Dracula Escreveu:Sim, mas não te esqueças que antes disso já fui aluno

. Sim, também apanhei com alguns professores, que deus me livre. Mas acho que no geral tive sorte

. Creio também que tal se deve ao facto de ter frequentado o que considero uma das melhores universidades (na minha opnião, claro) deste país.
Eu aí tive azar. Posso contar com uma mão os professores bons que tive. Mas também venho de um departamento que, infelizmente, está "podre". Os maus professores é que prosperam apenas porque fazem investigação ou porque controlam determinada empresa, os programas das cadeiras estão adaptados às necessidades específicas das empresas das quais os professores são sócios (e que lidam em nichos de mercado pouco representativos) em vez de estarem adaptados às reais necessidades, os professores não têm a mínima capacidade de planeamento em termos de ajustar a carga de trabalho, etc.
Dracula Escreveu:Além disso, tenho a sensação constante que o nivel de exigência está a baixar de mais (males de um financiamento baseado no número de alunos) e que os alunos que nos chegam parecem cada vez menos preparados e mais "queixinhas". É claro que felizmente também há excepções.
Acho que é mais complicado do que isso. Os critérios de entrada no ensino superior precisam de uma renovação completa. A média do secundário não devia ser o único critério.
Dracula Escreveu:Continuo a achar também que uma grande culpa está naquele choque inicial que os alunos sofrem, quando entram pela primeira vez no ensino superior, choque este derivado da grande diferença de "ser" e estudar do ensino superior em relação ao ensino secundário (e que também já foi referido no outro tópico pela Jules.
Acho que o ano zero, como está definido, não vai alterar isso. Eu concordaria se fosse um ano a sério, agora três cadeiras básicas num ano inteiro? Três por semestre seria um bom começo, aproveitando para ensinar matérias que alguns alunos dão no primeiro ano. Eu não sou contra este conceito, apenas acho má a implementação que vai ter neste caso (e que parece apenas um modo de obter dinheiro).
Dracula Escreveu:Depois há outras coisas que tens que entender: o objectivo de uma universidade não é só ensinar os alunos. É essencialmente um local de investigação. Num sistema perfeito, numa boa universidade terias professores e investigadores. A carreira de investigador existe, só que os vinculos são tão fracos (entre outros problemas), que ninguem opta por essa opção

.
Pois, é esse o problema. Neste momento, existem demasiados investigadores e poucos professores. Não sabem dar aulas, colocam a investigação à frente dos alunos, tratam alunos estagiários como "escravos pessoais"... há muita coisa errada no modelo actual. Por isso é que eu defendo uma avaliação a sério dos professores. No Departamento de Engenharia Informática posso garantir-te que seriam poucos a manter o emprego, se tal ocorresse.