Uma pequena duvida

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Robick
Iniciado
Iniciado
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35

Mensagem por Robick »

Olá

Não tenho aparecido por aqui. :roll:
Estive a ler estas mensagens. A ideia que eu tenho, falando com os meus colegas, que são um pouquito mais novos do que eu, é que passa muita informação sem fundamentação no código da praxe e na tradição.

Dou um exemplo, os caloiros de Geografia só costumam usar o traje, depois da primeira Queima. Não sei onde ele foram buscar este ideia disparatada. Quando cheguei a Coimbra no final dos anos 80, conheci pessoas que tinham e usavam traje desde o último ano do liceu.

Quanto à capa. Penso que é uma batalha perdida. No meu curso, acho que sou o único que tem a capa totalmente preta. De cada vez que reparam nisso, tenho que explicar que era assim que se usava a capa, que a minha mulher quando andou estudar, também não colocou símbolos e nessa altura, havia muita gente que não colocava símbolos na capa.

Lembro-me, que até havia um certo desdém pela capas cheias de símbolos, que eram atribuídas aos estudantes das privadas e de Lisboa e Porto.

Recordo-me de um amigo, responder a fulano da Nova que veio cá divertir-se da queima e que estranhava as nossas capas negras dizendo-lhe:

Os símbolos era necessários para os outros estudantes, porque usavam um traje de estudante de Coimbra, mas não o eram. :twisted:
Última edição por Robick em quarta-feira, 30 abril 2008 23:12, editado 1 vez no total.

Daedain
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 20 setembro 2007 0:02

Mensagem por Daedain »

Eu acho que já era altura da Cabra fazer um artigo acerca dos Mitos da Praxe/Tradição Oral da Praxe.

Há tanta coisa que se diz e não o é...
Hoje fui comprar sapatos para o traje, e tiveram a lata de me tentar impigir que os sapatos tinham que ser rectangulares à frente (e não redondos) - senão não poderia praxar -, e que o buraco dos atacadores teriam que ser em número impar! :roll: :roll: :roll: :roll:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Nas Beiras vinha o Dux a criticar as lojas a passar má informação sobre o traje e a praxe, a impingir modelos e artigos, aproveitando-se para o negócio. Parece que vai para tribunal.
Para mim, só a AAC deveria vender o traje de acordo com as regras, assim como que uma coisa exclusiva de Coimbra.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Nem era preciso ser apenas a AAC a vender, bastava haver um "selo" de traje aprovado.

catarina_sofia
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 20 março 2008 18:37

Mensagem por catarina_sofia »

essa ideia do selo aprovado parece-me bem... nao se prejudicava as lojas... e respeitavam-se as normas!

Robick
Iniciado
Iniciado
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35

Mensagem por Robick »

Essa ideia do Selo acho que um óptima ideia.

Para o estudante era bom, porque sabia ao comprar que era uma loja fidedigna. E impedia as lojas de inventar coisas só para ganhar dinheiro.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

O problema é que muitos nem lêem o código de praxe, só vão pela tradição oral... o que dizia à caloirada era sempre para ler o código para se poderem informar e defender...

Essa do selo é boa, tal como nos outros produtos regionais e locais certificados... e vir com ele um guia do traje académico com a resposta às dúvidas de insígnias, sapatos, brincos / maquilhagem, etc.

andre87
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 24 março 2008 22:05

Mensagem por andre87 »

andre87 Escreveu:afinal onde é a serenata? no mesmo sitio de sempre ou no parque? pelo que ouvi disseram que ía mudar po parque

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

A serenate é no mesmo local de sempre.. a diferença é que após a serenata começam logo as noites do parque

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Sou contra a violência, mas quando vejo um 'doutor' com a capinha dobrada ao milimetro, ao ombro ou no braço, a mostrar a sua colecção de emblemazinhos todos catitas só me apetece pegar numa moca e espetar-lhe uma sarrafada na cabeça.

catarina_sofia
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 20 março 2008 18:37

Mensagem por catarina_sofia »

epa que mal tem?!?! :shock: tudo bem tudo preto fica melhor :D mas cada um sabe de si e do seu traje... :roll: (desde k respeite o codigo) e no codigo nada proibe as inignias... para que tanta coisa?!?! quem quer poe quem nao quer nao poe e os outros nada teem a ver com isso!

(desculpem la o jeito de me expressar... mas e so a inha opiniao... nao tenho nada contra quem poe nem contra quem nao poe... e uma escolha de cada um! e so a cada um diz respeito [dentro das normas claro]...) :roll: :roll: :roll:

Pretender
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18

Mensagem por Pretender »

mistertes Escreveu:Sou contra a violência, mas quando vejo um 'doutor' com a capinha dobrada ao milimetro, ao ombro ou no braço, a mostrar a sua colecção de emblemazinhos todos catitas só me apetece pegar numa moca e espetar-lhe uma sarrafada na cabeça.
Imagina se fosses a favor a da violência :lol: :lol:
também concordo que se quer simples ou seja sem emblemas :)

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Capa preta - SIM
Emblemas na capa - SIM

Exibição dos símbolos - NÃO

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Usava símbolos, mas como torcia a capa...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu acho que desde que nao se chegue ao extremo, não há problema nenhun em por emblemas na sua capa ou até mesmo mostrá-los.