A riqueza nao-material da vida academica de Coimbra
-
Smoony
- Regular

- Registado: sábado, 06 setembro 2008 13:53
-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Nem me lembrei de falar nisto aqui: ontem - no 1º dia das matrículas no Paço de Escolas - vi uns quantos doutores que conseguiram embebedar um caloiro da FEUC...! Podem-me dizer que vai ser o "pão nosso de cada dia", eu acredito e não tenho nada contra isto em situações de Latada por exemplo, agora ali, naquele contexto, acho que entraram no exagero. Graças a isto, o rapaz foi proibido de realizar a matrícula e convidado a voltar no dia seguinte depois de longas horas de espera... 
-
Fuzzy
- Experiente

- Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Rui, niguém pode ferir a tua integridade fisica e psicologica. Ninguem pode obrigar alguem a beber até cair. Alias se alguem tentar obrigar, esse caloiro deve fazer queixa dessas pessoas. Mais uma vez digo, vivam a praxe sem medo e de forma saudavel e se alguem exagerar , ignorem, façam queixa, recusem. Esse caloiro bebeu porque quis e olha o resultado. Uma das coisas mais estupidas da vida de estudante é aqueles que não sabem beber. Primeiro não tiram proveito de nada porque estão KO. Segundo, quantos não andam pela rua a partir tudo o que aparece à frente. Aqui na minha rua são carros, caixotes do lixo, etc. Alguns deles já levaram na cara de alguns moradores, tiveram azar e foram apanhados em flagrante. Ainda gostava de saber qual é o gozo de estragar!!! Enfim eu bebo mas sei o meu limite, pena que muita gente não saiba os seus e continue a fazer estragos e a estragar uma festa que devia ser isso mesmo, uma festa.
-
RuiSantos
- Lendário

Exacto! Eu gosto do conceito da praxe, acho que faz parte da vida estudantil e todos os caloiros deviam passar por isso, mas gosto pouco de exageros e humilhações... E o que vi ontem acho que entrou no exagero, tendo em conta aquele contexto. Seria mesmo necessário embebedar um caloiro - que na verdade ainda era paraquedista - momentos antes da sua matrícula? 
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
De certeza que ninguém o prendeu e lhe enfiou um funil pela garganta abaixo e lhe espetaram o vinho la para dentro... ninguém é obrigado a nada, e se ele bebeu foi porque quis!RuiSantos Escreveu:Exacto! Eu gosto do conceito da praxe, acho que faz parte da vida estudantil e todos os caloiros deviam passar por isso, mas gosto pouco de exageros e humilhações... E o que vi ontem acho que entrou no exagero, tendo em conta aquele contexto. Seria mesmo necessário embebedar um caloiro - que na verdade ainda era paraquedista - momentos antes da sua matrícula?
-
Smoony
- Regular

- Registado: sábado, 06 setembro 2008 13:53
-
Ledah
- Novato

- Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45
É muito bonito dizer que ele não foi obrigado, mas a verdade é que se calhar algumas pessoas já não se lembram da pressão social que é. Um pobre coitado chega e quer integrar-se e não tar já a entrar em conflito. Se calhar nem sequer conhece bem o Código, afinal de contas ainda nem se matriculou!
Seja como for, fazer uma pessoa beber alcool, quer por força ou influência, é crime, muita sorte tem eles de ele provavelmente não saber isso ou não estar pa se chatear. (Note-se que não tenho nada contra doutores e caloiros partilharem umas cervejas, mas por favor, ninguem acorda e pensa "hoje quero mesmo embebedar-me na fila para as matrículas", por iniciativa é que não foi!)
Seja como for, fazer uma pessoa beber alcool, quer por força ou influência, é crime, muita sorte tem eles de ele provavelmente não saber isso ou não estar pa se chatear. (Note-se que não tenho nada contra doutores e caloiros partilharem umas cervejas, mas por favor, ninguem acorda e pensa "hoje quero mesmo embebedar-me na fila para as matrículas", por iniciativa é que não foi!)
-
dif88
- Lendário

-
Ledah
- Novato

- Registado: sexta-feira, 12 setembro 2008 12:45
-
dif88
- Lendário

Não disse que forçar alguém a beber não seja crime. Mas nesta situação especifica, falar disso assim é estar a exagerar. Além do mais, quem te diz que o caloiro foi obrigado a beber? O caso foi descrito por alguém que viu, que contou o que viu. Mas nem ele nem nenhum de nós sabe ao certo se o caloiro foi obrigado ou aceitou uns copos por si próprio 
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Também há aqueles que entraram na universidade e se julgam os maiores e gostam de ser armar aos cucos de que bebem muito, aliás, há um aqui no fórum que fez questão de o realçar em todos os tópicos que escreviaLedah Escreveu:É muito bonito dizer que ele não foi obrigado, mas a verdade é que se calhar algumas pessoas já não se lembram da pressão social que é. Um pobre coitado chega e quer integrar-se e não tar já a entrar em conflito. Se calhar nem sequer conhece bem o Código, afinal de contas ainda nem se matriculou!
-
RuiSantos
- Lendário

Óbvio que ninguém o obrigou, mas também é óbvio que passado "x" cervejas ou o que for que lhe deram, ele já não tem o discernimento necessário para perceber que devia parar, quanto mais naquela situação...duffy Escreveu:De certeza que ninguém o prendeu e lhe enfiou um funil pela garganta abaixo e lhe espetaram o vinho la para dentro... ninguém é obrigado a nada, e se ele bebeu foi porque quis!RuiSantos Escreveu:Exacto! Eu gosto do conceito da praxe, acho que faz parte da vida estudantil e todos os caloiros deviam passar por isso, mas gosto pouco de exageros e humilhações... E o que vi ontem acho que entrou no exagero, tendo em conta aquele contexto. Seria mesmo necessário embebedar um caloiro - que na verdade ainda era paraquedista - momentos antes da sua matrícula?
Não falando agora apenas deste caso, acho que deviam ter mais cuidado ao oferecer álcool aos caloiros pois não os conhecendo bem, sabem lá se é uma pessoa habituada a beber, ou se nunca bebeu, ou sequer se podem beber (se estiverem medicados não convém). Imaginando que um entra em coma alcoólico, como é?
-
dif88
- Lendário

-
RuiSantos
- Lendário

Isso é muito bonito na teórica...!dif88 Escreveu:Cada um é responsável pelos seus actos e não pelos actos dos outros. Um caloiro se não pode ou não quer beber, ou bebe e depois quer parar, está no seu direito e é a sua opção. Agindo bem ou mal, é responsável pelos seus actos, porque ninguém lhe enfia a bebida pela goela abaixo!