Salas de "espetáculo" em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O Dr. Gouveia Monteiro, na vereação da habitação, é menos conhecido mas valorizo o trabalho dele porque tem sido positivo. Não vejo grande acção cultural na cidade, só eventos aqui e ali, não há uma linha de acção concisa.

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Acho que na vereação da cultura as coisas funcionam depressa se fizermos um esforço. o vereador pode nem fazer um trabalho magnifico, mas apoia todos os que querem fazer algo - pelo menos esta é a experiência que eu tenho.

Sempre fui bem recebida lá e mais ainda, tivemos apoios para eventos que nem sequer se realizaram em Coimbra, embora levasse o nome da cidade.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Pois, mas conheço outros que, no passado, mesmo não tendo sido ele, foram cancelados por falta de apoios. Os privados são os que têm que ter iniciativas como a feira das cebolas ou outras porque a CMC não as realiza... não há cultura nas ruas...

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

A cidade não é apenas a CMC, são as pessoas também. Se a Câmara não organiza, então os habitantes da cidade que organizem.

Essa coisa de que tem de virar parar tudo às nossas mãos feitinho e pronto tem de acabar...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Concordo, mas há ainda os apoios financeiros, técnicos, a nível de espaços e estruturas...
Se eu fosse rico faria um teatro...

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

E punhas quem a actuar?

E que público é que tu convencias?

Vives numa cidade relativamente pequena, convence-te disso. Não precisamos de fundar nada, apenas manter e recuperar o que temos. Depois então logo se vê...

Nada de megalomanias...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Uma sala de teatro maior é necessária para ter peças de maior calibre, os musicais, os concertos, as maiores peças que fogem de Coimbra.

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Mas se levares essas peças para Coimbra 75% da população (incluindo estudantes de fora) não as vai ver. Coimbra vive para o alcool. Concordo com a mustiness.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

não é bem assim.. por exemplo qd cá estiveram os 3 tenores os bilhetes esgotaram em poucos dias. e existe mta gente que vai à figueira e até mesmo ao porto ver peças mais importantes

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Quando cá veio o Carreras ou foi a ópera do Pedro e Inês o Pátio das Escolas estava à pinha. Isso mostra que as pessoas têm sede de mais. Olha quando cá vieram os Stones.
E se forem às igrejas e paróquias vêm posters de excursões para ver o Música no Coração ou o Jesus Cristo Superstar do La Feria. O Amália na Figueira estava à pinha. Fui ver a Queen Symphony na Casa da Música no Porto e consegui arranjar bilhetes por milagre porque estavam a ser comprados a cada segundo!

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

Lino Escreveu:Uma sala de teatro maior é necessária para ter peças de maior calibre, os musicais, os concertos, as maiores peças que fogem de Coimbra.
Ok, vamos lá ver. Porque não vêm grandes companhias a Coimbra? Porque não temos mais teatros.

Convençam-se, somos uma cidade de 100.000 habitantes, muitos dos quais não gostam, não vão gostar e nunca irão pôr os pés num teatro. Uma companhia quando vem, daquelas importantes mesmo, vem para a temporada toda, nós não podemos fazer isso. Cada qual se reduz à sua escala. A nossa é esta mesma. O TAGV já acolheu muito boas peças... Relembro umas patrocinadas pela British Council, a Casa de Bernarda Alba (García Lorca) e estas de Janeiro passado sobre Shakespeare [entre outras que não me ocorrem de momento].

Se vocês me disserem que podiamos ter mais companhias a vir esporadicamente a Coimbra...sim, concordo plenamente, eu gosto de ir ao teatro (a propósito, quando foi a última vez que vocês foram ao teatro?), vou com alguma regularidade e tudo. Mas a sério.. quantas pessoas é que vocês conhecem que façam isso?

E outra coisa, essa muita gente que vai à Figueira e mais não sei o quê, são muitos mas são poucos, isto é, são o número exacto para que as coisas funcionem no seu equilibrio devido. Se as companhias viessem a Coimbra, ficassem cá muitos dias, fossem depois para a Figueira...a coisa já não ia funcionar porque num dos dois sitios não ia encher e não iria valer a pena para a Companhia.

E eu nunca disse que Coimbra vivia do álcool. Temos muitas pequenas companhias de teatro que funcionam perfeitamente e têm uma audência exactamente à sua medida e algumas delas são muito boas. Tão boas que vão para fora e são um sucesso.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Falo de peças que andam aí... o pior é os preços. Como há poucas peças os preços são altos para fazer a produção render. Isso afasta muita gente.
Por acaso vi uma peça há poucos meses, uma pequena companhia de Aveiro que veio actuar aqui no Centro Social do meu bairro.

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

Oh Lino... tu achas que grandes teatros se aguentam com uma percentagem minima da população a ir "há poucos meses"? E tu ainda te dizes interessado, imagina os 70% que dizem logo à partida que não gostam e não vão!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

usaralho Escreveu:Mas se levares essas peças para Coimbra 75% da população (incluindo estudantes de fora) não as vai ver. Coimbra vive para o alcool. Concordo com a mustiness.
engraçado que eu costumo ir ao museu dos transportes, inclusive a dias de semana e a grande maioria das peças têm lotação esgotada (ali tb só cabem umas 20 a 30 pessoas).. e vejo muitos estudantes..

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Coimbra é uma cidade pequena e por consequencia tem pouca populaçao em comparaçao com outras cidades. Mas um novo teatro em coimbra nao iria servir apenas a populaçao da cidade mas sim toda a regiao centro.
Assim em vez de irem excursoes da regiao centro para lisboa ou para o porto para ver as peças do Filipe la Feria passavam a vir a coimbra. Deste modo Lisboa servia a regiao sul, Coimbra a regiao centro e o Porto o norte.
:wink: