SMTUC em souselas !
epa souselas é muito mais importante que trouxemil (na minha opinião) e as pessoas que vivem para lá de souselas teem pessimos transportes, péssimos horários e não só
os autocarros da transdev, que teem idade para estar num museu mazé andam por aí como se fossem novos, os horários são quase nenhuns, ao ponto de a transdev não ter linhas para souselas (nem digo para as zonas ainda mais longe) entre as 9 e meia da manhã até a perto do meio dia ! e já para não falar de que sábados à tarde, domingos e feriados nem se pode sonhar com transporte publico.
é uma zona que está a ser mudada mas que sempre foi local com muita gente, já era altura de mudar não ? é que os comboios são uma boa alternativa mas não é barato e os locais de paragem são muito limitados...
O que Coimbra precisa?
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Estamos perfeitamente de acordo. Todas as cidades e grandes vilas junto a Coimbra deviam ser servidas por transporte ferroviário suburbano ou pelo futuro metro. Ainda não se percebeui que é disso que Coimbra precisa para efectivamente crescer em número de pessoas.Porque é que a zona de Ançã, Cantnhede e por aí fora estão uma lástima em transportes? Os horários da transdevjoalto, são uma miséria, não é toda essa zona um grande dormitório também?; acho que o metro e volto a referir o exemplo do porto deveria num futuro próximo abranger não Coimbra, mas a zona metropolitana de Coimbra, o nosso erro é não ver Coimbra como metrópole...
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Repito o que te disse: o metro é preciso numa lógica de crescimento. hoje é difícil fazê-lo. Daqui a 50 anos seria impossível. É um trabalho que deve ser feito numa lógica de crescimento, entendes? Coimbra está e vai crescer. A criação de um corredor de metro torna as ligações mais rápidas entre 2 pontos. Quando Coimbra tiver o dobro do tamanho, o dobro das pessoas e o dobro dos carros, o metro vai ser um instrumento muito importante. Hoje podes achar que não é. Mas mais tarde será. Faz-se o trabalho enquanto há tempo.Alexrd Escreveu:Continuo com a minha opinião de que Coimbra não precisa de Metro. Se utilizassem o dinheiro que vão investir no Metro, noutros transportes públicos, incluindo custos mais baixos para os utilizadores, Coimbra e arredores beneficiavam mais.
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Com o crescimento urbano das cidades, há certas obras que não podem ser feitas. Por exemplo, a nova linha de metro de lisboa: foi inaugurada há uns meses a nova ligação que vai da linha vermelha, passa a meio da linha amarela e termina na linha azul. Essa linha foi construída debaixo das estradas. Se tivesse sido feito há mais tempo, podia ter sido feita em terreno onde hoje há habitações, por exemplo. Assim, o tempo de percurso podia até ser menor, porque podia ser feito em linha recta. A questão é, depois de se contruir, ou se vai demolir ou então não há metro para ninguém. É disso que estou a falar.Alexrd Escreveu:Como assim?bru_nex Escreveu:Daqui a 50 anos seria impossível.
50 anos é sentido figurado.
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
Mas para suportar essa linha de pensamento, convinha ter os dados do crescimento populacional e residencial de Coimbra. (Que eu acho que tem vindo a estagnar, pois o que aparenta ter crescimento populacional são os arredores) E a proposta inicial de linhas de Metro é exclusiva para o centro da cidade, o que acho que não faz sentido, pois já existe uma "grande" rede de transportes para satisfazer os conimbricenses na cidade, e que beneficiava mais se aumentasse a linha de transportes públicos para zonas que ainda não usufruem desse serviço.bru_nex Escreveu:Com o crescimento urbano das cidades, há certas obras que não podem ser feitas. Por exemplo, a nova linha de metro de lisboa: foi inaugurada há uns meses a nova ligação que vai da linha vermelha, passa a meio da linha amarela e termina na linha azul. Essa linha foi construída debaixo das estradas. Se tivesse sido feito há mais tempo, podia ter sido feita em terreno onde hoje há habitações, por exemplo. Assim, o tempo de percurso podia até ser menor, porque podia ser feito em linha recta. A questão é, depois de se contruir, ou se vai demolir ou então não há metro para ninguém. É disso que estou a falar.
50 anos é sentido figurado.
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Insistindo, no teu dia-a-dia usas habitualmente o autocarro?..Alexrd Escreveu:Stª Apolónia. Desloco-me de carro ou autocarro.
E que outros transportes públicos são esses?.. Não digo que não estejas certo na tua opinião mas lembra-te que o SMTUC é municipal e o Metro Mondego é estatal.. são orçamentos distintos..Alexrd Escreveu:Continuo com a minha opinião de que Coimbra não precisa de Metro. Se utilizassem o dinheiro que vão investir no Metro, noutros transportes públicos, incluindo custos mais baixos para os utilizadores, Coimbra e arredores beneficiavam mais.
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Não sei se voltará a haver alguma apresentação publica do projecto do metro. É muito mais complexo do que isso e ias ficar a perceber tudo como eu fiquei. Esses dados de crescimento existem e o metro tem-nos e apresenta-os. Numa grande cidade, o metro é o meio mais rápido. Mais uma vez te digo. O metro em Coimbra serve, entre outras coisas, para acautelar o futuro. Ir da Baixa para o Hospital com rapidez, por exemplo.
Mas para suportar essa linha de pensamento, convinha ter os dados do crescimento populacional e residencial de Coimbra. (Que eu acho que tem vindo a estagnar, pois o que aparenta ter crescimento populacional são os arredores) E a proposta inicial de linhas de Metro é exclusiva para o centro da cidade, o que acho que não faz sentido, pois já existe uma "grande" rede de transportes para satisfazer os conimbricenses na cidade, e que beneficiava mais se aumentasse a linha de transportes públicos para zonas que ainda não usufruem desse serviço.
Além disso, o metro quer ir para esses tais sítios onde há poucos tranportes públicos:
Além do mais, se ficarem mais autocarros livres, deve fazer-se um reajuste das linhas dos SMTUC e pode ser feito esse tal aumento do volume de transportes públicos que tu tanto auguras e com toda a razão.• A expansão para Norte até à Adémia;
• A expansão para Sul passando no planalto de Santa Clara até Coimbra i Parque.
O metro é preciso. Se calhar hoje, não é, mas amanhã vamos agradecer tê-lo por cá.
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
daniel322 Escreveu:Insistindo, no teu dia-a-dia usas habitualmente o autocarro?..Alexrd Escreveu:Stª Apolónia. Desloco-me de carro ou autocarro.
Maioritariamente sim.
Como já disse, SMTUC por exemplo, pois ao que parece, não recebe apoio do estado ao contrário da Carris e STCP. E sendo um investimento do Estado, só reforça esse apoio que falta aos SMTUC em vez de gastar no Metro.daniel322 Escreveu:E que outros transportes públicos são esses?.. Não digo que não estejas certo na tua opinião mas lembra-te que o SMTUC é municipal e o Metro Mondego é estatal.. são orçamentos distintos..
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
Isso já pode ser feito agora e não é preciso o metro para mudar isso.bru_nex Escreveu:Não sei se voltará a haver alguma apresentação publica do projecto do metro. É muito mais complexo do que isso e ias ficar a perceber tudo como eu fiquei. Esses dados de crescimento existem e o metro tem-nos e apresenta-os. Numa grande cidade, o metro é o meio mais rápido. Mais uma vez te digo. O metro em Coimbra serve, entre outras coisas, para acautelar o futuro. Ir da Baixa para o Hospital com rapidez, por exemplo.
Além disso, o metro quer ir para esses tais sítios onde há poucos tranportes públicos:Isso já é abrangido pelos SMTUC. E julgo que a relação tempo (diferença entre autocarro e metro)/custo não justifica o investimento.• A expansão para Norte até à Adémia;
• A expansão para Sul passando no planalto de Santa Clara até Coimbra i Parque.
bru_nex Escreveu:Além do mais, se ficarem mais autocarros livres, deve fazer-se um reajuste das linhas dos SMTUC e pode ser feito esse tal aumento do volume de transportes públicos que tu tanto auguras e com toda a razão.
Mas respeito a tua opinião.
Cumps
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
São lutas diferentes.. as câmaras em prejuízo têm de fazer valer os seus direitos na questão da igualdade com Lisboa e Porto, não só no financiamento das transportadoras como no próprio passe social. Já o Metro nada tem a ver com esse tema..Alexrd Escreveu:Como já disse, SMTUC por exemplo, pois ao que parece, não recebe apoio do estado ao contrário da Carris e STCP. E sendo um investimento do Estado, só reforça esse apoio que falta aos SMTUC em vez de gastar no Metro.
Em relação aos SMTUC existe um ponto que considero favorável: existindo uma coordenação entre as transportadoras Metro e SMTUC é lógico e espectável que as linhas urbanas servidas pelo Metro serão reduzidas em frequência de modo a que se torna possível aumentar a frequência das linhas suburbanas/periféricas.. cá está o melhoramento que pedes para os SMTUC..
Por outro lado se Coimbra não precisa, irá precisar.. mais tarde ou mais cedo.. e desse modo pode-se ver o Metro como um investimento de futuro.. pois não tenhas duvidas que, se não for feito em Coimbra será feito no Algarve, Aveiro ou Braga, que são zonas onde já existem planos para implementar um sistema destes..
só não percebi.. no dia-a-dia andas de carro ou autocarro?.. só por curiosidade..
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Alexrd, percebo o teu ponto de vista.. mas tens de ver que o Metro e os SMTUC são coisas completamente diferentes.. inviabilizar um nunca irá beneficiar directamente o outro, por mais pressões concelhias que existam.. da mesma forma que no Porto, apesar de serem ambas subsidiadas pelo Estado, a STCP nada tem a ver com a Metro do Porto, são empresas estatais diferentes, com objectivos diferentes e orientações diferentes.. Coimbra, tal como outras congéneres como Aveiro, Viseu, Braga, Funchal, etc, precisa de lutar para ser tratada como igual em relação às duas principais cidades portuguesas.. mas, como disse, são lutas diferentes..
Se realmente não for preciso, suponha-mos, é um pouco como o aeroporto de Beja, a estrutura base já existe, aproveita-se para criar uma valência que proporcione desenvolvimento..
Não partilho da mesma opinião que tu.. acho que este sistema pode ser uma mais valia, quando a rede estiver mais desenvolvida.. Até porque, ao contrário do que dizes não é o mesmo ter autocarros ou metro pois para além da frequencia tens outras vantagens, como a capacidade, a não-emissão poluente e a ausência de tráfego durante o percurso, portanto o cumprimento de horários independentemente de acidentes na Ponte Açude ou Fernão de Magalhães.. entre outras.. Parece-me é que isto já é conversa para o tópico do Metro Mondego..
Se realmente não for preciso, suponha-mos, é um pouco como o aeroporto de Beja, a estrutura base já existe, aproveita-se para criar uma valência que proporcione desenvolvimento..
Não partilho da mesma opinião que tu.. acho que este sistema pode ser uma mais valia, quando a rede estiver mais desenvolvida.. Até porque, ao contrário do que dizes não é o mesmo ter autocarros ou metro pois para além da frequencia tens outras vantagens, como a capacidade, a não-emissão poluente e a ausência de tráfego durante o percurso, portanto o cumprimento de horários independentemente de acidentes na Ponte Açude ou Fernão de Magalhães.. entre outras.. Parece-me é que isto já é conversa para o tópico do Metro Mondego..
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
