O Caminhos do Festival Português,é uma actividade inicialmente lançada pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra já na longínqua década de 70. Inicialmente foi apenas um ciclo de cinema português, mas depois em 88 foi relançado como o festival de cinema português, nos moldes actuais.
É o único Festival de Cinema Português, ocorrendo anualmente na cidade de Coimbra, pelo que como não poderia deixar de ser a minha organização é totalmente composta por estudantes universitários. Em 2009, irá-se realizar a XVI Edição.
-----------------------------------
Este ano o festival irá decorrer de 18 a 26 de Abril. Além das sessões competitivas, irão decorrer outras mostras de cinema, nomeadamente os Caminhos do Cinema Europeu, que este ano é dedicado ao cinema espanhol; os ensaios visuais é uma mostra dedicada às escolas de cinema nacionais que pretendam divulgar os seus trabalhos junto do grande público.
Como forma de introduzir o cinema aos mais pequenos decidimos trazer de novo, como era tradição, os caminhos júnior. Esta mostra destina-se às crianças do distrito de Coimbra a frequentar o 1º e 2º ciclo de escolaridade, dando oportunidade em muitos casos à primeira visita a um cinema. Pensamos ser uma óptima forma de criar o gosto pelo cinema. em especial o cinema português, junto da comunidade.
Outro espaço muito importante dentro dos CCP é a parte formativa, destinada ao publico que pretenda um primeiro contacto com as diversas formas de fazer cinema.
Os workshops apresentados este ano são:
STOP MOTION - Miguel Estima - http://estima.no.sapo.pt/
Quem é que ainda não viu os anúncios do IKEA. E como se fazem este tipo de vídeos?! Neste workshop será desvendado o princípio de animação com fotografias resultando numa animação em formato vídeo.
Neste workshop os alunos tomarão contacto com os conceitos básicos de animação digital utilizando a ferramenta de software livre MonkeyJam e aprenderão os métodos básicos e essenciais de animação por stop-motion, quer utilizando fotografias ou suporte de desenho, sempre com recurso a técnicas básicas de fotografia. Ganharão assim as bases para poderem criar animações digitais.
VIDEO DIGITAL - Miguel Estima - http://estima.no.sapo.pt/
Desvendar o processo de captura, edição e pós produção de vídeo. Tenho por base um tema dado a cada uma das equipas (formadas durante o workshop) os participantes irão transcrever o tema dado no inicio do workshop num cartão de visita, em formato vídeo.
Como Objectivos pretende-se: -Desvendar o Adobe Premiere: Funções básicas de edição; -Explorar mais algumas funcionalidades da câmara de vídeo; -Explorar criativamente as potencialidades do media (vídeo).
ESCREVER SOBRE CINEMA - Fernando Mateus -
O cinema escreve-se? Ou só se vê? Como se deve fazer um critica de cinema e quais os factores a ter em conta na hora de transmitir o nosso ponto de vista a um público mais vasto? Este workshop pretende explorar o campo da escrita sobre cinema e audiovisual, procurando fornecer instrumentos de trabalho a quem regularmente vê, analisa e comenta as produções cinematográficas no espaço mediático que nos rodeia.
MICRO CINEMA - Cláudia Tomaz - http://www.claudiatomaz.com/
"Depois da minha segunda longa-metragem ‘Nós’ em 2003, decidi-me por procurar novas formas de realizar e produzir filmes explorando métodos alternativos mais adequados ao cinema que procuro, um cinema pessoal feito quotidianamente. Desde então fiz micro-filmes realizando-os sozinha ou em colaboração com outros artistas, e quase sem orçamento, usando uma câmara de vídeo e um computador portátil." por Cláudia Tomaz
ARGUMENTO - Paulo Filipe Monteiro - http://www.pfm.com.pt/
O cinema e a televisão são formas de comunicação contemporâneas, que no nosso século tiveram de inventar a sua linguagem. Neste curso estuda-se como se tem definido e transformado a escrita própria de textos destinados a serem filmados. Trata-se de um género que só pode ser compreendido por relação com a narração e o drama. Para compreender a «narração dramática» dos guiões, trabalham-se as teorias clássicas da narração, as estratégias narrativas de vários tipos de filmes, as personagens, as cenas, os diálogos e técnicas específicas de manipulação do espaço e do tempo. Tudo isto será desenvolvido a partir das sinopses previamente enviadas pelos participantes.
---------------------------------------
Filmes Seleccionados
--------
Curtas-metragens
Tudo Por Um Gelado de Joana, Chris, Karina, Jaen, Cátia e Marisa – 1’29’’
A Rua de José Filipe Costa – 9’
A Casa da Montanha de Nuno Canavarro – 44’
Lisbon Calling de Anna da Palma – 6’
Rafael e Maria de Ricardo Machado – 14’
Cinzas da Maria de Vasco Gouveia Monteiro – 15’30’’
Os Vigilantes de António Gonçalves e Ricardo Oliveira – 13’
Sonhando a Cores de Gil Gelpi – 23’40’’
Além do Corpo de José Meireles – 12’09’’
Últimos Dias de José Meireles – 14’52’’
Espiral de José Meireles – 13’26’’
Instantes de Miguel Clara Vasconcelos – 20’
Jirinoveskye de Pedro Cunha – 8’10’’
O Matricida de Sílvio Varela Sousa – 16’38’’
Cântico Negro de Hélder Magalhães – 7’
Fim-de-Semana de Cláudia Varejão – 8’30’’
Paisagem Urbana com Rapariga e Avião de João Figueiras – 24’
A Primeira Noite de Ricardo Almeida – 3’55’’
Corações Plásticos de Sérgio Brás d’Almeida – 16’15’’
Rede de José Meireles – 9’35’’
À Flor da Pele de Nuno Portugal – 4’51’’
Intervalo de Luís Manuel de Almeida – 12’
Não… Estou de Passagem de Mário Lopes, Rita Ocha e Sofia Pimentão – 5’20’’
Exótica de Sérgio Cruz – 5’10’’
Túnel de José Meireles – 10’12’’
A Lacre de Mariana Castro e Sílvio Santana – 10’
Animações
28 de José Xavier – 4’05’’
As Máquinas de Maria de Marta Madureira e Pedro Mota Teixeira – 5’
Tile Jail – Toilet Tale de João Rodrigues e Soetkin Verstegen – 4’50’’
At The Dance de Xavier Almeida – 4’08’’
Ganância de Cláudio Sá – 3’05’’
Irmãos Desastre II de Vítor Lopes – 1’
Living in the Trees II de Vítor Lopes – 2’
Loldini de Vítor Lopes – 1’
10 Ways to eliminate a Buddhist Monk de Vítor Lopes – 1’30’’
A Meio da Noite de Fernando José Saraiva – 16’21’’
Cândido de Zepe – 11’20’’
Melodia Amarga de Pedro Moura – 10’30’’
Um Degrau Pode Ser o Mundo de Daniel Lima – 11’23’’
Eu Quero Ser… Cientista de Ricardo Blanco – 3 x 3’
O Direito à Infelicidade de Eduardo Nunes, Miguel Coelho, Pedro Vaz e Mário Dinis – 5'48''
Diário de Uma Inspectora do Livro de Recordes de Tiago Albuquerque – 11’38’’
Guisado de Galinha de Joana Toste – 5’
In Other Words de Joana Toste – 2’
Documentários
Outside de Sérgio Cruz – 15’
O Fruto Rei de Manuel Bernardo Cabral – 52’
Milho de José Barahona – 54’
Coração Independente de Joana Cunha Ferreira – 50’
6=0 Homeostética de Bruno de Almeida – 52’
Falamos de António Campos de Catarina Alves Costa – 60’
O Voo do Humbi-Humbi de Carlos Eduardo Viana – 60’
O Meu Amigo Mike ao Trabalho de Fernando Lopes – 49’
Corpo Todo de Pedro Sena Nunes – 36’
Ritmos da Cidade de Luís Margalhau – 37’
Mulheres de Raia de Diana Gonçalves – 42’
Au Revoir Portugal – O Salto de Carlos Domingomes – 58’
Longas-metragens
Second Life de Alexandre Cebrian Valente e Miguel Gaudêncio – 100’
Aquele Querido Mês de Agosto de Miguel Gomes – 150’
A Ilha dos Escravos de Francisco Manso – 100’
Goodnight Irene de Paolo Marinou-Blanco – 98’
Contrato de Nicolau Breyner – 86’14’’
Veneno Cura de Raquel Freire – 81’
A Corte do Norte de João Botelho – 122’
Entre os Dedos de Frederico Serra e Tiago Guedes – 96’
100 Volta de Daniel Souza – 98’
-----------------------------------
Mais informações em:
http://www.caminhos.info
http://www.myspace.com/caminhos
https://twitter.com/caminhoscinema
Facebook Events

