Greve dos docentes do Politecnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Mesk Escreveu:Ora bem, os serviços mínimos não foram accionados porque? belíssima questão essa e que peço a todos reflexão.
Das duas uma,
A - ou a greve não está a prejudicar ninguém (não é verdade ito pois não) ou
B - o ministro Mariano Gago e o governo estão a tentar abafar o assunto, com a ajuda do CCISP.
Meus caros, desde sempre que há greves que estas se revestem de reacções políticas assim, são factos históricos! Claro que esta é a minha opinião, já observada pelo Duffy como tendencialmente "JSD", mas então gostava que alguém me dissesse se acredita ser a 1ª opção de que a greve não está a prejudicar ninguem, ou mais propostas claro, eu não sou iluminado e posso admitir estar errado.
E falo sim como aluno do politécnico, do Porto e não de Coimbra, e filho de pais professores do politécnico (pré-despedidos), acho que tenho alguma autoridade para vir aqui falar, mais do que algumas pessoas.
Só por seres filho de pais professores no politécnico já tens mais autoridade ou direito de falar aqui do que os outros? Eu sou aluno do politécnico de Coimbra, tenho tanto direito a falar como tu. Entrando pela politica mas sem querer gerar mais discusão à volta disso, eu só comentei a tua atitude por um lado politicio porque é isso que os espertalhões do psd fazem, criticam tudo e todos mas nunca se atrevem a apresentar alternativas, tal como tu so criticas as medidas tomadas pelo governo, mas nunca comentaste uma possivel solução para o que se está a passar. Além disso não vale a pena estarmos com discusões quando os únicos prejudicados no fim vão ser os alunos, por acaso não me afecta este trimestre... E também não vale a pena fazeres-te tanto de vitima por causa dos teus pais, eles acabam por se desenrascar, naturalmente que é complicado estar em vias de perder o emprego, mas mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada por causa desta greve... Além disso. vou-me repetir mas é para perceberes que não estou contra a greve, mas sim contra as atitudes dos alunos, uma luta que se poderia travar seria apanhar o maior número de possivel de professores dentro das instalações e depois fechá-las sem os deixar sair até que eles garantissem os serviços mínimos.... agora fazer as palhaçadas que fizeram no Isec... ainda gostava de saber o que ganharam por estar com velinhas a aparecer na tvi24...

PRO
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 20 agosto 2007 12:12

Mensagem por PRO »

Sabem porque é que não foram decretados serviços mínimos?
Não houve grande forcing nisso.
Sabem quantas entidades pediram serviços mínimos? Uma. A AEISEC.
A AEISEC tem a força que tem, pressionou o IPC, mas o Ministro não cedeu.. A ver vamos se cede.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

nisso concordo, pois a AEISCAC na pessoa do seu presidente parece que está calmamente a assistir aos acontecimentos.

PRO
Experiente
Experiente

Mensagem por PRO »

Nem todas as acções têm visibilidade. O presidente da AEISCAC, assim como o presidente da AEISEC têm-se esforçado por tentar resolver uma situação que prejudica os alunos que representam. Ainda ontem houve uma reunião em que se decidiu algumas coisas de forma a minimizar os estragos.
Não acho que seja com circo que se consegue alguma coisa.

Nuno Valente
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27

Mensagem por Nuno Valente »

Estou neste momento na escola.....e a resposta que me deram, ao me informar da greve, foi....

os professores estao de ferias quase todos......

Eles agora ja tem os alunos a fazerem o trabalho deles, entao estao descansados...

Agora eu percebo porque...os corredores dos gabinetes estao todos parecem um deserto.....

Em setembro, desconfio que o feitiço se vai inverter.....

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

PRO Escreveu:Nem todas as acções têm visibilidade. O presidente da AEISCAC, assim como o presidente da AEISEC têm-se esforçado por tentar resolver uma situação que prejudica os alunos que representam. Ainda ontem houve uma reunião em que se decidiu algumas coisas de forma a minimizar os estragos.
Não acho que seja com circo que se consegue alguma coisa.
é uma opinião respeitável, mas o que os alunos do iscac assistem, é uma atitude passiva por parte de quem os deveria defender.

no entanto o principal problema é mesmo a falta de consciência dos professores, uma coisa é certa não se podem fazer manifestações e no fim dizer que os professores têm razão, eu nesta matéria tenho um ponto de vista muito particular que não vai de encontro ao panorama geral e que não me interessa exprimir.

PRO
Experiente
Experiente

Mensagem por PRO »

Foi enviado um email aos alunos do ISEC com o ponto de situação negocial entre AE/CD/Docentes em greve/IPC em que se realizariam todos os exames numa época extra em Setembro.

Mesk
Novato
Novato
Registado: domingo, 19 julho 2009 20:19

Mensagem por Mesk »

Bem Duffy também não vejo lado positivo em estar sempre a argumentar por isso vou ´fazê-lo pela ultima vez
1º Dizes tu " Só por seres filho de pais professores no politécnico já tens mais autoridade ou direito de falar aqui do que os outros? Eu sou aluno do politécnico de Coimbra, tenho tanto direito a falar como tu."
Bem, começo por dizer que NUNCA disse ter mais direito para falar. Lê o que disse e está registado; disse que achava que a minha circunstancia me dava autoridade para falar sobre o assunto, nunca disse que me dava MAIS autoridade do que os outros.
2º Dizes "comentei a tua atitude por um lado politicio porque é isso que os espertalhões do psd fazem, criticam tudo e todos mas nunca se atrevem a apresentar alternativas, tal como tu so criticas as medidas tomadas pelo governo, mas nunca comentaste uma possivel solução para o que se está a passar"
Respondo-te mais uma vez remetendo-te para o que já aqui no blog disse. Defendi o direito à greve, defendi o fecho dos portões, defendi manifestações públicas. Não posto aqui há muito tempo por isso não será dificil para ti encontrares tudo isso que afirmo. Da-te ao trabalho antes de me insultares com a suposta filiação à JSD.
3º e o pior deles todos Dizes " também não vale a pena fazeres-te tanto de vitima por causa dos teus pais, eles acabam por se desenrascar, naturalmente que é complicado estar em vias de perder o emprego, mas mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada por causa desta greve"
Esta comento de forma bastante retraída sobre pena de ser expulso deste blog por recorrer a insultos. Os meus pais acabam por se desenrascar quando tiverem no desemprego? vai ser num instante? são despedidos mas encontram já lugar? é fácil um homem e uma mulher já com 50 anos serem contratados aqui em portugal? "mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada"??? Meu caro, só me apetece dizer que havia de acontecer isto aos TEUS pais que não dói nada.
Visto desta forma convenceste-me e fiquei com uma imensa pena de ti que so vais acabar o curso em setembro... Para de choramingar, também eu e muitos estamos sem exames, mas "se calhar" até os profs andam a fazer a greve porque o emprego deles e o ganha-pão das suas familias está em risco e não só para irem para o Algarve mais cedo este ano.
Deves achar o teu umbigo muito bonito...

Nuno Valente
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27

Mensagem por Nuno Valente »

PRO Escreveu:Foi enviado um email aos alunos do ISEC com o ponto de situação negocial entre AE/CD/Docentes em greve/IPC em que se realizariam todos os exames numa época extra em Setembro.

Menos mal, pelo menos deram informação....no iscac nem isso....ando tudo ao sabor do vento....

Alias, nem andam, estao é a lixar-se...

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Mesk Escreveu:3º e o pior deles todos Dizes " também não vale a pena fazeres-te tanto de vitima por causa dos teus pais, eles acabam por se desenrascar, naturalmente que é complicado estar em vias de perder o emprego, mas mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada por causa desta greve"
Esta comento de forma bastante retraída sobre pena de ser expulso deste blog por recorrer a insultos. Os meus pais acabam por se desenrascar quando tiverem no desemprego? vai ser num instante? são despedidos mas encontram já lugar? é fácil um homem e uma mulher já com 50 anos serem contratados aqui em portugal? "mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada"??? Meu caro, só me apetece dizer que havia de acontecer isto aos TEUS pais que não dói nada.
Visto desta forma convenceste-me e fiquei com uma imensa pena de ti que so vais acabar o curso em setembro... Para de choramingar, também eu e muitos estamos sem exames, mas "se calhar" até os profs andam a fazer a greve porque o emprego deles e o ganha-pão das suas familias está em risco e não só para irem para o Algarve mais cedo este ano.

Sinceramente estou em pleno acordo com o Duffy...se os teus pais estao em vias de perder o emprego(nem é uma coisa certa) ha mts pais que se andam a matar a trabalhar, nao tem problema de encarar qualquer profissao para permitirem que os seus filhos consigam acabar o curso. E aqueles pais cujos filhos estao a estudar longe de casa e tem de acarcar com despesas de alimentaçao,alojamento,transporte...porque mesmo nao havendo aulas os filhos tem de estar perto da escola para fazerem os exames e depois nao ha exames para ninguem...ja para nao falar dos alunos que sao das ilhas ou dos Palops que vao ter despesas com desmarcaçao de viagens! E os alunos que vao acabar o curso este ano tambem vao estar em desvantagem quando forem entrar no mundo do trabalho pois os alunos da faculadade ja vao ter terminado o curso e os dos institutos ainda em exames..vao ver as suas oportunidades de primeiro emprego reduzidas! Se calhar és tu que tens um umbigo mt bonito...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Raquel* Escreveu:se os teus pais estao em vias de perder o emprego(nem é uma coisa certa) ha mts pais que se andam a matar a trabalhar, nao tem problema de encarar qualquer profissao para permitirem que os seus filhos consigam acabar o curso.
duffy Escreveu:E também não vale a pena fazeres-te tanto de vitima por causa dos teus pais, eles acabam por se desenrascar, naturalmente que é complicado estar em vias de perder o emprego, mas mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada por causa desta greve...

Inqualificável! Comparar estas situações só pode ser para rir ou chorar.... realmente....

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Mesk Escreveu:Bem Duffy também não vejo lado positivo em estar sempre a argumentar por isso vou ´fazê-lo pela ultima vez
1º Dizes tu " Só por seres filho de pais professores no politécnico já tens mais autoridade ou direito de falar aqui do que os outros? Eu sou aluno do politécnico de Coimbra, tenho tanto direito a falar como tu."
Bem, começo por dizer que NUNCA disse ter mais direito para falar. Lê o que disse e está registado; disse que achava que a minha circunstancia me dava autoridade para falar sobre o assunto, nunca disse que me dava MAIS autoridade do que os outros.
2º Dizes "comentei a tua atitude por um lado politicio porque é isso que os espertalhões do psd fazem, criticam tudo e todos mas nunca se atrevem a apresentar alternativas, tal como tu so criticas as medidas tomadas pelo governo, mas nunca comentaste uma possivel solução para o que se está a passar"
Respondo-te mais uma vez remetendo-te para o que já aqui no blog disse. Defendi o direito à greve, defendi o fecho dos portões, defendi manifestações públicas. Não posto aqui há muito tempo por isso não será dificil para ti encontrares tudo isso que afirmo. Da-te ao trabalho antes de me insultares com a suposta filiação à JSD.
3º e o pior deles todos Dizes " também não vale a pena fazeres-te tanto de vitima por causa dos teus pais, eles acabam por se desenrascar, naturalmente que é complicado estar em vias de perder o emprego, mas mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada por causa desta greve"
Se queres entrar por aí... Temos pena que os teus pais estejam em vias de perder o "tacho". O meu pai tem uma empresa e sempre teve que fazer pela vida para a aguentar até aos dias de hoje, muias noites por dormir e muita ginástica financeira, se o teus tinham "tacho" e agora estão em vias de o perder é porque ficaram à sombra da bananeira e não fizeram por assegurar o "tacho"! Como a kika disse, há muitos pais a "apertar o cinto" para trazer os filhos no ensino superior e com esta palhaçada toda vão ver as despesas a aumentar. Quanto ao meu umbigo, por acaso é bonito, praticar desporto faz bem :wink: :lol:

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Chong Li Escreveu:
Raquel* Escreveu:se os teus pais estao em vias de perder o emprego(nem é uma coisa certa) ha mts pais que se andam a matar a trabalhar, nao tem problema de encarar qualquer profissao para permitirem que os seus filhos consigam acabar o curso.
duffy Escreveu:E também não vale a pena fazeres-te tanto de vitima por causa dos teus pais, eles acabam por se desenrascar, naturalmente que é complicado estar em vias de perder o emprego, mas mais complicado é para quem vive à conta dos pais e vê a finalização do curso adiada por causa desta greve...

Inqualificável! Comparar estas situações só pode ser para rir ou chorar.... realmente....
Inqualificavel porque se calhar tas de fora mais uma vez...se fossem os teus pais a terem de trabalhar muitas vezes em mais do que um emprego para conseguirem que os filhos acabem o curso ja nao dizias o mesmo...enfim

PRO
Experiente
Experiente

Mensagem por PRO »

Não me interessa o que fazem os pais de quem, agora a questão que eu faço é:
- é justo trabalhar há 20 anos numa instituição a contrato renovados a cada 1 ou 2 anos?

- é justo trabalhadores com as mesmas qualificações, numas instituições e ensino (Politécnico) e noutras (Universidades), uns terem que fazer concurso internacional para concorrer ao lugar que lhe pertence (alguns há 20 anos) e os outros serem-lhes atribuídos automaticamente?

Não me parece. Como tal, e como disse anteriormente, concordo com a causa dos professores. Só não concordo com a forma desconcertada de luta.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Raquel* Escreveu: Inqualificavel porque se calhar tas de fora mais uma vez...se fossem os teus pais a terem de trabalhar muitas vezes em mais do que um emprego para conseguirem que os filhos acabem o curso ja nao dizias o mesmo...enfim
Comparação sem nexo. E insistir na tecla só dá para ter pena.