Tirar o CAP em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

É todo, infelizmente. Ainda tinha esperanças que fosse só o início, mas já vou a meio da segunda parte e ele continua a falar assim. É tremendamente irritante e bastante contra-produtivo... não entendo porque não colocam simplesmente um formador normal.

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Só uma curiosidade: os videos e outro material (manuais, apresentações) colocados na plataforma são produzidos pela talentus o(u por alguem a pedido deles) ou existem videos disponibilidados p ex pelo IEFP e que outras entidades podem utilizar também?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Talentus? Eu estou a tirar na Nova Etapa. Todos os recursos que encontrei até ao momento (manuais, filmes, resumos, etc) têm a indicação de terem sido produzidos pela Nova Etapa.

lilianazevedo
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33

Mensagem por lilianazevedo »

eu é que te falei na talentus e disse-te que lá seria o sitio mais indicado para tirares o curso e julgo ser também o sitio mais barato. A talentus e a associação nacional de formadores, por isso está mais que especializada nesta formação.
Eu tirei lá o curso e gostei muito. Os formadores são fantasticos, profissionais e competentes. Os materiais são todos da talentus, realizados pela entidade e pelos formadores.
JulesS Escreveu:Só uma curiosidade: os videos e outro material (manuais, apresentações) colocados na plataforma são produzidos pela talentus o(u por alguem a pedido deles) ou existem videos disponibilidados p ex pelo IEFP e que outras entidades podem utilizar também?

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

até parece que trabalhas lá...

lilianazevedo
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33

Mensagem por lilianazevedo »

efectivamente não trabalho nem tão pouco é a minha area profissional. apenas pediram uma opinião e eu dei a minha tendo em conta a minha experiencia formativa por lá. As decisões ficam com as pessoas.
dawn_to_dusk_ Escreveu:até parece que trabalhas lá...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

lilianazevedo Escreveu:efectivamente não trabalho nem tão pouco é a minha area profissional. apenas pediram uma opinião e eu dei a minha tendo em conta a minha experiencia formativa por lá. As decisões ficam com as pessoas.
dawn_to_dusk_ Escreveu:até parece que trabalhas lá...
sim, mas deste tanto ênfase, que me pareceu isso ! 8)

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Pedro Escreveu:Enquanto isso, segue o estudo normal. Os manuais continuam bons, os filmes estão cada vez mais surreais... podem ver um excerto do terceiro filme neste link.
O vídeo lembra-me o Herman Enciclopédia :p

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

Pedro Escreveu:Supostamente o orador é uma cópia do David Attenborough, chamado David Atwork (segundo o filme). A principal pergunta a colocar aqui seria: porque é que alguém acha que criar um personagem assim e colocá-lo num filme de formação para adultos é interessante?

Deve haver alguma aposta entre os criadores dos filmes para ver quem consegue ser mais estranho. :p Eu estou a gostar bastante do resto do curso, mas os filmes estão a ser um ponto fraco.
Bem, pelo menos, a julgar pelo excerto que aqui indicaste, esses filmes que te deram parecem ser produções novas e relativamente recente. Havias de ver aqueles que eu recebi em 2005 (quando tirei o curso) que são de 1990 e troca o passo, se não mesmo anteriores a esses anos. É ver as actrizes com blusas que mais parecem camisolas de raguebi, situações a lembrar novelas de antigamente, etc :).

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Ainda sobra um desses, sobre Programação Neurolinguística. Curiosamente, é dos mais toleráveis.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

E ando agora com uma dúvida... segundo li, o CAP demora cerca de 6 meses a ser entregue se for pedido pelo procedimento normal e aproximadamente uma semana se for pedido com urgência. Confirmam estes valores? E como é que se faz para pedir com urgência? Basta pagar algo adicional? É que 6 meses à espera parece-me exagerado. Enviei e-mail ao IEFP a colocar estas questões, mas nada de resposta até ao momento.

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

Sim, os prazos são à volta disso.

O pedido com urgência não requer um pagamento adicional. Eu já contratei alguns formadores que ou tinham o CAP expirado, ou estavam à espera dele e nesses casos o que fiz foi emitir um documento em nome da instituição onde trabalho onde consta a manifestação de interesse em contratar a pessoa, as datas entre as quais a formação vai decorrer, etc. O(a) formador(a) entrega esse documento, juntamente com um requerimento no IEFP e passado pouco tempo tem o CAP emitido.

Não te garanto que em 7 dias tenhas o CAP mediante este pedido de urgência, mas creio que nos casos em que tive de intervir não levou mais do que 15 dias.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Hmmm... então só tendo uma formação para dar é que se pode pedir o CAP com urgência? Por outro lado, a maioria das bolsas de formadores que tenho visto exigem o CAP antes de efectuar a inscrição. Vou ver se arranjo maneira de resolver isto... :?

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

se não tens formação para dar tb n precisas do CAP com urgência, é um bocado essa a lógica.
Podes sempre ver se alguma entidade em que possas vir a dar formação te passa essa declaração.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Pois, mas a ideia com que fiquei é que, para ser considerado para dar formação na maioria dos locais, é necessário ter CAP (enviar uma cópia do CAP tem sido um requisito obrigatório para concorrer a todas as vagas que vi). Só se enviar uma cópia do certificado de conclusão do curso e disser que estou à espera do CAP...