suspender prescriçoes...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Yahiko
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 setembro 2007 15:29

Mensagem por Yahiko »

utilizador Escreveu:As prescricoes vao para a frente.
Ha alunos que iam prescrever, que mudaram de curso (embora isso nao afecte nada as prescricoes, penso nao ter sido esse o motivo de mudanca), e devido as inscricoes serem mais cedo ja se sabe... encontra-se a seguinte nota no momento anterior a inscricao:

"Encontra-se abrangido pelo regime de Prescrições. "

Vergonhoso é a nossas faculdadse nao ter suspenso as prescricoes, enquanto varias no país o fizeram. Concordo com elas, mas foi tudo uma palhacada a nivel de informacao, pk esta literalmente caiu do ceu da parte da universidade...

As prescrições vão para a frente... Com base em quê fazes tal afirmação!?

Eu hoje fui aos serviços académicos da UC e eles disseram-me que o senado se reuniria e iria estar em discussão a situação das prescrições!

Nem Presidentes das faculdades sabem. Como é que tu tens tanta certeza?

dL
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 10:43

Mensagem por dL »

Corsario-Negro Escreveu:Só uma nota: o desconhecimento da Lei não é desculpa.

Nada como isto para ver se as pessoas começam a ter mais responsabilidade , é que não saber que se estava a prescrever é ser-se irresponsável e achar que os outros é que nos têm que avisar de tudo... pois olhem que na nossa vida ninguém nos vai mandar cartinhas a dizer que temos que entregar a declaração de IRS e queixarem-se que ninguém vos avisou só dará origem a ser alvo de risota. :roll:
o que está em causa não é a responsabilidade de cada um. mas sim a universidade em vez de avisar só este ano, avisar já antes.

ninguem adivinha as coisas...

e por favor. deixa-te de tretas e abre os olhos...

Da forma que tu falas até parece que ficas com um sorriso na cara. Houve alturas em que os estudantes eram uns pelos outros.. (Ve uma revista que eu fiz sobre 1969)..
Isso lembra-me aqueles alunos que não emprestam os apontamentos aos colegas para eles não terem melhores notas que eles..

Entende que ao fazeres a inscrição no ano lectivo 2006/2007 ninguém te informou de que ias prescrever. Essa Informação surgiu para alguns só no 2º Período. Para mim, esta situação é ilegal.
Eu aliás fui ao site na altura em que soube e não havia informação nenhuma lá sobre as prescrições.

Queres me dizer que é preciso ter um Advogado assistente que se informa sobre as leis enquanto tu estudas?

E para informar servia nem que fosse um email..

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

o que está em causa não é a responsabilidade de cada um. mas sim a universidade em vez de avisar só este ano, avisar já antes.
Desculpa mas o que está aqui em causa é exactamente a responsabilidade (ou falta dela)
ninguem adivinha as coisas...
Não sou de Direito mas julgo que a partir do momento em que a Lei é publicada em Diário da República, está em vigor e não há Universidade pública que possa passar por cima dela sem regime de excepção devidamente regulamentado.
e por favor. deixa-te de tretas e abre os olhos...
Acho que não sou eu quem tem que abrir os olhos... há quem ande há quase 3 anos com eles fechados e agora tem o problema das prescrições.
Da forma que tu falas até parece que ficas com um sorriso na cara. Houve alturas em que os estudantes eram uns pelos outros.. (Ve uma revista que eu fiz sobre 1969)..
Antes ficasse, a irresponsabilidade da maioria dos estudantes relativas aos assuntos que lhe dizem respeito é deplorável. Agora eu devo ser pelos outros em quê? Ajudar à continuação da mediocridade? Na altura da aprovação das prescrições houve como sempre as campanhas da AAC e manifs, só não ficou informado quem não ligou puto.
Isso lembra-me aqueles alunos que não emprestam os apontamentos aos colegas para eles não terem melhores notas que eles..
Estás a pregar à porta errada, oh se estás.
Entende que ao fazeres a inscrição no ano lectivo 2006/2007 ninguém te informou de que ias prescrever. Essa Informação surgiu para alguns só no 2º Período. Para mim, esta situação é ilegal.
Eu aliás fui ao site na altura em que soube e não havia informação nenhuma lá sobre as prescrições.
Podes queixar-te também que ninguém te informou dos estatutos da Universidade e de muitas outras questões legais... volto a dizer desconhecimento da Lei não é desculpa para ninguém, ela está disponível para consulta a quem quiser. Como sempre só se preocupam com os problemas em cima do tempo... tiveram cerca de 3 anos para se preocupar. Olha que não se esquecem das bebedeiras e da borga... para isso há sempre preocupação.
Queres me dizer que é preciso ter um Advogado assistente que se informa sobre as leis enquanto tu estudas?
Não, é preciso é as pessoas interessarem-se. Quem não andou a fazer cadeiras que se tivesse interessado.
E para informar servia nem que fosse um email..
Estivessem atentos quando foi aprovada pelo Governo. Se calhar aqui a AAC também falhou não?

Possivelmente a Universidade poderia ter informado mais, no entanto não é dever dela fazer isso, ou se calhar a informação até anda pelos placards perdidos que ninguém lê... mas aí a culpa não será deles.

utilizador
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2007 3:20

Mensagem por utilizador »

Yahiko Escreveu:
utilizador Escreveu:As prescricoes vao para a frente.
Ha alunos que iam prescrever, que mudaram de curso (embora isso nao afecte nada as prescricoes, penso nao ter sido esse o motivo de mudanca), e devido as inscricoes serem mais cedo ja se sabe... encontra-se a seguinte nota no momento anterior a inscricao:

"Encontra-se abrangido pelo regime de Prescrições. "

Vergonhoso é a nossas faculdadse nao ter suspenso as prescricoes, enquanto varias no país o fizeram. Concordo com elas, mas foi tudo uma palhacada a nivel de informacao, pk esta literalmente caiu do ceu da parte da universidade...

As prescrições vão para a frente... Com base em quê fazes tal afirmação!?

Eu hoje fui aos serviços académicos da UC e eles disseram-me que o senado se reuniria e iria estar em discussão a situação das prescrições!

Nem Presidentes das faculdades sabem. Como é que tu tens tanta certeza?
Jovem, vao para a frente pk eu sou um desses casos.
As minhas inscricoes comecaram ontem, pk coincidentemente pedi mudanca de curso. Basicamente fodi-me a dobrar, prescrevi e nao me posso inscrever no novo curso. Prescrevi pk nao fiz creditos, mas a minha media do que esta feito nao esta ma, e é injusto nao me puder inscrever no novo curso, mm que nao o possa frequentar, so pk prescrevi.

Eu na secretaria ja so estava a dizer k nao me importava de prescrever, so nao queria era perder o direito a inscricao na mudanca de curso, mas nada feito.

Portanto isto passou-se hoje de manha cmg, e nao com um amigo de amigo.

Se a situacao se alterar em ultima hora, e espero bem que sim para o bem de todos, pk acreditem que fikei fdd mais que muita gente com isto. prescrevi e nao pude mudar de curso. MM que peça para o ano novamente uma mudanca de curso, posso nao conseguir novamente, pois depende sp das vagas e dos candidatos.
Última edição por utilizador em quinta-feira, 06 setembro 2007 22:15, editado 1 vez no total.

utilizador
Novato
Novato

E para verem que nao estou a mentir(nem tinha necessidade), so apaguei o meu nome....

Imagem

Yahiko
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Yahiko »

Pode ser que terça ou quarta haja novidades :(

Espero que suspendam isto e dêm uma 2 oportunidade ao pessoal...

:(

utilizador
Novato
Novato

Acho que aqui ninguem poe em causa as prescricoes, mm quem nao faz nada assume que fazem sentido. So existem pk os alunos nao estudam. Isto e ponto assente e ninguem discorda...

Agora o que se discorda e como isto esta a ser aplicado... e tudo feito em cima do joelho. Nas noticias sai uma coisa, ha faculdades a aplicar outras que nao... entao a lei e so para alguns? E pk e que o reitor nao informa de vez os alunos do que decide? E que ate agora a partida e pa ir pra frente, agr certezas ninguem da. A questao e que ia hoje para me inscrever e nao me deixaram devido as prescricoes.

Alem disso, isso sim, discordo completamente, perdi o direito a minha mudanca de curso. Como disse, fiquei mais preocupado em nao poder mudar de curso do que pelas prescricoes, as prescricoes foi pk nao estudei. Agora perder o direito a mudar de curso, quando concorri com os outros e ganhei o lugar e que e injusto.
Inda para mais a faculdade tem de me guardar um lugar para eu reingressar, ou seja tar num curso ou noutro, nao tiro lugar a ninguem.
Isto e uma completa idiotice.

A universidade nova de lisboa, vê so a diferenca com que toma as coisa. Na de coimbra nao se sabe nada.. na de lisboa, tem uma seccao so para isso. Alem de que aplicaram so a 2009 e transmitiram isso ao alunos.

http://www.fct.unl.pt/cp/canais/aluno/f ... rescricoes

Nao sei tb se reparaste, as aulas foram adiadas para dias 17, e as inscricoes comecam dia 24. Quer dizer... 1º vai-se as aulas, dp e que se ve se se prescreve, e dp entao se se prescrever vao 1500 alunos a ultima da hora a procura de trabalho pra 1 ano?... Quer dizer, eu se quiser agr ir trabalhar, inda nao sei o que fazer pk isto ainda pode vir a ser mudado ate ao final das inscricoes... isto e no minimo caricato.

Yahiko
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Yahiko »

epa realmente... o melhor mesmo é começar ja à procura antes que ocupem os trabalhos todos hehe :shock:

Epa eu tenho que me inscrever nas turmas praticas segunda oieaaa
tou ca com uma vontade de ir ver que disciplinas tenho para depois me mandarem embora! dass :(

corre um boato que é terça feira que sabemos se estamos lixados ou não!

Se em LX mudaram para nos fazia todo o sentido mudarem tb. não queremos ser prejudicados, igualdade para todos! o mercado de trabalho é o mesmo, as faculdades são ambas publicas, faz alg sentido n ser igual?

Outra coisa que me deixou estupidificado é o caso de em algs sitios terem cortado os primeiros anos do tipo tens 5 matriculas so conta os créditos feitos nas ultimas 3 e noutros contarem 4 e 5 anos todos os créditos feitos!!!!

Basófias
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 19:14

Mensagem por Basófias »

Começo por lhe dizer que o artigo publicado no JN, em início de Agosto, não tem qualquer espécie de fundamento e não corresponde à verdade. É lamentável que a comunicação social preste um mau serviço à comunidade!

A Universidade de Coimbra tem desenvolvido uma reflexão sobre esta matéria e chegou agora a um consenso sobre uma proposta que será apresentada em Senado no próximo dia 12 de Setembro. Peço-lhe, pois, o favor de aguardar até à realização dessa reunião, na sequência da qual serão amplamente divulgadas as medidas que a UC levará a cabo para minimizar o problema e tentar resolver as situações mais complicadas, através de um Regulamento de Prescrições

Cristina Robalo Cordeiro
esta foi a resposta via mail da Prof. Doutora Cristina Maria da Silva Robalo Cordeiro Vice-Reitora da UC, quando questionada sobre a veracidade da noticia avançada pelo JN. Portanto pelo que depreendo destas palavras as prescrições são para manter mas talvez 4ª ou 5ª feira haja novas noticias sobre a matéria prescrições...

Yahiko
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Yahiko »

Basófias Escreveu:
Começo por lhe dizer que o artigo publicado no JN, em início de Agosto, não tem qualquer espécie de fundamento e não corresponde à verdade. É lamentável que a comunicação social preste um mau serviço à comunidade!

A Universidade de Coimbra tem desenvolvido uma reflexão sobre esta matéria e chegou agora a um consenso sobre uma proposta que será apresentada em Senado no próximo dia 12 de Setembro. Peço-lhe, pois, o favor de aguardar até à realização dessa reunião, na sequência da qual serão amplamente divulgadas as medidas que a UC levará a cabo para minimizar o problema e tentar resolver as situações mais complicadas, através de um Regulamento de Prescrições

Cristina Robalo Cordeiro
esta foi a resposta via mail da Prof. Doutora Cristina Maria da Silva Robalo Cordeiro Vice-Reitora da UC, quando questionada sobre a veracidade da noticia avançada pelo JN. Portanto pelo que depreendo destas palavras as prescrições são para manter mas talvez 4ª ou 5ª feira haja novas noticias sobre a matéria prescrições...
É lamentavel não corresponder à verdade só no caso da UC! Pois as outras aplicaram o que vinha no artigo. Nós que estamos na pior situação e não somos exemplo para ng a nivel de qualidade dos docentes é que vamos prescrever todos. Pouxas!!

Basófias
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 19:14

Mensagem por Basófias »

tambem estranhei o facto de "não haver fundamento" e ter visto a situação da universidade nova de lisboa em que é aplicada uma solução que vai de encontro ao que vem no JN. mas se forem analisar o decreto lei 193, 2003 artigo nº5 ponto 5e 6 diz tudo...

http://www.uc.pt/reituc/leg_reg/L37_2003.pdf

a realidade é que a falta de productividade e os maus resultados a nivél de projectos comparando com uma universidade relactivamente recente a UA, explicam uma carência de apoios financeiros que não sejam os apoios estatais... essa dependencia faz com que as submissões sejam óbvias.... mas a UC esta no bom caminho... vagas cada vez menos preenchidas...1400 alunos em risco de prescrição...salvas raras excepções isto vai de mal a pior...
Mas pronto mandem-se os "baldas" pra rua e tudo será resolvido... os professores vão largar os empregos churudos e vão mostrar empenho... quem sabe se agora as Sebentas vão ser actualizadas... os alunos que ficam vão mostrar mais empenho e resultados, haverá mais apoios aos caloiros e não sendo apenas a tradição académica o seu primeiro e unico refugio ou melhor a mutação da nossa tradição, a "Curtição" académica. havia tanta coisa que merecia mais importanticia para uma verdadeira TRANSIÇÃO, que bem gerida e orientada podia gerar uma "prescrição" volunturia na busca de um novo rumo no caso extremo de um desaire académico... mas enfim a culpa desta vez morre casada... e com o estudante...
em parte é verdade cada um é reponsavél por si e n posso dizer que a culpa n cai em cima do aluno... n... "cada um faz a cama onde se deita" e o principal culpado é quem não se esforça.mas se é verdade quem n trabalha para isso, não pode ter sucesso... não é menos verdade que a o unico interesse que a instituição tem por nós é o ECONÓMICO...e isso transmite-se a alguns docentes e funcionário... basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha... passem pelo deec e admirem a maioria dos alunos que transitam para o 4 ano é so belos testemunhos...
se os funcionários da FCTUC prescrevessem este inicio de ano nem café podia tomar..

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Engraçado que só aqui fazem as vossas queixas. E reunirem os alunos e fazer um levantamento das queixas e confrontar os Professores e Faculdade de uma forma séria e fundamentada (daí o levantamento das queixas)?

Sim eu sei, depois podem ser prejudicados... mas falar por trás não vai certamente resolver nada e tenho conhecimento de pessoas que, face a "ilegalidades" fizeram queixa para a Faculdade e a "legalidade" foi reposta.

Por outro lado há formas e formas de se dialogar, não é também chegar ao pé dos Professores e achar que se pode dar ordens. É falar com clareza, respeito e empatia e fazer com que eles sintam empatia convosco também.

Claro que se fizerem isto têm também que corresponder com a vossa parte... não é andar-se a baldar o ano inteiro e depois estudar só nos exames ... isso não dá competências nenhumas (depois do Exame nem se lembram de mais nada), mais valia nem se andar na Universidade (se bem que com Bolonha parece-me que isso vai mudar ligeiramente na maioria dos cursos). É estudar durante o ano, ir tirando dúvidas (e não ir pedir ao Professor que explique a matéria toda em vésperas de exame), organizar o seu tempo com responsabilidade (e disso não se podem queixar pois até a AAC e a Universidade fazem volta e meia workshops de gestão de tempo), etc.. (tudo isto sendo algo que quem não passa não costuma fazer, se calhar deviam primeiro culpar-se a vocês próprios e só depois apontar as falhas dos Professores).

Por outro lado, estamos numa UNIVERSIDADE, a auto-aprendizagem é fundamental e na era da Internet temos mais que meios para a realizarmos (eu pessoalmente tirei várias dúvidas que tinha para cadeiras pela Internet... e a Wikipedia então é bastante fértil!). Não esperem que o Professor vos faça a papinha toda, pois a Universidade é a ante-câmara para a vida profissional e estaria a falhar se o modelo de ensino fosse igual ao secundário (com tudo a ser falado e sem deixar espaço para a leitura individual da matéria e pesquisa na bibliografia).
basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha...
Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI. Houve mais que sessões suficientes para nos ouvirem e parece-me que dos descontentes, a maioria deles é aquela que não ligou puto a essas sessões e estão descontentes com problemas que só existem na cabeça deles (isto é, não sabem as coisas, não lêem dos documentos e inventam problemas que não existem).
Mas admito que noutros departamentos a transição não tenha sido boa.

Resumindo, sim, muitos Professores podiam dar melhor as aulas e ter apontamento bem melhores, podiam ter outra postura perante a Universidade, isso é um facto e que se calhar os alunos têm medo de o denunciar. No entanto eu diria que mais de 50% da culpa de se estar agora nesta situação é dos alunos, pois há sempre muita gente que não liga puto em cadeiras onde o Professor é 5 estrelas e dá a matéria de forma bastante interessante, o que já quer dizer algo. Quanto há um número considerável de pessoas que consegue, não devem os restantes reflectir e não se andar a enganar e mandar a culpa para cima dos outros? Olhem que por norma na vossa vida profissional não se vão poder andar a baldar a dias de trabalho sem consequências sérias, e como disse a Universidade é uma ante-câmara para a vida profissional, por isso reflictam bem nos vossos hábitos.
Se algum de vocês não cair nestas descrições, seja alguém que vai às aulas e esteja com atenção, vá fazendo tudo e mesmo assim não consegue, aí sim pode passar alguma das culpas para os Professores, no entanto também pode pensar que se calhar aquele curso ou a Universidade não é para ele (e deixemo-nos de tretas politicamente correctas, nem todos podemos ser licenciados e nem todos têm capacidade para tirar um curso).

Yahiko
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Yahiko »

Corsario-Negro Escreveu:Engraçado que só aqui fazem as vossas queixas. E reunirem os alunos e fazer um levantamento das queixas e confrontar os Professores e Faculdade de uma forma séria e fundamentada (daí o levantamento das queixas)?

Sim eu sei, depois podem ser prejudicados... mas falar por trás não vai certamente resolver nada e tenho conhecimento de pessoas que, face a "ilegalidades" fizeram queixa para a Faculdade e a "legalidade" foi reposta.

Por outro lado há formas e formas de se dialogar, não é também chegar ao pé dos Professores e achar que se pode dar ordens. É falar com clareza, respeito e empatia e fazer com que eles sintam empatia convosco também.

Claro que se fizerem isto têm também que corresponder com a vossa parte... não é andar-se a baldar o ano inteiro e depois estudar só nos exames ... isso não dá competências nenhumas (depois do Exame nem se lembram de mais nada), mais valia nem se andar na Universidade (se bem que com Bolonha parece-me que isso vai mudar ligeiramente na maioria dos cursos). É estudar durante o ano, ir tirando dúvidas (e não ir pedir ao Professor que explique a matéria toda em vésperas de exame), organizar o seu tempo com responsabilidade (e disso não se podem queixar pois até a AAC e a Universidade fazem volta e meia workshops de gestão de tempo), etc.. (tudo isto sendo algo que quem não passa não costuma fazer, se calhar deviam primeiro culpar-se a vocês próprios e só depois apontar as falhas dos Professores).

Por outro lado, estamos numa UNIVERSIDADE, a auto-aprendizagem é fundamental e na era da Internet temos mais que meios para a realizarmos (eu pessoalmente tirei várias dúvidas que tinha para cadeiras pela Internet... e a Wikipedia então é bastante fértil!). Não esperem que o Professor vos faça a papinha toda, pois a Universidade é a ante-câmara para a vida profissional e estaria a falhar se o modelo de ensino fosse igual ao secundário (com tudo a ser falado e sem deixar espaço para a leitura individual da matéria e pesquisa na bibliografia).
basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha...
Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI. Houve mais que sessões suficientes para nos ouvirem e parece-me que dos descontentes, a maioria deles é aquela que não ligou puto a essas sessões e estão descontentes com problemas que só existem na cabeça deles (isto é, não sabem as coisas, não lêem dos documentos e inventam problemas que não existem).
Mas admito que noutros departamentos a transição não tenha sido boa.

Resumindo, sim, muitos Professores podiam dar melhor as aulas e ter apontamento bem melhores, podiam ter outra postura perante a Universidade, isso é um facto e que se calhar os alunos têm medo de o denunciar. No entanto eu diria que mais de 50% da culpa de se estar agora nesta situação é dos alunos, pois há sempre muita gente que não liga puto em cadeiras onde o Professor é 5 estrelas e dá a matéria de forma bastante interessante, o que já quer dizer algo. Quanto há um número considerável de pessoas que consegue, não devem os restantes reflectir e não se andar a enganar e mandar a culpa para cima dos outros? Olhem que por norma na vossa vida profissional não se vão poder andar a baldar a dias de trabalho sem consequências sérias, e como disse a Universidade é uma ante-câmara para a vida profissional, por isso reflictam bem nos vossos hábitos.
Se algum de vocês não cair nestas descrições, seja alguém que vai às aulas e esteja com atenção, vá fazendo tudo e mesmo assim não consegue, aí sim pode passar alguma das culpas para os Professores, no entanto também pode pensar que se calhar aquele curso ou a Universidade não é para ele (e deixemo-nos de tretas politicamente correctas, nem todos podemos ser licenciados e nem todos têm capacidade para tirar um curso).

Penso que falo por todos quando digo que a tua opinião está sobejamente explanada nos tópicos anteriores!
És defensor acérrimo da fac. e critico dos baldas etc...
Não precisas escrever mais testamentos para a tua opinião ir dar sempre ao mesmo.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Acérrimo defensor da faculdade? Nem por isso.

Eu sou é defensor do fim da mediocridade e falta de responsabilidade e volto a dizer se uns (e não são assim tão poucos) conseguem, acho que o problema não será tanto os Professores (apesar de sem dúvida haver imensos aspectos a melhorar da parte deles, pelo menos uma grande parte), mas mais dos alunos.

Quanto a não ser preciso escrever mais, posso dizer exactamente o mesmo, que já se viu o vosso ponto de vista e que não é preciso andarem mais aqui a dizer o mesmo (excepção feita ao post com a resposta da vice-reitora). No entanto acho que isto é um fórum de discussão e se eu insisto em alguns pontos (apesar de os meus posts não trazerem sempre algo de novo) é porque alguns voltam sempre a insistir no mesmo, pelo que eu volto a argumentar (ou discutir se preferirem).

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Corsario-Negro Escreveu:Acérrimo defensor da faculdade? Nem por isso.

Eu sou é defensor do fim da mediocridade e falta de responsabilidade e volto a dizer se uns (e não são assim tão poucos) conseguem, acho que o problema não será tanto os Professores (apesar de sem dúvida haver imensos aspectos a melhorar da parte deles, pelo menos uma grande parte), mas mais dos alunos.

Quanto a não ser preciso escrever mais, posso dizer exactamente o mesmo, que já se viu o vosso ponto de vista e que não é preciso andarem mais aqui a dizer o mesmo (excepção feita ao post com a resposta da vice-reitora). No entanto acho que isto é um fórum de discussão e se eu insisto em alguns pontos (apesar de os meus posts não trazerem sempre algo de novo) é porque alguns voltam sempre a insistir no mesmo, pelo que eu volto a argumentar (ou discutir se preferirem).

isso ja se sabe tudo,tantos os argumentos dos que vao fazendo tudo(ficam mais baratos ao estado,parabéns),e os dos "baldas".

a intenção deste topico é saber se as prescrições vao ser aplicadas ou nao este ano.

mas em relação ao que dizes,os estudantes de coimbra,baldas ou nao,sao da mesma geração dos do porto.
em coimbra existem 1500 a prescrever,no porto são 0 alunos em risco.agora se achas que a culpa é mais dos alunos do que dos profs,e universidade no geral,tudo bem.
nao sei se no porto quando a lei foi aprovada existia alguem em risco.
mas este ano não á nenhum,e em coimbra era tao simples,bastava ter mandado um mail como fizeram este ano,quando a lei foi aprovada,ou avisar nas matriculas,de certeza que este ano não tinhas 1500 alunos em risco,o mais certo era nao haver nenhum como no porto.