Dificuldades no politecnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
scarface
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 96
Registado: domingo, 13 março 2005 14:53
Localização: coimbra

Dificuldades no politecnico

Mensagem por scarface »

Pois e pessoal, no meu caso estudo no iscac e este ano verificou-se uma grande descida na entrada de caloiros para este estabelecimento.. no caso de contabilidade e auditoria em que o ano passado entraram kuase 200 pessoas, este ano entraram 9... quais as consequencias que isto terá? sei que isto aconteceu em mais sitios... para mim axo que isto se vai complicar e muito porque agora mais que nunca é preciso manter os alunos na escola..ou seja chumba-los.... o que acham?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Isso está directamente relacionado com a imposição de mínimos de 9.5 nas provas específicas... muitos cursos (e em especial nos politécnicos) perderam bastantes candidatos por causa disso. As soluções irão passar por uma diminuição ou redimensionamento de cursos ou pelo fim dessa imposição. Vai também haver uma procura desesperada por meios de financiamento alternativos, o que pode vir a ter um impacto extremamente negativo na qualidade da educação.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Uma das consequencias dessa diminuição que me está a preocupar bastante vai ser o provavel aumento das propinas no proximo ano :?

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Re: Dificuldades no politecnico

Mensagem por Gold »

scarface Escreveu:... para mim axo que isto se vai complicar e muito porque agora mais que nunca é preciso manter os alunos na escola..ou seja chumba-los... o que acham?
Duvido que tal aconteça, pois quem tivesse juízo saíria de tal instituição. O que não faltam aí é instituições de ensino superior. No meu caso, que estudo no ISEC, se me fizessem uma dessas era da maneira que me mudava logo para a universidade, ainda por cima donde moro a Aveiro é um saltinho.

Tal como o duffy, o que me preocupa é o facto das propinas poderem aumentar. Mas felizmente no ISEC estão a tentar superar o número diminuto de entradas com outras iniciativas e espero que para o ano as propinas se mantenham a um valor aceitável.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
scarface
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 96
Registado: domingo, 13 março 2005 14:53
Localização: coimbra

Mensagem por scarface »

pois, de certoo modo teem razao , as propinas vaoo aumentar.. mas todos sabemos que a propina maxima é de 880€ mais ou menos... logo sendo a proprina no iscac é de 500€ , os 380€ a mais por cada aluno nao vao conseguir cobrir o valor que seria parte da receita no caso de entrarem os 300 alunos que costumariam entrar se nao tivesse havido alteraçoes... basta fazer as ccontas.. ou seja.. criando algumas dificuldades aos alunos nem que seja por um ano vai aumentar a receita no ano seguinte de forma a poder tapar buracos... é uma forma muito practica e plausivel que aconteça mas que nos alunos claro nao vamos seker repparar a nao ser no final do ano...

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

no ISEC tb entraram poucos! deve-se de facto ao 9,5 imposto este ano tb pelos institutos!

Afinal os institutos não são nem querem ser diferentes da Universidade!

:wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O "problema" é que os institutos são diferentes da universidade, senão também eram universidade. Tratam-se de duas instituições com objectivos diferentes, pelo que penso que as condições de acesso também deveriam ser diferentes. Isso ajuda a explicar o fracasso que os politécnicos tiveram este ano nas matrículas.

Quanto à questão dos 9.5, penso que há situações onde essa regra podia ser esquecida. Acredito que há muitas pessoas que mereciam estar em determinado curso, mesmo sem ter as notas mínimas... enquanto que há muitos com as notas mínimas que nunca deviam estar em determinado curso (estão lá por imposição da família, porque não entraram noutro lado, etc). Quanto muito podiam perder prioridade nas inscrições, mas recusar por completo é um erro.

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Pedro Escreveu:O "problema" é que os institutos são diferentes da universidade, senão também eram universidade. Tratam-se de duas instituições com objectivos diferentes, pelo que penso que as condições de acesso também deveriam ser diferentes. Isso ajuda a explicar o fracasso que os politécnicos tiveram este ano nas matrículas.

Quanto à questão dos 9.5, penso que há situações onde essa regra podia ser esquecida. Acredito que há muitas pessoas que mereciam estar em determinado curso, mesmo sem ter as notas mínimas... enquanto que há muitos com as notas mínimas que nunca deviam estar em determinado curso (estão lá por imposição da família, porque não entraram noutro lado, etc). Quanto muito podiam perder prioridade nas inscrições, mas recusar por completo é um erro.
por um lado tens razão mas nao posso concordar na totalidade com o que dizes!
Eu ando no ISEC e defendo os politécnicos e se me perguntares se mudaria para os polos posso-te dizer que neste momento nao mudava!

Dizem que nos politécnicos é tudo mais fácil, mas eu quero ver quando começarem a expulsar o ppl que nao faz puto no curso, quero ver onde vai parar a fama que tanto tem a Universidade de Coimbra!

Apesar de tudo para mim sem duvida a Universidade de Coimbra é a melhor do País e quem sabe uma das melhores a nivel mundial, mas não me venham com as tretas que quem sai dos politécnicos não tem futuro, porque ACABAR O CURSO sim, isso sim interessa, com boa média.

Enfim fica muita coisa por dizer....infelizmente ppl da universidade anda sempre ás turras com o ppl do politécnico, passo a citar, as associações, isto porque os meus melhores amigos andam na Universidade!

Tratam-se de duas instituições com objectivos diferentes, pelo que penso que as condições de acesso também deveriam ser diferentes.
NAO PERCEBI???? estou totalmente de desacordo ctg! :?

[/code]

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu não percebo em que ponto é que eu disse mal do politécnico ou em que ponto é que andei às turras ou, ainda, em que ponto é que eu disse que um é mais fácil ou difícil que o outro.

Tal como já foi discutido noutro lado, o que eu disse é que são instituições diferentes, com objectivos diferentes. O próprio estilo de ensino difere em ambos, sendo um geralmente mais orientado para a parte prática e outro para a parte teórica. Dizer que são iguais não faz sentido nenhum, pelo que também não me parece que devam ter as mesmas condições de acesso.

Sobre os 9.5, repara que eu disse cursos, não disse instituições. Eu sou dos que acham que só a média não faz o aluno e, de certeza, que não é só a média que faz um bom profissional. Aliás, eu aconselho-te a esqueceres que o que interessa é acabar o curso com boa média, a menos que estejas em medicina ou qualquer curso do género (onde, infelizmente, ainda ligam mais à média do que às capacidades da pessoa). A média pouco significa para uma empresa a sério, interessa mais a experiência e conhecimentos que o aluno tem, assim como as suas capacidades de trabalho em equipa (algo que a grande maioria dos alunos com médias elevadas não tem).

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Pedro Escreveu:Eu não percebo em que ponto é que eu disse mal do politécnico ou em que ponto é que andei às turras ou, ainda, em que ponto é que eu disse que um é mais fácil ou difícil que o outro.

Tal como já foi discutido noutro lado, o que eu disse é que são instituições diferentes, com objectivos diferentes. O próprio estilo de ensino difere em ambos, sendo um geralmente mais orientado para a parte prática e outro para a parte teórica. Dizer que são iguais não faz sentido nenhum, pelo que também não me parece que devam ter as mesmas condições de acesso.

Sobre os 9.5, repara que eu disse cursos, não disse instituições. Eu sou dos que acham que só a média não faz o aluno e, de certeza, que não é só a média que faz um bom profissional. Aliás, eu aconselho-te a esqueceres que o que interessa é acabar o curso com boa média, a menos que estejas em medicina ou qualquer curso do género (onde, infelizmente, ainda ligam mais à média do que às capacidades da pessoa). A média pouco significa para uma empresa a sério, interessa mais a experiência e conhecimentos que o aluno tem, assim como as suas capacidades de trabalho em equipa (algo que a grande maioria dos alunos com médias elevadas não tem).
ok

PERCEBI AGORA! sorry ;)

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Sim, são duas institições diferentes, por isso é que é muito mais facil para um aluno do politreco arranjar emprego :lol:.
Turras à parte, o pedro falou no conhecimento e experiencia que um aluno tem ser importante para as entidades empregadoras. Penso que este será o maior calcanhar de aquiles quer da universidade quer do politecnico. Cada vez mais essas entidades querem é ver no curriculo experiencia e não medias altas.. se vamos concorrer a um lugar com alguem que tenha digamos 2 anos de experiencia num determinado ramo mas sem curso e nos com curso e sem experiencia estamos bem lixados.
A partir do 2º ano do curso deveriamos ser imediatamente intregados em empresas efectuando estágios e/ou trabalho efectivo conforme capacidades de cada um. Além de adquirir experiencia separarseia o trigo do joio, pois alunos com capacidade para trabalhar que até nem gostam da escola teriam muito mais hipoteses enquanto os que ca andam porque é lindo andar no ensino superior iam dar uma volta.
Ou a propria escola poderia ter empresas associadas, apresentando produtos a preços competitivos, financiando deste modo melhores condições de estudo/investigação. Para mim seria a escola ideal mas acho que já estou a inventar demais.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É incrível como as Unis têm mais dinheiro e como a ESEC, por exemplo, ter ainda edifícios vergonhosos... então o Pólo II nos Olivais nem comento... que coisa vergonhosa... :roll:
Não curto por veses quando digo "estudo na ESEC" e as pessoas, principalmente algumas da Uni, me olham assim como que a dizer "ah ok!" ou então me desprezam... que estupidez...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Lino Escreveu:É incrível como as Unis têm mais dinheiro e como a ESEC, por exemplo, ter ainda edifícios vergonhosos... então o Pólo II nos Olivais nem comento... que coisa vergonhosa... :roll:
Não curto por veses quando digo "estudo na ESEC" e as pessoas, principalmente algumas da Uni, me olham assim como que a dizer "ah ok!" ou então me desprezam... que estupidez...
eu a esses nao dou qualquer crédito porque talvez sejam aqueles que andam anos e anos de volta do curso. Muitos até andam de pasta na mao so pa mostrar que andam na Univ.!

fora isso realmente nao me posso queixar do ISEC, segundo sei é o politécnico com mais $$$ do grupo IPC e isso ve-se pelas novidades que o ISEC possui agora!

Alem de ter-mos a biblioteca mais concorrida das Universidades e Politecnicos! Na época de exames sempre apinhada de gente de varias instituiçoes!

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Quais novidades?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

pa os cartoes de acesso aos departamentos e ao proprio instituto!

sei k custaram uma pipa de massa! e atenção mudaram de empresa 2 vezes! sempre a gastar!

novo mobiliário pos departamentos, pelo menos po DEIS!

Responder