Bolsa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Desgraçado
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 15 junho 2009 15:13

Bolsa

Mensagem por Desgraçado »

Sabe tão bem ler ali no canto "Desgraçado", porque é tal e qual assim que me sinto... :cry:

Enfim, entrei este ano (2008/2009) na Faculdade de Direito de Coimbra, e foi-me atribuída a preciosa bolsa... Acontece que, por motivos de força maior (e não, não "estróinice" :roll: ) tornou-se quase impossível para mim assistir a grande parte das aulas. 1º semestre? Não fiz nenhuma cadeira. 2º semestre? Pelo mesmo caminho vai, talvez Inglês Jurídico se safe.

A bolsa é o meu mais que tudo, e parece-me que estou à beira de a perder... Alguém que tenha passado por algo semelhante me sabe dizer algo? Talvez seja possível manter a bolsa... :roll: Se eu cruzar os dedos com muita, muita força... :roll:

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Re: Bolsa

Mensagem por dryden »

Desgraçado Escreveu:Sabe tão bem ler ali no canto "Desgraçado", porque é tal e qual assim que me sinto... :cry:

Enfim, entrei este ano (2008/2009) na Faculdade de Direito de Coimbra, e foi-me atribuída a preciosa bolsa... Acontece que, por motivos de força maior (e não, não "estróinice" :roll: ) tornou-se quase impossível para mim assistir a grande parte das aulas. 1º semestre? Não fiz nenhuma cadeira. 2º semestre? Pelo mesmo caminho vai, talvez Inglês Jurídico se safe.

A bolsa é o meu mais que tudo, e parece-me que estou à beira de a perder... Alguém que tenha passado por algo semelhante me sabe dizer algo? Talvez seja possível manter a bolsa... :roll: Se eu cruzar os dedos com muita, muita força... :roll:
Tive uma amiga que, também por motivos de força maior, esteve na mesma situação. A solução é escreveres uma carta dirigida ao reitor a explicares a situação e esperares que não te cortem a bolsa.

Cumps.

yELLOW
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

já agr aproveito pra perguntar...que tipos de bolsas existem? e já agr quais são os critérios quando são atribuídas?

Cumprimentos

Desgraçado
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 15 junho 2009 15:13

Re: Bolsa

Mensagem por Desgraçado »

dryden Escreveu: Tive uma amiga que, também por motivos de força maior, esteve na mesma situação. A solução é escreveres uma carta dirigida ao reitor a explicares a situação e esperares que não te cortem a bolsa.

Cumps.
A tua amiga como fez? Ficou sem bolsa?

E já agora, o Reitor tem algum poder sobre a atribuição de bolsas? =/ Pensava que ele não tinha influência sobre os Serviços Sociais da Universidade...

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Bem, acho que te induzi em erro, falei à pouco com ela e afinal ela tinha a carta preparada mas acabou por nunca a enviar porque lá conseguiu fazer as cadeiras necessárias...
De qualquer forma não perdes nada em tentar a dita carta.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Eu sou bolseira e toda a informação e regulamentos estão em:
www.sas.uc.pt podem ir a este site que é claro a respeito das bolsas,pois muita coisa mudou.
Pois bem, há bolsa mínima que é 97,20 e bolsa máxima. Eu não sei quanto é bolsa máxima,mas já vi quem tivesse uns 522 euros de bolsa, portanto a máxima deve chegar perto disso, ou ser isso mesmo.
No meu primeiro ano,eu reprovei e continuei com bolsa no ano seguinte.
Mas o ano passado ao candidatar-me para aquele mesmo ano, foi-me dito pelos serviços que eu não poderia chumbar a mais nada senão perdia a bolsa.
Ou seja,penso que não vale a pena nenhuma carta,mas sim ires aos serviços e perguntares sobre isso, pois penso que não há problema chumbar um ano..agora mais é que não sei.
Isto porque, tens um mínimo para cumprir e se não cumpres esse mínimo tiram-te a bolsa.
Eu no 1º ano fiz 7 cadeiras e esse era o mínimo para ficar com bolsa, o que tens que te informar é quantos ECTS é que precisas ter feito para manter a bolsa. Se por acaso o minimo sao 30 ECTS e tens 20, precisas mesmo falar com a tua assistente social e expor a situação antes de qualquer carta a ser enviada.
Depois do que ela te dizer é que fazes o que quiseres.
Mas devias ter-te candidatado à bolsa até hoje como se nada fosse, porque assim o teu processo já ia estar em andamento e quando saissem todos os resultados finais dos exames entregavas o comprovativo de frequencia e falavas com a assistente.

AnnaCBP
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 16 maio 2009 19:47

bolsa

Mensagem por AnnaCBP »

eles desculpam-te um ano se for por motivos médicos, com um atestado médico eles no ano seguinte dão-te a bolsa... de resto, não sei outra forma.

yELLOW
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

era uma vez....já acabou o prazo do concurso de bolsas para o próximo ano lectivo....eu até era pra concorrer mas já acabou o prazo ontem.... :( n existe nenhuma maneira de inda poder concorrer pois n?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Se lá fores com a cara de pau entregar os documentos todos e certinhos,talvez eles ainda aceitem