Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:
Carol Escreveu:
Ruizito Escreveu:Já agora em que código da praxe é que estão descritas essas supostamente hilariantes partidas?
o codigo da praxe não descreve "partidas" nenhumas
Eu sei, estava a ironizar!
O que queria dizer é que com a desculpa da praxe, anda para aí uma quantidade de imbecis a torturar uns pobres desgraçados que "para não serem marginalizados", se submetem a tudo o que lhes mandam fazer.
Se estas supostas brincadeiras "divertidissimas" :? têm alguma coisa a ver com a praxe, eu vou ali e já venho!
Sinceramente, e posso dizer que a "carapuça" não me serve, já estou farta deste tipo de comentarios.
Este é um tópico para partilhar tipos de praxes, é normal que uns agradem mais a uns que a outros.
Para criticar, só passando por lá (e não sei se já o fizeste ou não, estou a generalizar). é claro que todos sabemos que há abusos bastante graves, mas acho que aqui não se trata disso.
Muitas vezes são eles a pedir para serem praxados, e gostam dessas "brincadeiras divertidissimas".. Há quem leve isso mesmo na brincadeira.
E acho que essa da marginalização já não cola muito, actualmente quem quer ser praxado é, e quem não quer não é, sem haver qualquer tipo de ameaças e afins.

Já agora gostava de saber o que consideras praxe, o que farias se fosses tu a praxar?

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Carol, acho que foste tu que um dia disseste algo que ilustrou realmente a maneira como eu vejo a praxe.

A Praxe não é para o doutor rir do caloiro, é para o doutor rir COM O caloiro.

Ruizito, de todas as praxes que me fizeram este ano só tenho a dizer bem. Claro que há praxes estúpidas e descabidas, mas para essas há e sempre haverá o redondo Não.

Mas sim, é verdade, farto-me de ver caloiros em praxe que aquilo para eles parece ser o maior suplicio das vidas deles. Eu associo estar em praxe contrariado com comer algo que não gostamos... Nunca é proveitoso. Ou se gosta ou não se gosta.

Eu cá, Gosto! :twisted:

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Carol Escreveu: Sinceramente, e posso dizer que a "carapuça" não me serve, já estou farta deste tipo de comentarios.
Este é um tópico para partilhar tipos de praxes, é normal que uns agradem mais a uns que a outros.
Para criticar, só passando por lá (e não sei se já o fizeste ou não, estou a generalizar). é claro que todos sabemos que há abusos bastante graves, mas acho que aqui não se trata disso.
Muitas vezes são eles a pedir para serem praxados, e gostam dessas "brincadeiras divertidissimas".. Há quem leve isso mesmo na brincadeira.
E acho que essa da marginalização já não cola muito, actualmente quem quer ser praxado é, e quem não quer não é, sem haver qualquer tipo de ameaças e afins.

Já agora gostava de saber o que consideras praxe, o que farias se fosses tu a praxar?
É assim, não fiz o comentário que fiz para enfiar a carapuça em ninguém, mas se estás farta destes comentários é muito simples: não os leias.
E sim já passei pela universidade, já fui caloiro, fui só praxado duas ou três vezes e detestei, por isso evitei sempre meter-me nessas confusões. E quando deixei de ser caloiro nunca praxei ninguém porque acho que deve haver coerência.
Quanto aos caloiros que gostam ou não gostam, e são ou não ameaçados, sabes tão bem como eu que não é por isso que deixam de ser praxados. Mais de metade dos caloiros não gostam de ser praxados, fazem um frete enorme porque são coagidos a tal, mas se tu achas muito bem obrigar as pessoas a passar por estas experiências contra a vontade, ainda bem para ti.
Eu pessoalmente conheço vários casos (não é só um, nem dois...) de alunos que entraram no ensino superior e o primeiro ano foi um suplicio. Já não bastavam os normais problemas de adaptação ao ensino superior, ainda tinham de andar constantemente a ser praxados. Havia alguns que nem conseguiam ir às aulas, não conseguiam almoçar à vontade e por aí fora.
E já agora, mesmo não gostando, até admito que não seria um problema tão grande se esta perseguição da praxe durasse uma semana ou duas, mas infelizmente há sitios como por exemplo o ISEC onde dura quase todo o ano.
E finalmente gostaria que todos os alunos do superior mostrassem o mesmo empenho nos estudos que demonstram em arranjar novas partidas para pregar. Certamente que o mundo ficaria bem melhor!
Saudações cordiais.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Jimmy Escreveu:Carol, acho que foste tu que um dia disseste algo que ilustrou realmente a maneira como eu vejo a praxe.

A Praxe não é para o doutor rir do caloiro, é para o doutor rir COM O caloiro.

Ruizito, de todas as praxes que me fizeram este ano só tenho a dizer bem. Claro que há praxes estúpidas e descabidas, mas para essas há e sempre haverá o redondo Não.

Mas sim, é verdade, farto-me de ver caloiros em praxe que aquilo para eles parece ser o maior suplicio das vidas deles. Eu associo estar em praxe contrariado com comer algo que não gostamos... Nunca é proveitoso. Ou se gosta ou não se gosta.

Eu cá, Gosto! :twisted:
Concordo com tudo o que disseste. A praxe será sempre inofensiva se for de comum acordo entre o "praxador" e o praxado. Infelizmente toda a gente sabe que em muitos casos (se calhar a maioria) não é assim.

Mariana.Valquaresma
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 14 outubro 2009 15:34

Mensagem por Mariana.Valquaresma »

Os doutores da UC podem praxar os caloiros do IPC?
E mesmo dentro da UC e do IPC qualquer doutor pode praxar os caloiros? Mesmo sendo de faculdades e cursos diferentes?

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Mariana.Valquaresma Escreveu:Os doutores da UC podem praxar os caloiros do IPC?
E mesmo dentro da UC e do IPC qualquer doutor pode praxar os caloiros? Mesmo sendo de faculdades e cursos diferentes?
Sim, dentro da UC, qualquer doutor pode praxar qualquer caloiro.
Quanto a doutores da UC praxarem do IPC e vice-versa acho que já não, mas não tenho a certeza..

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:É assim, não fiz o comentário que fiz para enfiar a carapuça em ninguém, mas se estás farta destes comentários é muito simples: não os leias.
E sim já passei pela universidade, já fui caloiro, fui só praxado duas ou três vezes e detestei, por isso evitei sempre meter-me nessas confusões. E quando deixei de ser caloiro nunca praxei ninguém porque acho que deve haver coerência.
Quanto aos caloiros que gostam ou não gostam, e são ou não ameaçados, sabes tão bem como eu que não é por isso que deixam de ser praxados. Mais de metade dos caloiros não gostam de ser praxados, fazem um frete enorme porque são coagidos a tal, mas se tu achas muito bem obrigar as pessoas a passar por estas experiências contra a vontade, ainda bem para ti.
Eu pessoalmente conheço vários casos (não é só um, nem dois...) de alunos que entraram no ensino superior e o primeiro ano foi um suplicio. Já não bastavam os normais problemas de adaptação ao ensino superior, ainda tinham de andar constantemente a ser praxados. Havia alguns que nem conseguiam ir às aulas, não conseguiam almoçar à vontade e por aí fora.
E já agora, mesmo não gostando, até admito que não seria um problema tão grande se esta perseguição da praxe durasse uma semana ou duas, mas infelizmente há sitios como por exemplo o ISEC onde dura quase todo o ano.
E finalmente gostaria que todos os alunos do superior mostrassem o mesmo empenho nos estudos que demonstram em arranjar novas partidas para pregar. Certamente que o mundo ficaria bem melhor!
Saudações cordiais.
A atitude também se dispensava. Acho que muita gente não tem bem a noção de dicutir assuntos saudavelmente...

Quanto ao que dizes que mais de metade dos caloiros é praxado contra vontade, daquilo que vejo posso dizer-te que são uma minoria os que se sujeitam sem quererem. Quem não quer mesmo arranja sempre maneira de não ser praxado..
E eu não disse que achava bem obrigar pessoas que não querem a passar por isso. Na minha praxe só está quem quer, porque eu só praxo quem realmenyte quer ser praxado e se está a divertir.

Os periodos de praxe (tirando as pausas) vão até à semana antes da queima, por isso todo o ano os caloiros estão sujeitos a serem praxados. Há claro que há gente que abusa, mas como disse no meu post inicial, não me estava a referir a abusos.

E não generalizes, não tomes os que praxam por burros, porque se calhar até passam mais tempo a estudar do que a tentar encontrar novas "partidas".

Compreendo que não gostes da praxe, toda a gente tem o direito a gostar ou não, mas não a critiques de forma generalizada.

E acabaste por não responder à pergunta do meu post anterior, se fosses tu a praxar, que "partidas" farias, ou melhor, que "partidas" acharias adequadas?

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

quote="Carol"] A atitude também se dispensava. Acho que muita gente não tem bem a noção de dicutir assuntos saudavelmente...[/quote]
Desculpa lá, mas qual atitude? Insultei alguém? Ofendi alguém? Fui grosseiro? Até foste tu que primeiro vieste comentar (criticar) um post meu...
Carol Escreveu: Quanto ao que dizes que mais de metade dos caloiros é praxado contra vontade, daquilo que vejo posso dizer-te que são uma minoria os que se sujeitam sem quererem. Quem não quer mesmo arranja sempre maneira de não ser praxado...
Então olha vives numa realidade diferente da minha. E se achas que é fácil fugir à praxe, só se os caloiros deixarem pura e simplesmente de frequentar o estabelecimento de ensino, pois quando está um batalhão à entrada quase todo o dia a apanhar quem se aproxima, não tou a ver como é que se pode evitar.
Carol Escreveu: Os periodos de praxe (tirando as pausas) vão até à semana antes da queima, por isso todo o ano os caloiros estão sujeitos a serem praxados. Há claro que há gente que abusa, mas como disse no meu post inicial, não me estava a referir a abusos.
Pois não, mas que os há, há. E muitos.
Carol Escreveu: E não generalizes, não tomes os que praxam por burros, porque se calhar até passam mais tempo a estudar do que a tentar encontrar novas "partidas".
Era só o que faltava que não passassem! E não estou a generalizar. Mas é com a conivência de muitos, que alguns cometem os abusos que cometem. Não esqueças que quem cala consente.
Carol Escreveu: Compreendo que não gostes da praxe, toda a gente tem o direito a gostar ou não, mas não a critiques de forma generalizada.
Não se trata de gostar ou não da praxe. Sinceramente achas mesmo que estas brincadeiras carnavalescas têm alguma coisa a ver com o espirito académico?
Carol Escreveu: E acabaste por não responder à pergunta do meu post anterior, se fosses tu a praxar, que "partidas" farias, ou melhor, que "partidas" acharias adequadas?
Qualquer partida será adequada desde que não ponha a integridfade fisica ou psicológica de ninguém e sobretudo que seja feita com o consentimento deliberado de todos os intervenientes. E quando digo consentimento não estou a falar de mobilizar caloiros, humilhá-los e como eles não reclamam (medo? coação? necessidade de serem aceites? acharem que é uma inevitabilidade?), então parte-se do principio que estão de acordo.

Finalmente Carol, para finalizar esta "conversa", refiro apenas que pelo que vejo sou muito mais velho do que tu, e provavelmente tenho uma visão diferente das coisas, embora já no meu tempo de estudante, achasse estes abusos da praxe absurdos (e eram muito menos do que agora). Sinceramente espero que daqui a alguns anos, muitos dos actuais defensores desta selvajaria consigam ter uma visão diferente, mais madura e desapaixonada deste assunto. É bom sinal para todos.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Eu não coaduno com abusos de praxe e obviamente que os condeno, e mais uma vez repito que é disso que falo nos meus posts. E esta vai ser a minha opinião quer tenha 20, 30 ou 40 anos. E também vai ser a mesma a minha opinião sobre a praxe em geral seja qual for a idade.
E é obvio que é uma questão de gostar ou não da praxe, porque se gostasses não estavamos a ter esta conversa, uma vez que eu também não tolero abusos...
A praxe não uma selvajaria, e não é uma questão em relação à qual tenha uma opinião menos madura que a tua ou a de qualquer outra pessoa seja mais nova ou mais velha.

Mais uma vez, não é de abusos que falo mas tu continuas a levar a questão para esses extremos. É claro que quem por omissão comete um crime também é culpado.

E sim, é facil se fores minimamente esperto fugir à praxe. Não é uma coisa que exija um QI especialmente elevado.
E duvido que os doutores se dêem realmente ao trabalho de estar sempre à espera dos caloiros em todas as portas e corredores.
Pelo menos eu ando ali pelas faculdades e não o costumo ver, só se eles só aparecem quando eu viro as costas..
No entanto, muitas vezes são estes caloiros que estão a fazer o frete ou que dizem que não gostam e não querem ser praxados que no ano a seguir vestem a sua capa e batina e vão todos contentes para o primeiro dia de aulas ver se apanham caloiros..

E sim, para finalizar isto, cada um tem direito a ter a sua própria opinião. Eu gosto da praxe, fui praxada e praxo.
Parece-me que tu não gostas, aceito perfeitamente.
E quanto aos abusos somos os dois da mesma opinião.

scsj6
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15

Mensagem por scsj6 »

Falam de abusos? Quais abusos?

Vão ver as praxes do Porto, Leiria, Braga e etc... Ai sim podem falar de abusos. Ovos, farinha, agua, peixe, lama e tudo o que mais quiserem imaginar. Depois de "enfeitados" com tais ingredientes saem a rebolar pelo chão, são atados em arvores... :shock:

E isso tudo vi com meus próprios olhos em Leiria....

Em Coimbra, no meu ver, a praxe é uma coisa inofensiva (pelo menos na UC)... Fui praxado, praxo a dois anos e não vi nada se mais. Acho até que a coisa mais ridícula da praxe cá é mandar um caloiro ficar de quatro. Acho que não tem sentido nenhum... de resto nada a apontar.

E já agora, isso supostamente seria um tópico sobre ideias de praxes, não pra discutirem se é violenta, se gostam ou não :wink:

Mariana.Valquaresma
Novato
Novato

Sempre tive a ideia de que as praxes serviam para integrar os alunos, e pleo menos antes era assim. Agora parece que é totalmente o contrario..
Mas tambem nao estou muito por dentro do assunto (ainda nao estu na faculdade), apenas ouço o que me contam..

hugods
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 19 agosto 2008 22:16

Mensagem por hugods »

Mariana.Valquaresma Escreveu:Sempre tive a ideia de que as praxes serviam para integrar os alunos, e pleo menos antes era assim. Agora parece que é totalmente o contrario..
Mas tambem nao estou muito por dentro do assunto (ainda nao estu na faculdade), apenas ouço o que me contam..
Nunca ouvi dizer que fosse o contrario!!

Mariana.Valquaresma
Novato
Novato

hugods Escreveu:
Mariana.Valquaresma Escreveu:Sempre tive a ideia de que as praxes serviam para integrar os alunos, e pleo menos antes era assim. Agora parece que é totalmente o contrario..
Nunca ouvi dizer que fosse o contrario!!

Pelo que me contam, nao é linear, ha doutores que abusam um pouco e as praxes nesses casos deixam de ser para integração, passando a ser para "tentar demonstrar" que uns são mais e melhor que os outros. O que não é correcto.
Mas volto a reforçar, não é linear.. Deve haver de tudo..

agnes
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Mensagem por agnes »

Eu já estou com saudades das praxes :(
E só esta semana é que não as tive...
Parece que sem praxe ficamos mais distantes...
Com as praxes o pessoal ta todo unido e a divertir-se :D

Sou do ISEC e sei que la não é muito fácil fugir a praxes (também depende dos cursos), mas se se quiser mesmo consegue-se e são compreensivos.

The Notorious P.I.G.
Spammer
Spammer
Registado: quarta-feira, 14 outubro 2009 20:50

Mensagem por The Notorious P.I.G. »

Lá estão vocês a falar da praxe como se fosse a polícia... Da praxe só sente necessidade de fugir quem é pobre de espírito. Ou fraco, o que se pode confundir. Se a praxe fosse como a maioria diz que é, não haviam os morcegos a chatearem os caloiros à porta das salas de aula para os "integrar". Não havia as chatices que há todos os anos em várias universidades por causa da praxe. Se fosse mesmo como vocês, praxistas, gostam de pensar que é, os caloiros irem ter convosco para a praxe seria a regra e não a excepção.
Eu fui praxado, quando estive na FDUC. No entanto sempre tive muitas reservas sobre a praxe (tanto no secundário como na universidade) mas precisei de passar pela praxe para formar uma opinião. E formei-a. Não gosto e não acho que seja assim tão boa quanto pregam mas deixo isso ao critério de cada um, mesmo sabendo que mais facilmente se argumenta com razão contra a praxe do que a favor da mesma (e isto 'má friendzz, tal como o meu bom gosto, é indiscutível). Outra coisa que se ouve frequentemente, e totalmente errada, é que a praxe serve para integrar. A integração não se faz através da praxe tal como a não integração não se dá pela ausência desse tipo de folclore. No máximo a integração dar-se-ia através de algum educação, simpatia e ensinamentos relativamente à universidade e outras trivialidades que a quem chega podem parecer confusas. Infelizmente a praxe de educada e simpática tem pouco, quanto ao resto admito que haja quem o faça no âmbito da praxe.
Mas o que me massa mesmo é ler e ouvir uns palermas que só pelo facto de gostarem da praxe se opõem a quem não gosta e se colocam numa posição falsamente superior. Aborrece-me que a tomem como garantida e que se alienem em relação a tudo o resto que a vida universitária possivelmente tem para vos oferecer além de uma conta de cento e tal euros em roupa de funeral.
Eu não gosto da praxe, não praxo e estou-me nas tintas. Chateio-vos com isso? Não.
Os praxistas gostam da praxe, praxam e adoram falar dela como se fosse o melhor do mundo e blá blá blá. Chateiam-me com isso? Já chatearam quando puderam e tenho a ligeiríssima impressão (irony here) que o façam com os caloiros.

1-0 para mim.

('ca ganda testamento)

Só mais uma coisa: www.porcomaravilha.blogspot.com