Não tenho aparecido por aqui.
Estive a ler estas mensagens. A ideia que eu tenho, falando com os meus colegas, que são um pouquito mais novos do que eu, é que passa muita informação sem fundamentação no código da praxe e na tradição.
Dou um exemplo, os caloiros de Geografia só costumam usar o traje, depois da primeira Queima. Não sei onde ele foram buscar este ideia disparatada. Quando cheguei a Coimbra no final dos anos 80, conheci pessoas que tinham e usavam traje desde o último ano do liceu.
Quanto à capa. Penso que é uma batalha perdida. No meu curso, acho que sou o único que tem a capa totalmente preta. De cada vez que reparam nisso, tenho que explicar que era assim que se usava a capa, que a minha mulher quando andou estudar, também não colocou símbolos e nessa altura, havia muita gente que não colocava símbolos na capa.
Lembro-me, que até havia um certo desdém pela capas cheias de símbolos, que eram atribuídas aos estudantes das privadas e de Lisboa e Porto.
Recordo-me de um amigo, responder a fulano da Nova que veio cá divertir-se da queima e que estranhava as nossas capas negras dizendo-lhe:
Os símbolos era necessários para os outros estudantes, porque usavam um traje de estudante de Coimbra, mas não o eram.