Coimbra, Capital Europeia da Cultura 2020

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Coimbra, Capital Europeia da Cultura 2020

Mensagem por bru_nex »

DIÁRIO DE COIMBRA

Arquitectos defendem Coimbra
Capital Europeia da Cultura em 2020

Especialistas acreditam que a reestruturação urbana que já está em marcha
pode culminar numa candidatura vencedora, algo que “não é apenas um devaneio”
Coimbra tem condições mais do que suficientes para ser, em 2020, Capital Europeia da Cultura, defendem arquitectos que estão a acompanhar de perto a intensa reestruturação urbana que a cidade já iniciou, como por exemplo a descentralização de estruturas universitárias da zona da Alta.


«Com a candidatura da Alta a Património da UNESCO, com o redesenhar da Rua da Sofia e com o projecto de transformar a Acrópole da Penitenciária num pólo cultural, Coimbra não pode deixar de pensar em candidatar-se a capital europeia da Cultura», afirmou o arquitecto Nuno Grande.

«De repente temos aqui um triângulo que numa candidatura podia ser um trunfo importante, aproveitando ainda os equipamentos da cidade já existentes, como por exemplo o TAGV, o Centro de Artes Visuais ou a Casa das Caldeiras», acrescentou o professor do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O responsável acrescentou como “ponto quente” da identidade cultural de Coimbra o convento de S. Francisco e o de Santa Clara-a-Velha. Nuno Grande garantiu ao Diário de Coimbra que nos vários pólos culturais da cidade «há pessoas com ideias que defendem a candidatura», um leque de profissionais que abrange arquitectos e não só.

«Coimbra pode concorrer de forma natural, precisa é de colocar os pólos culturais que existem na cidade a trabalhar em conjunto. Isto não é uma aventura no escuro, porque já temos “know-how” da experiência de Capital Nacional da Cultura e também já existe um “hardware” arquitectónico que pode ajudar muito», contextualizou Nuno Grande.

«Não é apenas um devaneio, mas tem de ser o município a avançar, em articulação com o Ministério da Cultura», salientou o arquitecto. «Se Guimarães é viável, se o Porto é viável, Coimbra não há-de ser?», concluiu.

Cidade debate hoje candidatura
a património da UNESCO
Nuno Grande é um dos coordenadores de uma exposição patente no Museu Nacional Machado de Castro, um leque de trabalhos de alunos do Departamento de Arquitectura da FCTUC que, no fundo, apresentam várias soluções arquitectónicas para a reestruturação urbana da cidade.

A exposição é enriquecida com um ciclo de debates, que arranca hoje, às 18h00, na cafetaria do Museu Nacional Machado de Castro. A cidade e a universidade vão discutir a candidatura da Alta Universitária a Património da UNESCO, num encontro moderado por José António Bandeirinha onde também participam Raimundo Mendes da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra) e Nuno Ribeiro Lopes (Gabinete de candidatura à UNESCO).

Nas próximas quintas-feiras, a discussão vai girar sempre em torno da reestruturação da cidade, em áreas geográficas específicas como os jardins e espaços públicos da Alta ou a transformação da acrópole da penitenciária em pólo cultural.

«Estes debates servem também para que os próprios cidadãos e os responsáveis da autarquia se possam pronunciar sobre as propostas que temos para a cidade», afirmou Nuno Grande.



O que vai sair daqui? Parece-me uma excelente ideia! :D

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Agentes culturais da cidade
favoráveis a candidatura a
Capital Europeia da Cultura

Proposta partiu de alunos e professores de Arquitectura,
mas colhe o aplauso de várias entidades da cidade

Os agentes culturais e autárquicos da cidade são favoráveis à possibilidade de Coimbra poder vir, em 2020, a ser Capital Europeia da Cultura.

A notícia, divulgada na edição de hoje do Diário de Coimbra, foi aplaudida por várias entidades da cidade. Para a presidente da Associação Cívica Pró Urbe, «é bom que Coimbra tenha objectivos destes, ambiciosos». «Aplaudo [a proposta], porque aplaudo o direito ao sonho, o direito à ambição. Sem ambição não se vai a lado nenhum», declarou à Lusa Ana Pires, que alerta porém que apenas este factor não é suficiente.

Também o vereador da cultura, Mário Nunes, que hoje termina funções com a tomada de posse do novo executivo na autarquia, entende que esta «é uma iniciativa e uma sugestão muito válida para 2020, desde que nessa altura estejam reunidas as condições para ser aprovada a candidatura. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, também assegurou à agência de notícias referir o tema no discurso de tomada de posse.

A ideia colhe ainda um parecer favorável do pró-reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra. Segundo José António Bandeirinha, a hipótese de Coimbra ser Capital Europeia da Cultura «é uma sugestão possível olhando para as potencialidades da cidade». No entanto, realça que «a sua viabilidade só poderá ser aquilatada na presença de um consenso político muito grande, que transcenda partidos, intenções pessoais, e que ponha a defesa da cidade em primeiro lugar».

As várias remodelações urbanisticas na cidade, com a recuperação do Mosteiro de Santa Clara e as obras no Convento de São Francisco, bem como a requalificação da Alta Universitária e a transformação do espaço da Penitenciária e do Quartel de Santana, são, para vários professores e alunos do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, motivos válidos para avançar com a proposta.

in Diário de Coimbra

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

A ideia é boa, esperemos é que corra melhor do que quando foi capital nacional da cultura (julgo que em 2003, será?) em que parece que houve inumeros problemas.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Que haja espaços para se fazer, que o pavilhão, o Convento S. Francisco e o TAGV são pouco para a cidade que é! Além disso aproveitam sempre esses anos para fazer 500.000 concertos de música clássica, como se só isso é que fosse cultura. Rock, Fado, ópera, clássica, folk, mais feiras de artesanato, teatro, cinema, fotografia, pintura, escultura...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E soa um pouco a hipocrisia quando na própria cidade se fechou o Museu da Ciência... mas espero que o recuperem!

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Fechou-se o Museu da Ciência?

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

O Museu da Ciência está vivo e recomenda-se!

Continuamente a ser galardoado com prémios nacionais, e até internacionais...

Ah! E ficou lindo o edifício.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

É, aliás, considerado o melhor museu de Ciencia e Tecnologia da Europa. Esta brutal, muito dinâmico e é um excelente exemplo da descida dos museus à terra. Os museus ao nível das pessoas. O Museu da Ciência está fantástico. Recomendo uma visita!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Era o Museu da Ciência e da Técnica que foi fechado há uns anos pelo Mariano Gago de forma completamente absurda...
E os outros Museus universitários que mal são conhecidos e que só se abrem a umas turmas das escolas, sendo completamente desconhecidos da restante população?

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Está aqui uma excelente oportunidade para serem reabilitados e para que sejam entregues à população. Está prevista a criação do Museu da Universidade de Coimbra no Colégio de S. Jerónimo, por exemplo. Está prevista a requalificação do actual edifício da Faculdade de Psicologia onde ficará a sede da Rede do Património Mundial de Origem Portuguesa.
O Machado de Castro já está de novo vivo.

Eu acho que é uma questão de tempo. Temos muitas coisas que ainda falta fazer, mas também temos muitas que já estão feitas, nomeadamente no caso do Museu da Ciência e do Exploratório. Tem o único Museu da água construído fora de Lisboa. Falta muita coisa? Falta! E ao nível da cultura falta mesmo muita coisa. Mas acho que não podemos ter tudo de uma vez, mas acho que há ainda um longo caminho a percorrer.

Acho, quanto a esta candidatura, que será mais bem empregue em 2020 do que já em 2012. Vai haver tempo para arranjar a cidade. Em 2020 haverá uma nova entrada norte da cidade, uma nova estação, uma nova linha ferroviária, metro urbano a circular, alta da cidade requalificada, centro histórico requalificado, baixa mais aberta, novo tribunal, arranjo das margens do Mondego, do Açude até à Ponte Rainha Santa Isabel, quem sabe o ICNB não se decide a arranjar o Choupal. Teremos o centro de Congressos, a Penitenciária reabilitada e com uma nova função, teremos uma Casa Municipal da Cultura que, eventualmente, terá de se readaptar a novas funções. Quem sabe não haverá aeroporto civil nessa altura? Acho que em 2020 vamos ter uma cidade mais bem preparada para receber a Europa.

Quem visitar Coimbra nessa altura sairá da cidade, certamente, com uma boa impressão. Não que em 2012 não fosse sair, mas acho que o salto qualitativo vai ser muito grande nos próximos anos.

As pessoas sempre tiveram tendência para ver em Coimbra uma cidade velha, com prédios a cair, com uma Universidade à parte que parou no tempo. Já estamos a inverter esta tendência, nomeadamente com os novos trabalhos inaugurados nas margens do Mondego. Acho que nos próximos 10 anos vamos mesmo mudar a imagem que se tem da nossa cidade. E acho que isso é o mais importante.

Temos 10 anos para preparar as salas de espectáculo, os museus, os monumentos, as casas, as ruas, os jardins. E, daqui a 10 anos, teremos uma cidade muito melhor. Tão digna como é hoje, mas certamente mais preparada para mostrar que é moderna e que tem um papel importante no país e na Europa.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04

Mensagem por LIC »

Lino Escreveu:Era o Museu da Ciência e da Técnica que foi fechado há uns anos pelo Mariano Gago de forma completamente absurda...
E os outros Museus universitários que mal são conhecidos e que só se abrem a umas turmas das escolas, sendo completamente desconhecidos da restante população?
Esse é o que está do outro lado da "rua do moelas"? Não sabia que tinha sido encerrado. Mas já há anos que me perguntava que fazia aquele edifício ali com a placa, mas sem actividade "aparente".
Se realmente se avançar com a candidatura é bom que se aposte não só em concertos, mas sobretudo nos Museus e espaços alternativos.
Não gostei foi muito da maquete do Páteo das Escolas que veio no Diário as Beiras :shock:
Está uma coisa estranha e já que requalificam a UC para património na UNESCO bem que podiam renovar todos os edifícios dos antigos Hospitais da Universidade. Aquela entrada para os automóveis (do lado do DARQ) merecia ali umas obras para restaurar a imagem que aquilo tinha antes. Até lá se podia colocar um portão em ferro só para dar animo à paisagem.
Além do lado do quiosque nas Monumentais poderem fazer algo do género que fizeram do outro lado.
Além de se poderem fazer umas obras valentes no Museu Militar, que apesar de ser escelente está votado ao abandono (principalmente o terraço onde estão as viaturas. Era preferível terem um espaço transparente coberto e as viaturas com o chassis bom, mesmo não tendo "miolo" a estarem todas desmontadas a apanhar chuva e sol, além das ervas que crescem a olhos vistos).

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Voltando ao tópico, não se esqueçam do Conservatório de Música de Coimbra que está a ser construído na Escola Secundária Quinta das Flores. Estas duas instituições de ensino vão funcionar integradas no mesmo espaço.

É uma mais-valia para uma candidatura a Capital Europeia da Cultura

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Pois, é de facto uma mais valia.. mas é pena que as pessoas se contentem com um conservatório feito "para remediar", acoplado a uma escola secundária ao invés do projecto inicial..

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Desconheço esse projecto inicial.

Mas também creio que desconheces o projecto do Conservatório que está em construção, pois parece-me a mim, demasiado grande para ser "para remediar", como dizes...

Se o Conservatório de Coimbra sempre funcionou em casas emprestadas e com míseras condições, agora que finalmente vai ter um espaço só deles -e que funcionará, tal como o Ministério da Educação pretende, em simultâneo com o ensino secundário- venham dizer que é "para remediar"...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Há imagens virtuais do Conservatório que estão a construir agora?