As outras escolas não sei, mas na ACP consegues tirar num mês, desde que vás às aulas todas. Eu demorei 2 meses, porque ia somente uma hora por dia e nem todos os dias.
Quanto às 30 horas, acho que deveriam ser cumpridas, rigorosamente por todas as escolas de condução, mas enfim, escolas de condução são como os Centro de Inspecção Periódica Obrigatória. Existem aqueles bons e sérios e rigorosos, e existem os outros em que tudo passa logo que o carro tenha 4 rodas.
Uma pessoa até pode aprender a conduzir em 5 horas, mas o resto das 25 horas serve para uma pessoa melhorar, aprender mais algumas coisas, ficar melhor preparado, não para o dia do exame, mas para o dia em que tu ficarás responsável pela tua vida enquanto condutor, pela vida de terceiros e pela própria viatura e a de terceiros, e é aí que entra a responsabilidade (ou falta dela) que o
duffy referiu.
Ainda me lembro das palavras do meu instrutor quando eu ia no IC2 a caminho de Eiras e a dada altura reparo que vou a 101 km/h, quando ele me pergunta se sei o limite da via onde vou, isso foi o suficiente, para deixar de ir a pervericar, e ainda hoje, sempre que passo nessa via, nunca excedo o limite recordando sempre aquelas palavras