Hmmm... eu verifico nos Macbooks da Apple que são relativamente mais caros na Europa (aliás, diz antes Portugal porque de resto ali em Espanha o Macbook de entrada é 1069 euros, cá é 1115 e nos EUA são 1099 dolares... por isso em Espanha se fecharmos os olhos ao câmbio (imaginarmos que o dolar está igual ao euro) ele até é mais barato em Espanha! (basta veres www.apple.com www.apple.com.pt www.apple.es e ires à "Store")Hal9000 Escreveu:É uma das grandes razões...Acredita, que é bem verdade. Depois existem outros factores...Corsario-Negro Escreveu:O IVA não será a razão uma vez que estamos a falar em Espanha em que o preço é também alto e têm uma taxa abaixo dos 17% (acho que são os tais 16%, apesar de ter ideia que eram 15%) e lá custa mais de 550 euros, ora se formos fazer incidir sobre 399 euros (que até é menos, pois lá vendem a 399 dólares), estamos a falar em quase 200 euros de diferença...
Por exemplo, porque raio é que PS3 há de custar mais na Europa que nos USA?
200 euros mais caros, só mesmo o Windows Vista Ultimate completo! (os outros reduzem ligeiramente a diferença, mas continua a ser bem mais caro).
Eu só vejo uma razão: taxas alfandegárias ou algo do género... mas não percebo isso relativamente a outros produtos, não me parece que a Apple tenha centro de fabrico cá na Europa... não sei.