Declarações de impostos na Internet

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Declarações de impostos na Internet

Mensagem por Pedro »

O fim do sigilo fiscal é uma das medidas do governo para combater a fuga aos impostos. Embora eu pense que a fuga aos impostos devia ser combatida de outra forma (baixando os impostos estupidamente altos que temos, porque a maioria das pessoas que foge fá-lo devido aos valores aberrantes que tem de pagar), acho que é uma medida útil.

Agora, eu fiquei foi estupefacto com uma declaração do ministro das finanças... "os portugueses devem preparar-se para ter as suas declarações na internet, para qualquer um as ver". Que raio é isto? Qualquer um? Que os fiscais que trabalham no governo possam ver as minhas declarações, ainda concordo... mas os idiotas dos meus vizinhos, que só sabem comentar a vida dos outros, terem acesso às minhas declarações? Isto é uma invasão de privacidade brutal! Sinceramente, cada vez odeio mais esta porcaria de governo, parece que nem pensam nas decisões que tomam.

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Mas tu achas que algum ministro é ministro pelas suas competencias?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Infelizmente, eu não acho que seja... mas devia ser.

Lion
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Aqui concordo contigo Pedro, n é esta medida q vai fazer a fraude fiscal baixar...era preferivel o fim do sigilo bancário.

harpsi
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

"os portugueses devem preparar-se para ter as suas declarações na internet, para qualquer um as ver".
bom, mal ou bem, na holanda funciona assim ...

harpsi

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Não estou de acordo com uma exposição de todos os contribuintes, mas se metessem na repatição de finanças de cada cidade uma lista de quem foge aos impostos... Quem não deve, não teme. :wink:

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Isto é uma invasão de privacidade brutal!
E por isso mesmo é que o Tribunal Constitucional em princípio não vai deixar passar essa lei.

^lady_in_red^
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 16 maio 2005 16:39

Mensagem por ^lady_in_red^ »

pessoalmente acho essa medida um pouco estupida a preocupaçao deles devia ser ter medidas claras e necessarias para que serve todo o pais saber kual a minha declaracao de irs ?? nenhuma a nao ser as cuscas ??
pk medidas eficazes como o fim do sigili bancario eles nao tomam pk sera??

Gold
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34

Re: Declarações de impostos na Internet

Mensagem por Gold »

Pedro Escreveu:Embora eu pense que a fuga aos impostos devia ser combatida de outra forma (baixando os impostos estupidamente altos que temos, porque a maioria das pessoas que foge fá-lo devido aos valores aberrantes que tem de pagar), acho que é uma medida útil.
Sinceramente não acho muito provável uma pessoa que anda há anos a não pagar por uma coisa e que de um momento para o outro só porque essa coisa baixou o preço vai começar a pagar. Não pagar fica sempre mais barato.

Pedro Escreveu: ... mas os idiotas dos meus vizinhos, que só sabem comentar a vida dos outros, terem acesso às minhas declarações? Isto é uma invasão de privacidade brutal!
Se eles já só sabem comentar a vida dos outros o que é que vai mudar com o fim do sigilo fiscal? O que pode mudar é que em vez de gerarem tantos boatos comecem a falar a verdade.

E vá, força acabar com o sigilo bancário que é para depois queixarmo-nos disso também.

Pedro
Administrador
Administrador

Re: Declarações de impostos na Internet

Mensagem por Pedro »

Gold Escreveu:Sinceramente não acho muito provável uma pessoa que anda há anos a não pagar por uma coisa e que de um momento para o outro só porque essa coisa baixou o preço vai começar a pagar. Não pagar fica sempre mais barato.
Acho que seria suficiente para mudar algumas mentalidades. Pelo menos seria mais eficaz que as supostas medidas de controlo à evasão fiscal que o governo quer implementar. Eu penso que se deve ver porque é que a evasão fiscal ocorre para a impedir, em vez de a tentar eliminar com medidas inúteis.
Gold Escreveu:Se eles já só sabem comentar a vida dos outros o que é que vai mudar com o fim do sigilo fiscal? O que pode mudar é que em vez de gerarem tantos boatos comecem a falar a verdade.
Vai mudar que não têm nada que saber tudo sobre a minha vida. Que falem de boatos ocasionalmente não me importo, mas que tenham acesso a elementos privados da minha vida, como o que ganho e como o gasto? Não, obrigado.