Universidade vs Politécnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Universidade vs Politécnico

Mensagem por SilentNoise »

Prós e contras do ensino politécnico e do ensino universitário.
Qual será melhor?
Matem-se, esfolem-se mas não se aleijem...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Re: Universidade vs Politécnico

Mensagem por Ingersoll »

SilentNoise Escreveu:Prós e contras do ensino politécnico e do ensino universitário.
Qual será melhor?
Matem-se, esfolem-se mas não se aleijem...
A questão não se põe nestes termos. Nenhum é "melhor" do que o outro. São complementares e ambos necessários. Os politécnicos têm a função essencial de instruir pessoas com uma formação superior mais técnica e especializada. Em Portugal há uma grande escassez de bacharéis.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Este tópico foi criado, não por vontade própria, mas por uma questão de civismo. Certos users estavam a deturpar alguns tópicos com comentários que em nada contribuíam para o seu assunto principal. Por isso, a minha primeira mensagem vem carregada de ironia.

Mas vamos ao que interessa...

Não vejo complementaridade entre o ensino universitário e o politécnico. Então em Portugal que cada vez mais os institutos politécnicos são comparáveis a escolas profissionais.
O fosso entre os dois é cada vez maior e torna-se muito mais complicado optar pela universidade em detrimento dos institutos, não só pela propina que se paga, como também pela qualidade de ensino que, infelizmente, é cada vez mais banalizada.
Quanto à escassez de bacharéis, se a há neste momento, então quando for implementado o Tratado de Bolonha...

Eu não quero entrar em fundamentalismos com esta mensagem, mas se assim o dei a entender foi porque estou extremamente cansado. Os dias andam maiores...

Abraço,
Hear this noisy silence...
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Não vou considerar um melhor que outro. Pode e deve haver pessoas que prefiram metodos de ensino de um lado e de outro. Por mim deveriam haver cursos ainda mais especificos.
Mas posso dizer que neste momento o IPC, para mim, está na completa merda e até tenho vergonha de dizer que estudo nessa instituição.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Tem objectivos diferentes, logo nao sao comparaveis. Os poli formam o que agora se chama eng. tecnicos e as uni formam com base mais teorica (sao comparaveis às escola profissionais como alguem disse), penso que é a principal diferença. como nunca frequentei nenhum outro estabelecimento de ensino superior nao posso comparar nada, mas o dizquedisse populista sempre me susurrou que o ensino dos politecnicos é mais muito acessivél que nas unis...

em relaçao ao que disse noutro topico (sim pk este foi criado para mim), eu apenas falei no contexto das festas académicas de cada uma instituição, quem leu é que generalizou! e quem me citou, obviamente que lhe respondi!

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

O que torna um curso acessível ou não, é maioritariamente o aluno. Sendo que alguns professores que gostam do que fazem e consequentemente fazem-no bem também ajudam a tornar um curso mais acessível. Acho que a instituição tem muito pouco ou nada a ver com a acessibilidade de um curso.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Gold Escreveu:O que torna um curso acessível ou não, é maioritariamente o aluno. Sendo que alguns professores que gostam do que fazem e consequentemente fazem-no bem também ajudam a tornar um curso mais acessível. Acho que a instituição tem muito pouco ou nada a ver com a acessibilidade de um curso.
eu acho que tem pois a instuição é a responsavel pelo que se passa no seu interior

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Hummmm... Não só os alunos têm muitas culpas no cartório por preferirem uma Universidade mais conhecida em detrimento de um Politécnico mais modesto; como também os professores.
Muitos deles olham para um lugar num Politécnico como uma boa forma de subir na vida (vulgo tacho), já que é muito mais acessível leccionar nesses Institutos do que nas Universidades.
E outro peso que equilibra a equação é a qualidade das instalações. Normalmente as suas infraestruturas são financiadas ao menor preço, ou seja, precariedade de condições de ensino. Mas há excepções, como é óbvio...
Isto tudo acaba por afectar a qualidade de um estabelecimento de ensino.
Hear this noisy silence...
Imagem

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Re: Universidade vs Politécnico

Mensagem por Uzumaki »

Ingersoll Escreveu:Nenhum é "melhor" do que o outro. São complementares e ambos necessários. Os politécnicos têm a função essencial de instruir pessoas com uma formação superior mais técnica e especializada.
Bem, acho que isto diz tudo!

Avatar do Utilizador
Staralfur
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 04 abril 2005 18:30

Mensagem por Staralfur »

SilentNoise Escreveu:Hummmm... Não só os alunos têm muitas culpas no cartório por preferirem uma Universidade mais conhecida em detrimento de um Politécnico mais modesto; como também os professores.
Muitos deles olham para um lugar num Politécnico como uma boa forma de subir na vida (vulgo tacho), já que é muito mais acessível leccionar nesses Institutos do que nas Universidades.
E outro peso que equilibra a equação é a qualidade das instalações. Normalmente as suas infraestruturas são financiadas ao menor preço, ou seja, precariedade de condições de ensino. Mas há excepções, como é óbvio...
Isto tudo acaba por afectar a qualidade de um estabelecimento de ensino.
Escrevo neste tópico pq há um mês anulei a minha matricula numa instituição do Politécnico. Anulei-a, e sinto-me outro, sem o peso da vergonha e da vulgaridade de estudar lá. O dia-a-dia era penoso, com diversas atrocidades à inteligência de qq estudante.
Frequentava já o 2ª ano da licenciatura, com um bom aproveitamento. Tinha tudo para finalizar dentro dos prazos estabelecidos, com respeitável classificação, mas o facto de querer algo de razoável, impediu-me de progredir. Deixem que vos diga uma coisa: o Politécnico, como aqui já foi referido, serve antes de mais, para formar pessoas com um certo grau teórico aliado a uma prática na área em questão. O problema surge qd nem uma coisa nem outra correspondem meramente ao aceitável.
Não me quero esticar mto, senão preenchia o espaço de todo o tópico.

Irei candidatar-me de novo ao Ensino Superior, optando pela UC, na opção que na altura da minha entrada era a minha 2ª, mas que hoje é a primeira. Não me enganei, n mudei em nada. Apenas me atraiçoaram pelas informações que me deram e que dão.

Prefiro ser feliz e estudar algo que me instrua, do que me banalizar tds os dias para poder servir de justificação para o tacho de mtos :!:

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Staralfur Escreveu:
SilentNoise Escreveu:Hummmm... Não só os alunos têm muitas culpas no cartório por preferirem uma Universidade mais conhecida em detrimento de um Politécnico mais modesto; como também os professores.
Muitos deles olham para um lugar num Politécnico como uma boa forma de subir na vida (vulgo tacho), já que é muito mais acessível leccionar nesses Institutos do que nas Universidades.
E outro peso que equilibra a equação é a qualidade das instalações. Normalmente as suas infraestruturas são financiadas ao menor preço, ou seja, precariedade de condições de ensino. Mas há excepções, como é óbvio...
Isto tudo acaba por afectar a qualidade de um estabelecimento de ensino.
Escrevo neste tópico pq há um mês anulei a minha matricula numa instituição do Politécnico. Anulei-a, e sinto-me outro, sem o peso da vergonha e da vulgaridade de estudar lá. O dia-a-dia era penoso, com diversas atrocidades à inteligência de qq estudante.
Frequentava já o 2ª ano da licenciatura, com um bom aproveitamento. Tinha tudo para finalizar dentro dos prazos estabelecidos, com respeitável classificação, mas o facto de querer algo de razoável, impediu-me de progredir. Deixem que vos diga uma coisa: o Politécnico, como aqui já foi referido, serve antes de mais, para formar pessoas com um certo grau teórico aliado a uma prática na área em questão. O problema surge qd nem uma coisa nem outra correspondem meramente ao aceitável.
Não me quero esticar mto, senão preenchia o espaço de todo o tópico.

Irei candidatar-me de novo ao Ensino Superior, optando pela UC, na opção que na altura da minha entrada era a minha 2ª, mas que hoje é a primeira. Não me enganei, n mudei em nada. Apenas me atraiçoaram pelas informações que me deram e que dão.

Prefiro ser feliz e estudar algo que me instrua, do que me banalizar tds os dias para poder servir de justificação para o tacho de mtos :!:
pk n optavas pela transferencia ? assim sempre beneficiavas de umas cadeiras feitas!

Avatar do Utilizador
Staralfur
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 04 abril 2005 18:30

Mensagem por Staralfur »

a questão da transferencia era mto débil. tinha 3 vagas, estando num lugar de preferencia mto vulnerável. era quase só por milagre que conseguiria.

no entanto, e pelo que me informei, penso que se apresentar entre 1 e 15 de agosto no gabinete de mobilidade estudantil a matricula que efectuei este ano mais as classificações do 1º ano poderei usar desse factor.

mas seria de todo imprudente apenas tentar pela transferencia, pois as hipóteses são minímas, pelas preferencias dadas, assim como é sempre de prevenir eventuais insucessos pela mobilidade, precavendo-me estudando pela via de acesso geral aka exames nacionais :wink:

Avatar do Utilizador
babsie
Estreante
Estreante
Mensagens: 15
Registado: sábado, 28 maio 2005 15:02
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por babsie »

SilentNoise Escreveu: Quanto à escassez de bacharéis, se a há neste momento, então quando for implementado o Tratado de Bolonha...
A implementação do tratado de bolonha vem permitir que haja sim mais bachareis (agora licenciaturas)...ou seja que haja mais pessoas a concluir os seus estudos e estarem aptas a entrarem no mercado de trabalho em menos tempo...os 3 anos! so na frança é que se praticam as licenciaturas e em mais nenhum pais tal se faz...portugal precisa de gente com experiencia tecnica o mais rapidamente possivel..nao precisamos de mestrados e doutorados!
bAbSiE
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

babsie,

A vida, complicada como está, obriga as pessoas a apostar imenso na sua formação. Ninguém tira um curso a pensar no desenvolvimnto do país. Acredita que se os mestrados forem mais acessíveis, os estudantes vão querer chegar a esse grau universitário sabendo que estão a abrir as portas à emigração.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Vocês estão a desvalorizar imenso o ensino politécnico... No caso que eu conheço, que é o do meu curso, as pessoas saem muito mais formadas e orientadas para o mercado de trabalho (industria por exº) do que um licenciado na mesma área e entra + facilmente no mercado de trabalho tendo o bacharelato. E é um curso onde não se descura no conhecimento cientifico ministrado.

Fiquem sabendo que o ensino superior politécnico, pelo menos no caso do ISEC, não fica atrás de qualquer universidade pública, pois temos professores de um nível elevado e instalações capazes de responder às necessidades do mercado. A única lacuna é a falta de ligação às empresas da região pois isso abriria 1 porta dourada para a vida futura de qq engenheiro técnico!
Imagem
Imagem

Responder