoupal.org/alternativas

Está bastante explicado, se tiverem paciência para ler.

Até já,
Mário
Bem esta alternativa sinceramente não parece ter pés nem cabeça. Por um lado iria obrigar a que o tráfego Norte-Sul exterior à cidade andasse às voltas em redor de Coimbra (parece que não mas com a alternativa proposta um individuo para ir de Condeixa à Mealhada andaria pelo menos uns 10 Km a mais, com a consequênte perca de tempo e acréscimo de consumo de combustível). Por outro lado não resolveria a maior parte do tráfego no actual Açude-Ponte, que é tráfego urbano, e que certamente ainda menos se justifica que ande às voltas.
E depois há algo que não percebo: Tanto barulho por causa do Choupal e da área verde afectada e no entanto o IC3, que é defendido nesta alternativa, atravessa muito mais áreas verdes, obriga à destruíção de enormes manchas florestais e ninguém parece preocupado com isso. Por acaso o Choupal é mais importante do que qualquer outra mancha verde?

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Cachulo Escreveu: Parece-me óbvio que não leste o que eu escrevi... eu começo por pedir mais informação relativamente ao estudo efectuado, ao projecto em si, às possíveis alternativas apresentadas... Até refiro que em posse de mais informação, até posso estar de acordo com a obra. Simplesmente não sei se estou. Convinhamos que nesta sociedade actual confiar cegamente em quem decide só porque decidiu e "se decidiu e é imortante e tem aquele emprego então é porque decide bem", é meio caminho andando para a ignorância e alienação.
No teu caso em concreto não sei, mas parece-me obvio que quem organizou a manifestação já tem opinião formada, não precisa de mais informação para nada.
É verdade que devemos ter sentido crítico e não confiar cegamente em quem decide, mas também devemos ter a humildade de reconhecer que quem decidiu certamente estará mais habilitado para o fazer do que qualquer leigo na matéria. É para isso que se elegem os governos, é para decidir, e se colocarmos em causa toda e qualquer decisão, certamente que nunca se avançará. Talvez por causa desse tipo de coisas é que a ponte Rainha Santa demorou mais de 20 anos a ser feita. E se estivessemos à espera do acordo geral, ainda hoje estaria por fazer.

Cachulo
Banido
Registado: quarta-feira, 22 outubro 2008 10:12

Mensagem por Cachulo »

Pronto, ainda bem que não te referias concretamente a mim, pois fiz tudo menos ter opinião formada. Menos formada era mesmo complicado.

Da parte de por as decisões na mão do governo/governantes, olho com bastante mais desconfiança que tu. Claro que não podemos por em causa tudo, mas parece-me que o cortar de uma Mata Nacional, um dos expoentes verdes de uma cidade como Coimbra, merece explicações e merece que se ponha em causa e se debata.

Abraços

MoRtYMer
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 09 junho 2006 18:12

Mensagem por MoRtYMer »

Cachulo Escreveu: Claro que não podemos por em causa tudo, mas parece-me que o cortar de uma Mata Nacional, um dos expoentes verdes de uma cidade como Coimbra, merece explicações e merece que se ponha em causa e se debata.
Não é por nada mas quando li pela primeira vez este tipo de texto (em vários lados, vindos de várias pessoas), fiquei com ideia que iam fazer uma ponte sobre o rio a ziguezaguear por cima do choupal todo de modo a que não ficasse nem uma arvore de pé...

Cachulo
Banido
Registado: quarta-feira, 22 outubro 2008 10:12

Mensagem por Cachulo »

Infelizmente terei mesmo de deixar de escrever neste tópico, não percebo o porquê de tanto ataque numa matéria deste género. Ao menos ainda se safam alguns (poucos) partidários de ambos os lados, que me ajudaram a perceber melhor esta questão.

MoRtYMer se te deres ao trabalho de ler os meus posts, aí poderias fazer quotes, doutra maneira o que escrever é apenas rídiculo. Se não te quiseres dar a esse trabalho, n dês, e continuará a ser apenas e só um post ridículo, pelos vistos não te preocupas muito com isso...

Cumprimentos.

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

MoRtYMer Escreveu:
Cachulo Escreveu: Claro que não podemos por em causa tudo, mas parece-me que o cortar de uma Mata Nacional, um dos expoentes verdes de uma cidade como Coimbra, merece explicações e merece que se ponha em causa e se debata.
Não é por nada mas quando li pela primeira vez este tipo de texto (em vários lados, vindos de várias pessoas), fiquei com ideia que iam fazer uma ponte sobre o rio a ziguezaguear por cima do choupal todo de modo a que não ficasse nem uma arvore de pé...
:lol: :lol: :lol: :lol:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

mario Escreveu:Resumo do Estudo de Impacto Ambiental (suponho ter sido este que o daniel mencionou atrás) pode ser encontrado aqui:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/Publ ... T_1.0_&a=d
sim e não :p

foi este "Estudo de impacte ambiental referente ao projecto IP3 Coimbra,IC2 Coimbra"

mas no fundo são o mesmo..

já agora, alguém sabe pormenores?
O vice-pre­si­den­te da Câma­ra Muni­ci­pal de Coim­bra, João Rebe­lo, reve­lou ontem que a autar­quia está a dili­gen­ci­ar com a Estra­das de Por­tu­gal uma des­lo­ca­ção ao Chou­pal para uma apre­sen­ta­ção deta­lha­da do pro­jec­to de tra­ves­sia da zona em via­du­to (...) Segun­do Rebe­lo, «o vice-pre­si­den­te da Estra­das de Por­tu­gal este­ve de férias, mas já tem mar­ca­da uma reu­ni­ão com a Câma­ra Muni­ci­pal e que­ria apro­vei­tar esse dia para a des­lo­ca­ção ao Chou­pal». O vice-pre­si­den­te do muni­cí­pio de Coim­bra reve­lou que a pró­xi­ma sex­ta-fei­ra ou a sema­na a seguir são as datas pos­sí­veis para o encon­tro, embo­ra não exis­ta ain­da uma data agen­da­da de for­ma defi­ni­ti­va.
Diário de Coimbra

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Ontem no programa "Portugal em directo" da RTP1, deu uma reportagem sobre este assunto, com estrevistas a elementos da Plataforma do Choupal. Depois do que vi, só posso dizer que ali está um exemplo de como se pode fazer uma reportagem totalmente tendenciosa e manipuladora da opinião.
Em primeiro lugar só ouviram elementos da Plataforma não tendo falado ninguém que os pudesse contradizer, logo à partida a reportagem estava viciada;
Em segundo estes senhores disseram o que lhes apeteceu, fizeram um ar de "drama, tragédia e horror" e no final ficou a ideia de que íam deitar abaixo o Choupal inteiro;
Finalmente levantaram algumas questões de suspeição e tráfico de influências, tentando semear a dúvida em quem ouvia, ao referir que existia outra alternativa de traçado, mas que não foi escolhida porque coincidia com um futuro campo de golfe.
Se o EIA é claro em referir que para este troço não foram estudadas alternativas, donde é que veio esta ideia? Ou é só para atirar ainda mais achas para a fogueira?
Acho bem que estes movimentos defendam as suas ideias, mas não me parece que com este tipo de argumentação estejam a tomar o caminho mais correcto.

TrêsPês
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Mensagem por TrêsPês »

Já vai em quase 5000 signatários só em petição online e está no top10 das mais activas no petitiononline.com. É interessante dar uma vista de olhos pelos comentários dos cidadãos pois afinal a cidade ainda se mexe por algumas causas.

Aqui vao os argumentos da petição:

"
1. Não aceitam a amputação de parte da Mata do Choupal, património natural e cultural da cidade e do país e não concordam com o novo traçado do IC2 (volume de tráfego superior a 100 mil veículos /dia) pela proximidade a uma área de relevância ambiental tão sensível.

2. Consideram também que este traçado do IC2 pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida das populações, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.

3. Estranham e repudiam o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal;

4. Lembram ainda que a Autoridade Florestal Nacional também emitiu parecer desfavorável devido à “afectação do Regime Florestal Total e incompatibilidade com a Lei de Bases da Política Florestal.”

Por tudo o que foi exposto, os signatários exigem a imediata revogação da DIA, a imediata suspensão do concurso público e uma discussão pública alargada no sentido de serem encontradas alternativas para este traçado do IC2. "

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

TrêsPês Escreveu:É interessante dar uma vista de olhos pelos comentários dos cidadãos pois afinal a cidade ainda se mexe por algumas causas.
pois.. eu tenho reparado.. há alguns que mais valia só assinarem e pronto.. Imagem
2585 João António Rodrigues dos Santos Estudante

Choupal é das áreas mais bonitas de coimbra pa uma pessoa descansar... e mm para faxer desporto. Destruir o choupal e tirar um dos pontos de atraçao dos turistas em coimbra...
nunca me hei-de habituar à linguagem "pitês".. :?

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Bom dia!

daniel322, a intenção do teu ultimo comentário é menosprezar as pessoas para tirar valor à sua assinatura da petição? Se sim, não me parece boa política.

Ruizito, relativamente à questão do campo de golfe referido ele não é neste troço que inclui a travessia do Mondego no Choupal mas num outro no conjunto da obra global onde, aí sim, foi apresentada alternativa. Isso é referido no estudo de impacte ambiental (o daniel322 e depois eu colocámos links para o documento, um pouco mais atrás).

Hoje, no DC, vem uma peça sobre o assunto, aqui:
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135

Cumps,
Mário

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não, é apenas um comentário em relação à (má) escrita de um indivíduo.. não coloco em causa o valor de nenhuma assinatura nem critico ninguém que tenha assinado, que isso fique bem claro

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Acredito que muitas das pessoas que assinaram a petição pensam que esta nova ponte vai destruir todo o choupal.
Aconselho darem uma vista de olhos pela declaração de impacte ambiental e lerem as condicionantes.
Destaco as seguintes medidas: http://img87.imageshack.us/img87/3561/zzzkv8.png

MoRtYMer
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 09 junho 2006 18:12

Mensagem por MoRtYMer »

Cachulo Escreveu:Infelizmente terei mesmo de deixar de escrever neste tópico, não percebo o porquê de tanto ataque numa matéria deste género. Ao menos ainda se safam alguns (poucos) partidários de ambos os lados, que me ajudaram a perceber melhor esta questão.

MoRtYMer se te deres ao trabalho de ler os meus posts, aí poderias fazer quotes, doutra maneira o que escrever é apenas rídiculo. Se não te quiseres dar a esse trabalho, n dês, e continuará a ser apenas e só um post ridículo, pelos vistos não te preocupas muito com isso...

Cumprimentos.
É um post ridiculo não, isto é o que algum pessoal anda a fazer, sejam uns por irem nas cantigas de uns, sejam outros porque lhes interessa.

Primeiro dizem bem alto "O CHOUPAL VAI SER DESTRUIDO, VENHAM ACUDIR!", e depois mais baixo é que falam nas coisas normalmente (tipo em letras miudinhas de contrato), assim aquele pessoal que não pode ou não quer perder tempo a analisar os vários pontos corre a acudir, sem sabe bem a quê...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Bem, se amanhã outro viaduto for preciso construir, outro se construirá não é? Afinal, até este "foi" construído, porquê tanta coisa com "apenas" mais um?

Acho que ainda não perceberam que para muita gente, isto é uma tomada de posição por princípio, não por capricho. É evitar que no futuro mais "desculpas" causadas por políticas pouco lógicas de transportes que são seguidas neste país e tidas como "inevitáveis" destruam mais património natural praticamente na malha urbana.

Os milhafres realmente agradecem bastante a construção de um viaduto em parte do seu território. :roll:

Se querem tirar trânsito da cidade, façam a variante antes, não já dentro da cidade. Mas eu continuo na minha: chega da política do alcatrão e que se comece com a política do "ferro". Construa-se mais linha de comboio para o interior e reforce-se a do litoral, com estações intermodais para realizar a transferência para transportes públicos urbanos. Se queremos ser um país moderno, esta é uma das medidas a tomar.