O Hezzbollah raptou dois soldados israelitas numa altura em que Israel estava já a ter uma resposta desmesurada contra um rapto de outro soldado seu por parte de um grupo palestiniano. Já agora eu até ponho as minhas dúvidas nesses raptos (apesar de serem plausíveis), pois não me admirava nada que fosse uma táctica para poderem descarregar mais umas quantas bombas, manter o povo palestiniano e libanês na miséria e ainda mais refens de grupos armados (porque desengane-se quem acha que com isto o povo irá ficar menos pegado ao Hezbolah ou ao Hamas) e aproveitar para estimular a indústria de armamento com novas encomendas.Relativamente à questão do conflito entre Israel e o Hezzbollah, eu vejo a questão de forma simples: o Hezbolah atacou território israelita.
Quanto ao cartoon do Ingersoll, pergunto-te eu quem é que anda com aviões a bombardear bairros civis? É porque está lá um terrorista? Então a grande Mossad não tem capacidade de infiltração para o matar de forma limpa e eficiente? É preciso bombardear quarteirões inteiros e destruir casas civis? Quem é que bombardeou uma praia palestiana? Os terroristas estavam todos a apanhar sol?
Não desculpo terroristas que usem escudos humanos, e grupos terroristas não se aniquilam com bombardeamentos mas sim com infiltrações de grupos especiais... com infiltrações de vários agentes que consigam progredir nas fileiras e destruir o grupo por dentro como um virus. Mas acho que é da vontade de muitos israelitas e estado-unidenses que esses grupos radicais não sejam erradicados... porque quando forem as pessoas dessas regiões começam a desenvolver-se e isso é mau para Israel.
Aproveito também para dizer que discordo completamente que saía 1 único cêntimo da U.E. para reconstruir o Líbano (já com o Iraque espetaram-nos o truque...). Israel devia ser obrigado a pagar e reconstruir TUDO o que destruiu... se se recusassem levavam com um belo de um embargo económico (ou isso é só para os países inimigos dos EUA?).