suspender prescriçoes...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
utilizador
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2007 3:20

Mensagem por utilizador »

Basófias Escreveu:
Começo por lhe dizer que o artigo publicado no JN, em início de Agosto, não tem qualquer espécie de fundamento e não corresponde à verdade. É lamentável que a comunicação social preste um mau serviço à comunidade!

A Universidade de Coimbra tem desenvolvido uma reflexão sobre esta matéria e chegou agora a um consenso sobre uma proposta que será apresentada em Senado no próximo dia 12 de Setembro. Peço-lhe, pois, o favor de aguardar até à realização dessa reunião, na sequência da qual serão amplamente divulgadas as medidas que a UC levará a cabo para minimizar o problema e tentar resolver as situações mais complicadas, através de um Regulamento de Prescrições

Cristina Robalo Cordeiro
esta foi a resposta via mail da Prof. Doutora Cristina Maria da Silva Robalo Cordeiro Vice-Reitora da UC, quando questionada sobre a veracidade da noticia avançada pelo JN. Portanto pelo que depreendo destas palavras as prescrições são para manter mas talvez 4ª ou 5ª feira haja novas noticias sobre a matéria prescrições...
Realmente pode haver ainda uma mudanca! Para dia 13 ja deveremos ter alguma noticia ou aviso entao.

Independentemente da resposta so acho que podiam ter decidido isto mais cedo ou pelo menos ter dado uma transparencia, e que e uma parvoice andar aqui assim sem 100%. Para mim principalmente, pois as minhas inscricoes ja estao abertas, e a partida nao me posso inscrever, as ainda ha possibilidade de a alterarem para a semana. AO menos tinham adiado as inscricoes das mudancas de curso.
De qualquer maneira, e bom ter saido essa informacao ca para fora finalmente, so penso e que sinceramente e mm pena que esta informacao aqui apresentada apareca para uma minoria que se esforca para saber as coisas, porque aposto que os users deste topico estao neste momento mais informados que a maioria dos alunos da faculdade e dos alunos em risco de prescricao.

Uma coisa e verdade, a culpa e grande parte dos alunos. Tanto por nao estudar, como por permitir aos poucos e no timming devido, deixar andar as coisas. Realmente estarmo-nos aqui a queixar nao serve de nada, num forum publico, pois concerteza o reitar nao vem aqui ler isto, nem as nossas opinioes, sugestoes ou desagrado.
Se alguem tiver sugestoes de forma a nos fazermos ouvir, mesmo numa mera recolha de assinaturas, seria util. Mesmo que fosse inutil, sempre era alguma coisa....

Yahiko
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 setembro 2007 15:29

Mensagem por Yahiko »

Mandei um e-mail à sra Vice Reitora.
Espero que ela me responda.
Depois darei mais novidades se e quando obtiver resposta.

Entretanto qualquer coisa que saibam transmitam por aqui ao pessoal!

Penso que agora seria tarde para recolhermos assinaturas pelos vistos a decisão está tomada (para o bem ou para o mal)!

dL
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 10:43

Mensagem por dL »

Já agora, agora sem piadas por favor, Corsario-Negro faço-te só uma pergunta directa?

Como, não sabendo que existe as "prescrições" (isto no início de 2007) me vou informar do assunto se no site não havia informação no início de 2007?

E garanto-te que não havia informação no site nessa altura, pois fui falar com a chefe dos serviços académicos e ela confirmou.

Aliás a pergunta é mais: Concordas com a atitude que a universidade tomou?
E não quero uma resposta do género: Falta de responsabilidade..

Quero só uma resposta à minha pergunta, mas sê por favor coerente.

Basófias
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 19:14

Mensagem por Basófias »

caro Corsario-Negro antes de mais saúdo a tua intervenção marcando um ponto diferente da maioria aqui pronunciada! e confesso concordar contigo em vários pontos, contudo ha outros que nem por isso:
Engraçado que só aqui fazem as vossas queixas. E reunirem os alunos e fazer um levantamento das queixas e confrontar os Professores e Faculdade de uma forma séria e fundamentada (daí o levantamento das queixas)?
ora por mim falo eu não me queixei de nada, repara nos meus comentários que eu apenas constatei factos, que até a data não os desmentiste.... segundo, um levantamento de queixas sabes em que é que iria resultar??? seria exactamente o mesmo resultado dos inqueritos pedagogicos... fins estatisticos=0. agora ao que parece os professores serão avaliados contudo as prescrições chegaram mais cedo que esta medida o que é pena talvez os resultados fossem diferentes nos dias que correm. sempre que me senti prejudicado fiz ouvir a minha voz sabem o que lucrei com isso? "dialogo cordial com clareza e respeito"=0

e disso não se podem queixar pois até a AAC e a Universidade fazem volta e meia workshops de gestão de tempo), etc..
sabes quantas mensagens e mails recebo para ir votar e fazer parte de campanhas eleitorais para a eleição de núcleos e AAC? nem eu sem bem o numero sera maior que uma data do sec. XXI sabes quantas sms e mails recebi para participar em workshops practicamente 0.

Não esperem que o Professor vos faça a papinha toda, pois a Universidade é a ante-câmara para a vida profissional e estaria a falhar se o modelo de ensino fosse igual ao secundário...
felizmente não temos o modelo vergonhoso do ensino secundário, mas infelizmente que o modelo do ensino superior practicado em Coimbra para alem de se mostrar cada vez mais desactualizadodo, esta ultrapassado e velho(basta ver a barracada que deu esta transição quando se devidamente preparada e actualizada ao longo dos ultimos anos não haveria os problemas todos que vemos agora). ng pede a "papinha toda feita" apenas se pede interesse e empenho na formação de alunos para bem da instituição. claro que com muitas excepções é revoltante ver 200contos investidos anualmente para ver o Prof. Doutor a ler acetactos de 1998, criados por antigos alunos... isto é um belo exemplo para a futura vida profissional...
Citação:
basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha...

Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI.
desculpa mas esta foi a afirmação mais egoista e hipocrita que li neste forum... eu estou bem... o resto é paisagem. logo esta tudo bem... Parabens ao DEI pela eficiencia conseguindo com um ano de antecedencia organizar a casa...
Agora diz me se não é uma falta de respeito estarmos a uma semana de bolonha e não haver um plano definido para o ramo de energia no DEEC, diz me se n é falta de respeito um aluno ter de recuar para fazer cadeiras novas que aparecem com bolonha... ou teres de fazer uma cadeira que nem é do teu ramo isto tudo por falta de planeamento...diz me se não é falta de respeito começarem as aulas e ainda n estares inscrito nos serviços académicos por resoluções em cima dos joelhos... diz me se não é falta de respeito surgir uma noticia em agosto que segundo a Reitoria afirma ser mentira e NINGUÉM se pronunciar durante um mes qd o assunto afecta profundamente a UC, até na figura do nosso reitor e presidente da CRUP... achas que não chega... agora junta estas queixas todas faz o teu levantamento e diz me o que ganhas com isto...eu até antecipo o teu resultado.. NADA pk haverá sempre iluminados como tu que pensaram eu estou bem os outros que se lixem...
No entanto eu diria que mais de 50% da culpa de se estar agora nesta situação é dos alunos...
se 50% da culpa é dos alunos dizes tu e muito bem a outra metade das responsabilidades é da nossa docencia e orgão de gestão... sendo assim repartidas as culpas pké que as penalizações se aplicam apenas aos 50% dos alunos???... Dizes tu que queres acabar com a mediocridade... garanto-te que estar do lado dos mais fortes nem sempre é sinal de grandeza...

utilizador
Novato
Novato

Hoje houve uma actualizacao, no entanto hoje quase que me convencia que conseguia inscrever-me, pois da para seleccinar o curso e tudo, so que dp qd chego a parte da seleccao de cadeiras faz um rollback e aparece a mensagem

Imagem

Nao adiante de nada, mas vou-vos mantendo a par.

utilizador
Novato
Novato

Sinceramente acho que o problema que se esta a passar e mais profundo que a universidade e reitorias! Na minha opiniao, o andar das coisas deve-se a quem da as ordens, o governo.
Pode ter realmente havido uma ma gestao da FCT, devido a principalmente haver falta de informacao, mas a de economia pelo que tenho visto esta BEM pior a nivel de transicao para bolonha.

O nosso belo problema e o estado ter aproveitado, ja que era preciso uma reforma no ensino superior (e mt bem, mas NUNCA desta maneira) enfiar tudo no mesmo pacote, e foi bolonha, prescricoes, novo regime juridico, etc..na mesma data ao inves das coisas serem feitas uma de cada vez, ou com mais tempo! Claro... deu confusao, pk era utopico, isto tudo realizar-se sem consequencias.

Tao-se a passar situacoes ridiculas de clara falha de planeamento, nao se saber nada ainda definitivo sobre as prescricoes e dia 17 comecarem as aulas, ja se ter entretanto escolhido horario e inscrito neles, e so dp dia 27 e k se ira prescrever. Ha departamentos que inda nem se sabe nada... o DEI e afins, sao os mais informatizados, mas vao ver os de matematica e fisica que ate se assustam pk esta la 0 de informacoes.

A questao das prescricoes podem quase comparar-se a fazer uma cadeira, ou se passa ou se chumba, ou seja ou se atinje determinado creditos ou fica-se parado, no entanto seja bom ou mau numa cadeira ha alguem minimamente competente (ou pelo menos foi reconhecido como tal) para o fazer, nas prescricoes e automatizado pelo "sistema". Tipo pica carne... que e o que se esta a fazer com este tipo de reformas! Isto literalmente e para "produzir" alunos, e nao para formar. Qqr dia temos no mercado, profissionais que so sabem fazer a mm coisa, de tao automatizados estarem. Por um lado até acho bem... vamos ver e se eles dp nao vao todos trabalhar para fora, pk dp o k o estado noa diz e k da por exemplo no IST para cadeiras de enzimologia 40€ por aluno por semestre... ha profs a meter praticamente dinheiro do bolso deles ou de fundos de investigacao, para nao perderem a sua qualidade como profs. Sn dp comecam a ser classificados como maus profs, quando a culpa nao e directamente deles.

E o mesmo que exigir que um policia faca o seu trabalho em condicoes, mas ao mm tempo se ande a pagar um vencimento ranhoso e com cada vez menos regalias.

Acho e que acima de tudo, nao devemos olhar so para a universidade e lhe atribuir cegamente as culpas, mas sim lembrarem-se do que estao MESMO a fazer quando ha eleicoes politicas e vao votar.

utilizador
Novato
Novato

Yahiko Escreveu:Mandei um e-mail à sra Vice Reitora.
Espero que ela me responda.
Depois darei mais novidades se e quando obtiver resposta.

Entretanto qualquer coisa que saibam transmitam por aqui ao pessoal!

Penso que agora seria tarde para recolhermos assinaturas pelos vistos a decisão está tomada (para o bem ou para o mal)!
Nunca e tarde para alguma coisa.

Alem disso, o sistema funciona com todos em sincronia. Se a maioria fincar o pe e discordar, as coisas mudam MESMO! Agora se nos deixarmos levar pela corrente e que nao vamos a lado nenhum.

A AAC tb tem um gabinete de apoio, portanto comecar por la ou por falar com eles pode ser uma ajuda.

http://dg.aac.uc.pt/?section=news&sub=r ... 4835a88bb6

Vou ver se dp sei alguma coisa e dp posto aqui!

Yahiko
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 setembro 2007 15:29

Mensagem por Yahiko »

Porquê cupla do governo? Porque não resolvemos as coisas atempadamente como a Faculdade Nova em LX!!?!?

Culpa da nossa reitoria isso sim!

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Basófias Escreveu:
Começo por lhe dizer que o artigo publicado no JN, em início de Agosto, não tem qualquer espécie de fundamento e não corresponde à verdade. É lamentável que a comunicação social preste um mau serviço à comunidade!

A Universidade de Coimbra tem desenvolvido uma reflexão sobre esta matéria e chegou agora a um consenso sobre uma proposta que será apresentada em Senado no próximo dia 12 de Setembro. Peço-lhe, pois, o favor de aguardar até à realização dessa reunião, na sequência da qual serão amplamente divulgadas as medidas que a UC levará a cabo para minimizar o problema e tentar resolver as situações mais complicadas, através de um Regulamento de Prescrições

Cristina Robalo Cordeiro
/quote]

isto é que nao percebo,como é que pode dizer isso quando isto http://www.fct.unl.pt/cp/canais/aluno/f ... rescricoes prova que o artigo esta correcto

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Voces podem inscrever-se a cadeiras isoladas não?? Fazem essas cadeiras e as notas ficam congeladas de maneira a que sejam aceites no ano em que fazem o reingresso... E se ja fazem isso com coisas tipo ano zero n sera dificil adaptarem isso...

utilizador
Novato
Novato

Yahiko Escreveu:Porquê cupla do governo? Porque não resolvemos as coisas atempadamente como a Faculdade Nova em LX!!?!?

Culpa da nossa reitoria isso sim!

Nesse caso sim, foi o que disse, falta de planeamento.
O que eu quis dizer foi que acho que isto tudo deve-se principalmente a ter sido muita coisa, duvido que houvesse capacidade real de isto transitar sem problemas a nenhum nivel na nossa faculdade.
No entanto a nova nao e bem da mm dimensao que a univ de coimbra, tb e preciso ter em conta. Mas e louvavel a forma como eles colocaram online o esclarecimento das prescricoes, enquanto nos andamos as aranhas, e um facto consumado.

Mas podes ter a absoluta certeza, que com o novo regime juridico, por exemplo na escolha do conselho que faz a eleicao do reitor, a questao das prescricoes ja estava mais que decidida a favor do estado e prescrevia-se e acabou, e azar de quem prescreveu e nem se tocava mais do assunto.
Portanto ter um reitor como temos, seja ele quem for, e importante manter pk minimamente defende os interesses da instituicao e dos alunos nem que seja a nivel minimo, do que um que o faca a nivel politico. Se calhar ate, esta morosidade toda pode ser a UC a tentar dar a volta ao sistema para nos ajudar e nos estamo-nos aqui a queixar... portanto tb temos de ter calma.

Isto e como uma obra publica, por melhor que seja o engenheiro, construtor, pedreiro, e afins, se houver orcamento limitado nunca se faz nada de jeito e a culpa e sp dos que trabalharam e nunca de quem financiou.

Nao divaguemos, o facto e que a culpa e grande parte nossa do risco nas prescricoes, pois houve falta de estudo ou de possibilidade de o fazer, isso e com cada um. Se houver algora uma segunda oportunidade ha que aproveita-la.
Nao deixemos e de olhar as coisas com olhos de lince, pois no futuro poderao surgir situacoes em que sim, realmente haja injusticas do sistema mais do que estao a haver, e terao sido pk nos agora deixamos, enquanto as coisas a nivel de decisao governamental estao a acontecer. Como o corsario negro disse, no caso das prescricoes e um facto que houve pouco burburinho da parte dos estudantes, se tivesse havido burburinho a serio concerteza a decisao tinha sido diferente.
Última edição por utilizador em sexta-feira, 07 setembro 2007 21:32, editado 1 vez no total.

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Ja agora quantos caloiros entram por ano mais ou menos na UC por ano? 3000? acho que eles nao se vao esquecer que assim vao receber apenas metade do dinheiro pelas propinas...

utilizador
Novato
Novato

gunky Escreveu:Ja agora quantos caloiros entram por ano mais ou menos na UC por ano? 3000? acho que eles nao se vao esquecer que assim vao receber apenas metade do dinheiro pelas propinas...
Garanto-te que se a decisao for por questoes economicas, a diferenca nao e da nossa participacao com as propinas, mas sim do estado. Daí a grande pressao do estado para isto ir para a frente e da parte das instituicoes nao, pk o estando no ano em que prescrevemos deixa de financiar o aluno. Mas a instituicao perde imenso, pk:

1- Deixa de receber as propinas do aluno.
2- Deixa de receber o financiamento do aluno pelo estado (este sim, e um valor pesado).
3- E ainda por cima é obrigada a garantir a vaga para o reingresso do aluno para o ano seguinte.

Ou seja a instituicao so tem a perder, e so ganha o estado. Se o reitor for "eleito" por uma comissao escolhida pelo estado, adivinha la a decisao neste caso...

Basófias
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 19:14

Mensagem por Basófias »

utilizador Colocada: Sex Set 07, 2007 7:58 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Sinceramente acho que o problema que se esta a passar e mais profundo que a universidade e reitorias! Na minha opiniao, o andar das coisas deve-se a quem da as ordens, o governo.
Pode ter realmente havido uma ma gestao da FCT, devido a principalmente haver falta de informacao, mas a de economia pelo que tenho visto esta BEM pior a nivel de transicao para bolonha.

O nosso belo problema e o estado ter aproveitado, ja que era preciso uma reforma no ensino superior (e mt bem, mas NUNCA desta maneira) enfiar tudo no mesmo pacote, e foi bolonha, prescricoes, novo regime juridico, etc..na mesma data ao inves das coisas serem feitas uma de cada vez, ou com mais tempo! Claro... deu confusao, pk era utopico, isto tudo realizar-se sem consequencias.

Tao-se a passar situacoes ridiculas de clara falha de planeamento, nao se saber nada ainda definitivo sobre as prescricoes e dia 17 comecarem as aulas, ja se ter entretanto escolhido horario e inscrito neles, e so dp dia 27 e k se ira prescrever. Ha departamentos que inda nem se sabe nada... o DEI e afins, sao os mais informatizados, mas vao ver os de matematica e fisica que ate se assustam pk esta la 0 de informacoes.

A questao das prescricoes podem quase comparar-se a fazer uma cadeira, ou se passa ou se chumba, ou seja ou se atinje determinado creditos ou fica-se parado, no entanto seja bom ou mau numa cadeira ha alguem minimamente competente (ou pelo menos foi reconhecido como tal) para o fazer, nas prescricoes e automatizado pelo "sistema". Tipo pica carne... que e o que se esta a fazer com este tipo de reformas! Isto literalmente e para "produzir" alunos, e nao para formar. Qqr dia temos no mercado, profissionais que so sabem fazer a mm coisa, de tao automatizados estarem. Por um lado até acho bem... vamos ver e se eles dp nao vao todos trabalhar para fora, pk dp o k o estado noa diz e k da por exemplo no IST para cadeiras de enzimologia 40€ por aluno por semestre... ha profs a meter praticamente dinheiro do bolso deles ou de fundos de investigacao, para nao perderem a sua qualidade como profs. Sn dp comecam a ser classificados como maus profs, quando a culpa nao e directamente deles.

E o mesmo que exigir que um policia faca o seu trabalho em condicoes, mas ao mm tempo se ande a pagar um vencimento ranhoso e com cada vez menos regalias.

Acho e que acima de tudo, nao devemos olhar so para a universidade e lhe atribuir cegamente as culpas, mas sim lembrarem-se do que estao MESMO a fazer quando ha eleicoes politicas e vao votar.

aqui não podemos recorrer a tipica frase tuga em que a culpa é sempre do governo. se fosse assim a as universidades publicas sem excepção cumpririam a risca o decreto lei nº193 em que se deliberam as prescrições para as intituições publicas. o financiamento não é o que todos desejariam isso acho que é ponto assente... mas nesta matéria da me a sensação que ha universidades mais dependentes dos ditos financiamentos que outras e a UC é uma delas... e isso é problema de gestão... problema de productividade até... ja falei disto antes mas a UA da uma lição de empreendimentos cognitivo a nossa reitoria... esses empreendimentos na aprendizagem e modernização trazem os lucros que aki não se veem... e daí perder regalias estatais esta fora de questão, na medida em que a instituição que não aplique a lei conforme foi aprovada vera o financiamento publico afectado... agora veremos o resultado da reunião do senado e qual será a proposta apresentada... depois das contas todas feitas neste periodo de silencio na proxima semana saberemos como a UC tenciona perder menos €

utilizador
Novato
Novato

calma, EU se digo que a culpa e do governo quero dizer que a culpa e nossa como povo que o elegeu. Nao passo no entanto a batata quente para ninguem. Se houve mas decisoes foi porque nos, todos, deixamos ou ajudamos a serem má decididas.
Basófias Escreveu:na medida em que a instituição que não aplique a lei conforme foi aprovada vera o financiamento publico afectado...
So se for como contra-resposta ao incumprimento da lei perante a instituicao mas isso e outro caso.
Pk se a a instituicao prescrever os alunos, perde financiamento publico na mesma por cada aluno. Pois se os alunos nao estao a estudar o estado da dinheiro a instituicao por eles... obviamente que o dinheiro de cada aluno nao e gasto unicamente neste, mas sim como um todo.

A UA e uma universidade com outra dinamica da UC, no entanto e muito diferente da nossa alem de que e mais pequena. Nao tens la Direito, Medicina e Arquitectura, o que sao grandes pilares de ensino e com tuda a logistica inerente. Embora tenhas uma seccao autonoma de ciencias da saude, esta muito fora de contas obviamente.

A questao do reitor tb ser presidente do CRUP tb torna ainda a sua decisao na questao das prescricoes mais delicada.

Enfim, e esperar e desejar que tudo se resolva pelo melhor para todos.