Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Leia Escreveu:Gostaria de saber onde é que o Briooosa viu que em França estavam a pensar mudar a lei acerca da penalização do aborto.
na impressa em geral,deram noticias sobre manifestações feitas nesse sentido,basta procurar um bocado,nem que seja no google.

e ja agora como ja disse sou a favou da despenalização,que apenas o facto de as mulheres nao serem julgadas por fazerem os abortos.
mas a nossa lei nao vai ser assim,vai ser e volto a repetir aborto a pedido...por isso é que de certeza que vou votar nao.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Marcelo Rebelo de Sousa criou um site pelo Não. Até aqui tudo bem, o que não está bem são alguns dos argumentos que estão expressos nesse site:

- Não há mulheres detidas pelo crime de aborto em Portugal.
Isto não é nem nunca pode ser motivo para votar Não. Se não há mulheres detidas é porque a lei não está a ser cumprida. E, se a lei não está a ser cumprida, então mude-se. Mas esperem lá, é mesmo isso que se quer fazer e que ele está contra.

- Em 2005 realizaram-se 906 abortos legais em Portugal.
E...? O que é que isso tem a ver com os abortos ilegais que se realizam todos os anos?

- Em 2005 houve 73 casos, e não milhares, de mulheres atendidas na sequência de abortos clandestinos.
- O número de abortos clandestinos está calculado em 1800 por ano.
Estas dois ficaram juntos pelo seguinte motivo: onde estão as fontes para esses números? Já lhe passou pela cabeça que quem faz aborto não anda aí a anunciar que o fez? Nem que ninguém chega ao hospital e diz que tentou abortar e correu mal? A maioria dos casos deve ficar abafada como aborto espontâneo...

- A taxa de natalidade em Portugal baixou para metade nos últimos 40 anos.
- Em 2005, a média de filhos por casal foi de 1,5, tendo-se registado apenas 109.000 nascimentos, permanecendo abaixo do nível de renovação das gerações (2,1).
E...? O que tem isto a ver com a despenalização do aborto?

- Em 2006, a Alemanha aprovou um incentivo à natalidade de 25 mil euros por cada nascimento.
Mais uma vez: e...? A não ser claro que se acenem com 25 mil euros a cada mulher que está a pensar fazer um aborto e que receba o dinheiro para não o fazer. Claro que o mais provavel é depois a criança que nascer seja prai abandonada em qualquer lado mas isso não interessa. O que interessa é que cada nascimento rende 25 mil euros à mãe.

- A pílula do dia seguinte é comercializada em Portugal desde 1999, sem necessidade de receita médica. É dispensada gratuitamente em centros de saúde desde 1 de Dezembro de 2005.
O argumento mais absurdo de todos. Caso não saiba, a pilula do dia seguinte é já um aborto, realizado nas primeiras horas de vida. É incoerente ser contra a despenalização do aborto e a favor da pilula do dia seguinte.

Fonte

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

Boas.

Devo confessar que não li todos os posts desta thread mas há uma questão que quase nunca vi ser discutida e acho que tem uma importância fundamental.

Acho que este referendo sobre o aborto é estar a por a "carroça à frente dos bois" e digo isto baseado no ditado popular: mais vale prevenir do que remediar.

De facto, nos dias de hoje, só engravida quem quer uma vez que existem muitos métodos contraceptivos bastante eficazes e seguros com uma eficácia a rondar os 100%.
É que um dos argumentos do movimento pelo sim é: é melhor abortar do que ter um filho indesejado que não vai ser amado. Pois bem, então porque é que o casal não tomou as devidas precauções?

Acho que deve haver uma aposta na educação da população de forma a tornar as pessoas mais responsáveis. Devia haver uma aposta na educação sexual, no encorajamento das consultas de planeamento familiar para evitar gravidezes indesejadas que leva muitas vezes a mulher a recorrer ao aborto clandestino.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Briooosa Escreveu:
Leia Escreveu:Gostaria de saber onde é que o Briooosa viu que em França estavam a pensar mudar a lei acerca da penalização do aborto.
na impressa em geral,deram noticias sobre manifestações feitas nesse sentido,basta procurar um bocado,nem que seja no google.
Eu penso que uma coisa é haver dados que o governo francês esteja a pensar alterar a lei, outra é a realização de manifestações.

Quanto ao Marcelo Rebelo de Sousa... esse senhor apenas merece um sorriso ironico quanto à manipulação que faz.

EDIT: quanto à frase de "só engravida quem quer" já a discuti (confesso que não sei se aqui ou se noutro forum) e é, na minha opinião ridicula. Não gosto sequer da forma como a afirmação é feita, mas se formos por essa linha de ideia, então também só tem cancro do pulmão e da laringe e da língua quem quer... Isso será razão para não os tratar?

Se formos por essa óptica metade do serviço nacional de saúde deixa de ter qualquer sentido.
Última edição por Leia em segunda-feira, 29 janeiro 2007 23:53, editado 1 vez no total.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Chong Li Escreveu:Marcelo Rebelo de Sousa criou um site pelo Não. Até aqui tudo bem, o que não está bem são alguns dos argumentos que estão expressos nesse site:

- Não há mulheres detidas pelo crime de aborto em Portugal.
Isto não é nem nunca pode ser motivo para votar Não. Se não há mulheres detidas é porque a lei não está a ser cumprida. E, se a lei não está a ser cumprida, então mude-se. Mas esperem lá, é mesmo isso que se quer fazer e que ele está contra.

- Em 2005 realizaram-se 906 abortos legais em Portugal.
E...? O que é que isso tem a ver com os abortos ilegais que se realizam todos os anos?

- Em 2005 houve 73 casos, e não milhares, de mulheres atendidas na sequência de abortos clandestinos.
- O número de abortos clandestinos está calculado em 1800 por ano.
Estas dois ficaram juntos pelo seguinte motivo: onde estão as fontes para esses números? Já lhe passou pela cabeça que quem faz aborto não anda aí a anunciar que o fez? Nem que ninguém chega ao hospital e diz que tentou abortar e correu mal? A maioria dos casos deve ficar abafada como aborto espontâneo...

- A taxa de natalidade em Portugal baixou para metade nos últimos 40 anos.
- Em 2005, a média de filhos por casal foi de 1,5, tendo-se registado apenas 109.000 nascimentos, permanecendo abaixo do nível de renovação das gerações (2,1).
E...? O que tem isto a ver com a despenalização do aborto?

- Em 2006, a Alemanha aprovou um incentivo à natalidade de 25 mil euros por cada nascimento.
Mais uma vez: e...? A não ser claro que se acenem com 25 mil euros a cada mulher que está a pensar fazer um aborto e que receba o dinheiro para não o fazer. Claro que o mais provavel é depois a criança que nascer seja prai abandonada em qualquer lado mas isso não interessa. O que interessa é que cada nascimento rende 25 mil euros à mãe.

- A pílula do dia seguinte é comercializada em Portugal desde 1999, sem necessidade de receita médica. É dispensada gratuitamente em centros de saúde desde 1 de Dezembro de 2005.
O argumento mais absurdo de todos. Caso não saiba, a pilula do dia seguinte é já um aborto, realizado nas primeiras horas de vida. É incoerente ser contra a despenalização do aborto e a favor da pilula do dia seguinte.

Fonte
Por acaso também já tinha visto esses argumentos absurdos, eu até gostava do homem a falar, até dizia umas coisas que se aproveitavam, mas neste assunto so se está a enterrar, é que ainda não vi um argumento dele que se aproveitasse!

Ele esquece-se dos "ricos" que se precisarem vão a Espanha e fazem um aborto e ninguém fica a saber de nada, é normal que a taxa de natalidade desça, hoje em dia quem decidir tirar um curso, até acabar o curso, encontrar emprego estavel e começar a orientar a vida para dar todas as condições ao bébé so perto dos 30 é que consegue isso, essa cena dos 25 mil euros, cá tinhamos os ciganos a procriar que nem ratos (já agora é quase assim!), e essa da pilula do dia seguinte não sei que é que tem a ver com o assunto, mas teoricamente como já foi referido é quase como se fosse aborto. :roll:

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

É um aborto para quem defende que o inicio de um ser humano inicia-se logo desde a fecundação. Assim sendo, ser-se a favor da pilula do dia seguinte e não da despenalização do aborto é contraditório.

Já para não referir que a pilula do dia seguinte não deveria ser vendida como rebuçados para a garganta... no entanto é!
Na minha opinião deveria haver um aconselhamento da jovem e pelo menos o questionamento do porque que a está a querer adquirir, saber se é realmente necessária e util (nalguns casos não é)...
Já para não falar que são desconhecidos os efeitos a longo prazo da utilização da pilula do dia seguinte.

Mas isto já é outro assunto :)

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

no meio disto tudo o k me lixa nao sao as mulheres k fazem o aborto, sao as mulheres k sao DISCRIMINADAS por fazerem o aborto, isso sim, mexe imenso comigo

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

EDIT: quanto à frase de "só engravida quem quer" já a discuti (confesso que não sei se aqui ou se noutro forum) e é, na minha opinião ridicula. Não gosto sequer da forma como a afirmação é feita, mas se formos por essa linha de ideia, então também só tem cancro do pulmão e da laringe e da língua quem quer... Isso será razão para não os tratar?

Se formos por essa óptica metade do serviço nacional de saúde deixa de ter qualquer sentido.
Só podes estar a brincar porque a incidência do cancro do pulmão, da laringe e da língua está de facto aumentada nos fumadores mas também tem como etiologia factores genéticos ou seja qualquer pessoa pode ter um cancro do pulmão sem nunca ter fumado um cigarro.
E estares a comparar uma gravidez a um cancro e o seu "tratamento" ao aborto é que é no mínimo ridícula.

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

Leia Escreveu:
Briooosa Escreveu:
Eu penso que uma coisa é haver dados que o governo francês esteja a pensar alterar a lei, outra é a realização de manifestações.

Quanto ao Marcelo Rebelo de Sousa... esse senhor apenas merece um sorriso ironico quanto à manipulação que faz.

eu só queria chamar a atenção para o facto de que mesmo com a lei implementada á 30 anos,ainda existem pessoas que estão descontentes com ela,reparem que em frança "só" existem 220 mil abortos por ano,acham isto normal???epá se fosse num país de terceiro mundo compreendia,mas nao é o caso...

em relação á frase,que só engravida quem quer,subscrevo,porque nos dias de hoje mesmo com muitas lacunas nas politicas de metodos contraceptivos só engravida quem quer,sem duvida,e para os casos de perigo para a mae,violacçoes,etc...ja existe uma lei.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

É incrível que não se perceba que é óbvio que a afirmação foi dita em tom mais que irónico. Mas de facto, em vez de cancro da laringe deveria ter optado por uma cirrose alcoólica. Mas o exemplo pode-se manter mudando para cirrose alcoólica se agradar mais.

Quanto ao numero de IVG realizado em media por ano em frança há que ter em conta a densidade populacional do país e que nesses dados estão incluidas as IVG que são realizadas de acordo com a lei portuguesa actual(violação, mal formação...). De notar também que apenas 1,76% das IVG realizadas em 1997 eram devidas a risco da mulher e/ou da criança (nao estando incluido a violação nessa percentagem)...

Deve também notar-se a idade média das mulheres que realizam uma IVG , ver aqui: http://transvie.com/Documents/Stats/Sta ... 2.2006.png
e na classe mais nova : http://transvie.com/Documents/Stats/Sta ... c.2006.png

Já agora, no mesmo site encontei este grafico que achei no minimo interessante : http://transvie.com/Documents/Stats/Sta ... c.2006.png

No entanto, esses dados são todos relativamente antigos (referem-se quase sempre a 2002 ou anterior) e a frança é agora o 2º pais europeu com maior taxa de natalidade (ou algo parecido.. confesso que nao me recordo)
Última edição por Leia em terça-feira, 30 janeiro 2007 1:04, editado 1 vez no total.

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

miguel69silva Escreveu:no meio disto tudo o k me lixa nao sao as mulheres k fazem o aborto, sao as mulheres k sao DISCRIMINADAS por fazerem o aborto, isso sim, mexe imenso comigo
exactamente,esse é que é o principal problema,ja sao tão afectadas psicologicamente e ainda se sentem discriminadas...para isso deveria ser criada uma lei,que apenas despenalizasse o aborto,que nao fossem julgadas,o que infelizmente nao é o caso...
mas quem quer continuar com a areia nos olhos e pensa que o que vao votar
é uma despenalização e nao a liberalização,ok.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

u só queria chamar a atenção para o facto de que mesmo com a lei implementada á 30 anos,ainda existem pessoas que estão descontentes com ela,reparem que em frança "só" existem 220 mil abortos por ano,acham isto normal???epá se fosse num país de terceiro mundo compreendia,mas nao é o caso...
Espero que não me vás dizer que em Portugal vamos ter esses números também...

Por outro lado, devias estar mais atento à sociedade Francesa, especialmente estrangeiros que lá residem (ou descendentes de estrangeiros e já com nacionalidade Francesa), talvez percebesses melhor esses números. No entanto acho que só olhando para a grandeza numérica da população Francesa conseguimos perceber que esse número não será assim tão escandaloso (eles sempre são 64 milhões + estrangeiros legais + estrangeiros ilegais).

O que a Leia disse faz todo o sentido do ponto de vista da ideia que muita gente do "NÃO" tenta passar que é uma vergonha o SNS poder vir a efectuar abortos até às 10 semanas sem ser numa das excepções agora previstas e caso seja despenalizado e posteriormente a AR passar alguma nova legislação que também faça um novo enquadramento legal que permita tal situação (e obviamente se assim for, também estarão previstos abusos e medidas a tomar nesse caso). Ora se acham isso uma vergonha deviam também ser coerentes e achar que é vergonhoso uma pessoa com cirrose alcóolica ser tratada, ou uma com cancro do pulmão devido a ser fumador, ou alguém que tenha lesões por se ter espetado na estrada por conduzir em excesso de velocidade... tudo na onda de "cometeste um erro, agora assume a responsabilidade e vive com ele". :roll:

Pessoalmente acho que não deve ser assim, acho que as pessoas merecem segundas oportunidades e talvez terceiras... (mais, no caso geral, também começará a ser demais... na minha óptica).

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Editei o meu post em cima, mas no fundo o Corsario ja tinha dito tudo o que queria dizer... Mas pronto, demorei tanto a editar ...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:
.....

Já para não referir que a pilula do dia seguinte não deveria ser vendida como rebuçados para a garganta... no entanto é!
Na minha opinião deveria haver um aconselhamento da jovem e pelo menos o questionamento do porque que a está a querer adquirir, saber se é realmente necessária e util (nalguns casos não é)...

......
Se fores comprar a pilula do dia seguinte o farmaceutico pergunta-te à quanto tempo foi a relação, que tipo de método contraceptivo usaram, se a rapariga toma a pilula, e o que correu mal para recorrer a pilula do dia seguinte, dá o parecer dele e só depois a vende.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

duffy Escreveu:
Leia Escreveu:
.....

......
Se fores comprar a pilula do dia seguinte o farmaceutico pergunta-te à quanto tempo foi a relação, que tipo de método contraceptivo usaram, se a rapariga toma a pilula, e o que correu mal para recorrer a pilula do dia seguinte, dá o parecer dele e só depois a vende.
No entanto a pessoa pode não responder a nada disso, ele encolher os ombros e vender-lhe na mesma porque pensa "antes isto que depois ter a criança ou abortar aí num canto qualquer ou pior".
Para todos os efeitos, vendem-se como rebuçados, a diferença é que fazem-te umas perguntas e nem devem tomar conta quantas já venderam a determinada pessoa (algo que com o aborto, caso seja despenalizado e caso passe na AR novo enquadramento legal, espero bem que se contabilize e haja medidas para controlar isso).