Aldeolas de Penacova... tudo em festa!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

loirituh Escreveu:Claro que nao eu quero e que os portugueses lutem para ter melhores condiçoes de vida! nao e abandonando o pais que ele vai melhorar de certeza!
Mas, para isso, é necessário criar uma série de condições que permitam às pessoas ficar por cá. E isso não parte só dos Portugueses, parte de quem governa. O que infelizmente se vê é a criação de condições que fazem com que as pessoas ganhem coragem para ir embora.

Tal como mencionei noutro tópico, e porque foi o exemplo que conheci de perto, dou-te o exemplo da educação. Um bom sistema educativo é a base de qualquer futuro positivo para um país, pois os alunos de hoje serão os adultos de amanhã. Logo, é uma área onde se deve investir, onde devemos ter os melhores. Em Portugal, aparentemente, é uma área onde se deve cortar em todo o lado para poupar uns cêntimos aqui e ali. É uma área onde quem quer ser professor tem de aturar péssimos ordenados, uma instabilidade gritante, insultos constantes por parte da idiota da ministra... que motivação é que isso dá?

Eu gostei bastante de dar aulas e gostaria de ter continuado, mas surgiu-me uma hipótese para voltar ao meu emprego anterior (Gestão de Equipas/Projectos), ganhando o triplo do que o governo me paga para dar aulas. Enquanto isso, a ministra decidiu anunciar ainda mais precariedade na carreira de professores (apenas quem tem profissionalização pode concorrer a partir de 2008 - ou seja, prefere meter um professor de matemática ou geografia a dar aulas de informática do que meter um engenheiro informático). Eu bem que gostaria de ter continuado a dar aulas, porque foi algo que gostei imenso de fazer, mas é uma profissão que não permite ter uma vida estável.

Para piorar ainda mais, temos um governo que insiste que Portugal é um país de mão-de-obra barata. Basta relembrar as declarações de um ministro que disse que podíamos competir em custo com mão-de-obra chinesa. Mais dia, menos dia, estamos a trabalhar por uma taça de arroz.

Por isso, antes de pedirem às pessoas para ficar, dêem-lhes condições para ficar. É o que os outros países fazem e é assim que eles vão evoluindo mais do que nós.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

loirituh Escreveu:Claro que nao eu quero e que os portugueses lutem para ter melhores condiçoes de vida! nao e abandonando o pais que ele vai melhorar de certeza!
Tu deves ter um problema qualquer com a nacionalidade... só porque se vai para o estrangeiro trabalhar não se deixa de ser português... e quantos portugueses vão para fora ganhar o know how e depois vêm para cá e abrem negócios que criam mais uns postos de trabalhos, logo estão a ajudar o país. Por outro lado esses emigrantes contribuem um pouco para o bom nome do nosso país, muitos deles têm negócios de sucesso nos países de acolhimento, já deram várias reportagens na tv sobre isso.

Como o dawn_to_dusk_ disse e muito bem, tens que crescer, tu nem deves fazer bem a ideia do que são 400€ para sobreviver durante um mês senão não dizias uma idiotice daquelas... quando tiveres que ganhar o teu próprio dinheiro, pagar as tuas contas, e veres que te fartas de trabalhar para fazer isso tudo e ainda colocar algum de lado para umas férias e sem teres o papá a bancar tudo, deves acordar para a vida.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

loirituh Escreveu:alguns = quase todos :lol:
Nao vás por aí....eu ganho-te nisso!

loirituh
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

esta bem entao deixem-me sonhar quando acordar logo verei o que acontece.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente

loirituh Escreveu:esta bem entao deixem-me sonhar quando acordar logo verei o que acontece.
Ate que enfim! Quando ganhares os teus 400euros voltamos a falar de emigraçao em busca de melhores condiçoes de vida!

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

loirituh Escreveu:esta bem entao deixem-me sonhar quando acordar logo verei o que acontece.
Deves querer seguir para a universidade não é? Só por curiosidade qual é o curso que queres seguir?

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

geografia... e sei que vou ter muitas dificuldades em arranjar trabalho mas ok.

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Sinceramente, nao sei porque estao a tentar discutir com uma pessoa que claramente nao tem a nocao da realidade...

Aposto que nunca trabalhaste ou nunca tiveste de gerir a tua propria vida com o dinheiro que ganhas e pagar todos os impostos que as pessoas "adultas" pagam... Andas a viver na ilusao de que e tudo muito facil, se calhar nunca tiveste problemas monetarios em casa e nao fazes ideia de como a vida e dificil para muita gente em Portugal.

Ir-te ias sacrificar e ficar a viver num pais que nao te oferece condicoes por amor a Patria?? Se tivesses uma familia irias sacrificar a tua familia e nao lhe dares as condicoes que ela precisa so por amor a Patria?

Quando um dia tiveres o teu emprego e as tuas responsabilidades tu vais "wake up and smell the coffee", como se costuma dizer, e vais ver quao errado tu estas... E quanto aos imigrantes nao metas tudo no mesmo saco, chama-se a isso preconceito!

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

posso ainda nao ter a noçao da realidade mas não gosto de ver portugueses que à 1ª dificuldade vão-se embora. Por exemplo tive familia no canada e eles dizem que se soubessem nunca tinham ido pra lá. vêm o que portugal se desenvolveu em 20 anos. agora eles estão cá e os filhos lá. dizem que se tivessem cá ficado certamente que conseguiriam ter uma vida boa e os filhos estariam com eles.

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Isso e um caso, eu conheco imensa gente que diz "se eu fosse mais novo ia-me embora!" e "fui estupido/a, quando era da tua idade devia ter ido embora e estava muito melhor agora" portanto de um caso nao facas regra geral

TR3S
Banido
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2005 1:08

Mensagem por TR3S »

o canadá não é o sitio ideal para se ir viver, tem muitas leis contra os emigrantes

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

não... é só o terceiro país mais desenvolvido do mundo. Com a emigração é que a frança não pode. pelo que sei do país é excelente mesmo :!:

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente

Exilada Escreveu: Ir-te ias sacrificar e ficar a viver num pais que nao te oferece condicoes por amor a Patria?? Se tivesses uma familia irias sacrificar a tua familia e nao lhe dares as condicoes que ela precisa so por amor a Patria?
Quando o meu pai soube que a minha mae estava gravida de mim, armou "trouxa" e foi para a suiça para nos dar um nivel de vida que nao nos podia dar com um ordenado portugues. Nao nos quis levar para la porque queria vir-se embora no momento que quisesse sem nos deixar la porque estariamos a estudar ou assim qualquer coisa. Ja passaram 20 anos!

Neste momento tenho coisas que muitos dos meus amigos nao tem! Mas eles sempre tiveram uma coisa que eu nunca tive, um pai! Tens noçao o que e viver 20 anos sem um pai? Tens noçao o quanto custa estar na Suiça sem a familia? Obvio que nao, porque com essa mentalidade... tu deves pensar que é muito melhor viver com os 400euros mensais... Tu nao tens noçao do que estas pessoas passam...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

loirituh Escreveu:ya ya... e fico ca muito bem. Sera que ninguem neste pais tem orgulho em ser de ca? so depois quando se vao embora e que dizem ai o meu portugal...
ninguém está a por em causa o orgulho, simplesmente por cá o ordenado mínimo é qq coisa como 400 euros, no Luxemburgo é 1370 sem qq habilitação.. se tiveres alguma qualificação profissional és pago a partir de 1760 euros.. vês algum engenheiro portugues (sem cunhas nem politiquices) a ganhar mais de 1000 euros/mes em inicio de carreira?

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

há que fazer escolhas na vida. certamente que pensou que foi o melhor pra vocês... e os teus colegas em que os pais trabalham em portugal nao tem uma vida digna?