A riqueza nao-material da vida academica de Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Smoony
Regular
Regular
Registado: sábado, 06 setembro 2008 13:53

Mensagem por Smoony »

Acho q fazes mesmo muito bem!

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Desde sempre que adoro a tradição académica que há em Coimbra, jamais me passaria pela cabeça declarar-me anti-praxe :)

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Nem me lembrei de falar nisto aqui: ontem - no 1º dia das matrículas no Paço de Escolas - vi uns quantos doutores que conseguiram embebedar um caloiro da FEUC...! Podem-me dizer que vai ser o "pão nosso de cada dia", eu acredito e não tenho nada contra isto em situações de Latada por exemplo, agora ali, naquele contexto, acho que entraram no exagero. Graças a isto, o rapaz foi proibido de realizar a matrícula e convidado a voltar no dia seguinte depois de longas horas de espera... :shock:

Fuzzy
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

Rui, niguém pode ferir a tua integridade fisica e psicologica. Ninguem pode obrigar alguem a beber até cair. Alias se alguem tentar obrigar, esse caloiro deve fazer queixa dessas pessoas. Mais uma vez digo, vivam a praxe sem medo e de forma saudavel e se alguem exagerar , ignorem, façam queixa, recusem. Esse caloiro bebeu porque quis e olha o resultado. Uma das coisas mais estupidas da vida de estudante é aqueles que não sabem beber. Primeiro não tiram proveito de nada porque estão KO. Segundo, quantos não andam pela rua a partir tudo o que aparece à frente. Aqui na minha rua são carros, caixotes do lixo, etc. Alguns deles já levaram na cara de alguns moradores, tiveram azar e foram apanhados em flagrante. Ainda gostava de saber qual é o gozo de estragar!!! Enfim eu bebo mas sei o meu limite, pena que muita gente não saiba os seus e continue a fazer estragos e a estragar uma festa que devia ser isso mesmo, uma festa.

RuiSantos
Lendário
Lendário

Mensagem por RuiSantos »

Exacto! Eu gosto do conceito da praxe, acho que faz parte da vida estudantil e todos os caloiros deviam passar por isso, mas gosto pouco de exageros e humilhações... E o que vi ontem acho que entrou no exagero, tendo em conta aquele contexto. Seria mesmo necessário embebedar um caloiro - que na verdade ainda era paraquedista - momentos antes da sua matrícula? :o

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

RuiSantos Escreveu:Exacto! Eu gosto do conceito da praxe, acho que faz parte da vida estudantil e todos os caloiros deviam passar por isso, mas gosto pouco de exageros e humilhações... E o que vi ontem acho que entrou no exagero, tendo em conta aquele contexto. Seria mesmo necessário embebedar um caloiro - que na verdade ainda era paraquedista - momentos antes da sua matrícula? :o
De certeza que ninguém o prendeu e lhe enfiou um funil pela garganta abaixo e lhe espetaram o vinho la para dentro... ninguém é obrigado a nada, e se ele bebeu foi porque quis!

Smoony
Regular
Regular
Registado: sábado, 06 setembro 2008 13:53

Mensagem por Smoony »

Fizeram isso? :O
Sim realmente nao acredito que o tenham obrigado... mas é algo que, mesmo assim, não deviam ter feito, ele ainda nem caloiro era, afinal ainda nem se tinha matriculado!

Ledah
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45

Mensagem por Ledah »

É muito bonito dizer que ele não foi obrigado, mas a verdade é que se calhar algumas pessoas já não se lembram da pressão social que é. Um pobre coitado chega e quer integrar-se e não tar já a entrar em conflito. Se calhar nem sequer conhece bem o Código, afinal de contas ainda nem se matriculou!

Seja como for, fazer uma pessoa beber alcool, quer por força ou influência, é crime, muita sorte tem eles de ele provavelmente não saber isso ou não estar pa se chatear. (Note-se que não tenho nada contra doutores e caloiros partilharem umas cervejas, mas por favor, ninguem acorda e pensa "hoje quero mesmo embebedar-me na fila para as matrículas", por iniciativa é que não foi!)

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Ledah Escreveu:Seja como for, fazer uma pessoa beber alcool, quer por força ou influência, é crime, muita sorte tem eles de ele provavelmente não saber isso ou não estar pa se chatear.
Foi uma atitude pouco bonita, de facto. Mas essa parte do crime já seria exagero não? ;)

Ledah
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45

Mensagem por Ledah »

Não é exagero não. Admito que não sou um entendido em leis, mas já me foi dito por pessoas de mais confiança que eu proprio. Suponho que é porque as pessoas uma vez bebadas podem não ser capazes de fazer decisões racionais, como tal se nao fosse proibido forçar alguem a beber era uma festa.

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Não disse que forçar alguém a beber não seja crime. Mas nesta situação especifica, falar disso assim é estar a exagerar. Além do mais, quem te diz que o caloiro foi obrigado a beber? O caso foi descrito por alguém que viu, que contou o que viu. Mas nem ele nem nenhum de nós sabe ao certo se o caloiro foi obrigado ou aceitou uns copos por si próprio ;)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ledah Escreveu:É muito bonito dizer que ele não foi obrigado, mas a verdade é que se calhar algumas pessoas já não se lembram da pressão social que é. Um pobre coitado chega e quer integrar-se e não tar já a entrar em conflito. Se calhar nem sequer conhece bem o Código, afinal de contas ainda nem se matriculou!

Seja como for, fazer uma pessoa beber alcool, quer por força ou influência, é crime, muita sorte tem eles de ele provavelmente não saber isso ou não estar pa se chatear. (Note-se que não tenho nada contra doutores e caloiros partilharem umas cervejas, mas por favor, ninguem acorda e pensa "hoje quero mesmo embebedar-me na fila para as matrículas", por iniciativa é que não foi!)
Também há aqueles que entraram na universidade e se julgam os maiores e gostam de ser armar aos cucos de que bebem muito, aliás, há um aqui no fórum que fez questão de o realçar em todos os tópicos que escrevia :lol:

RuiSantos
Lendário
Lendário

Mensagem por RuiSantos »

duffy Escreveu:
RuiSantos Escreveu:Exacto! Eu gosto do conceito da praxe, acho que faz parte da vida estudantil e todos os caloiros deviam passar por isso, mas gosto pouco de exageros e humilhações... E o que vi ontem acho que entrou no exagero, tendo em conta aquele contexto. Seria mesmo necessário embebedar um caloiro - que na verdade ainda era paraquedista - momentos antes da sua matrícula? :o
De certeza que ninguém o prendeu e lhe enfiou um funil pela garganta abaixo e lhe espetaram o vinho la para dentro... ninguém é obrigado a nada, e se ele bebeu foi porque quis!
Óbvio que ninguém o obrigou, mas também é óbvio que passado "x" cervejas ou o que for que lhe deram, ele já não tem o discernimento necessário para perceber que devia parar, quanto mais naquela situação...
Não falando agora apenas deste caso, acho que deviam ter mais cuidado ao oferecer álcool aos caloiros pois não os conhecendo bem, sabem lá se é uma pessoa habituada a beber, ou se nunca bebeu, ou sequer se podem beber (se estiverem medicados não convém). Imaginando que um entra em coma alcoólico, como é? :o

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Cada um é responsável pelos seus actos e não pelos actos dos outros. Um caloiro se não pode ou não quer beber, ou bebe e depois quer parar, está no seu direito e é a sua opção. Agindo bem ou mal, é responsável pelos seus actos, porque ninguém lhe enfia a bebida pela goela abaixo!

RuiSantos
Lendário
Lendário

Mensagem por RuiSantos »

dif88 Escreveu:Cada um é responsável pelos seus actos e não pelos actos dos outros. Um caloiro se não pode ou não quer beber, ou bebe e depois quer parar, está no seu direito e é a sua opção. Agindo bem ou mal, é responsável pelos seus actos, porque ninguém lhe enfia a bebida pela goela abaixo!
Isso é muito bonito na teórica...!