Ahm... Quanto a Lisboa, a maior parte dos eléctricos são modernos, e inclusive os antigos foram modernizados (pantografos por exemplo).gunky Escreveu:Vamos aqui ver 1 coisa. Eu nao defendo que acabem ja amanha com os troleicarros!!! O que eu nao entendo e coo e que vao gastar tanto dinheiro para comprar uns novos que nao tem nada haver com os actuais? Ira po-los parecidos aos antigos?! Nao me parece... Lisboa e porto ficaram com os electricos e fizeram-no muito bem no entanto que piada ia ter se colocassem agora la uns electricos novos todos modernos?!?! Sera que se podia dizer que aquilo fazia parte da historia da cidade?!? So se forem os carris... O mesmo vejo aqui em coimbra. Vao arranjar uns todos pipis que vao parecer mais 1 moderno autocarro com 1 aerodinamica toda xpto ao qual nao se vao inserir nada nos que ja existem...
Troleicarros - nas ruas de Coimbra á 60 anos!
-
jjmaia
- Iniciado

- Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Revista SMTUC - Edição Abril 2009
Destaco o artigo sobre novo troleicarro, modelo Trollino 12, adquirido á empresa polaca Solaris Bus & Coach S.A..

Destaco o artigo sobre novo troleicarro, modelo Trollino 12, adquirido á empresa polaca Solaris Bus & Coach S.A..

-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Gostei do troleicarro. Venham mais, Coimbra merece e o ambiente agradece.Novo troleicarro para os SMTUC
Rui Nunes | 13.07.2009
Conforme previamente anunciado, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra avançaram em 2009 com a compra de um novo troleicarro, modelo Trollino à Polaca Solaris a um preço máximo de 500.000 €.
Apesar de todos os avanços e recuos do processo, acompanhado das habituais incertezas, o veículo finalmente entrou em produção, já estando completa a fase de carroçaria e pinturas, faltando "apenas" a aplicação do equipamento eléctrico, desta feita na República Checa. Estima-se que o veículo possa entrar ao serviço em Coimbra ainda no Outono.
O Tranportes XXI orgulha-se então de apresentar em primeira mão as fotos do modelo, gentilmente cedidas pela Solaris Bus & Coach.
![]()
![]()
Características:
Motor: "Pragoimex" assíncrono, de 6 pólos
Potência: 175 kW
Todos os eixos e direcção assistida são fabricados pela ZF. O veículo inclui ainda ABS, ASR, suspensão pneumática com função de ajoelhamento e a hipótese de baixar manualmente por 60 mm ou subir por 70.
A altura mínima é de 320 mm nas portas dianteira e intermédia. Na traseira é de 340 mm. A porta intermédia inclui rampa (manual) para acesso a pessoas com mobilidade reduzida. O veículo inclui ainda ar condicionado para motorista e habitáculo, 2 extractores/ventiladores montados no tejadilho assim como dois tectos de abrir eléctricos.
Noticia e fotos :Transportes XXI
-
Geraldo Barros
- Novato

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 12:50
Sobre este assunto, os SMTUC acabam de adquirir um novo tróleicarro, exactamente o modelo Solaris Trollino 12, produzido na Polónia.
Recomendo experimentarem. É um passo em frente no que diz respeito à renovação da frota de tróleicarros a operar na cidade de Coimbra.
A propósito, fica aqui a notícia publicada na edição diária do Campeão Online (http://www.campeaoprovincias.com):
"Coimbra: Novo tróleicarro dos SMTUC pronto para circular
Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) apresentaram hoje (dia 14) o novo tróleicarro que vai reforçar a frota do género em circulação nas ruas da cidade.
Construído na fábrica Solaris, na Polónia, o novo trólei funciona com um motor eléctrico assíncrono fornecido pelo fabricante de automóveis Skoda. Está ainda equipado com um sistema de propulsão auxiliar a diesel (Iveco Euro V) que pode ser utilizado nas circunstâncias em que o veículo estiver privado de alimentação da rede eléctrica.
O tróleicarro Solaris Trollino 12 tem uma lotação de 33 sentados e entre 40 a 44 de pé, dependendo do uso dos bancos que recolhem, destinados a facilitar o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
Moderno, funcional e silencioso, o novo tróleicarro custou 465 000 euros – verba comparticipada em 50 por cento pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres – e vai circular nas ruas de Coimbra com o número 75.
Equipado com uma rampa de acessibilidade de accionamento manual e piso rebaixado – que facilitam a entrada e saída de pessoas – o Solaris Trollino 12 possui dois sistemas independentes de ar condicionado, um para o compartimento dos passageiros e outro para o habitáculo do motorista.
Na volta inaugural da nova viatura, Manuel de Oliveira, administrador dos SMTUC, afirmou que a política de melhoria de serviços e de respeito pelo meio ambiente passa pela aquisição de mais viaturas deste género, uma vontade que estará apenas condicionada pelos apoios financeiros necessários.
Hoje, foi também apresentado um novo autocarro que, há alguns dias, se encontra ao serviços dos SMTUC. Trata-se de um Scania K 280 UB 4x2, carroçaria Marcopolo, modelo Viale, com lotação de 41 lugares sentados e 38 de pé".
Notícia:http://campeaoprovincias.com/pt/index.p ... Itemid=134
Recomendo experimentarem. É um passo em frente no que diz respeito à renovação da frota de tróleicarros a operar na cidade de Coimbra.
A propósito, fica aqui a notícia publicada na edição diária do Campeão Online (http://www.campeaoprovincias.com):
"Coimbra: Novo tróleicarro dos SMTUC pronto para circular
Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) apresentaram hoje (dia 14) o novo tróleicarro que vai reforçar a frota do género em circulação nas ruas da cidade.
Construído na fábrica Solaris, na Polónia, o novo trólei funciona com um motor eléctrico assíncrono fornecido pelo fabricante de automóveis Skoda. Está ainda equipado com um sistema de propulsão auxiliar a diesel (Iveco Euro V) que pode ser utilizado nas circunstâncias em que o veículo estiver privado de alimentação da rede eléctrica.
O tróleicarro Solaris Trollino 12 tem uma lotação de 33 sentados e entre 40 a 44 de pé, dependendo do uso dos bancos que recolhem, destinados a facilitar o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
Moderno, funcional e silencioso, o novo tróleicarro custou 465 000 euros – verba comparticipada em 50 por cento pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres – e vai circular nas ruas de Coimbra com o número 75.
Equipado com uma rampa de acessibilidade de accionamento manual e piso rebaixado – que facilitam a entrada e saída de pessoas – o Solaris Trollino 12 possui dois sistemas independentes de ar condicionado, um para o compartimento dos passageiros e outro para o habitáculo do motorista.
Na volta inaugural da nova viatura, Manuel de Oliveira, administrador dos SMTUC, afirmou que a política de melhoria de serviços e de respeito pelo meio ambiente passa pela aquisição de mais viaturas deste género, uma vontade que estará apenas condicionada pelos apoios financeiros necessários.
Hoje, foi também apresentado um novo autocarro que, há alguns dias, se encontra ao serviços dos SMTUC. Trata-se de um Scania K 280 UB 4x2, carroçaria Marcopolo, modelo Viale, com lotação de 41 lugares sentados e 38 de pé".
Notícia:http://campeaoprovincias.com/pt/index.p ... Itemid=134
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
A mim parece-me uma ideia excelente. Investir nos troleicarros a par do investimento no metro é uma forma excelente de livrar Coimbra do cinzento por que é conhecida em certas zonas, como a Fernao de Magalhaes, por exemplo. Os autocarros movidos com electricidade Sao um excelente investimento. Mesmo sendo mais caros, consomem energia gratuita (já que os SMTUC vão usar o Açude) e não poluem.
Agora acho que é preciso pensar em formas de colocar os necessários cabos da forma mais estética possível. Eu, pelo menos, não gosto muito de ver uma data de cabos e ferros no ar. Acho que pode ser estudada uma forma desses cabos terem o menor impacto possível.
Agora acho que é preciso pensar em formas de colocar os necessários cabos da forma mais estética possível. Eu, pelo menos, não gosto muito de ver uma data de cabos e ferros no ar. Acho que pode ser estudada uma forma desses cabos terem o menor impacto possível.