Engraçado que só aqui fazem as vossas queixas. E reunirem os alunos e fazer um levantamento das queixas e confrontar os Professores e Faculdade de uma forma séria e fundamentada (daí o levantamento das queixas)?
Sim eu sei, depois podem ser prejudicados... mas falar por trás não vai certamente resolver nada e tenho conhecimento de pessoas que, face a "ilegalidades" fizeram queixa para a Faculdade e a "legalidade" foi reposta.
Por outro lado há formas e formas de se dialogar, não é também chegar ao pé dos Professores e achar que se pode dar ordens. É falar com clareza, respeito e empatia e fazer com que eles sintam empatia convosco também.
Claro que se fizerem isto têm também que corresponder com a vossa parte... não é andar-se a baldar o ano inteiro e depois estudar só nos exames ... isso não dá competências nenhumas (depois do Exame nem se lembram de mais nada), mais valia nem se andar na Universidade (se bem que com Bolonha parece-me que isso vai mudar ligeiramente na maioria dos cursos). É estudar durante o ano, ir tirando dúvidas (e não ir pedir ao Professor que explique a matéria toda em vésperas de exame), organizar o seu tempo com responsabilidade (e disso não se podem queixar pois até a AAC e a Universidade fazem volta e meia workshops de gestão de tempo), etc.. (tudo isto sendo algo que quem não passa não costuma fazer, se calhar deviam primeiro culpar-se a vocês próprios e só depois apontar as falhas dos Professores).
Por outro lado, estamos numa UNIVERSIDADE, a auto-aprendizagem é fundamental e na era da Internet temos mais que meios para a realizarmos (eu pessoalmente tirei várias dúvidas que tinha para cadeiras pela Internet... e a Wikipedia então é bastante fértil!). Não esperem que o Professor vos faça a papinha toda, pois a Universidade é a ante-câmara para a vida profissional e estaria a falhar se o modelo de ensino fosse igual ao secundário (com tudo a ser falado e sem deixar espaço para a leitura individual da matéria e pesquisa na bibliografia).
basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha...
Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI. Houve mais que sessões suficientes para nos ouvirem e parece-me que dos descontentes, a maioria deles é aquela que não ligou puto a essas sessões e estão descontentes com problemas que só existem na cabeça deles (isto é, não sabem as coisas, não lêem dos documentos e inventam problemas que não existem).
Mas admito que noutros departamentos a transição não tenha sido boa.
Resumindo, sim, muitos Professores podiam dar melhor as aulas e ter apontamento bem melhores, podiam ter outra postura perante a Universidade, isso é um facto e que se calhar os alunos têm medo de o denunciar. No entanto eu diria que mais de 50% da culpa de se estar agora nesta situação é dos alunos, pois há sempre muita gente que não liga puto em cadeiras onde o Professor é 5 estrelas e dá a matéria de forma bastante interessante, o que já quer dizer algo. Quanto há um número considerável de pessoas que consegue, não devem os restantes reflectir e não se andar a enganar e mandar a culpa para cima dos outros? Olhem que por norma na vossa vida profissional não se vão poder andar a baldar a dias de trabalho sem consequências sérias, e como disse a Universidade é uma ante-câmara para a vida profissional, por isso reflictam bem nos vossos hábitos.
Se algum de vocês não cair nestas descrições, seja alguém que vai às aulas e esteja com atenção, vá fazendo tudo e mesmo assim não consegue, aí sim pode passar alguma das culpas para os Professores, no entanto também pode pensar que se calhar aquele curso ou a Universidade não é para ele (e deixemo-nos de tretas politicamente correctas, nem todos podemos ser licenciados e nem todos têm capacidade para tirar um curso).