Mas, para isso, é necessário criar uma série de condições que permitam às pessoas ficar por cá. E isso não parte só dos Portugueses, parte de quem governa. O que infelizmente se vê é a criação de condições que fazem com que as pessoas ganhem coragem para ir embora.loirituh Escreveu:Claro que nao eu quero e que os portugueses lutem para ter melhores condiçoes de vida! nao e abandonando o pais que ele vai melhorar de certeza!
Tal como mencionei noutro tópico, e porque foi o exemplo que conheci de perto, dou-te o exemplo da educação. Um bom sistema educativo é a base de qualquer futuro positivo para um país, pois os alunos de hoje serão os adultos de amanhã. Logo, é uma área onde se deve investir, onde devemos ter os melhores. Em Portugal, aparentemente, é uma área onde se deve cortar em todo o lado para poupar uns cêntimos aqui e ali. É uma área onde quem quer ser professor tem de aturar péssimos ordenados, uma instabilidade gritante, insultos constantes por parte da idiota da ministra... que motivação é que isso dá?
Eu gostei bastante de dar aulas e gostaria de ter continuado, mas surgiu-me uma hipótese para voltar ao meu emprego anterior (Gestão de Equipas/Projectos), ganhando o triplo do que o governo me paga para dar aulas. Enquanto isso, a ministra decidiu anunciar ainda mais precariedade na carreira de professores (apenas quem tem profissionalização pode concorrer a partir de 2008 - ou seja, prefere meter um professor de matemática ou geografia a dar aulas de informática do que meter um engenheiro informático). Eu bem que gostaria de ter continuado a dar aulas, porque foi algo que gostei imenso de fazer, mas é uma profissão que não permite ter uma vida estável.
Para piorar ainda mais, temos um governo que insiste que Portugal é um país de mão-de-obra barata. Basta relembrar as declarações de um ministro que disse que podíamos competir em custo com mão-de-obra chinesa. Mais dia, menos dia, estamos a trabalhar por uma taça de arroz.
Por isso, antes de pedirem às pessoas para ficar, dêem-lhes condições para ficar. É o que os outros países fazem e é assim que eles vão evoluindo mais do que nós.