Metro e as demolições na Baixa

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:No entanto, acredito que não seja o metro a colmatar essa falha, mas sim a CP que não dispõe de urbanos para estas zonas.
claro! para aveiro tens comboio. para leiria o problema é a estação estar mt longe da cidade mas isso é culpa da cp e deveria ser resolvida com uma ligação à cidade tipo coimbra B - coimbra A. o metropolitano é como o proprio nome diz para areas metropolitanas, no sentido ingles, areas urbanas, pois é demasiado caro para andar a ligar grandes distâncias. acho que da maneira que isto anda já deveriamos ficar mt contentes se eles ligassem as principais zonas do concelho de coimbra, quanto mais andar a ligar à serra da estrela e etc...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A estação não está assim tão longe da cidade... claro que poderia estar mesmo no centro, mas não há infra-estruturas para tal coisa.

Não sei o porquê da linha de Leiria ir somente até à figueira.(penso que só vá até ai, mas nao estou certa a 100%)

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Daniel, o metro para chegar a Arganil, tens de passar por Penacova, Vila Nova de Poiares, Vila Nova Ceira, Góis, Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil com várias linhas para se deslocarem melhor :!:

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

daniel322 Escreveu:para leiria o problema é a estação estar mt longe da cidade (...)
A estação de comboio de Leiria não está longe da cidade!!! Tens uma avenida (que por acaso é um bocadinho grande) e, no final, estás praticamente no centro de Leiria e ao lado do estádio!

Acho que o principal problema do comboio em Leiria é o quase absoluto estado de abandono a que a Linha do Oeste está votada! De Coimbra a Leiria tens que fazer, pelo menos, um transbordo (na Bifurcação de Lares) e, daí até Leiria, vais numa automotora (com um bocado de sorte já é daquelas modernizadas). Com condições destas, qualquer um perde a vontade de ir de comboio, preferindo o Expresso.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

quanto a leiria não sei, pois apenas fiz a viagem de comboio para lá uma vez há uns anos e pareceu-me longe, mas acredito que entretanto esteja melhor :wink:
Realeza Escreveu:Daniel, o metro para chegar a Arganil, tens de passar por Penacova, Vila Nova de Poiares, Vila Nova Ceira, Góis, Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil com várias linhas para se deslocarem melhor :!:

mas diz-me qual o interesse de ter metro para arganil??? não estás a confundir as coisas? para fora da cidade se me falasses de comboio eu apoiava a 100%, agora metro? por amor de deus, tu não deves saber os custos de fixação/manutenção de uma rede de metro, ainda por cima com possiveis rendimentos mínimos.
eu apoio a 100% uma possivel linha de comboio da cp entre viseu e coimbra a passar nessas localidades agora ter uma linha de metro, que é suposto ter um serviço diário para apenas ir visitar os familiares de vez em quando como acima disseste é um absurdo, não?
Realeza Escreveu:Mas deviam pôr, Serpins, Penacova, Vila Nova de Poiares, Góis, Tábua, Oliveira do Hospital, Coja e Arganil, deviam pôr nestes pontos e em terrinhas destes sítios todos para haver mais turismo nessa zona ou para quem tem família ir de vez em quando lá visita-los com o metro e assim evita-se acidentes de automóveis e trânsito pelo caminho :!:
:roll:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Há muitos que vivem ali para Penacova, Arganil, Tábua e etc. que vêm diariamente para Coimbra.
Querem um exemplo de estação longe do centro? Montemor... :?

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Qual :?: Muito. Passas ali no Alto S. João Junto ao Montepio e vê aos milhares na paragem diariamente, porque essa gente estuda cá em Coimbra e são estudantes de Colegio Rainha Santa Isabel, Quinta das Flores, José Falcão etc. Coimbra tem muito estudantes dessas terrinhas que por vezes não chegam a dormir porque saiem das aulas 18h, chegam a casa às 20h e no outro dia têem levantar se às 5h da manhã para apanhar transporte para coimbra às 6h20 :( . Absurdo, é não haver transportes como metro ou comboio nesses lados para essas pessoas.

P.S. Falas assim porque andas de carro e de não autocarro, expresso etc, porque achas que é confortável o que escrevi assim. Conheço meio mundo dessas terrinhas e toda gente queixa-se. Sei melhor que tu quanto custas essas manutenções tenho familiares a trabalharem na CP e no Metro em Lisboa.

Então vê isto e diz me porque o Porto tem metro para fora da cidade http://www.metrodoporto.pt/document/827457/879099.pdf. Eu penso em mim e nos noutros.

Eu digo Porto como Lisboa também tem para fora de Lisboa.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não percebo o teu raciocínio.. eu disse que sou a favor de linhas sub-urbanas da cp fora dos limites urbanos e de expansão do metro até ao limite da cidade.. nada mais
Realeza Escreveu:P.S. Falas assim porque andas de carro e de não autocarro, expresso etc, porque achas que é confortável o que escrevi assim. Conheço meio mundo dessas terrinhas e toda gente queixa-se. Sei melhor que tu quanto custas essas manutenções tenho familiares a trabalharem na CP e no Metro em Lisboa.
Tu de mim não sabes nada, por isso não admito que fales com essa presunção da minha pessoa :wink:
eu andei muitos anos de autocarro e se ando de carro é pq pago para o ter e não tens nada a ver com isso. além do mais, prefiro sempre que possivel usar o comboio ou os SMTUC em detrimento do carro nas minhas viagens.
quanto às despezas do metro, duvido que saibas só pq tens familiares a trabalhar lá. o meu avô tb trabalhou na direcção da CP e nunca me disse quanto a CP gastava por mês em cada linha :wink:

eu sei sobre o metro pois já fiz um estudo sobre o metro do porto e pq a minha area de trabalho/estudo é sobre construção urbana e planeamento territorial (transportes e ordenamento). acho que a minha opinião tem tanto valor como a tua, não?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Realeza Escreveu:Passas ali no Alto S. João Junto ao Montepio e vê aos milhares na paragem diariamente, porque essa gente estuda cá em Coimbra e são estudantes de Colegio Rainha Santa Isabel, Quinta das Flores, José Falcão etc. Coimbra tem muito estudantes dessas terrinhas que por vezes não chegam a dormir porque saiem das aulas 18h, chegam a casa às 20h e no outro dia têem levantar se às 5h da manhã para apanhar transporte para coimbra às 6h20 :( . Absurdo, é não haver transportes como metro ou comboio nesses lados para essas pessoas.
então mas a 1a fase do metro vai servir precisamente essas pessoas.. :roll:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

seja como for, esta discussão é inutil pois o que está previsto é isto:
Imagem

e é o que vai ser feito até 2011. até agora não há mais nada programado. espero, como todos nós, que no futuro a rede seja alargada, mas para já temos de nos sujeitar ao que hà..........

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Não percebeste o meu raciocínio :?: É tão simples como isto haver mais alternativas alem de carreiras de 4h em 4h durante a semana e ao fim de fim de semana uma desgraçada por completo. Por exemplo tens o metro que vai até ao Cais do Sodré e depois apanham o comboio para o barreiro, seixal etc, tal como existe no Porto para a área metropolitana.

Eu adorava ver alternativas para fora, para zonas como Penacova, Poiares etc e dentro da cidade para Lordemão, Monte Formoso devia haver mais alternativas para essa gente deslocar se diariamente sem stress :!:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Realeza Escreveu:Por exemplo tens o metro que vai até ao Cais do Sodré e depois apanham o comboio para o barreiro, seixal etc, tal como existe no Porto para a área metropolitana.

Eu adorava ver alternativas para fora, para zonas como Penacova, Poiares etc e dentro da cidade para Lordemão, Monte Formoso devia haver mais alternativas para essa gente deslocar se diariamente sem stress :!:
nisso eu concordo ctg.. claro que gostaria que houvesse mais alternativas, mas infelizmente neste país só se constroi em porto e lisboa.. o resto é paisagem..

sublinhei em cima aquilo que estive a dizer nestes ultimos topicos e que acabas por me dar razão.. têm metro na cidade e comboio fora da cidade.
é isso que é o ideal e que cá não existe.. e era isso que eu queria ver feito! metro dentro da cidade e a ligar às mais importantes zonas limite da cidade e ligações de comboio para outros concelhos circundantes
:wink:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

alias, acho que te enganaste.. apanham o ferry para o barreiro :D

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

daniel322 Escreveu:alias, acho que te enganaste.. apanham o ferry para o barreiro :D
Seja como for é uma alternativa :!: :wink:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

está bem e eu concordo mas não podes querer comparar Lisboa a Coimbra......