[COIMBRA] Fotografias Antigas de Coimbra

Para tópicos relacionados com fotografia.
Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

daniel322 Escreveu:e quem teve a brilhante ideia de transformar isto:

...
devia ter sido, no mínimo, internado no sobral cid... :evil:

Jazzuusss como é possível fazerem semelhante cagada!!

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

eu até gostava de saber qual foi a história dada na altura para terem feito tal cagada, na altura a universidade já tinha os terrenos do polo2 .... (isto foi dito por 1 prof qq à uns anos numa disciplina que nao frequentei...)

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

bem,ja passei as fotos para o pc.
agora vou dar um jeito a elas(nao se assustem,apenas uns cortes para ficarem direitinhas) :lol:
e faço um trabalho em power point.
Tenho aqui um que fiz para uma cadeira na faculdade sobre coimbra e creio q vou aproveita-lo

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Segundo o que li no livro acima citado de onde tirei as fotos, havia várias possibilidades: Guarda Inglesa, Montes Claros (penso) e a Alta. Mas houve uns escurecidos que escolheram a Alta... :roll: Comprem o livro e a história está lá! ;)
PS: tenho mais fotos que ainda não coloquei... Arco da Traição, Arcos do Jardim, mapa de demolições. Mas para terem melhor, comprem o livro que lá está tudo!

JeTBoy
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41

Mensagem por JeTBoy »

De facto aconselho-vos vivamente a procurarem o livro "A Velha Alta... Desaparecida". Tenho uma edição de 1984 (tem a minha idade), mas penso que haja edições mais recentes, tentem na Livraria Almedina.

Vou deixar-vos aqui mais algumas fotos que considero interessantes, de modo a enriquecer este excelente tópico. Nunca antes eu tinha tido real ideia da dimensão da demolição da alta, e dos edifícios e zonas marcantes que desapareceram, que grande Crime... :?

Antes de mais, a fonte é este:

Imagem

Demarcação da zona a demolir:

Imagem

Imagem

A rua paralela à calçada dos arcos-do-jardim para a Universidade, onde estão algumas repúblicas.
Hoje em dia apenas subsistem os edifícios do lado esquerdo, do lado direito está agora o muro e a estrada até ao largo D.Dinis..

Imagem

Último arco que foi demolido, onde passa agora a estrada ao lado do Dept. de Matemática:

Imagem

Imagem

A devastação na Alta da Cidade: :?

Imagem

Imagem

Estas, juntamente com as que o Lino colocou são apenas um pequeno conjunto de fotos interessantíssimas que se podem encontrar no livro que referi.
Desculpem a qualidade das fotos, tiradas com máquina digital, já que ando com um problemazito nas drivers twain do scanner. :roll:

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

vi esse livro na bertrand: 26 euros!!!
eu pagava por isso e digitalizava pq tenho bom scanner,mas nao tenho sequer como pagar... nao tenho dinheiro.
mas vale a pena

luisistico
Banido
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49

Mensagem por luisistico »

eu quero esse livro sem dúvida alguma... vou andar à caça dele :)

em relação às últimas imagens... não há muito a dizer.. elas falam por si só...

como alguém pode "desmanchar" simplesmente assim as coisas apenas para marcar a presença da sua passagem, para demonstrar o seu poder... sim, porque isto tudo soa a obra de alguém que devia brincar com legos e resolveu um dia fazer o mesmo a parte da cidade e desmanchar como de de peças de legos se tratasse... E os arcos... como é possivel demolir com tanta facilidade algo de tanta importância...

Em Santa-Clara existe ainda existe uns arcos que com certeza há muitos anos faziam ligação aos arcos do aJardim e percorriam a cidade toda, provavelmente estarei a dizer uma enorme barbaridade... mas os arcos que existem têm uma extrutura igual, só que estão ao abandono.. pois estão em Santa-Clara e já se sabe que tirando Grandes centros comerciais e os demais locais já conhecidos para turista, a "outra banda" pouca importância tem... pelo menos aos olhos de muita gente...

Vou tirar fotos desses arcos que existem em Santa-Clara um dia destes e postar. Muita gente deve conhecer já, mas nunca deu grande importância. Pois eu.. cada vez que lá passo, sinto um arrepio por aquilo estar assim tao abandonado, a zona toda em si até... Poderia ser aproveitada para roteiro turistico, pois também estará ali parte da história coimbrã... Mas pelos vistos é uma zona que não interessa.. que é melhor deixar estar... deixar até crescer a vegetação para ver se disfarça melhor os arcos... deixar andar a ver se alguém resolve construir habitações ali e demolir o que falta...

fico triste com estes desprezo por património...

por este desprezo por "coisas" de Coimbra..

as que realmente interessam... não as que surgem por interesse...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

E não prenderam o gajo que mandou destruir isso tudo?! :evil:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Essas demolições foram feitas por grupos governamentais. :( O Salazar demoliu também as muralhas da Alta. Que crime enorme!
Arcos em Santa Clara? Em que local? E é verdade, os turistas, com aquele roteiro fatela que os guias fazem, só conhecem uma pequena parte dos locais importantes da cidade a nível histórico. Nem devem ver a Quinta das Lágrimas, Pátio da Inquisição, cujo piso bem poderia ser mais tradicional do que o que existe, e outros.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Se não tivessem destruido e construido de novo, neste momento tinhamos uma alta a cair aos bocados e feia como está a baixa.... mesmo assim quando se chega às faculdades parece que aqueles edificios já têm 200 anos...

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

duffy Escreveu:Se não tivessem destruido e construido de novo, neste momento tinhamos uma alta a cair aos bocados e feia como está a baixa....
Olha que não é bem assim.

O Paço das Escolas, onde funciona a Reitoria, é anterior à transferência definitiva da Universidade para Coimbra. A Porta Férrea é do séc. XVII. O Colégio de S. Pedro (secção do lado direito da Porta Férrea para quem vem da Via Latina), sede da Reitoria, foi construido no séc. XVI. O Antigo Paço Real da Alcáçova, onde residia a Corte quando Coimbra foi capital do Reino, faz parte deste conjunto de edifícios. A própria Sala dos Capelos, é a antiga Sala Real onde se reuniram as Cortes por altura da crise de 1383-85 onde D. João I foi proclamado rei.

Caramba, tinha caído tudo? Não podes afirmar isso com certeza. Além disso, juntamente com as habitações foram demolidos monumentos. Pá: monumentos!

A zona feia a que te referes é a Baixinha. A Baixinha é a zona da Baixa delimitada pela Fernão de Magalhães a poente, a Rua da Sofia, Visconde da Luz e Ferreira Borges a nascente, o Arnado a norte e a Portagem a sul. E de facto existem muitos edificios degradados mas ainda não veio tudo abaixo. O que foi (infelizmente) demolido em tempos foram os edifícios do Largo da Olarias («Bota-Abaixo») para construir a tal Avenida Central e depois pararam por aí. Mais recentemente foram demolidos alguns edifícios entre a Rua da Moeda e a Rua João Cabreira (que vai dar à Rua Direita) para poder vir passar o Metro de Superfície. Não me agradam estas demolições mas prefiro pensar que existe um propósito mais alto tal como o de revitalizar esta zona. De qualquer forma ainda há muito que pode ser recuperado.

Ainda de salientar que a demolição que ocorreu na Alta na década de 40 não atingiu apenas imóveis. Atingiu pessoas, atingiu uma comunidade inteira cheia de tradições que foi realojada compulsivamente no Bairro Marchal Carmona (actual Bairro Norton de Matos) e em Celas. Foi uma tragédia!

Ainda a respeito da Baixinha, aconselho a leitura deste artigo do Diário As Beiras de hoje. Vão começar as obras de recuperação da Baixa. Por esse motivo irá ser criado o Centro de Realojamento da Baixa, no Beco de Santa Maria (à Rua das Azeiteiras, transversal á Rua da Sota) para alojar temporariamente os idosos afectados. Ao invés de desenraizar as pessoas, ainda que temporariamente, estas assim podem continuar no seu "habitat".

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Mas ao menos teriam remodelado as casas, não deitado abaixo. Muitas das casas e etc eram do século XV ou XVI!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

luisistico Escreveu:eu quero esse livro sem dúvida alguma... vou andar à caça dele :)

em relação às últimas imagens... não há muito a dizer.. elas falam por si só...

como alguém pode "desmanchar" simplesmente assim as coisas apenas para marcar a presença da sua passagem, para demonstrar o seu poder... sim, porque isto tudo soa a obra de alguém que devia brincar com legos e resolveu um dia fazer o mesmo a parte da cidade e desmanchar como de de peças de legos se tratasse... E os arcos... como é possivel demolir com tanta facilidade algo de tanta importância...

Em Santa-Clara existe ainda existe uns arcos que com certeza há muitos anos faziam ligação aos arcos do aJardim e percorriam a cidade toda, provavelmente estarei a dizer uma enorme barbaridade... mas os arcos que existem têm uma extrutura igual, só que estão ao abandono.. pois estão em Santa-Clara e já se sabe que tirando Grandes centros comerciais e os demais locais já conhecidos para turista, a "outra banda" pouca importância tem... pelo menos aos olhos de muita gente...

Vou tirar fotos desses arcos que existem em Santa-Clara um dia destes e postar. Muita gente deve conhecer já, mas nunca deu grande importância. Pois eu.. cada vez que lá passo, sinto um arrepio por aquilo estar assim tao abandonado, a zona toda em si até... Poderia ser aproveitada para roteiro turistico, pois também estará ali parte da história coimbrã... Mas pelos vistos é uma zona que não interessa.. que é melhor deixar estar... deixar até crescer a vegetação para ver se disfarça melhor os arcos... deixar andar a ver se alguém resolve construir habitações ali e demolir o que falta...

fico triste com estes desprezo por património...

por este desprezo por "coisas" de Coimbra..

as que realmente interessam... não as que surgem por interesse...
eu já tirei uma foto há uns dias.. são estes?

Imagem

mas segundo me disseram faziam o abastecimento ao convento da Rainha Santa ( não sei s é verdade..)

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

não acredito a alta que fosse actualmente uma zona feia como a baixa até por causa do dinamismo do mercado de arrendamento aos estudantes apesar das faculdades poderem ser noutro sítio..
E deitaram-se abaixo palacetes, igrejas, praças e até o proprio governo civil de coimbra..
Lembor-me das fotos de uma farmácia em que o edificio era todo coberto em mosaicos azuis (ao estilo da gare de s. bento, no porto) e dos restos de uma das torres do castelo de Coimbra bem como das muralhas que ainda existiam em certos pontos..

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Uma vez que este tópico se chama Fotografias Antigas de Coimbra criei um outro tópico chamado Monumentos Desconhecidos de Coimbra para discussão de temos do género. Para o iniciar coloquei lá informação e fotos do Aqueduto de Santa Clara (ou Arcos da Mina do Bordalo), que é precisamente o que é mencionado pelo luisistico e pelo daniel322.

A bem da organização deixemos este tópico para as fotografias antigas e coloquemos o património pouco conhecido no novo.