Psicologia

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Psicologia

Mensagem por Carol »

Fiz uma pesquisa e não encontrei nenhum tópico especificamente sobre o curso.

A minha irmã tem algumas dúvidas sobre o curso, pois está muito indecisa sobre o que escolher e eu acho que ela tem uma percepção errada do curso.

Ela tem psicologia agora no 12º ano, mas não gosta muito da matéria, acha muito teórico.
A questão dela é se o curso em coimbra tem alguma coisa a ver com a disciplina, ou se é mais prático.
Básicamente ela queria algumas informações sobre o curso e feedback, se alguém quiser ajudar.. :p

danielasofia
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 14 maio 2010 15:16

Mensagem por danielasofia »

Eu estou quase na mesma situação, aproveitando o tópico, alguém me pode dizer se é preciso ter muitas bases na cadeira de biologia e genética? É que estou no curso de humanidades e isso está-me a preocupar um bocadinho...

Minnie
Regular
Regular
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Olá aos 2.
A psicologia do 12ºano é 2% da psicologia leccionada na universidade (atenção que 2% é uma expressão...). São abordados inicialmente mas muito superficialmente, depois a matéria é outra...
Não é necessário ter bases, pois os profs ensinam tudo o que falam... Obviamente não podem falar sobre algo que não dão. Acontece raramente que falem de termos que julgam que os alunos conhecem, no entanto, se colocarem a dúvida eles explicam.

danielasofia
Novato
Novato

Muito obrigada :)

pinili
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 18 maio 2010 19:41

Mensagem por pinili »

Acho que devo, enquanto estudante de Psicologia, clarificar aqui alguns pontos.
Psicologia no Ensino Superior menciona, como já disseram, apenas 2% do que se deu no Secundário, algures na História da Psic. ou assim;

Psicologia é mais complicado para quem vem de Humanidades: Conhecimentos em Estatistica, biologia e genética dão jeito SIM. Mas não é motivo para escolher outro curso. O que é preciso saber é aprendido nas aulas, so que torna-se mais facil pra quem ja tem algumas bases. Nao é nada doutro mundo, e sao cadeiras que se fazem muito bem. Pralem do facto que esse tipo de conhecimento da jeito no 1º ano, end of. O resto aprende-se durante a "estadia" na FPCEUC;

Se ha cadeiras muito teoricas? Há. Mas tambem ha cadeiras com muito caso pratico e com aplicaçao;

O que tenho a desejar às duas é que pensem bem antes de decidirem para que curso vao, mas que se é de Psicologia que gostam, então vão gostar de estudar cá. ;)

danielasofia
Novato
Novato

É mesmo para psicologia que vou (:

Já agora, alguém sabe alguma coisa sobre a faculdade de psicologia se mudar para o polo II?

Minnie
Regular
Regular

Mensagem por Minnie »

daniela sou da FPCE e ainda não há desenvolvimentos sobre o assunto.
Fala-se que serviço social se mudará para a faculdade de letras e que Ciencias da Educação e Psicologia ficarão ali.
Não se sabe de nada

danielasofia
Novato
Novato

Minnie Escreveu:daniela sou da FPCE e ainda não há desenvolvimentos sobre o assunto.
Fala-se que serviço social se mudará para a faculdade de letras e que Ciencias da Educação e Psicologia ficarão ali.
Não se sabe de nada
Hum, é pena :/ queria que mudassem para o polo II x)
Obrigada.

JoanaMartins2
Iniciado
Iniciado
Registado: sábado, 11 abril 2009 2:21

Mensagem por JoanaMartins2 »

danielasofia Escreveu:
Minnie Escreveu:daniela sou da FPCE e ainda não há desenvolvimentos sobre o assunto.
Não se sabe de nada
Hum, é pena :/ queria que mudassem para o polo II x)
Obrigada.
Serviço Social para a Fluc? isso é pra quando?

Minnie
Regular
Regular

Mensagem por Minnie »

joana martins como referi tudo não passa de zuns zuns...
nada definitivo

pinili
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 18 maio 2010 19:41

Mensagem por pinili »

Ao que sei, isso ja anda a ser falado ha uns anitos. Nao me parece que seja uma medida definitiva e decidida (por agora), mas la esta, boatos valem pelo o que valem.
tambem ha o rumor de que iriamos para o Polo II sim, esse o mais "conhecido". mas porque raio querias que a FPCEUC se mudasse para o polo II?

yELLOW
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

sou do pólo 2 e julgo k atrás do dep. de civil há lá um edifício k tem uma placa a dizer algo do tipo "futuras instalações da faculdade de psicologia" agr a veracidade dakilo é k já n vos posso confirmar.....

agr verdade seja dita....era bastante bom que um curso como psicologia ou ciências de educação viesse para o pólo 2....não só para aumentar a diversidade de cursos mas tb para....equilibrar um o rácio entre homens/mulheres LOL

danielasofia
Novato
Novato

Pelo que ouvi dizer uma das razões é porque as instalações da faculdade de psicologia já são muito antigas e não sei que... Mas tou a ver que não vai acontecer para já :/

Minnie
Regular
Regular

Mensagem por Minnie »

Deus me livre ir para o polo II.
Verdade seja dita que o acesso ao polo II e i acesso ao polo I são completamente diferentes e o polo I é muito mais acessível.

Tantos sítios para ir e logo para o polo II? :S:S:S Nããããão.
(Atenção que tenho imensos amigos no ISEC, nada contra o ISEC mas sim contra a má localização e falta de acessos ao local).

Quanto ao facto de a faculdade se mudar não é esse o motivo apontado danielasofia; o motivo apontado é que a faculdade é pequena de mais para os três cursos nela leccionados.
Muitos defendem que o que está mal é o curso de Serviço Social, uma vez que este já fez parte integrante da FLUC e que á poucos anos se "mudou" para a FPCE. Daí que uma das soluções seja voltar a colocar SS no local certo (FLUC).

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Quanto aos rumores de a FPCE ir para o pólo II... entrei em Psicologia em 2004 e toda a gente garantia que ainda teria aulas no polo II, e quanto entrei, tinha uma prima no 4º ano a quem tinham dito a mesma coisa. De resto, ouvi o mesmo que a Minnie, que o espaço é demasiado pequeno para tanta gente. Houve uns profs meus que disseram que éramos mesmo para mudar, mas que infelizmente não há dinheiro para isso, daí ter-se arranjado um piso para a FPCE nas matemáticas. Ao que parece, a UC tinha prometido trocar aquelas mesas e secretárias do tempo dos afonsinhos que estão nas matemáticas, mas nem isso... :roll:

De resto... Psicologia no 12º dá umas luzes e dá jeito porque já se tem uma base ou outra, mas o curso ultrapassa largamente aquilo que é dado no secundário. O ensino em Coimbra é um pouco teórico, é certo, mas vai-se tendo alguma oportunidade para aplicar os conhecimentos, em trabalhos. O primeiro ano é um bocado secante, tem-se aquelas cadeiras de base mais maçudas e mais chatas, mas tudo se faz. Eu fui de Humanidades e tive algumas dificuldades na cadeira de estatística, mas indo às aulas, aquilo percebe-se bem (pelo menos às práticas). Quanto a Biologia e Genética... na minha altura, ninguém estudava para aquilo, ninguém ia às aulas, desenrascavamo-nos de outra forma, mas isso também foi há 6 anos, não sei se isso mudou. Eu ainda comecei a estudar, mas não percebia nada da sebenta.