Engenharia Informática e Comunicação e Design

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
japardalm
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 08 março 2007 12:33

Mensagem por japardalm »

daniel322 Escreveu:Acho que não tás a perceber. No ISEC os cursos são 3+2 (bacharelato+licenciatura). Ao fim dos 5 anos fazes exame para a Ordem (No caso de Eng Civil, acho que outros cursos tipo mecânica entram directamente para a Ordem)
Sim, eu percebi...Mas eu estava a falar antes de bolonha! Para o ano até no polo II os cursos vão fica 3+2! Mas antes de bolonha não era assim no ISEC...Eu sei que agora vai mudar.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Pois, aì é que eu insisto que te estás a enganar. :D Antes de Bolonha já existia o modelo 3+2 no ISEC. Bacharelato+Licenciatura. Agora vai passar a Licenciatura+Mestrado.

O que me parece que tás a fazer confusão é a dizer que no Polo existia licenciatura de 5 anos e no Isec apenas bacharel de 3 anos. Isso não é verdade ;)
O Engenheiro Técnico Civil/Engenheiro Civil formado pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra fica apto a desenvolver a sua actividade de investigação, concepção, estudo, projecto, fabrico, execução, fiscalização e controlo de qualidade na sua área de formação, tanto em serviços da administração pública central e local, como no sector privado. Um profissional formado no ISEC pode ainda desempenhar funções em gabinetes de projecto e consultadoria, integrar equipas de investigação e desenvolvimento, e ser formador do ensino técnico e profissional.
http://dec.isec.pt/curso_lec.aspx
A Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra tem por objectivo formar Engenheiros Mecânicos capazes de exercer a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica. Tem ainda o objectivo de fornecer aos seus licenciados uma formação adequada para que possam prosseguir os seus estudos em cursos de mestrado e de doutoramento.

É estruturada em dois blocos sequenciais. Os três anos iniciais constituem o primeiro bloco, a que corresponde a atribuição do grau de bacharel, e tem uma estrutura curricular terminal, possibilitando a inserção dos bacharéis no mercado de trabalho. O segundo bloco constitui uma etapa complementar do primeiro, sendo constituído por mais dois anos, e confere o grau de licenciado.
http://dem.isec.pt/curso_lem.aspx

:wink:

japardalm
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 08 março 2007 12:33

Mensagem por japardalm »

Hmmm...Então nesse caso peço desculpa! LOL Devia estar a fazer confusão com algo...Pensava que no ISEC, a suposta licenciatura era de 4 anos mas so te dava equivalência a bacharel.

Sendo assim, deves ter razão...Confusão minha! Sorry...

LOL

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Ja agora vou tambem dar a minha opiniao.
Eu ando no DEIS, no ISEC.
Pah, o curso e bom e es bem formado. Nunca ouvi ninguem dizer mal dos licenciados do DEIS, alias so ouvi dizer bem!
Quanto a professores ha aqueles que podiam levar um chuto monumental dali pra fora (uns 2 ou 3) mas tirando essas nodoas os professores sao na generalidade muito bons, principalmente se mostrares que es interessado e que te aplicas no estudo. Ha la desde professores que sabem mesmo muito sobre diversas materias e que conseguem transmiti-las muito bem, a professores que te conseguem cativar nas aulas teoricas e consegues nao ter sono em parte nenhuma da aula (lol, sofro muito de sonolencia nas aulas teoricas :P).
Eu sinceramente gosto do curso, gosto da relacao professor-aluno que e por vezes ate de um certo companheirismo, gosto do ambiente entre os alunos, etc.
E o curso ha pelo menos 8 anos que ja era 3+2, 3 anos de bacharelato + 2 anos de licenciatura. Quem quisesse ficar pelos 3 anos ficava com um bacharelato, quem continuasse com os estudos por mais 2 anos ficava com uma licenciatura.
Quanto a os empregadores preferirem alunos da faculdade ja nao acredito que isso seja verdade. Penso que a media e o curriculum em si sera mais importante que o sitio onde se tirou o curso... Essa mania que o pessoal da faculdade tem de que FCUC > ISEC as vezes irrita-me um bocado... pronto irrita-me muito, confesso... :P

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

Ah e esqueci-me de dizer... Qualquer curso de engenharia informatica quer dizer muito trabalho, muitas horas na biblioteca a estudar, muitas horas a ficar com os olhos todos destruidos de olhar pra um ecran, muitas horas a beira da loucura com bugs nos trabalhos, muitas horas aflito por causa de a hora de entrega do trabalho se estar a aproximar, muitas horas aflito pq tens 9999 trabalhos pra fazer e nao sabes pra onde te virar, muitas horas a desejar coisas muito feias a um dos colegas do trabalho que nao faz 1 cu, etc... lol :) no meio disto tudo da pra conviver com o pessoal e pra nos irmos rindo e divertindo, se nao ainda damos em doidos como e normal :)

JoãoFaria
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 28 fevereiro 2007 15:01

Mensagem por JoãoFaria »

Ok. Muito obrigado pelas opiniões e informações que me deram. :D

JoãoFaria
Estreante
Estreante

Mensagem por JoãoFaria »

Já agora, desculpem lá, uma última coisita... Eu neste ao lectivo não tive Física (tive Biologia). Acham que me faz falta para Engenharia Informática?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Fazer fazer... faz... mas não serias o único, primeiro ou último a passar a Tópicos de Física Moderna (no DEI-FCTUC) sem teres tido física do 12º... podes encontrar conceitos novos e teres que estudar mais, mas não é um impedimento ;)

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

E se fores pro ISEC nao tens topicos nenhuns de fisica.. Tens electronica e coisas do genero, mas nao tens fisica mesmo... Mas mesmo que vas para o Polo II ja ouvi dizer que essa cadeira de topicos de fisica se faz sem grande dificuldade, e nao e por causa de uma cadeira que nao vais escolher um curso ne :)

JoãoFaria
Estreante
Estreante

Mensagem por JoãoFaria »

Certo :) Muito obrigado mesmo!

rafasimoes
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 26 junho 2007 10:53

Mensagem por rafasimoes »

:arrow:
:?:
Continuando…
Estou decidido em ir estudar para Coimbra, para engenharia informática, mas estou indeciso entre ISEC e FCTUC, necessito de uma ajuda:
- O que me põe duvidas é o facto de ter andado numa escola profissional e não ter tido física…” (Pronto tive no 10.º ano, mas depois mudei de escola/curso)”, gostava que me dissessem se é uma cadeira que recorre a muitos conhecimentos dados no secundário ou se por outro lado é (“leccionada do zero”)!!!
- Por outro lado, em quanto ficam as propinas na FCTUC?
Agradecidamente Rafael Simões

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ui na UC é uns 900 e tal euros...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Rafa já lá vão alguns anos e quando entrei Física era específica obrigatória, no entanto já não o é e muita gente tem entrado sem ter tido física e passado à cadeira. Poderás ter é que fazer maior esforço pois irás encontrar conceitos que não estudaste e com os quais não estás familiarizado.
Se não tiveste Física no secundário vais ter mais dificuldades, no entanto nada que não consigas ultrapassar, apenas terás que dedicar mais algum tempo e digo-te que a cadeira é relativamente simples (não é dada a alguém que nunca teve física, no entanto também não parte do princípio que se está completamente familiarizado com tudo, pelo menos quando fiz era assim).

Quanto à propina na UC, este ano foi 920,16€ podendo ser paga em 3 tranches de 305,00€ (a primeira é 310...), sendo esta (a propina) reduzida caso tenhas irmãos na mesma Universidade (ou no ensino superior, não tenho certeza) ou tenhas direito a bolsa social (nisto não te posso dar certezas pelo que deves consultar a página da UC pois sei que em ambos os casos há certas condicionantes).

De resto, acho que não deves decidir a instituição de ensino para a qual concorrer apenas por uma ou outra cadeira para a qual estás menos preparado, deves analisar os planos curriculares, recolher opiniões sobre a qualidade e depois decidires por aquele que achas melhor ( seja o ISEC ,seja o DEI-FCTUC, seja outro qualquer) para os teus objectivos. :wink:

rafasimoes
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 26 junho 2007 10:53

Mensagem por rafasimoes »

:shock:
As Propinas são quase o dobro na FCTUC em releção ao ISEC..
Os planos curriculares são muito semelhantes nas duas escolas, com a diferença de no ISEC nao se tem fisica e se tem uma cadeira a base de eletronica...
Já em termos de reputação a FCTUC está melhor posicionada...
LOL... Cada vez tenho mais duvidas...
A questão das propinas e visto que não nado em dinheiro poderá ter algum peso!!!

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

rafasimoes Escreveu::shock:
As Propinas são quase o dobro na FCTUC em releção ao ISEC..
Os planos curriculares são muito semelhantes nas duas escolas, com a diferença de no ISEC nao se tem fisica e se tem uma cadeira a base de eletronica...
Já em termos de reputação a FCTUC está melhor posicionada...
LOL... Cada vez tenho mais duvidas...
A questão das propinas e visto que não nado em dinheiro poderá ter algum peso!!!
fia-te na reputação e não corras que vais ver...

boa sorte Imagem