Senhas de autocarro a preto e branco...

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40

Mensagem por Lourenco »

mustiness Escreveu:Sim, são modernos, mas o que é moderno para nós, para outros já está ultrapassado! Era a isso que eu me referia. A CMC não compra veículos novos, ou pelo menos não o fazia há uns tempos...
Ao longo dos últimos anos foram adquiridos vários autocarros novos, como por exemplos os "Pantufinhas". Basta reparares nas matrículas para comprovares isso. :wink:
Lino Escreveu:As linhas de metro de superfície que vi na estranja também obrigavam à necessidade dos cabos eléctricos. De onde querias que viesse? Do chão? Depois as pessoas apanhavam choques valentes!
É óbvio que o metro de superfície necessita de cabos eléctricos. Mas ninguém falou em metro, estamos a falar de troleicarros. :wink:

Eu até simpatizo com os troleicarros e é bonito dizer que somos a única cidade da Península que ainda tem este meio de transporte, mas a verdade é que estes têm custos de manutenção elevados e fiabilidade reduzida, entre outros problemas. Há alternativas igualmente amigas do ambiente e que não necessitam daquela quantidade de cabos suspensa no ar que dá tão mau aspecto à cidade.
Ou será que achas que isto é bonito de se ver? :roll:

Imagem

Na minha opinião, esta quantidade de fios suspensa no ar dá um aspecto antiquado à cidade. Se fores a Tokyo, por exemplo, não vês cabos eléctricos suspensos no ar. A cidade fica logo com um ar muito mais limpo e moderno. B)

Imagem

Felizmente em Coimbra já se começam a colocar cabos subterrâneos. Mesmo nos edifícios que têm vindo a ser recuperados na alta há o cuidado de ocultar os cabos, para que não fiquem a "estragar" as fachadas como acontecia até agora.

Exemplo no Quebra-Costas:
Imagem

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Lourenco Escreveu: Ao longo dos últimos anos foram adquiridos vários autocarros novos, como por exemplos os "Pantufinhas". Basta reparares nas matrículas para comprovares isso. :wink:
São importados...

Li há uns tempos que aqueles autocarros novos cujo piso baixa vinham da Alemanha.

Lourenco
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Lourenco »

São importados mas não deixam de ser novos.

O ano que aparece na matrícula é o ano da primeira matrícula, independentemente do país onde essa matrícula tenha sido feita. Se amanhã a CMC fôr à Alemanha comprar um autocarro de 1995 é esse o ano que aparece na matrícula.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

então e qual o problema se forem semi-novos ou usados? desde que venham em boas condições e sejam confortáveis e menos poluentes :wink:
se ao menos servisse para deixar de usar aqueles mais antigos.. coimbra é uma cidade pequena de um país pequeno, todos sabemos que a camara tem limitações, se são semi-novos, paciencia

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu não tenho nada contra os semi-usados, pelo contrario. Deviam era comprar mais e substituir aqueles que são altíssimos!

luisistico
Banido
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49

Mensagem por luisistico »

comparar Coimbra a Tokyo é no mínimo muito estranho...
se a ausência de fios é sinal de modernidade... é talvez relativa essa observação...
e tendo em conta o exemplo de Tokyo... prefiro mil vezes a "ruralidade" antiquada de Coimbra...
sendo assim, na minha opinião...
viva os fios por todo o lado! (não levar à letra)
(até porque existem certas e determinadas pessoas por aí que mereciam um valentes choques...)

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

eu concordo com o lourenço quanto à fiação aérea. penso que algo deveria ser feito. não me refiro em concreto aos fios dos troleis pois se existissem apenas esses estavamos nós bem, mas há situações que roçam o exagero e dão muito mau aspecto à cidade :(
e falo tanto de fios como de antenas de tv por todo o lado :?

veja-se tambem este exemplo de uma das principais ruas de Santa Clara:

Imagem

Imagem

Para além de haverem fios constantemente a cruzarem a rua, a camara decidiu aproveitar os antigos postes dos fios do trolei para lá acoplar a iluminação nocturna da rua.. ficou com este belo aspecto :?

Lourenco
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Lourenco »

luisistico Escreveu:comparar Coimbra a Tokyo é no mínimo muito estranho...
Volta a ler o meu post e diz-me em que parte é que comparei Coimbra a Tokyo... :roll:

O que fiz foi usar Tokyo como exemplo (não como termo de comparação) de uma cidade moderna, com bom urbanismo, em que a fiação aérea foi abolida. Volta a olhar para a imagem de Tokyo que coloquei e imagina-a com dezenas de cabos a cruzar os céus. Achas que ficava melhor? :roll:
luisistico Escreveu:se a ausência de fios é sinal de modernidade... é talvez relativa essa observação...
Estás no teu direito de não concordar. Mas basta que compares as cidades mais importantes dos países desenvolvidos com as restantes para tirares as tuas próprias conclusões.

Já que não gostaste do exemplo de Tokyo, vou usar um exemplo europeu: Viena.
Imagem

Imagem

E agora a comparação com São Paulo.
Imagem

Imagem

Mesmo com todos estes arranha-céus envidraçados, aquela quantidade enorme de cabos eléctricos pelo ar dá um aspecto atrasado à cidade.

Obviamente que não estou a querer comparar Coimbra com Viena ou São Paulo... Com esta comparação pretendo apenas ilustrar a minha afirmação que uma cidade fica com um aspecto mais limpo e moderno quando não tem uma quantidade enorme de fios pelo ar. :wink:
luisistico Escreveu:e tendo em conta o exemplo de Tokyo... prefiro mil vezes a "ruralidade" antiquada de Coimbra...
sendo assim, na minha opinião...
viva os fios por todo o lado! (não levar à letra)
(até porque existem certas e determinadas pessoas por aí que mereciam um valentes choques...)
O exemplo de Tokyo foi dado num determinado contexto e com um determinado fim. É importante não distorcer as coisas.

E claro que também prefiro Coimbra a Tokyo. Aliás, prefiro Coimbra a qualquer outra cidade do Mundo! :D

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

olha as fotos do jikas e do gutooo :D

de resto.. concordo ctg lourenço :wink:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Olhem, podem chamar-me o que quiserem mas eu prefiro meios não poluentes cheios de cabos, que meios poluentes sem cabos.

Lourenco
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Lourenco »

Como já tinha dito há alguns posts atrás...
Lourenco Escreveu:Há alternativas igualmente amigas do ambiente e que não necessitam daquela quantidade de cabos suspensa no ar que dá tão mau aspecto à cidade.
Parece-me que o ideal seria mesmo meios não poluentes e sem cabos. Até porque poluição visual também é poluição. B)

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:Olhem, podem chamar-me o que quiserem mas eu prefiro meios não poluentes cheios de cabos, que meios poluentes sem cabos.
já existem meios não poluentes e sem cabos :D

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Tomem em atenção o pessoal k vai falar sobre o dinheiro dos contribuintes que é preciso ser gasto para isso

por mim, embora goste de ver os troleys como são agora, tudo o k seja para melhorar é bem vindo :!: :!:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu nao disse que não existia... mas essas novas tecnologias (chamemos-lhes assim) são caras. e não me parece que de tão cedo venham para coimbra.

Foi nessa medida que disse o que disse :)

Lourenco
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Lourenco »

A Carris já tem 20 autocarros a Gás Natural e irá receber outros tantos no decorrer deste ano.

Os SMTUC também poderiam apostar nesta alternativa. :)