O que Coimbra precisa?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
- marco P
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 02 setembro 2009 23:44

Mensagem por - marco P »

SMTUC em souselas !
epa souselas é muito mais importante que trouxemil (na minha opinião) e as pessoas que vivem para lá de souselas teem pessimos transportes, péssimos horários e não só
os autocarros da transdev, que teem idade para estar num museu mazé andam por aí como se fossem novos, os horários são quase nenhuns, ao ponto de a transdev não ter linhas para souselas (nem digo para as zonas ainda mais longe) entre as 9 e meia da manhã até a perto do meio dia ! e já para não falar de que sábados à tarde, domingos e feriados nem se pode sonhar com transporte publico.
é uma zona que está a ser mudada mas que sempre foi local com muita gente, já era altura de mudar não ? é que os comboios são uma boa alternativa mas não é barato e os locais de paragem são muito limitados...

Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

daniel322 Escreveu:
Alexrd Escreveu:Será que Coimbra precisa mesmo do Metro? Posso ser só eu, mas não vejo assim grande urgência em fazê-lo...
se me permites a intromissão: em que zona moras e como te deslocas diariamente?
Stª Apolónia. Desloco-me de carro ou autocarro.

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Porque é que a zona de Ançã, Cantnhede e por aí fora estão uma lástima em transportes? Os horários da transdevjoalto, são uma miséria, não é toda essa zona um grande dormitório também?; acho que o metro e volto a referir o exemplo do porto deveria num futuro próximo abranger não Coimbra, mas a zona metropolitana de Coimbra, o nosso erro é não ver Coimbra como metrópole...
Estamos perfeitamente de acordo. Todas as cidades e grandes vilas junto a Coimbra deviam ser servidas por transporte ferroviário suburbano ou pelo futuro metro. Ainda não se percebeui que é disso que Coimbra precisa para efectivamente crescer em número de pessoas.

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

Continuo com a minha opinião de que Coimbra não precisa de Metro. Se utilizassem o dinheiro que vão investir no Metro, noutros transportes públicos, incluindo custos mais baixos para os utilizadores, Coimbra e arredores beneficiavam mais.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Alexrd Escreveu:Continuo com a minha opinião de que Coimbra não precisa de Metro. Se utilizassem o dinheiro que vão investir no Metro, noutros transportes públicos, incluindo custos mais baixos para os utilizadores, Coimbra e arredores beneficiavam mais.
Repito o que te disse: o metro é preciso numa lógica de crescimento. hoje é difícil fazê-lo. Daqui a 50 anos seria impossível. É um trabalho que deve ser feito numa lógica de crescimento, entendes? Coimbra está e vai crescer. A criação de um corredor de metro torna as ligações mais rápidas entre 2 pontos. Quando Coimbra tiver o dobro do tamanho, o dobro das pessoas e o dobro dos carros, o metro vai ser um instrumento muito importante. Hoje podes achar que não é. Mas mais tarde será. Faz-se o trabalho enquanto há tempo.

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

bru_nex Escreveu:Daqui a 50 anos seria impossível.
Como assim?

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Alexrd Escreveu:
bru_nex Escreveu:Daqui a 50 anos seria impossível.
Como assim?
Com o crescimento urbano das cidades, há certas obras que não podem ser feitas. Por exemplo, a nova linha de metro de lisboa: foi inaugurada há uns meses a nova ligação que vai da linha vermelha, passa a meio da linha amarela e termina na linha azul. Essa linha foi construída debaixo das estradas. Se tivesse sido feito há mais tempo, podia ter sido feita em terreno onde hoje há habitações, por exemplo. Assim, o tempo de percurso podia até ser menor, porque podia ser feito em linha recta. A questão é, depois de se contruir, ou se vai demolir ou então não há metro para ninguém. É disso que estou a falar.
50 anos é sentido figurado. :)

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

bru_nex Escreveu:Com o crescimento urbano das cidades, há certas obras que não podem ser feitas. Por exemplo, a nova linha de metro de lisboa: foi inaugurada há uns meses a nova ligação que vai da linha vermelha, passa a meio da linha amarela e termina na linha azul. Essa linha foi construída debaixo das estradas. Se tivesse sido feito há mais tempo, podia ter sido feita em terreno onde hoje há habitações, por exemplo. Assim, o tempo de percurso podia até ser menor, porque podia ser feito em linha recta. A questão é, depois de se contruir, ou se vai demolir ou então não há metro para ninguém. É disso que estou a falar.
50 anos é sentido figurado. :)
Mas para suportar essa linha de pensamento, convinha ter os dados do crescimento populacional e residencial de Coimbra. (Que eu acho que tem vindo a estagnar, pois o que aparenta ter crescimento populacional são os arredores) E a proposta inicial de linhas de Metro é exclusiva para o centro da cidade, o que acho que não faz sentido, pois já existe uma "grande" rede de transportes para satisfazer os conimbricenses na cidade, e que beneficiava mais se aumentasse a linha de transportes públicos para zonas que ainda não usufruem desse serviço.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Alexrd Escreveu:Stª Apolónia. Desloco-me de carro ou autocarro.
Insistindo, no teu dia-a-dia usas habitualmente o autocarro?..
Alexrd Escreveu:Continuo com a minha opinião de que Coimbra não precisa de Metro. Se utilizassem o dinheiro que vão investir no Metro, noutros transportes públicos, incluindo custos mais baixos para os utilizadores, Coimbra e arredores beneficiavam mais.
E que outros transportes públicos são esses?.. Não digo que não estejas certo na tua opinião mas lembra-te que o SMTUC é municipal e o Metro Mondego é estatal.. são orçamentos distintos..

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Mas para suportar essa linha de pensamento, convinha ter os dados do crescimento populacional e residencial de Coimbra. (Que eu acho que tem vindo a estagnar, pois o que aparenta ter crescimento populacional são os arredores) E a proposta inicial de linhas de Metro é exclusiva para o centro da cidade, o que acho que não faz sentido, pois já existe uma "grande" rede de transportes para satisfazer os conimbricenses na cidade, e que beneficiava mais se aumentasse a linha de transportes públicos para zonas que ainda não usufruem desse serviço.
Não sei se voltará a haver alguma apresentação publica do projecto do metro. É muito mais complexo do que isso e ias ficar a perceber tudo como eu fiquei. Esses dados de crescimento existem e o metro tem-nos e apresenta-os. Numa grande cidade, o metro é o meio mais rápido. Mais uma vez te digo. O metro em Coimbra serve, entre outras coisas, para acautelar o futuro. Ir da Baixa para o Hospital com rapidez, por exemplo.
Além disso, o metro quer ir para esses tais sítios onde há poucos tranportes públicos:
• A expansão para Norte até à Adémia;
• A expansão para Sul passando no planalto de Santa Clara até Coimbra i Parque.
Além do mais, se ficarem mais autocarros livres, deve fazer-se um reajuste das linhas dos SMTUC e pode ser feito esse tal aumento do volume de transportes públicos que tu tanto auguras e com toda a razão.

O metro é preciso. Se calhar hoje, não é, mas amanhã vamos agradecer tê-lo por cá.

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

daniel322 Escreveu:
Alexrd Escreveu:Stª Apolónia. Desloco-me de carro ou autocarro.
Insistindo, no teu dia-a-dia usas habitualmente o autocarro?..

Maioritariamente sim.
daniel322 Escreveu:E que outros transportes públicos são esses?.. Não digo que não estejas certo na tua opinião mas lembra-te que o SMTUC é municipal e o Metro Mondego é estatal.. são orçamentos distintos..
Como já disse, SMTUC por exemplo, pois ao que parece, não recebe apoio do estado ao contrário da Carris e STCP. E sendo um investimento do Estado, só reforça esse apoio que falta aos SMTUC em vez de gastar no Metro.

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

bru_nex Escreveu:Não sei se voltará a haver alguma apresentação publica do projecto do metro. É muito mais complexo do que isso e ias ficar a perceber tudo como eu fiquei. Esses dados de crescimento existem e o metro tem-nos e apresenta-os. Numa grande cidade, o metro é o meio mais rápido. Mais uma vez te digo. O metro em Coimbra serve, entre outras coisas, para acautelar o futuro. Ir da Baixa para o Hospital com rapidez, por exemplo.
Além disso, o metro quer ir para esses tais sítios onde há poucos tranportes públicos:
• A expansão para Norte até à Adémia;
• A expansão para Sul passando no planalto de Santa Clara até Coimbra i Parque.
Isso já é abrangido pelos SMTUC. E julgo que a relação tempo (diferença entre autocarro e metro)/custo não justifica o investimento.
bru_nex Escreveu:Além do mais, se ficarem mais autocarros livres, deve fazer-se um reajuste das linhas dos SMTUC e pode ser feito esse tal aumento do volume de transportes públicos que tu tanto auguras e com toda a razão.
Isso já pode ser feito agora e não é preciso o metro para mudar isso.

Mas respeito a tua opinião.

Cumps

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Alexrd Escreveu:Como já disse, SMTUC por exemplo, pois ao que parece, não recebe apoio do estado ao contrário da Carris e STCP. E sendo um investimento do Estado, só reforça esse apoio que falta aos SMTUC em vez de gastar no Metro.
São lutas diferentes.. as câmaras em prejuízo têm de fazer valer os seus direitos na questão da igualdade com Lisboa e Porto, não só no financiamento das transportadoras como no próprio passe social. Já o Metro nada tem a ver com esse tema..

Em relação aos SMTUC existe um ponto que considero favorável: existindo uma coordenação entre as transportadoras Metro e SMTUC é lógico e espectável que as linhas urbanas servidas pelo Metro serão reduzidas em frequência de modo a que se torna possível aumentar a frequência das linhas suburbanas/periféricas.. cá está o melhoramento que pedes para os SMTUC..

Por outro lado se Coimbra não precisa, irá precisar.. mais tarde ou mais cedo.. e desse modo pode-se ver o Metro como um investimento de futuro.. pois não tenhas duvidas que, se não for feito em Coimbra será feito no Algarve, Aveiro ou Braga, que são zonas onde já existem planos para implementar um sistema destes..

só não percebi.. no dia-a-dia andas de carro ou autocarro?.. só por curiosidade..

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Alexrd, percebo o teu ponto de vista.. mas tens de ver que o Metro e os SMTUC são coisas completamente diferentes.. inviabilizar um nunca irá beneficiar directamente o outro, por mais pressões concelhias que existam.. da mesma forma que no Porto, apesar de serem ambas subsidiadas pelo Estado, a STCP nada tem a ver com a Metro do Porto, são empresas estatais diferentes, com objectivos diferentes e orientações diferentes.. Coimbra, tal como outras congéneres como Aveiro, Viseu, Braga, Funchal, etc, precisa de lutar para ser tratada como igual em relação às duas principais cidades portuguesas.. mas, como disse, são lutas diferentes..

Se realmente não for preciso, suponha-mos, é um pouco como o aeroporto de Beja, a estrutura base já existe, aproveita-se para criar uma valência que proporcione desenvolvimento..

Não partilho da mesma opinião que tu.. acho que este sistema pode ser uma mais valia, quando a rede estiver mais desenvolvida.. Até porque, ao contrário do que dizes não é o mesmo ter autocarros ou metro pois para além da frequencia tens outras vantagens, como a capacidade, a não-emissão poluente e a ausência de tráfego durante o percurso, portanto o cumprimento de horários independentemente de acidentes na Ponte Açude ou Fernão de Magalhães.. entre outras.. Parece-me é que isto já é conversa para o tópico do Metro Mondego..

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

daniel322 Escreveu:só não percebi.. no dia-a-dia andas de carro ou autocarro?.. só por curiosidade..
Depende do horário. Quando tenho de saír cedo ou à noite uso o carro. Durante o dia é mais autocarro. (principalmente dentro da cidade)

Cumps