Conflito israelo-palestiniano

O geral das generalidades... para discutir tudo!

Quem tem razão?

Israelitas
5
22%
Palestinianos
4
17%
Nenhuns
12
52%
Ambos
2
9%

Total de votos: 23

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Relativamente à questão do conflito entre Israel e o Hezzbollah, eu vejo a questão de forma simples: o Hezbolah atacou território israelita.
O Hezzbollah raptou dois soldados israelitas numa altura em que Israel estava já a ter uma resposta desmesurada contra um rapto de outro soldado seu por parte de um grupo palestiniano. Já agora eu até ponho as minhas dúvidas nesses raptos (apesar de serem plausíveis), pois não me admirava nada que fosse uma táctica para poderem descarregar mais umas quantas bombas, manter o povo palestiniano e libanês na miséria e ainda mais refens de grupos armados (porque desengane-se quem acha que com isto o povo irá ficar menos pegado ao Hezbolah ou ao Hamas) e aproveitar para estimular a indústria de armamento com novas encomendas.

Quanto ao cartoon do Ingersoll, pergunto-te eu quem é que anda com aviões a bombardear bairros civis? É porque está lá um terrorista? Então a grande Mossad não tem capacidade de infiltração para o matar de forma limpa e eficiente? É preciso bombardear quarteirões inteiros e destruir casas civis? Quem é que bombardeou uma praia palestiana? Os terroristas estavam todos a apanhar sol?
Não desculpo terroristas que usem escudos humanos, e grupos terroristas não se aniquilam com bombardeamentos mas sim com infiltrações de grupos especiais... com infiltrações de vários agentes que consigam progredir nas fileiras e destruir o grupo por dentro como um virus. Mas acho que é da vontade de muitos israelitas e estado-unidenses que esses grupos radicais não sejam erradicados... porque quando forem as pessoas dessas regiões começam a desenvolver-se e isso é mau para Israel.

Aproveito também para dizer que discordo completamente que saía 1 único cêntimo da U.E. para reconstruir o Líbano (já com o Iraque espetaram-nos o truque...). Israel devia ser obrigado a pagar e reconstruir TUDO o que destruiu... se se recusassem levavam com um belo de um embargo económico (ou isso é só para os países inimigos dos EUA?).

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:Quanto ao cartoon do Ingersoll, pergunto-te eu quem é que anda com aviões a bombardear bairros civis? É porque está lá um terrorista? Então a grande Mossad não tem capacidade de infiltração para o matar de forma limpa e eficiente? É preciso bombardear quarteirões inteiros e destruir casas civis? Quem é que bombardeou uma praia palestiana? Os terroristas estavam todos a apanhar sol?
Mas é aí que entra o tal cartoon. Os terroristas protegem-se ao colocarem-se em posições recheadas de civis, enquanto que, do outro lado, os soldados israelitas evitam isso. É aí que está a diferença entre uns e outros... os israelitas querem proteger o seu povo, os terroristas querem simplesmente matar enquanto se escondem atrás de inocentes. Se não queriam que Israel atacasse, não atacavam Israel primeiro. O Hezzbollah sabia perfeitamente o que estava a fazer. Tal como disse, não me espantava nada que a reacção de Israel fosse precisamente o que eles queriam, porque assim sempre podem dar uso aos seus rockets (sim, as fontes supostamente "independentes" esquecem-se que também estão a morrer bastantes civis em Israel, graças aos ataques do Hezzbollah - estes sim, tendo apenas civis como alvos).

Hyper_Viriato
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 25 outubro 2005 22:30

Mensagem por Hyper_Viriato »

Essa imagem é interessante...mas como qualquer outro tipo de opinião é parcial.
Mas é um facto indescutivel que a resistência islamica se esconde por traz da população civil.

É preciso enteder no entanto que esta é uma estratégia normal em qualquer tipo de guerrilha: Resistência Francesa na 2º Guerra Mundial, Resistência Iraquiana, Resistência Vietnamita contra os EUA, Resistência Inicial da America contra o dominio do Império Britânico, Resistência Timorense e até o proprio Viriato tinha essa estratégia contra os Romanos.

A diferença entre heroi e terrorista é pequena...e na sua maioria apenas depende se ganharam a guerra ou não.

Quando se têm como inimigo uma potência militar é impossivel lutar com ela directamente...e qualquer guerra de guerrilha se esconde por traz da população civil.

A França na 2º Guerra mundial perdeu a guerra convencional em alguns meses...mas isso não fez os Franceses cruzarem os braços.
Para quem conhece a história sabe que a guerrilha francesa raptava alemães militares e civis para servir de reféns, troca de prisioneiros e torturar para obter informações...alem disso realizava actos de sabotagem e colocação de bombas que matavam Alemães civis e militares e até mesmo franceses quando não o podiam evitar.
Como não podiam enfrentar os Alemães frente a frente praticavam uma guerra de guerrilha e escondiam-se por traz da população...e os alemães obviamente ripostavam matando civis às dezenas.
Apesar do numero de vitimas ter sido brutal os franceses nunca desistiram...e no fim tiveram um papel importantissimo na derrota dos Alemães.
Acho que ninguem discute que os homens e mulheres da Resistência Francesa foram heróis.

Não entendo que haja uma grande diferênça entre essa situação e esta...apenas difere talvez nos meios que cada parte dispões para lutar com o adversário.

A unica razão porque o Hamas e Hezbolah sobrevivem é porque são apoiados pela população...tal como qualquer outra resistência.
Existem paises vizinhos que financiam e influencia a resistência...mas sem a população nada feito. A população apoia de tal maneira a resistência que nas ultimas eleições Palestinianas ganhou o Hamas...dando uma chapada à elite mundial e dizendo de uma vez por todas que a Palestina odeia Israel e os seus aliados por estes terem violado e continuarem a violar a sua terra.

Quem começou tudo isto foi Israel e os seus aliados quando retiraram a terra e soberania aos palestianos...ou ainda quando utilizaram os Arabes na 1º guerra e depois em vez de lhes darem a liberdade como prometido trairam-nos e dividiram os territórios entre a França e Inglaterra.
Mas se esquecerem isto tudo e apenas quizerem ver os ultimos acontecimentos (o que é a meu ver uma vizão tacanha)...tem que perceber o seguinte:

- O Hamas e o Hazbolah raptaram e mataram alguns militares como refens para servir de troca. É preciso perceber que Israel rapta e mata civis ou guerrilheiros na Palestina e mesmo no Libano a torto e a direito. Inclusive tinha raptado dois politicos libanêses uns dias antes! É preciso tambem entender que Israel possui dezenas de milhares de prisioneiros que estão presos há anos sem julgamento, fora da convenção de Genebra e sem supervisão da ONU ou cruz vermelha...inclusive crianças!

- Israel bombardeia a Palestina e o Libano matando mais de uma centena de civis

- O Hazbolah retalia atirando rockets contra Israel e matando algumas dezenas de civis. Mas isto foi depois de Israel ter atacado massiçamente o Libano. O Hazbolah já tinha os rockets antes e não os usou!

Portanto mais uma vez quem criou esta situação foi Israel! A sua reacção foi desproporcionada.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Hyper_Viriato Escreveu:- O Hamas e o Hazbolah raptou e matou alguns militares como refens para servir de troca.
Se tivesse sido por isso, já teriam sido libertados. Israel já propôs a libertação de aproximadamente 1000 prisioneiros em troca dos 2 soldados. A proposta foi recusada.
Hyper_Viriato Escreveu:- Israel bombardeia a Palestina e o Libano matando mais de uma centena de civis
Depois de ter sido atacada, Israel defendeu-se. Quanto às mortes de civis, duvido que tenha sido "mais de uma centena" e as que existiram deveram-se em grande parte às tácticas do Hezbollah de proteger as suas instalações e os seus membros com civis.
Hyper_Viriato Escreveu:- O Hazbolah retalia atirando rockets contra Israel e matando algumas dezenas de civis. Mas isto foi depois de Israel ter atacado massiçamente o Libano. O Hazbolah já tinha os rockets antes e não os usou!
Israel atacou o Líbano depois de ter sido atacada. Ou é suposto eles ficarem de braços cruzados quando uma potência estrangeira os ataca? Se não reagissem, o Hezzbollah faria o mesmo uns dias depois. E voltaria a repetir a sua actuação, até Israel reagir. Tentar culpar isto tudo em Israel apenas porque reagiram após terem sofrido um ataque de um grupo terrorista não faz qualquer sentido. Israel e o Líbano tiveram um período complicado em que se envolveram numa guerra (Israel já chegou mesmo a ocupar Beirute), mas esse assunto já estava praticamente resolvido e os israelitas já tinham retirado do território libanês. Como isto não dava jeito ao pessoal do Hezbollah (que foi um movimento terrorista criado para combater essa invasão), lá foram tentar arranjar outra luta, para ver se continuam a ter motivos para existir. Não percebo como é que alguém pode apoiar isso.

Hyper_Viriato
Novato
Novato

Peço desculpa Pedro mas não conheço essa noticia:

"Se tivesse sido por isso, já teriam sido libertados. Israel já propôs a libertação de aproximadamente 1000 prisioneiros em troca dos 2 soldados. A proposta foi recusada. "

Se pudesses me indicar onde les-te isso agradecia.
Essa informação é no entanto dificil de ser acreditar, não encaixa com nada que os israelitas fizeram até hoje. É de entender no entanto que Israel possui dezenas de milhare de prisioneiros...o que os Libaneses anseiam é que Israel lhes devolva os Pais, amigos e filhos...porque sem isso a guerra nunca acabou!

Mas mesmo que existisse a proposta nada altera o facto que os Israelitas foram os primeiros a atacar convencionalmente e em força.

Os numeros de mortos que o ataque inicial ao Libano por Israel foi noticiado em todas as televisões, radio e net...era mais de uma centena...e hoje já vai em mais de três centenas (este numero ouvi no sabado na RTP1, portanto desactualizado).

Quanto ao facto de usarem escudos humanos: não existe conhecimento de eles colocarem civis propositadamente em alvos do Hazbolah.
O que existe sim é informações por parte de Israel que o Hazbola tem bases e afins misturados com zonas residenciais.
Como já expliquei no meu post anterior...as guerrilhas trabalham exactamente assim, caso contrario são identificadas...todas as guerrilhas no mundo inteiro fazem isso...não é para terem escudos humanos...é para não serem facilmente identificadas.
Se considerares que a guerra de guerrilha é o mesmo que terrorismo então tens que reenscrever muita da história da humanidade.
E questiono qualquer um no que faria se uma potência militar se impozesse sobre a sua comunidade...não podendo lutar convencionalmente...juntariam-se à guerrilha ou não faziam nada?

Mas mesmo que existissem escudos humanos...e volto a repetir que não ha conhecimento disso...isso não é justificação para bombardear zonas civis. É para este tipo de situações que se utilizam comandos especiais, utilizando o conceito de "operação sirurgica" e não força bruta.

Volto a repetir que o Hazbolah apenas utilizou os seus rockets depois de Israel bombardear o Libano.
A vida de 2 soldados israelitas não vale 100 Libanêses.

Nem que os Israelitas utilizassem o conceito de "olho por olho" apenas poderiam como resposta realizar operações de baixa envergadura e tentando evitar ao maximo danos colaterais...o que eles fizeram foi "olho pela cabeça toda". Para quem conhece a história de Israel sabe que este tipo de resposta é normal, para cada Israelita morto eles matam dezenas de outras pessoas(e com o "dezenas" estou me a conter!)...a maioria dessas vitimas nada tinham a ver com o caso.
Lembro-me à uns dois anos do facto que os Israelitas depois de identificaram a identidade de bombistas suicidas, realizavam não só bombardeamentos com o objectivo de matar alguns activistas do Hamas (matando outros tantos que nada tinham a ver com isso) como destruiam várias casas pertencentes à familia do mesmo (portanto pais, primos,etc)e chegaram mesmo a matar alguns familiares...mais tarde dizendo que não era essa a intenção e que tinha sido acidental. Este tipo de politica não é nova...chama-se politica de Terror...e quem o pratica chamam-se terroristas.

Israel e o Libano não tiveram em "guerra" em tempos idos....a guerra começou com imposição da nação israelita na palestina e nunca acabou.
Israel já entrou em territorio Libanês várias vezes...uma das quais durou bastante tempo. É no entanto verdade que ultimamente as relações entre ambos os paises tinha sido mais calma...no entanto todos os paises vizinhos da região estão sempre em alerta geral porque tem medo constante que Israel os ataque...o caso do Libano e da Palestina é no entanto diferente já que a Palestina não têm um exercito e é à decadas defendida pela guerrilha do Hamas e o Libano que é um estado pária com um governo fraco e sem capacidade de resposta....nesse estado de coisas o Hazbolah nunca foi desmantelado apenas ficou adormecido.

E volto a lembrar que o Hazbolah inicialmente apenas raptou 2 soldados israelitas (não atacou civis)...tanto quanto eu sei com o objectivo de negociar a libertação de prisioneiros que Israel possui. E com isto nem vou voltar a repetir a situação dos prisioneiros que os israelitas possuem.

O Hazbolah em termos militares só deixa de fazer sentido quando o Libano passar a ser um estado forte com um exercito, quando a ameaça Israelita acabar e os milhares de prisioneiros voltarem a casa...isso nunca aconteceu!

Eu não tenho nada contra os Judeus...nem contra a existência de um estado de Israel. E acho tambem uma boa ideia o conceito de darem uma nação a esse povo para pagar todas as perseguições que foram alvo na história.
Mas quem perseguiu os Judeus foram sempre os Cristãos na Europa e Russia...qual é a lógica de darem aos judeus a Palestina que alem de nada ter a ver com isso possuia dominio arabe à seculos?!
Os unicos terroristas são aqueles que criaram e mantêm esta situação estupida!

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Pedro Escreveu: Mas é aí que entra o tal cartoon. Os terroristas protegem-se ao colocarem-se em posições recheadas de civis, enquanto que, do outro lado, os soldados israelitas evitam isso. É aí que está a diferença entre uns e outros... os israelitas querem proteger o seu povo, os terroristas querem simplesmente matar enquanto se escondem atrás de inocentes. Se não queriam que Israel atacasse, não atacavam Israel primeiro. O Hezzbollah sabia perfeitamente o que estava a fazer. Tal como disse, não me espantava nada que a reacção de Israel fosse precisamente o que eles queriam, porque assim sempre podem dar uso aos seus rockets (sim, as fontes supostamente "independentes" esquecem-se que também estão a morrer bastantes civis em Israel, graças aos ataques do Hezzbollah - estes sim, tendo apenas civis como alvos).
Uma palavra: guerrilha. Era idiótico que uma força pouco equipada (em comparação com um exército regular) como o Hezbolah tivesse as suas bases como se um exército se tratasse... cabe aos israelitas e qualquer outro exército na mesma situação contornar esse problema e não fingir que ele não existe.

Já agora achas que um exército deve-se reservar ao direito de bombardear edificios civis só porque lá estão meia dúzia de membros de uma guerrilha/força clandestina? É que então temos que ter em conta que há algo que se chamam serviços secretos e que estão espalhados pelo mundo inteiro em edificios civis produzindo em determinada altura acções que podem levar à morte de centenas de pessoas (senão milhares) :roll:

Como já disse, Israel tem a Mossad... ou só a tem para quando não pode atacar Argentinas e afins?

"Se tivesse sido por isso, já teriam sido libertados. Israel já propôs a libertação de aproximadamente 1000 prisioneiros em troca dos 2 soldados. A proposta foi recusada. "
Duvido muito pois o grupo palestiniano que raptou (?) o 1º soldado pediu exactamente isso e Israel disse que não negociava.

Quanto ao facto de Israel ter sido atacada, relembro que quando tal se deu, já Israel tinha atacado em força a Palestina e portanto já estava a ultrupassar os limites do razoável.

Não deixa de ser interessante no entanto que Israel desde que Isaac Rabin morreu (morto por um fundamentalista judeu-israelita), deixou de ter qualquer aptidão para a diplomacia tendo quebrado vários cessar fogos com ataques selectivos (ou pouco selectivos) que levaram a mais atentados suicidas (antes disse os ataques suicidas tinham parado durante um periodo relativamente longo).

No entanto não acho correcto o Hezbolah ter-se metido ao barulho, mas também acho ainda menos correcto a reacção de Israel.

Ouvi dizer na Euronews que Israel anda a usar bombas de fósforo branco que quando ingerido/inalado provocam falha dos orgãos (algo que os médicos Libaneses têm notado) e são proibidas.

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

epa... tambem n ouvi essa dos 1000 prisioneiros... e n me parece muito plausivel... um entao facamos um pequeno exercicio de logica...

"isto tudo comecou porque o ezbollah raptou 2 soldados"
para alem de ser descabida, ridicula, falsa e descarada, esta afirmacao eh contraditoria quando juta com...
"israel tentou negociar os dois soldados em troca de 1000 prisioneiros"
entao.... epa... porque eh k os dois soldados nao foram resposta aos mais de 1000 prisioneiros que afinal israels ja tinha????

Atencao que eu acho este tipo de analise uma estupidez pegada, sem ofensa.

Um cidadao libanes, quando abandonava beirute a pe juntamente com a familia deixando tudo para tras para salvar a pele, foi abordado por uma jornalista da BBC que lhe perguntou:
"o que pensa dos dois soldados raptados pelo ezbollah?"

eh preciso explicar?

ja aogora... respondo ao cartoon com uma foto
Imagem

podem ver mais aqui... sim sao para impressionar... a situacao eh mesmo feia... ne me culpem a mim por serem imagens impressionantes
http://fromisrael2lebanon.info/

pedrotuga
Lendário
Lendário

Mensagem por pedrotuga »

Pedro Escreveu:
pedrotuga Escreveu:Epa... só eu e o corsario negro é que temos um cérebro funcional?
Não leves isto a mal, mas devias rever um bocado essa maneira de colocar a tua opinião, principalmente numa situação tão dúbia quanto esta. Eu também poderia dizer que não tens um cérebro funcional por discordar de mim, mas entendo que a situação é muito mais complexa do que um simples "lado certo e lado errado".

Relativamente à questão do conflito entre Israel e o Hezzbollah, eu vejo a questão de forma simples: o Hezzbollah atacou território israelita. Israel tem direito a defender-se. Se o estão a fazer de forma correcta ou não, isso já é complicado de dizer... mas também não vejo maneira de Israel ficar quieta e deixar que uma organização terrorista de outro país rapte e mate os seus cidadãos. Uma organização terrorista que, tal como já disse, nem sequer tem sentido de existir, pois Israel já retirou do Líbano (daí eu pensar que isto não passa de uma tentativa do Hezzbollah de justificar artificialmente a sua existência).

Quanto a ler informações... eu leio o que se passa em várias fontes e depois formulo a minha opinião sobre o tema. Não acredito é que haja fontes de informação puramente independentes... se é verdade que há fontes que "defendem" Israel, também é verdade que muitas das supostas fontes independentes também defendem os terroristas apenas para contradizer "o imperialismo americano" (está na moda dizer mal dos Estados Unidos e do Reino Unido, qualquer coisa serve para os atacar). Agora não vou é defender terroristas. Israel foi atacada e defendeu-se. Se o estado de Israel não devia existir, isso já é tarde demais para discutir... há é que arranjar maneira de todos conviverem em paz agora que já existe... e não me parece que sejam os Israelitas a dificultar a tarefa. Até penso que eles aguentam muito mais do que deviam... basta ver como reagiu o Ocidente quando foi pressionado por dois ou três ataques terroristas, imaginem o que seria ser exposto a isso quase todos os dias.

É raríssimo isto acontecer, mas concordo com o Ingersoll. O cartoon que ele colocou reflecte com bastante exactidão a diferença de mentalidades entre as duas facções em conflito. Uma tenta proteger os seus cidadãos, a outra usa-os como protecção para branquear os seus actos.
Pa, pedro, desculpa que te diga... a questao nao esta posta da forma que realmente eh... nao eh uma questao de "bem e de mal" eh uma questao de um exercito de um pais supostamente democratico e de direito estar a bombardear e massacrar uma populacao... isto nam tem nada a ver com politica "israel tem o direito de defender-se"?
mas que raio... defender-se de q? de quem? de resto a palavra conflito.... mas que raio... o libano ofereceu alguma resposta? mas esta tudo maluco ou q?

Lamento por as coisas desta forma... nao quero estar a entrar em discussoes politicas, um pais esta a assassinar uma populacao e ninguem faz nada.... eu n tenho nada a favor estes ou aqueles.
se ouvesse um emigrante portugues que cometesse dois homicidios nos estados unidos agora os EUA tinham o direito de largar bombas sobre coimbra e matar 100 conimbricences por dia? tinham o direito de "se defender"?
Pa... tem a santa paciencia... eu vejo um crime cometido por um governo de um pais com o qual, por exemplo portugal mantem normais relacoes diplomaticas. Como homem tenho todo o direito de me recusar a ser cumplice, mas o meu pais nao tem a dignidade e coragem de reprovar isto.

E depois... "israel tem o direito de se defender"... tenho a certeza absoluta que muitos cidadaos israelitas seriam os primeiros a dizer: "israel calma ai.. dai lavo as minhas maos"... mesmo tendo esta expressao a conotacao biblica que tem. Quem diz que o povo de israel concorda com isto?
Assim como eu sinto embaraco pela passividade do meu pais muitos israelitas estao descontentes com esta carnificina.

epa... desculpem a forma como escrevo, mas isto sao pessoas, nao sao pecas de xadrez ou coisa assim... ha que ter respeito por todos os serem humanos em vez de aprender da forma pior... tenho a certeza que se fosses libanes e se uma bomba matasse metade da tua familia n dizias: "israel tem o direito de se defender"
e agora... por seres portugues deves pensar diferente?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Imagem
Realmente os do Hezbolah para além de maus como as cobras devem ser lutadores de sumo para ocuparem um espaço tão grande!

Já estou mesmo a ver os médicos israelitas: "Hmmm a senhora tem um tumor no cérebro... é pequeno relativamente à sua massa cerebral por isso vamos retirar o seu cérebro todo e se tudo corre be passado alguns dias pode ir para casa!" :roll: (sim, eu exagerei estupidamente...)

Esta imagem parece-vos impessoal? Se moram em prédios imaginem que isto podia ser o vosso... se alguém decidisse formar um grupo radical e raptar dois soldados israelitas. Depois admiram-se que haja gajos que amarrem explosivos à cinta e se expludam no meio de mercados e afins... :roll:

Já agora, outra imagem interessante daquele site que o pedrotuga mencionou:

Imagem

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

pedrotuga Escreveu:epa... desculpem a forma como escrevo, mas isto sao pessoas, nao sao pecas de xadrez ou coisa assim... ha que ter respeito por todos os serem humanos em vez de aprender da forma pior... tenho a certeza que se fosses libanes e se uma bomba matasse metade da tua familia n dizias: "israel tem o direito de se defender"
e agora... por seres portugues deves pensar diferente?
Mas a questão é essa. Tanto têm direito os libaneses de não serem mortos, como os israelitas. Se um grupo terrorista do Líbano, que não é um grupo desligado do governo do país mas sim com presença neste e com o apoio do povo, ataca Israel... estes não podem ficar parados a olhar. Isso apenas convida a mais ataques. Ou é suposto Israel ter ficado quieta e esperar por mais 5, 10 ou 20 atentados iguais? O Hezzbollah sabia perfeitamente no que se estava a meter. É verdade que a resposta de Israel foi exagerada, mas também é verdade, do meu ponto de vista, que tinha de responder. E a questão é fácil de resolver... o governo do Líbano ou qualquer dos outros países da zona que apoiam o Hezzbollah (Síria, Irão, etc) têm simplesmente de os convencer a parar com isto, porque foram eles que começaram. É um conflito estúpido e perfeitamente evitável, mas agora que foi criado é complicado de resolver (pessoalmente, não negociava com terroristas, porque isso apenas serve como incentivo para actos idênticos no futuro). Não entendo como pode alguém apoiar terroristas que se escondem atrás da população civil para atacar outro país inpunemente.

Tal como eu disse no início, isto é uma questão complicada de analisar (até a própria poll está completamente empatada), pelo que prefiro abandonar a discussão aqui, já que não estou a ver nenhum de nós a mudar de opinião por causa do que está a ser aqui escrito. São culturas diferentes e um ambiente completamente diferente do nosso, por isso dificilmente podemos avaliar as reacções correctamente. É fácil falar quando não somos nós a viver sob ataques constantes de organizações terroristas, quando não sabemos se o empregado que nos serve o café não está apenas à espera que sejam horas de detonar a bomba que trouxe na sua mochila... não contem comigo para defender pessoas (se é que lhes podemos chamar isso) que não têm problemas em matar civis só para causar medo. Israel pelo menos avisa quais vão ser os seus alvos com horas de antecedência, para dar tempo de evacuar o máximo possível de civis que estejam na zona... o Hezzbollah faz o mesmo?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Israel pelo menos avisa quais vão ser os seus alvos com horas de antecedência, para dar tempo de evacuar o máximo possível de civis que estejam na zona... o Hezzbollah faz o mesmo?
Tanto quanto sei o Hezbolah disse que ia atacar as cidades que atacou. Realmente o exército israelita avisa... e depois ataca os autocarros e carros de refugiados! :roll:

Acho que aqui ninguém defende as atitudes do Hezbolah mas sim condena especialmente as de Israel... a verdade é que as atitudes de Israel causam muito mais mortos (quase 100x mais) que os rockets-de-trazer-pelo-bolso do Hezbolah... A verdade é que serviços secretos israelitas é que deveriam ser esses a trabalhar para eles eliminarem as pessoas individualmente e não apenas andarem a dizer que X mora aqui e Y mora ali. Será que eles por causa daquilo de Munique andaram a bombardear paises europeus? Interessante não?

Como já disse... este bombardeamento apenas dá mais força e recrutas a grupos radicais, provoca mais ódio em moderados e mergulha ainda mais paises que se estavam a levantar em feudos de grupos radicais... a médio longo prazo esta estratégia israelita parece ter sido pensada por idiotas fundamentalistas judeus que só vêem o dia seguinte, acho que nem o Bush conseguia fazer tal coisa.

P.S.: aproveito para deixar aqui algo que li na CNN -> http://www.cnn.com/2006/WORLD/meast/07/ ... index.html

Hyper_Viriato
Novato
Novato

Desculpa Pedro mas tenho de dizer que vives num mundo de sonho, dando aos israelitas uma personalidade que não têm.

Os israelitas não avisam ninguem, matam muitos mais inocentes que os supostos terroristas...aliás usam metodos de terror...logo são terroristas.

Ambos os lados matam inocentes, ambos os lados utilizam armas de terror.

A diferença é que os arabes apenas defendem a terra deles e a sua dignidade.

-----------------
Tanto quanto se sabe aquela zona nunca foi Israelita, foi sempre partilhada por várias tribos...e os israelitas apenas eram uma delas.
Os seculos passaram e os israelitas perderam influência e à sete séculos (Portugal têm nove!) os arabes tomaram conta da região.
No fim do sec XIX os judeus eram uma pequena minoria numa nação arabe secular.
O estado de Israel foi um sonho criado à 120 anos pelos Zionistas, sendo estes judeus fanáticos (e estrangeiros à palestina) que acham que têm direito a um territorio apenas porque na biblia (ou Tora) assim o diz!
Os judeus passaram a emigrar em massa para a Palestina até os arabes perceberem o que pretendia e pararem com essa "invasão".
Há 80 anos os ingleses enganaram os Arabes, incitando-os a lutarem contra o império Otomano e prometendo-lhes a liberdade para os Arabes (incluindo a palestina!) Em vez disso depois de os arabes terem derrotado os Otomanos os ingleses dividiram os territórios arabes com a França.
Na decade de 20 do sec XX os Ingleses deixaram os Judeus emigrar e ocupar à vontade a Palestina (Lobbys?!). No entanto os arabes revoltaram-se (como é natural!)...e os ingleses passaram a controlar a emigraçao Judaica.
Depois da segunda guerra mundial a Inglaterra lavou as mãos como pilatos e os judeus começaram novamente a emigrar em massa.
Os ingleses e a ONU dividiram os territorios arabes em paises como entenderam...inclusive criaram um estado israelita na Palestina...numa zona em que apenas 25% da população era judaica e desses mais de metade eram estrangeiros que não habitavam a zona há mais de uma decada! Tudo isto foi feito à revelia dos Arabes...sendo que os Palestinianos perderam metade da sua terra.

Apartir dai a guerra nunca mais acabou. Os israelitas com o apoio da Inglaterra e EUA conseguiram aniquilar qualquer possibilidade de os arabes ganharem a guerra convencional.
Todos os paises na região estão até hoje em alerta geral, sendo que o territorio que restou aos palestinianos e o libano não possuem exercitos apenas guerrilhas para os defender.
Durante estes anos os palestinianos foram subjugados, usados como mão de obra barata e aterrorizados.
-----------------

Israel provou ser uma nação expansionista, adepta da brutalidade e uso do terror...e nada democratica...já que os arabes acabam na pratica por não poder votar.

A Fatah, Azbolah e hamas são a expressão de resistência do povo arabe...e lutam com o que podem contra israel.

Os anos mostraram que a unica coisa que Israel pretende é ocupar toda a Palestina, subjugar os palestinianos e ampliar a população civil judaica até poderem dizer que aqueles territórios lhes pertencem porque à um seculo que o dominam (só em 2050!) e que a maior parte da população é judaica.

Eu nem vou comentar estes factos...apenas pergunto...mas quem no seu juizo perfeito e imparcial dá razão aos Israelitas?!

Israel tem menos de metade da população da Palestina, ainda hoje possui 60% da sua população não natural da palestina...são portanto estrangeiros.

Eu tenho pena dos Israelitas porcausa: das perseguições europeias e do holocausto nazi. Mas isso nada tem a ver com o povo Palestiniano...como tal todo o mal que que os Israelitas fizeram aos Palestinianos não tem qualquer justificação.

A teoria de que os Israelitas "têm direito a se defender" é a mesma coisa do que dizer que os ladrões tem toda razão em matarem policias.
Por mais que os Israelitas tentem distorcer a verdade o facto é que são os israelitas que ocupam o que não é seu. E os Palestinianos apenas querem a liberdade e a sua terra(dos pais, dos avós, bisavós e de dezenas de gerações anteriores).

Não faço ideia como se pode resolver esta embrulhada. E temo que não tenha um final feliz.

LOBO SOLITÁRIO
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 18 maio 2006 22:51

Mensagem por LOBO SOLITÁRIO »

Imagem

pedrotuga
Lendário
Lendário

Mensagem por pedrotuga »

Pedro Escreveu: Mas a questão é essa. Tanto têm direito os libaneses de não serem mortos, como os israelitas. Se um grupo terrorista do Líbano, que não é um grupo desligado do governo do país mas sim com presença neste e com o apoio do povo, ataca Israel...
É um grupo desligado do governo sim senhor.
E há que ficar bem claro que reprovo 100% a forma de acção do ezbollah.

Hyper_Viriato
Novato
Novato

O Hezbolah nada têm a ver com o governo Libanês...mas têm no entanto o apoio de uma grande maioria da população.
No entanto há anos que o Libano é um estado Pária, dai tanta confusão naquele pais.
Mas mesmo o governo Libanês não hostiliza o Hezbolah, mas tambem não o defende.

O Libano é um estado inventado pela Inglaterra/ONU...etnicamente é no entanto similar à Siria com a excepção de possuir um grande numero de minorias...o que provoca um pais que não é mais que uma amalgama.
Estas comunidades passam a vida degladear-se, especificamente em relação ao Hezbolah: 30% da população (Cristãos, Arménios, etc) têm uma relação amor/ódio com o Hezbolah apenas apoioando-o quando Israel lhes destroi a casa e mata os familiares enquanto os outros 70% (Muçulmanos de várias origens) apoia o Hezbolah quase sem restrições.
O Governo Libanês representa todos e ao mesmo tempo não representa ninguem, é na realidade um fantoche que se move dependendo das influencias internacionais.

Quando a situação aquece (especialmente quando Israel intervêm) tanto o governo Libanês como o exercito oficial é esmagado ou foge. O Hezbolah foi desde o inicio a unica defesa que o Libano têm contra Israel.

Para muitas pessoas os metodos do Hezbolah são despreziveis, no entanto seria hipocrisia se as mesmas pessoas não achassem o mesmo dos metodos de Israel.

O caso do Libano é igual ao da Palestina...os ocidentais e a sua sucursal ONU destabilizaram toda a região com a sua influência e reorganização da região. E agora têm um problema às portas da Europa que de vez enquando lhes morde o rabo.