Sim, eu percebi...Mas eu estava a falar antes de bolonha! Para o ano até no polo II os cursos vão fica 3+2! Mas antes de bolonha não era assim no ISEC...Eu sei que agora vai mudar.daniel322 Escreveu:Acho que não tás a perceber. No ISEC os cursos são 3+2 (bacharelato+licenciatura). Ao fim dos 5 anos fazes exame para a Ordem (No caso de Eng Civil, acho que outros cursos tipo mecânica entram directamente para a Ordem)
Engenharia Informática e Comunicação e Design
-
japardalm
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 08 março 2007 12:33
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Pois, aì é que eu insisto que te estás a enganar.
Antes de Bolonha já existia o modelo 3+2 no ISEC. Bacharelato+Licenciatura. Agora vai passar a Licenciatura+Mestrado.
O que me parece que tás a fazer confusão é a dizer que no Polo existia licenciatura de 5 anos e no Isec apenas bacharel de 3 anos. Isso não é verdade

O que me parece que tás a fazer confusão é a dizer que no Polo existia licenciatura de 5 anos e no Isec apenas bacharel de 3 anos. Isso não é verdade
http://dec.isec.pt/curso_lec.aspxO Engenheiro Técnico Civil/Engenheiro Civil formado pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra fica apto a desenvolver a sua actividade de investigação, concepção, estudo, projecto, fabrico, execução, fiscalização e controlo de qualidade na sua área de formação, tanto em serviços da administração pública central e local, como no sector privado. Um profissional formado no ISEC pode ainda desempenhar funções em gabinetes de projecto e consultadoria, integrar equipas de investigação e desenvolvimento, e ser formador do ensino técnico e profissional.
http://dem.isec.pt/curso_lem.aspxA Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra tem por objectivo formar Engenheiros Mecânicos capazes de exercer a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica. Tem ainda o objectivo de fornecer aos seus licenciados uma formação adequada para que possam prosseguir os seus estudos em cursos de mestrado e de doutoramento.
É estruturada em dois blocos sequenciais. Os três anos iniciais constituem o primeiro bloco, a que corresponde a atribuição do grau de bacharel, e tem uma estrutura curricular terminal, possibilitando a inserção dos bacharéis no mercado de trabalho. O segundo bloco constitui uma etapa complementar do primeiro, sendo constituído por mais dois anos, e confere o grau de licenciado.
-
japardalm
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 08 março 2007 12:33
-
Exilada
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45
Ja agora vou tambem dar a minha opiniao.
Eu ando no DEIS, no ISEC.
Pah, o curso e bom e es bem formado. Nunca ouvi ninguem dizer mal dos licenciados do DEIS, alias so ouvi dizer bem!
Quanto a professores ha aqueles que podiam levar um chuto monumental dali pra fora (uns 2 ou 3) mas tirando essas nodoas os professores sao na generalidade muito bons, principalmente se mostrares que es interessado e que te aplicas no estudo. Ha la desde professores que sabem mesmo muito sobre diversas materias e que conseguem transmiti-las muito bem, a professores que te conseguem cativar nas aulas teoricas e consegues nao ter sono em parte nenhuma da aula (lol, sofro muito de sonolencia nas aulas teoricas
).
Eu sinceramente gosto do curso, gosto da relacao professor-aluno que e por vezes ate de um certo companheirismo, gosto do ambiente entre os alunos, etc.
E o curso ha pelo menos 8 anos que ja era 3+2, 3 anos de bacharelato + 2 anos de licenciatura. Quem quisesse ficar pelos 3 anos ficava com um bacharelato, quem continuasse com os estudos por mais 2 anos ficava com uma licenciatura.
Quanto a os empregadores preferirem alunos da faculdade ja nao acredito que isso seja verdade. Penso que a media e o curriculum em si sera mais importante que o sitio onde se tirou o curso... Essa mania que o pessoal da faculdade tem de que FCUC > ISEC as vezes irrita-me um bocado... pronto irrita-me muito, confesso...
Eu ando no DEIS, no ISEC.
Pah, o curso e bom e es bem formado. Nunca ouvi ninguem dizer mal dos licenciados do DEIS, alias so ouvi dizer bem!
Quanto a professores ha aqueles que podiam levar um chuto monumental dali pra fora (uns 2 ou 3) mas tirando essas nodoas os professores sao na generalidade muito bons, principalmente se mostrares que es interessado e que te aplicas no estudo. Ha la desde professores que sabem mesmo muito sobre diversas materias e que conseguem transmiti-las muito bem, a professores que te conseguem cativar nas aulas teoricas e consegues nao ter sono em parte nenhuma da aula (lol, sofro muito de sonolencia nas aulas teoricas
Eu sinceramente gosto do curso, gosto da relacao professor-aluno que e por vezes ate de um certo companheirismo, gosto do ambiente entre os alunos, etc.
E o curso ha pelo menos 8 anos que ja era 3+2, 3 anos de bacharelato + 2 anos de licenciatura. Quem quisesse ficar pelos 3 anos ficava com um bacharelato, quem continuasse com os estudos por mais 2 anos ficava com uma licenciatura.
Quanto a os empregadores preferirem alunos da faculdade ja nao acredito que isso seja verdade. Penso que a media e o curriculum em si sera mais importante que o sitio onde se tirou o curso... Essa mania que o pessoal da faculdade tem de que FCUC > ISEC as vezes irrita-me um bocado... pronto irrita-me muito, confesso...
-
Exilada
- Experiente

Ah e esqueci-me de dizer... Qualquer curso de engenharia informatica quer dizer muito trabalho, muitas horas na biblioteca a estudar, muitas horas a ficar com os olhos todos destruidos de olhar pra um ecran, muitas horas a beira da loucura com bugs nos trabalhos, muitas horas aflito por causa de a hora de entrega do trabalho se estar a aproximar, muitas horas aflito pq tens 9999 trabalhos pra fazer e nao sabes pra onde te virar, muitas horas a desejar coisas muito feias a um dos colegas do trabalho que nao faz 1 cu, etc... lol
no meio disto tudo da pra conviver com o pessoal e pra nos irmos rindo e divertindo, se nao ainda damos em doidos como e normal 
-
JoãoFaria
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 28 fevereiro 2007 15:01
-
JoãoFaria
- Estreante

-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
-
Exilada
- Experiente

E se fores pro ISEC nao tens topicos nenhuns de fisica.. Tens electronica e coisas do genero, mas nao tens fisica mesmo... Mas mesmo que vas para o Polo II ja ouvi dizer que essa cadeira de topicos de fisica se faz sem grande dificuldade, e nao e por causa de uma cadeira que nao vais escolher um curso ne 
-
JoãoFaria
- Estreante

-
rafasimoes
- Novato

- Registado: terça-feira, 26 junho 2007 10:53
Continuando…
Estou decidido em ir estudar para Coimbra, para engenharia informática, mas estou indeciso entre ISEC e FCTUC, necessito de uma ajuda:
- O que me põe duvidas é o facto de ter andado numa escola profissional e não ter tido física…” (Pronto tive no 10.º ano, mas depois mudei de escola/curso)”, gostava que me dissessem se é uma cadeira que recorre a muitos conhecimentos dados no secundário ou se por outro lado é (“leccionada do zero”)!!!
- Por outro lado, em quanto ficam as propinas na FCTUC?
Agradecidamente Rafael Simões
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Rafa já lá vão alguns anos e quando entrei Física era específica obrigatória, no entanto já não o é e muita gente tem entrado sem ter tido física e passado à cadeira. Poderás ter é que fazer maior esforço pois irás encontrar conceitos que não estudaste e com os quais não estás familiarizado.
Se não tiveste Física no secundário vais ter mais dificuldades, no entanto nada que não consigas ultrapassar, apenas terás que dedicar mais algum tempo e digo-te que a cadeira é relativamente simples (não é dada a alguém que nunca teve física, no entanto também não parte do princípio que se está completamente familiarizado com tudo, pelo menos quando fiz era assim).
Quanto à propina na UC, este ano foi 920,16€ podendo ser paga em 3 tranches de 305,00€ (a primeira é 310...), sendo esta (a propina) reduzida caso tenhas irmãos na mesma Universidade (ou no ensino superior, não tenho certeza) ou tenhas direito a bolsa social (nisto não te posso dar certezas pelo que deves consultar a página da UC pois sei que em ambos os casos há certas condicionantes).
De resto, acho que não deves decidir a instituição de ensino para a qual concorrer apenas por uma ou outra cadeira para a qual estás menos preparado, deves analisar os planos curriculares, recolher opiniões sobre a qualidade e depois decidires por aquele que achas melhor ( seja o ISEC ,seja o DEI-FCTUC, seja outro qualquer) para os teus objectivos.
Se não tiveste Física no secundário vais ter mais dificuldades, no entanto nada que não consigas ultrapassar, apenas terás que dedicar mais algum tempo e digo-te que a cadeira é relativamente simples (não é dada a alguém que nunca teve física, no entanto também não parte do princípio que se está completamente familiarizado com tudo, pelo menos quando fiz era assim).
Quanto à propina na UC, este ano foi 920,16€ podendo ser paga em 3 tranches de 305,00€ (a primeira é 310...), sendo esta (a propina) reduzida caso tenhas irmãos na mesma Universidade (ou no ensino superior, não tenho certeza) ou tenhas direito a bolsa social (nisto não te posso dar certezas pelo que deves consultar a página da UC pois sei que em ambos os casos há certas condicionantes).
De resto, acho que não deves decidir a instituição de ensino para a qual concorrer apenas por uma ou outra cadeira para a qual estás menos preparado, deves analisar os planos curriculares, recolher opiniões sobre a qualidade e depois decidires por aquele que achas melhor ( seja o ISEC ,seja o DEI-FCTUC, seja outro qualquer) para os teus objectivos.
-
rafasimoes
- Novato

- Registado: terça-feira, 26 junho 2007 10:53
As Propinas são quase o dobro na FCTUC em releção ao ISEC..
Os planos curriculares são muito semelhantes nas duas escolas, com a diferença de no ISEC nao se tem fisica e se tem uma cadeira a base de eletronica...
Já em termos de reputação a FCTUC está melhor posicionada...
LOL... Cada vez tenho mais duvidas...
A questão das propinas e visto que não nado em dinheiro poderá ter algum peso!!!
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
fia-te na reputação e não corras que vais ver...rafasimoes Escreveu:![]()
As Propinas são quase o dobro na FCTUC em releção ao ISEC..
Os planos curriculares são muito semelhantes nas duas escolas, com a diferença de no ISEC nao se tem fisica e se tem uma cadeira a base de eletronica...
Já em termos de reputação a FCTUC está melhor posicionada...
LOL... Cada vez tenho mais duvidas...
A questão das propinas e visto que não nado em dinheiro poderá ter algum peso!!!
boa sorte