Duvida sobre alguns cursos da UC - F. Ciências e Tecnologia

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
nibus
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 20 junho 2009 2:24

Duvida sobre alguns cursos da UC - F. Ciências e Tecnologia

Mensagem por nibus »

Boas grande gente! :D
Ora bem, o que sucede, é que este ano tenho de concorrer para entrar na Universidade. Mas já há algum tempo que ando com duvidas de qual o curso qu realmente me interessa. Então, peço-vos que perante estes cursos me expliquem o que fazem neles, se gostam, o que posso fazer no futuro com cada curso, a empregabilidade, a remuneração, etc... Os cursos são da UC faculdade ciencias e Tecnologia e sao os seguintes:

Engenharia Electrotécnica e de Computadores
[Mest Integ]

Engenharia e Gestão Industrial
[Lic-1º cic]

Engenharia Mecânica
[Mest Integ]

Agora os cursos do politecnico (em que tambem tenho duvidas):

Engenharia Electromecânica
[Lic-1º cic]

Engenharia Electrotécnica
[Lic-1º cic]

Engenharia Electrotécnica (pós-laboral)
[Lic-1º cic]

Outra duvida rapida: Qual é a diferença entre a licenciatura de 1º ciclo e o mestrado integrado?
Fiquem bem! :D

QuimRoscas
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 05 agosto 2008 21:10

Mensagem por QuimRoscas »

Bom eu vou começar pela ultima pergunta xD
O que me foi dito, e é a noção que tenho, é que a diferença entre a licenciatura de 1ºciclo e o mestrado integrado é que agora por causa de Bolonha para seres aceite na ordem dos engenheiros tens que ter o mestrado integrado. Outra coisa é que com o mestrado integrado tens entrada garantida no mestrado e se for tirares 1º a licenciatura depois quiseres ir para o mestrado tens que concorrer.
Quanto a primeira pergunta, eu estou em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na UC e até ver estou a gostar apesar de no inicio ser um teórico com muita matemática e física (mas já sabia para o que ia). Quanto ao que podes fazer acho que os vários ramos falam por si: Energia, telecomunicações, automação e computadores basicamente tudo o que envolva electrónica e energia xD. Empregabilidade até ver acho que um dos cursos que tem mais saída mas com a crise nunca se sabe o que pode acontecer :roll:. Espero ter ajudado qualquer coisa

cumps :D

nibus
Estreante
Estreante

Mensagem por nibus »

sim ajudas-te!!! bastante... :D agr falta saber do resto dos cursos..

acfvs
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Mensagem por acfvs »

QuimRoscas Escreveu:Bom eu vou começar pela ultima pergunta xD
O que me foi dito, e é a noção que tenho, é que a diferença entre a licenciatura de 1ºciclo e o mestrado integrado é que agora por causa de Bolonha para seres aceite na ordem dos engenheiros tens que ter o mestrado integrado. Outra coisa é que com o mestrado integrado tens entrada garantida no mestrado e se for tirares 1º a licenciatura depois quiseres ir para o mestrado tens que concorrer.
Quanto a primeira pergunta, eu estou em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na UC e até ver estou a gostar apesar de no inicio ser um teórico com muita matemática e física (mas já sabia para o que ia). Quanto ao que podes fazer acho que os vários ramos falam por si: Energia, telecomunicações, automação e computadores basicamente tudo o que envolva electrónica e energia xD. Empregabilidade até ver acho que um dos cursos que tem mais saída mas com a crise nunca se sabe o que pode acontecer :roll:. Espero ter ajudado qualquer coisa

Se por exemplo, entrar no politecnico, que nao tras mestrado incluido nas engenharias, e quiser faze-lo depois, tenho que concorrer? Que condiçoes sao necessarias para o poder fazer? Ha alguma diferença depois em termos de empregabilidade em ter ou nao o mestrado?

QuimRoscas
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 05 agosto 2008 21:10

Mensagem por QuimRoscas »

acfvs Escreveu:

Se por exemplo, entrar no politecnico, que nao tras mestrado incluido nas engenharias, e quiser faze-lo depois, tenho que concorrer? Que condiçoes sao necessarias para o poder fazer? Ha alguma diferença depois em termos de empregabilidade em ter ou nao o mestrado?
Se queres que te diga não sei bem como isso se processa mas será natural que tenhas que concorrer. Antigamente antes de Bolonha qualquer pessoa que quisesse tirar o mestrado tinha que concorrer e acho que havia media mínima de 14(isto pelo que me disseram mas não confirmei em nada oficial). Em questão de empregabilidade é tudo uma questão de sorte :) sendo que sem o mestrado agora não podes ser "engenheiro" reconhecido lool tipo eu acho que agora a licenciatura corresponde a antigamente o bacharelato e o mestrado de agora à antiga licenciatura... Mas estas informações é melhor sempre falar com alguém que trabalhe na área do ensino não vá eu estar a dizer alguma barbaridade xD

acfvs
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Mensagem por acfvs »

QuimRoscas Escreveu:
acfvs Escreveu:

Se queres que te diga não sei bem como isso se processa mas será natural que tenhas que concorrer. Antigamente antes de Bolonha qualquer pessoa que quisesse tirar o mestrado tinha que concorrer e acho que havia media mínima de 14(isto pelo que me disseram mas não confirmei em nada oficial). Em questão de empregabilidade é tudo uma questão de sorte :) sendo que sem o mestrado agora não podes ser "engenheiro" reconhecido lool tipo eu acho que agora a licenciatura corresponde a antigamente o bacharelato e o mestrado de agora à antiga licenciatura... Mas estas informações é melhor sempre falar com alguém que trabalhe na área do ensino não vá eu estar a dizer alguma barbaridade xD

Sim, tens razao, mas obrigado na mesma :) Eu coloquei mais esta duvidas pq estava a pensar em entar para o politecnico, que nao tem os mentrados integrados e sendo assim tenho que ver bem os pros e os contras .

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

QuimRoscas Escreveu:Antigamente antes de Bolonha qualquer pessoa que quisesse tirar o mestrado tinha que concorrer e acho que havia media mínima de 14(isto pelo que me disseram mas não confirmei em nada oficial).
Eu confirmo-te esse facto.
Antigamente as universidades davam-se ao luxo de rejeitar alunos, para o nível ser elevado, agora precisam deles para a sua subsistência...
O sistema está tão perverso............. e o nível sempre a descer.

nibus
Estreante
Estreante

Mensagem por nibus »

ja obtive informaçoes sobre engenharia mecanica! agora gostaria de reunir informaçoes sobre os restantes cursos mencionados a cima... fiquem bem.