Cortejo da Queima das Fitas

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Boerboel
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 12 abril 2006 1:44

Mensagem por Boerboel »

É normal essa arrogância por parte dos veteranos encalhados! Não têm outro motivo para se vangloriarem!! Suponho até que ha alguns (vejamos o dux por exemplo...) que "chegaram ao topo" da carreira académica e portanto acabar o curso significa para eles cairem na real... E isso para "eles" é mais do que voltar a estaca zero (são ciclos de vida que encaro com naturalidade) é passar a viver uma situação que deviam viver bem mais novos.

Acabo o curso com 23 e serei um maçarico profissionalmente, pois bem, mas é esta a ordem natural das coisas... Agora imaginem um Sr. Doutor (sem doutoramento... mas isso é outra luta...) ou Sr. Engenheiro com 30 anos maçarico profissionalmente porque andou 10 anos para se formar. Não acredito que colocar no curriculum 5 anos de veteranice preguiçosa seja muito vantajoso...

E por saberem isso é que se deixam andar... Lino mais 1 ano? Epa mas isso acontece, podia-me acontecer! Agora aqueles veteranos prontos para a reforma?! Esses é que estão mal...

Veteranos esforçados a acabar o curso existem, conheço alguns e não se andam a vangloriar da vida boemia...Têm a noção que podiam ter feito melhor (podem não estar arrependidos, mas isso é com cada um!) e encaram os mais novos com naturalidade e sem arrogância!

Há de tudo no mundo académico, parece-me que mais pontos negativos do que positivos... Resta-me pensar que sou eu que tenho uma percepção errada do que me rodeia e acreditar que existe muita gente com potencial e que se aplica! :)

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Vai ao departamento de engenharia electrotécnica, olha à tua volta e vê dezenas, se não centenas de veteranos com um ar de "dass... que vida lixada".

Eu conheço muitos, mas muitos mesmo, que é naquela do deixa andar.... de não ligar ao curso de todo. Mas somos muitos que queremos ir embora dali e passamos as passas do algarve para conseguir isso. Acho que de um modo geral a palavra veterano no meu depardamento ( DEEC ) perdeu o sentido. O pessoal quer é bazar dali, eu já estou perto e posso dizer que são 6 anos a apanhar porrada para ver se te safas.

cjnmc
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Eu sou veterano, e se voltasse atras ha cerca de 6 anos atras qd entrei, faria td na mesma..Ora, para mim a UC nao e so estudar, e tb uma escola de vida..E um bom estudante e akele k vive a vida de estudante em todas as suas vertentes, nao akele k passa os dias a marrar pa depois chegar ao exame e despejar e depois kd tiver um emprego, e tiver acabado com os anos certinhos, o que e k sabe???pouco ou nada..Ainda ha cerca de 15 dias, estive numa acção de formação em que um dos oradores (presidente do conselho pedagogico da fctuc) disse isto, que o bom estudante nao e akele k tira 18 e 19 e k ta sempre agarrado aos livros,esses são os maus estudantes..por isso digo, n me arrependo de nada..porque os anos que ca ando a mais, servem-me para aprender muito coisa e enriquecer-me nos mais diversos níveis..pensem nisso com calma e vao começar a perceber muita coisa...

Boerboel
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 12 abril 2006 1:44

Mensagem por Boerboel »

Pedrotuga: Eu ando na FCTUC em civil acredita que é porrada parecida! :) Mas da para fazer as coisas... Quem acaba um curso daqueles está pronto para tudo... é uma tropa na versão intelectual...

cjnmc: Mas será que não há um meio termo? Estás a tentar dizer que é preciso andar mais de 5 anos para aprender alguma coisa? Estas a tentar por em causa a aprendizagem de vida de quem "tiver acabado com os anos certinhos"? Não sei em que curso andas, mas digo-te que no meu caso tenho é que acabar o curso depressa para ir trabalhar e aprender aquilo que sei que não aprendi... Há cursos em coimbra em que os licenciados saiem de lá com a mania que são doutores... pois o meu serve para abrir os horizontes e perceberes que estas contextualizado, tens capacidade mas tomas noção das tuas limitações e iginorância em muitos campos!

Aluno de 18 é mau estudante???? :shock: Não é o meu caso porque sou aluno de 14 com muito orgulho tal como se tivesse 10 com o mesmo trabalho... Mas se pudesse ter 18 nao gostaria de ter? desculpa lá mas não sou hipocrita ao ponto de dizer que aquil oque não consigo ter é mau... :roll:

Não consigo ver um unico aspecto negativo em acabar o curso no tempo devido... se tu ves, aceito, mas digo-te que é um pensamento antinatural...

Tendo emprego, quanto mais depressa acabares o curso melhor qualidade de vida tens economicamente, socialmente etc... A não ser que tenhas uma bolsa choruda!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

cjnmc Escreveu:Eu sou veterano, e se voltasse atras ha cerca de 6 anos atras qd entrei, faria td na mesma..Ora, para mim a UC nao e so estudar, e tb uma escola de vida..E um bom estudante e akele k vive a vida de estudante em todas as suas vertentes, nao akele k passa os dias a marrar pa depois chegar ao exame e despejar e depois kd tiver um emprego, e tiver acabado com os anos certinhos, o que e k sabe???pouco ou nada..Ainda ha cerca de 15 dias, estive numa acção de formação em que um dos oradores (presidente do conselho pedagogico da fctuc) disse isto, que o bom estudante nao e akele k tira 18 e 19 e k ta sempre agarrado aos livros,esses são os maus estudantes..por isso digo, n me arrependo de nada..porque os anos que ca ando a mais, servem-me para aprender muito coisa e enriquecer-me nos mais diversos níveis..pensem nisso com calma e vao começar a perceber muita coisa...
Desculpa-me, mas eu não pude deixar de comentar. Para mim esta é a "desculpa" usada quando não se fazem as coisas a tempo. Há dois coisas distintas. Uma viver agarrado aos livros, a outra andar a passear. Essa coisa de que o estudante de Coimbra tem toda uma escola de vida já tem os dias algo contados. Pelo menos a meu ver. Estás na Universidade, estudas, terminas e dás lugar aos que vêm a seguir. É simples. Não acredito que não te deixem margem para teres "uma vida".

E sim, eu também sou estudante na UC, não sou veterana, estou no 3º ano e tenho tudo feito e em ordem com boas notas. E tenho uma vida. E também aprendi umas coisitas que não estão nos livros. Como todos os demais, suponho...

DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

Mensagem por DrUnKFiSh »

esses veteranos que andam a passear os livros não tem outro nome "veteranos da treta" são eles que andam ai nessas manifestações por causa das propinas...a estragar a imagem da uc....não estudam nem poem os pés nas aulas...e dpois ainda vão protestar contra as propinas...enfim com bolonha alguma coisa vai mudar....

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

este tema tem muito que se lhe diga.
digamos que eu sou um dos que é mais para o deixa andar,nao gosto muito de estar nas aulas,e nao é só de agora,e como estou num curso em que tenho ainda bastantes cadeiras em que pelo menos nas praticas é preciso ir a 70% das aulas e/ou realizar alguns trabalhos para ir a exame,nao faço essas cadeiras,as outras ainda se vao fazendo.nao recebo liçoes de moral de ninguem,faço o que faço porque quero e porque posso e ninguem tem nada a ver com isso.é claro que é de louvar quem consegue tirar 5 em 5,entao se for em alguns cursos como eng.ou do genero ainda mais.
agora em relaçao aos veteranos,foi me transmitido por estudantes mais velhos quando entrei,da tertulia a que pertenço, que nao se é veterano por ter 5 ou mais matriculas,tem que se estar pelo menos no terçeiro ano,ou seja só é veterano quem ja tem metade do curso feito e 5 ou mais matriculas.e garanto que no terçeiro ano existe muitos alunos com 5 ou mais matriculas,e por exemplo no meu curso nao consideram que sejam todos dos tipos como eu do deixa andar...

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

e continuo a achar como alguns demais q ser veterano por desleixo é vergonha.
Eu tambem estou na UC, adoro ca estar, estive em duas noites do parque, diverti-me e adoro a vida academica.
aprendo igualmente umas coisas e tenho uma vida.
deixar andar eu nao acho certo.
como tambem foi dito: deixar andar quando se tem dinheiro,é uma coisa...
mas por exemplo no meu caso, nao posso faze-lo.
nao sei se sou das poucas pessoas ou nao, mas vejo o estudo universitario como um privilegio e nao como uma gloria qualquer e temos q ser veteranos p viver bem isto...
saí do secundario com media de 11...
chumbei dois anos e ainda so tenho 3 cadeiras feitas.. nao sou propriamente boa aluna, mas admito que adoraria ter uns 18/19...
pena que isso as vezes seja dificil comigo... a memoria ja nao é o que era e realmente custa-me um pouco.
mas nao importa...
O que quero mesmo dizer é que podemos perfeitamente ser bons alunos, viver a vida academica, e ter a nossa propria vida e aprender...
nao é por andar cá mais anos q me torna mais competente.

cjnmc
Regular
Regular

Mensagem por cjnmc »

{mineirinha} Escreveu:e continuo a achar como alguns demais q ser veterano por desleixo é vergonha.
Eu tambem estou na UC, adoro ca estar, estive em duas noites do parque, diverti-me e adoro a vida academica.
aprendo igualmente umas coisas e tenho uma vida.
deixar andar eu nao acho certo.
como tambem foi dito: deixar andar quando se tem dinheiro,é uma coisa...
mas por exemplo no meu caso, nao posso faze-lo.
nao sei se sou das poucas pessoas ou nao, mas vejo o estudo universitario como um privilegio e nao como uma gloria qualquer e temos q ser veteranos p viver bem isto...
saí do secundario com media de 11...
chumbei dois anos e ainda so tenho 3 cadeiras feitas.. nao sou propriamente boa aluna, mas admito que adoraria ter uns 18/19...
pena que isso as vezes seja dificil comigo... a memoria ja nao é o que era e realmente custa-me um pouco.
mas nao importa...
O que quero mesmo dizer é que podemos perfeitamente ser bons alunos, viver a vida academica, e ter a nossa propria vida e aprender...
nao é por andar cá mais anos q me torna mais competente.
eu nao disse k e por andar ca mais anos que uma pessoa sabe mais que outra...ate conheco mta gente que fez o curso nos anos certos e nao deixou de sair a noite todas as semanas, de participar em secções da AAC, em núcleos,etc...Pessoas k nao passavam o ano a estudar,pessoas k nao viviam obcecadas pelo estudo e tinham uma vida saudável a nível mental, porque desculpem-me(e nao quero ferir susceptibilidades),mas quem so vive para os livros e doente e nao aproveita a vida...depois qd ja têm o emprego e k percebem o que perderam..muitas dessas pessoas nao passam de frustrados..

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

Acho que ninguém aqui é apologista da vida agarrada aos livros. Senão também nem participavam no forum, que podiam perder alguma nota de pé de página!

cjnmc
Regular
Regular

Mensagem por cjnmc »

mustiness Escreveu:Acho que ninguém aqui é apologista da vida agarrada aos livros. Senão também nem participavam no forum, que podiam perder alguma nota de pé de página!
nao sei nao..parece-me k estas enganada.. :roll: mas de kk forma acho k e melhor acabarmos esta conversa porque nao leva a lado nenhum e alem disse este topico e da queima das fitas :twisted:

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

É, e eu tenho de enfiar a cabeça nos livros porque tenho exame daqui a umas horitas e nem por isso sei a teoria da revolução (também conhecida por teoria da conspiraçao).

Vou deixar de ter vida até às 6h da tarde!