Florero a eng. informática tem MUITA teoria que nos dará muito jeito na prática.
Claro que é preciso saber programar, é preciso saber configurar isto e aquilo, agora sem uma boa base teórica não vais a lado nenhum e isso julgo que tanto seja dado no ISEC como na UC.
A licenciatura de 3 anos no DEI-FCTUC já foi dito que tem como objectivo lançar-te depois no Mestrado, caso contrário o Mestrado não seria considerado fundamental e essencial (profissionalizante) para seres aceite na Ordem dos Engenheiros (que no nosso caso julgo que não interessa, neste momento pelo menos, para grande coisa), não andariamos a pagar propinas de licenciatura nesse Mestrado nem teriamos (quem faz a licenciatura no DEI-FCTUC) entrada directa para esta sem ir a concurso.
Estou a acabar o Mestrado lá e digo-te que gostei mais do que fiz nos dois anos deste do que o que fiz nos meus três primeiros anos que apesar de tudo considero-os fundamentais. Por outro lado com disciplinas como Base de Dados, Sistemas Distribuidos, Programação e Algoritmos (que agora andam com nomes diferents), Laboratório de Programação Avançada, Sistemas Operativos, são tudo cadeiras com uma componente teórica forte mas também com muita prática envolvida e que conta bastante na nota final.
Como o Pedro já te disse, só tens que explorar as coisas por ti próprio, fazer um projecto teu, arranjares um emprego na área... não esperes que te dêem tudo de bandeja e te ensinem tudo pois isso pertence ao passado e o que é preciso na nossa área (e em tudo) é pessoas com iniciativa e auto-didactas, e agora generalizando um pouco, não é com atitude passiva que conseguimos evoluir e diferenciarmo-nos pela positiva
