Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Pedro Escreveu:
Pedro Escreveu:Reparei hoje que, na Guarda Inglesa, ainda não removeram os cones que fazem a avenida passar para uma via antes da entrada que vem da Silva Gaio. Isto pareceu-me estranho, porque essa zona já está asfaltada e com a sinalização marcada no pavimento há alguns dias. Será que estão a testar uma variação no trânsito dessa zona, para diminuir o risco de acidentes de quem vem da escola e tem de entrar pela esquerda? Se for isso, vai ser mais um erro a juntar à lista para aquela zona, porque o trânsito ali a partir das 17h tem estado insuportável... é sempre fila. :?
20 dias depois, esta situação mantém-se... já não vejo ninguém a trabalhar nas obras, mas continua a limitação de vias. Começo a pensar que é mesmo para ser permanente...
hum... são sabia que era por terem alcatroado... tenho lá passado e sempre pensei que era uma divisória temporária mas que se iria tornar permanente.
Pensei que fosse para que o trânsito que vem de baixo pudesse entrar mais facilmente. :oops:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Colocaram assim quando estiveram a alcatroar, mas não removeram quando acabaram, pelo que começo a pensar na hipótese da divisória. Vai ser mais uma dor de cabeça para o trânsito naquela zona...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ontem na zona do Vale das Flores, ali atrás da Makro, vi mais uma carrinha abandonada... que praga...

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Pedro Escreveu:Colocaram assim quando estiveram a alcatroar, mas não removeram quando acabaram, pelo que começo a pensar na hipótese da divisória. Vai ser mais uma dor de cabeça para o trânsito naquela zona...
Também já coloquei essa hipótese. A ser assim, não admira que uma cidade como Coimbra esteja permanentemente entupida. Parece-me que até existem razoáveis vias de comunicação, mas mal estruturadas.

Volto a dizer o que já por aqui disse: uma circular não tem que ter rotundas; o problema da Fernão de Magalhães para quem circula no sentido Norte/Sul, seria facilmente resolvido se eliminassem as paragens (colocadas em plena curva!!) junto ao INATEL/Estação Nova); quem vem da Ponte de Santa Clara para entrar na Avenida de Conímbriga depara-se com aquela entrada manhosa (inicialmente estava bem e depois complicaram a coisa); agora essa dos pinos na Guarda Inglesa é mais uma invenção sem nexo. Parece que quem manda na Divisão de Trânsito da CMC ou não anda de carro na cidade ou então é fã de engarrafamentos!!!

Tenham paciência, utilizem a cabeça para pensar!!
Irrita-me esta falta de inteligência por parte de quem manda!!!
Solucionar estes problemas que apontei (nada onerosos) e mais um ou outro que agora não me recordo, melhorava e muito a fluidez do trânsito na cidade!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ricky147 Escreveu:o problema da Fernão de Magalhães para quem circula no sentido Norte/Sul, seria facilmente resolvido se eliminassem as paragens (colocadas em plena curva!!) junto ao INATEL/Estação Nova)
Não acho que seja assim tão linear.. Parece-me que a Fernão de Magalhães tem paragens a mais e algumas, como essa, mal colocadas.. mas se reparares boa parte do transito acumula-se ao longo da avenida quando nessa zona, por vezes, até se passa bem.. o real problema da Fernão de Magalhães é a falta de alternativas.. para remediar o problema de vez era criar uma verdadeira avenida marginal paralela à Fernão de Magalhães para servir de alternativa a esta.. ou então fazer como se faz no resto do país e Europa: um túnel sob os cruzamentos mais complicados, como por exemplo sob o cruzamento da Auto Industrial.

Mas concordo sem duvida nenhuma que quem está à frente do planeamento rodoviário na CMC anda "a dormir".. temos os exemplos da saída da Ponte Rainha Santa Isabel para o Pinhal de Marrocos, uma verdadeira aberração, as paragens colocadas em curva ou em rotundas (como na saída da Via rápida de Taveiro para São Martinho), passadeiras imediatamente a seguir a cruzamentos, o estrangulamento e a fabulosa entrada pela esquerda na Av da Guarda Inglesa.. entre vários outros casos..

Neste ultimo, da Guarda Inglesa, hoje os pinos já estavam encostados ao passeio central.. espero que não se lembrem de os colocar novamente.. Nesta zona a intervenção seria fácil, parece-me que para resolver aquilo bastaria desactivar os postes e passeio central desde a Silva Gaio até ao Portugal dos Pequenitos, transformando a avenida em quatro vias com entrada directa para quem vem do Açude e para quem vem da Escola.. é que aquele "estacionamento" nem se justifica ali..

Se repararem dá até a entender que após o terem alcatroado os funcionários que pintaram as marcações horizontais não sabiam o que estavam a fazer.. não colocaram as setas que indicam as direcções, retiraram cedências de passagem (entrada estacionamento São Francisco) e até se viu no cúmulo de, à falta de saberem o que fazer, não marcarem o espaço entre os semáforos da Av João das Regras e a Ponte de Santa Clara.. é como se diz, antes não fazer que fazer mal feito..

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

e as obras na zona da geria e que depois continuam na en 111 quem vai para cantanhede? terrível...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Fogo, é cada cromo... depois da mota na Casa do Sal, ontem estava a vir na R. do Brasil desde o Continente e paro num entroncamento para deixar um carro à minha frente entrar numa urbanização à direita... aqui tudo bem, até um tipo numa carrinha atrás de mim galgar o passeio passar-me pela direita, e seguir o seu caminho...

Avatar do Utilizador
nomade
Regular
Regular
Mensagens: 140
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

acidente em eiras alerta para abuso de velocidade

Mensagem por nomade »

Colisão frontal provocou dois
feridos na Rua Adriano Lucas


Um dos condutores já teve alta, o outro ficou internado nos HUC. Quem trabalha na zona, queixa-se
do excesso de velocidade e das ultrapassagens estranhando que não ocorram ainda mais acidentes
«Felizmente, não morreu ninguém». Esta foi uma das frases ouvidas, na tarde de ontem, nos armazéns localizados na Rua Adriano Lucas, artéria onde, de manhã, às 7h50, uma colisão frontal provocou dois feridos. Um deles, um homem de 33 anos, teve alta hospitalar ainda durante a manhã, mas um jovem de 22 anos ficou internado. O acidente envolveu uma carrinha dos Correios e um veículo ligeiro de passageiros. As duas vítimas eram os condutores e únicos ocupantes das viaturas sinistradas.

Na manhã de ontem, os estragos eram visíveis nas duas viaturas envolvidas no acidente. A carrinha ficou com marcas, sobretudo, na parte dianteira, mas o Nissan Micra acabou todo “desmontado” face à necessidade de proceder a manobras de desencarceramento para retirar o condutor, que apresentava ferimentos na cabeça e queixava-se das pernas. As duas vítimas foram imobilizadas no local e transportadas aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

No local, o ferido que inspirava maiores cuidados era o condutor do ligeiro de passageiros, que teve de ser desencarcerado. Facto que se confirmou após a entrada nas Urgências dos HUC. «Politraumatizado, tem esfacelo da face, está estável e com prognóstico favorável», revelou fonte da unidade hospitalar em relação ao jovem de 22 anos, adiantando que o outro ferido, de 33 anos, condutor da carrinha dos Correios, que sofreu ferimentos ligeiros, «teve alta para o domicílio às 11h15».

O acidente registou-se junto a uma loja de sofás. No local, os populares referiam que a carrinha, que seguia em direcção ao Bairro de S. Miguel, acabou por se despistar e imobilizar-se fora da estrada. A Polícia de Segurança Pública (PSP) não dá, enquanto as averiguações do sinistro não terminarem, qualquer cenário como definitivo. Uma ultrapassagem mal calculada, uma saída da faixa de rodagem e/ou uma mudança de direcção podem, admite a força policial, explicar o embate.

Velocidade justifica
semáforos ou rotunda


De forma a melhor socorrer os feridos, o trânsito esteve cortado, nos dois sentidos, na Rua Adriano Lucas. No local compareceram os Bombeiros de Coimbra (Sapadores e Voluntários), os Bombeiros Voluntários de Brasfemes, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER) do Hospital dos Covões e a PSP.

Ontem, o Diário de Coimbra constatou a preocupação de quem trabalha na zona. O excesso de velocidade e as ultrapassagens são apontados como factores propiciadores de acidentes, explicando os “queixosos” que se trata de «uma recta com relativa extensão», situação que leva os muitos utilizadores diários da Rua Adriano Lucas a «carregarem no acelerador».

«Ainda na quarta-feira, aqui esteve a PSP com o radar, mas devia cá estar mais vezes», revelaram, antes de dizerem ser «uma sorte não acontecerem aqui mais acidentes como este». «A construção de uma rotunda ou a colocação de semáforos, como meteram ao pé da Escola D. Dinis», são possibilidades vistas, pelos «preocupados» cidadãos que exercem a sua actividade profissional na zona onde, ontem, além dos elevados danos materiais, um acidente provocou dois feridos, como «capazes de resolver o problema».

Fonte: Diário de Coimbra

Avatar do Utilizador
nomade
Regular
Regular
Mensagens: 140
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

Mensagem por nomade »

Quanto à noticia que postei agora, so tenho a dizer que realmente não é o primeiro acidente que la acontece...como também não o primeiro que envolve carrinhas dos CTT!
Eu próprio, por 2 vezes, ia sendo vitima de acidentes por causa deles. Andam com carrinhas grande, mas sempre a dar gás. Ultrapassam em curvas e em tudo o que é continuo. E a base dos CTT é ali a 500m...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ontem ao passar na Guarda Inglesa reparei que já tinham retirado os pinos. Depois de lá ter passado, e por coincidência li a seguinte noticia, no Diário as beiras, que passo a citar: "Na Guarda Inglesa, os cones de sinalização foram "roubados" de noite. No início da próxima semana, entram na via semáforos de controlo de velocidade." a noticia refere ainda que a colocação dos pinos foi uma experiencia para ver como corriam as coisas.

Avatar do Utilizador
nomade
Regular
Regular
Mensagens: 140
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

Mensagem por nomade »

userN Escreveu:e as obras na zona da geria e que depois continuam na en 111 quem vai para cantanhede? terrível...
Atenção à GNR que la costuma estar com radares... apesar da fraquíssima sinalização que la existe!!!

- não têm sinais de fim de obra
- usam sinalização temporária sem tapar a sinalização normal
- a minha mãe já la passou com os semáforos descoordenados (verde nos 2 sentidos)
- Ja la passei com um sinal de 70, passado 10m um sinal de 30 e passados outros 10 um de 50 (sinais de proibição)

Com todos estes problemas, mandarem para la a GNR é o mesmo que lhes passarem um atestado de burrice!! Já para não falar de um nítida postura de caça à multa...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

DaniFR Escreveu:a noticia refere ainda que a colocação dos pinos foi uma experiencia para ver como corriam as coisas.
Então confirma-se o que eu tinha suspeitado. Espero que eles tenham chegado à conclusão que foi uma experiência com resultados desastrosos.

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Pedro Escreveu:
DaniFR Escreveu:a noticia refere ainda que a colocação dos pinos foi uma experiencia para ver como corriam as coisas.
Então confirma-se o que eu tinha suspeitado. Espero que eles tenham chegado à conclusão que foi uma experiência com resultados desastrosos.
Aquilo já antes estava ma, até porque não faz sentido uma entrada pela esquerda naquele sitio, então com a colocação dos pinos pior!

uns semafórico ali também penso que so vai é empatar mais o transito!

A melhor solução na minha opiniao seria o retirar daquele passeio no meio, e o alargamento da estrada de duas para 3 faixas de rodagem, possibilitando assim a quem vem da esquerda ter passar para uma das outras faixas mais lentamente!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Os semáforos de velocidade pelo menos poderão contribuir para a redução dos excessos na zona, que infelizmente é muito comum e já causou vários acidentes. A colocação dos pinos e consequente passagem para uma só via é que foi um desastre previsível, nem percebo porque se deram ao trabalho de a experimentar. Basta ver que quando há obras naquela zona que obrigam a passar para uma faixa (e são frequentes), é sempre uma confusão tremenda.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

nomade Escreveu:Andam com carrinhas grande, mas sempre a dar gás. Ultrapassam em curvas e em tudo o que é continuo. E a base dos CTT é ali a 500m...
E principalmente andam com carrinhas que não são deles. Não lhes custaram a comprar.