Eleições autárquicas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

harpsi Escreveu:
Bem..não vou dizer mal do Baptista..porque senão caiem me todos em cima
Mas..muito interessante foi o artigo que saiu hoje no JN (Jornal de Noticias)..no qual se retrata as criticas do candidato socialista ao Diario de Coimbra e o Instituto responsavel pela sondagem..que o Pedro pôs aqui..

..acho que lhe começa a faltar um pouco de humildade..mas nem vale a pena comentar..

já era
Não sendo eu nem de um nem de outro, ele tem razão. A empresa de sondagens de que se fala é de um instituto de aveiro, sem qualquer credibilidade. Só eu fui entrevistado 3 vezes numa sondagem que tinha 400 pessoas. Ora, se isto são sondagens ...

harpsi
se bem que no site do baptista apenas se mencionem sondagens onde ele está empatado com o Encarnação..e nunca..ou epanas se refiram as outras para criticar!
Porquê é que ele também não critica as sondagens do Expresso e da Visão?Em que sai largamente derrotado?!
O diário de coimbra é um alvo a abater..
e da mesma maneira que entrevistam a mesma pessoa tres vezes..essa pessoa tanto pode ser do partido X como do Y..mas é óbvio que não será de certo um método com elevada confiança..porque a amostra está deturpada..

9 de Outubro está quase aí..resta esperar e debater as propostas de cada um..

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

se bem que no site do baptista apenas se mencionem sondagens onde ele está empatado com o Encarnação..e nunca..ou epanas se refiram as outras para criticar!
Porquê é que ele também não critica as sondagens do Expresso e da Visão?Em que sai largamente derrotado?!
Não defendendo eu quem quer que seja, há uma sondagem que vai sair do expresso onde ele não está largamente distanciado ...

harpsi

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »


harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

harpsi

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

22-09-2005
Marcelo Nuno

A sondagem que conta é a das urnas



O Dr. Batista teve esta semana outro tropeção. Depois ter andado a “cantar” vitória nos debates, e de apregoar aos sete ventos a existência de sondagens que o colocavam “perto” do seu opositor, eis que mais uma insuspeita sondagem arrasa a estratégia das últimas semanas, e confirma aquilo que, apesar do esforço de encenação do Dr. Batista, já toda a gente sabia: o Dr. Encarnação ganhará as eleições autárquicas com uma margem bastante folgada.
A referida sondagem sugere aliás uma diferença de mais do dobro entre os votos no Dr. Encarnação e os votos no Dr. Batista (54% dos votos para um e 26 por cento para o outro), o que me parece suficientemente esclarecedor dos méritos que os cidadãos de Coimbra reconhecem a um e (não reconhecem) a outro.
Ora, se as diferenças são tão grandes como pode o Dr. Batista afirmar que está “muito perto”, apenas a uns “pontitos” do seu opositor? Será possível um engano tão grande? Alguém no seu perfeito juízo acreditará nisso?
A resposta parece–me óbvia: o Dr. Batista tem que alimentar a esperança dos que o seguem para ter um resultado, ao menos, sofrível.
Eu acho que faz mal. Primeiro porque as pessoas que o ajudam gostam de acreditar no que fazem, logo não é com mentiras que as vai mobilizar. Depois porque ficará à mercê dos seus adversários internos quando o seu capital político for delapidado pelo resultado nas urnas. Mais lhe valia partir das sondagens (que são de facto muito más!) e tentar obter um resultado final mais honroso, cantando vitória por cada pontito a mais em relação à projecção mais desfavorável.
Basta ver o que aconteceu recentemente a um outro político (bem mais mediático que o Dr. Batista) que também insistia em negar as evidências e vociferava contra as sondagens, para ver que o caminho que o Dr. Batista está a seguir o vai levar a uma estrondosa decepção. E os seus adversários internos não lhe vão perdoar quando tiverem a oportunidade de cobrar pelos resultados que apresentar ao seu partido.
Por outro lado, já vai sendo penoso ver o Dr. Batista, cada vez mais nervoso, a convocar conferências de impressa cada vez que surge uma sondagem desfavorável. E lá vem ele de sondagem no bolso mostrar que está apenas a um “pontito”!...
Onde estão as ideias?
Temos que reconhecer que o Dr. Batista é um político esforçado. Anda por todo o lado, fala de tudo o que lhe aparece pela frente, enfim, é um autêntico “todo–o–terreno”.
Contudo, a sua propensão para os números e para as contas é o que se sabe!... Quem não se lembra da célebre contagem dos tractores numa manifestação? E, mais recentemente, os números do desemprego em Coimbra? Agora, numa festa organizada pela autarquia, na qual estiveram presentes 610 idosos, o Dr. Batista (que nem lá esteve!!) contou apenas 150. O episódio por si só não tem o menor interesse (não é por estarem mais ou menos idosos numa festa organizada pela autarquia que alguém vai ganhar as eleições!), mas revela bem o desespero em que o Dr. Batista começa a cair.
Este desespero que fará aumentar o tom das críticas e descer o nível do debate e da campanha à medida que a data das eleições se aproximar, sem que o Dr. Batista veja a sua figura reconhecida pelos eleitores. À medida que vai sentindo o tempo fugir–lhe por entre as mãos o Dr. Batista preferirá a chicana política ao debate o insulto às ideias a maledicência às propostas para a cidade. Conhecendo a estirpe da personagem não será de esperar muito mais.
Resta por isso esperar que os cidadãos de Coimbra reforcem de facto a votação no Dr. Carlos Encarnação, num gesto de reconhecimento por tudo o que trouxe a Coimbra nestes 4 anos, mas sobretudo numa atitude de clara afirmação das evidentes diferenças entre as alternativas que têm pela frente na escolha de quem deve conduzir os destinos da autarquia nos próximos 4 anos.
Todos sabem que o Dr. Encarnação é uma primeiríssima escolha e que o Dr. Batista foi uma escolha de recurso. As opções que os partidos fazem para a cidade demonstram também o respeito que têem pelos seus cidadãos. E isto deve pesar na escolha dos eleitores.



Dos melhores artigos de jornal que li até hoje!!!
Está excelente..a seriedade vale mil e uma palavras! :wink:

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

a seriedade vale mil e uma palavras!
Não me parece ...

harpsi

mike
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 17 setembro 2005 15:37

Mensagem por mike »

cá para mim é o encarnaçao que ganhas as eleições outra vez

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

PSD - “A pré-campanha correu lindamente”

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas do dia 9 de Outubro começa amanhã. Carlos Encarnação recandidata-se e está confiante na vitória.

A campanha eleitoral só arranca amanhã, mas Carlos Encarnação voltou ontem a percorrer algumas freguesias do concelho de Coimbra.

Ladeado de jovens, o (re)candidato à Câmara Municipal de Coimbra pela “Coligação Por Coimbra” fez, em Cernache, um balanço “muito positivo dos últimos meses de pré–campanha. “Temos sido muito bem recebidos, as pessoas têm tido uma grande simpatia comigo, por isso afirmo que esta pré–campanha tem corrido lindamente. Estou agradecido por isso”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS.

As próximas semanas pouco vão diferir da rotina diária dos últimos dias. “Vou a todo o lado, a todos os lugares, a todas a freguesias fazer a campanha, tal como se estivesse a começar desde o princípio”, garantiu.

A “batalha eleitoral” não o assusta, mesmo porque se trata de uma maratona de 14 dias - “duas semanas incompletas de campanha” - que passam depressa. Se vai ser o primeiro a chegar à meta ou não, isso, não caberá a Carlos Encarnação decidir. “O povo o dirá”, lembrou.

O actual presidente da autarquia de Coimbra está, no entanto, confiante. “Penso que tenho criado uma relação de confiança com as pessoas, o que me permite pensar que elas quererão que eu faça um novo mandato. Por isso é que me candidatei”. Os resultados, a 9 de Outubro, “logo dirão” qual é a vontade do povo.

Fonte: As Beiras
PS - Encarnação tem razões “para estar preocupado”

Os próximos dias “são decisivos” para os resultados eleitorais. De acordo com Vítor Batista, tanto o PS como o PSD partem para a campanha eleitoral - que começa amanhã - “claramente em empate técnico”.

Mesmo assim, o candidato à Câmara de Coimbra pelo Partido Socialista, diz estar preocupado porque quer ganhar a câmara, muito embora acredite que o seu opositor mais directo (Carlos Encarnação) também tem “muito boas razões para estar preocupado”.

O balanço da pré–campanha - que começou em Abril - é “positivo”, mas tudo se irá decidir “nos próximos dias”.

Ontem, em Taveiro, Vítor Batista disse estar preparado para percorrer mais esta maratona. “Desde o início que sabia que a campanha seria difícil, mas que era possível. E esta pré–campanha vai nesse sentido. Tem sido difícil mas, cada vez mais, aqueles que me acompanham estão confiantes e começam a ver a luz ao fundo do túnel. A minha preocupação está em cortar a meta, mas hoje estou em crer que vou cortar a meta em primeiro”, frisou.

Ciente de que “outdoors não falam”, a grande tentativa do socialista, nos próximos dias, será explicar as medidas que propõe para o concelho.

“As pessoas estão sempre desconfiadas em relação às propostas mas quero garantir que a criação de postos de trabalho e o apoio a quem cria emprego é para ir para a frente”, advertiu. Vítor Batista garante que a autarquia tem verbas que viabilizem o projecto, já que a proposta “representa menos de cinco por cento do orçamento da câmara”.

“É uma proposta válida e necessária para dar emprego aos que estão desempregados e, sobretudo, para incrementar o desenvolvimento do concelho e da cidade de Coimbra”, referiu.

Fonte: As Beiras
E vamos agora entrar na campanha propriamente dita. Preparem-se para uma renovação do vosso stock de canetas. E os dois artigos que marcam este começo são uma fotografia perfeita da pré-campanha. De um lado temos Carlos Encarnação, com uma atitude bastante calma e a apostar principalmente no trabalho que fez. Do outro temos Vitor Baptista, que quando não está a falar mal de Encarnação, está a dizer "é menos de 5% do orçamento da câmara". Acho que as suas declarações mostram o género de pessoa que é... "claramente em empate técnico"? Acho que só na cabeça dele é que isso acontece.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Mais uma vez, se eu votasse, até de olhos fechados votava no Encarnaçao!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Eles que tirem o cartaz da Portagem, está horrível. E o outro com a violinista tá fatela...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Eles que tirem os cartazes. (ponto)

Por eles entenda-se todos os candidatos.

Só estragam as ruas, passeios, paisagens. Poluição visual e mais tarde poluição material.


Um cidadão tem o dever de se interessar pelos programas de cada candidato. Cartazes e afins são popularismos. Quem não se interessa, é cro-magnon e deveria-lhe ser vedado o direito ao voto por ir votar sem conhecer os programas politicos, votando apenas na cara ou cor politica, um voto de cór portanto e que é um insulto à Democracia.


A nossa Democracia está refém de pseudo-politicos e dos partidos. (com isto quero dizer que cada vez mais as pessoas votam no partido por ser o partido X e não no partido X por terem um programa realista e bom, também por hoje em dia ser praticamente impossivel a pessoas independentes conseguirem lançar uma campanha para dar a conhecer as suas ideias para o país e concorrerem com alguma hipotese nas eleições legislativas).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Matar um candidato à Junta é de passar os limites e espero que se faça justiça. O Baptista não diz nada de jeito em Coimbra e o Carrilho é mal educado. O Rui Rio levou pancada de pessoal do PS no Porto... que raio da campanhas... :?
Chegámos ao ponto de um candidato independente conhecido de todos por Gondomar ir fazer campanha às crianças de uma escola, e nem sabia falar com elas... falou com putos com idade pa serem netos dele como se estivesse em comício partidário... que tristeza...

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

Matar um candidato à Junta é de passar os limites e espero que se faça justiça. O Baptista não diz nada de jeito em Coimbra e o Carrilho é mal educado. O Rui Rio levou pancada de pessoal do PS no Porto... que raio da campanhas...
Chegámos ao ponto de um candidato independente conhecido de todos por Gondomar ir fazer campanha às crianças de uma escola, e nem sabia falar com elas... falou com putos com idade pa serem netos dele como se estivesse em comício partidário... que tristeza...
Vale tudo ...

De qq forma, o debate de ontem na FEUC foi um pouco diferente.

A candidata do BE não disse nada de jeito, foi muito vaga, e só na intervenção final a coisa se compôs. Se não fossem alguns dos afectos ao BE na assembleia fazerem as perguntas devidas, seria uma péssima prestação da candidata que quanto a mim é muito fraca.

O candidato da CDU não se pode comprometer com ninguém, pelo que disse o que melhor se afigurou a cada situação, pois o tacho pode vir de qq lado.

O Vitor Baptista tinha a grande oportunidade de se destacar declaradamente de Carlos Encarnação, se espera ganhar a câmara de coimbra, mas enterrou-se com lamechices sem interesse. Exagerou nas "piadas" para inglês ver. Apesar de tudo, foi um dos que apresentou algumas medidas concretas, a par do candidato da CDU, ainda que avulsas e discutíveis.

O Carlos Encarnação, esteve sempre sereno apesar da mafiozice que lhe é imputada, além de ter torneado todas as questões delicadas que lhe foram perguntadas, nomeadamente pelo BE, quer na pessoa do seu candidato, quer pela assembleia presente. Foi muito vago em muitas matérias.

Sendo assim, não há vencedores nem há derrotados. Apenas o facto de que se Vitor Baptista quer efectivamente ganhar a câmara, não lhe chegava "empatar o jogo" com Carlos Encarnação. Era obrigatório ganhar. A este último bastava empatar. E foi o que aconteceu na minha opinião. Contudo, o universo presente era de 400 pessoas pelo que em nada isso poderá influir na desfecho destas eleições.

harpsi

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

harpsi Escreveu:
Matar um candidato à Junta é de passar os limites e espero que se faça justiça. O Baptista não diz nada de jeito em Coimbra e o Carrilho é mal educado. O Rui Rio levou pancada de pessoal do PS no Porto... que raio da campanhas...
Chegámos ao ponto de um candidato independente conhecido de todos por Gondomar ir fazer campanha às crianças de uma escola, e nem sabia falar com elas... falou com putos com idade pa serem netos dele como se estivesse em comício partidário... que tristeza...
Vale tudo ...
É a bela classe política que temos em Portugal (pq sim... a culpa é também, senão quase toda, deles e mais as suas 'politicas' de estupidificação em massa para melhor controlar)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu odeio oficialmente Vitor Baptista (ou lá como se escreve o nome dele). Desde as 9h da manhã de hoje (Domingo) que está um carro de campanha deles parado à minha porta, a repetir "Vota no partido socialista <música rasca> Vota Vitor Baptista <música rasca>". Eu não sei que raio é que a campanha do PS pretende conseguir com isto, mas o meu voto não deve ser. :roll: