Será que Coimbra também aderiu oficialmente? Espero que sim, pelo menos ainda estão a tempo. Podem muito bem desligar a iluminação da Universidade, da Sé Velha, Sé Nova, Governo Civil...
Infelizmente ja alguem se encarregou de desligar a da Ponte Pedro e Inês.
Entre as 20h30 e as 21h30 de 28 de Março, a iluminação da “Cabra” vai estar desligada como forma de a Universidade de Coimbra (UC) alertar para as alterações climáticas a nível mundial.
O Fundo Mundial para a Natureza, que promove a “Hora do Planeta” em cerca de 80 países, espera que mais de mil milhões de pessoas desliguem as luzes durante 60 minutos.
Tal como a Torre da UC, outros monumentos nacionais vão associar-se à iniciativa: o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.
A UC está a proceder à substituição total da iluminação incandescente tradicional por iluminação fluorescente compacta, em todas as instalações. Com a medida, deverá poupar cerca de 275 mil kWh e reduzir a emissão de 113,4 toneladas de CO2 no durante um ano.
Mais um daqueles movimentos da treta....Sim vamos todos desligar as luzes durante aqueles minutos e depois vamos ligar todos ao mesmo tempo e pum.....!!!! Ohh a central nao aguentou...
gunky Escreveu:Mais um daqueles movimentos da treta....Sim vamos todos desligar as luzes durante aqueles minutos e depois vamos ligar todos ao mesmo tempo e pum.....!!!! Ohh a central nao aguentou...
Pior que isso..fazer essa treta não serve de nada, pois as centrais continuam a produzir a energia que seria necessária para essa hora, sem ajuste...Assim, toda a energia produzida vai ser desperdiçada
Hora do planeta, dia sem carros... enfim valem pelo simbolismo mas os efeitos práticos são pura e simplesmente nulos.
Ah e tal, vamos ser ambientalista durante uma hora e esquecer o ambiente durante o resto dos 364 dias e 23 horas do ano. Se calhar todos nós no dia a dia, podemos dar pequenos contributos que somados têm muito mais impacto no meio ambiente. Eu por mim tento fazer a minha parte.
Na minha opinião, com o combustível que consome um avião, se fizessem 1 dia sem aviões era o equivalente a 10 iniciativas como dia sem carros e 10 horas do planeta juntas.
Honestamente acho que este tipo de movimentos uma perfeita anedota, e em vez de ajudarem só dificultam, temos pessoas que não se preocupam minimamente com a poluição, que vão desligar as luzes e vão andar todos satisfeitos durante um ano porque já fizeram a parte deles. É um calmante de consciência e nada mais.
Eu por mim falo, não vou desligar as luzes nem a TV nem sequer o PC. Por outro lado, mesmo sem fazer nada nesse dia já fiz mais do que muitos irão fazer durante o tempo de vida deles.
Agora só falta desligarem as luzes das faculdades/departamentos e respectivos corredores e salas à noite ou quando não está lá ninguém.
Se querem poupar é por aí que se começa e não por uma acção só para media ver.
dryden Escreveu:Na minha opinião, com o combustível que consome um avião, se fizessem 1 dia sem aviões era o equivalente a 10 iniciativas como dia sem carros e 10 horas do planeta juntas.
Bem se viu as contas que fizeram na última cimeira mundial do ambiente.
fizeram as contas à quantidade de combustível de avião que se gastava e respectiva poluição causada com todas as viagens de todos os dirigentes mundiais que se deslocaram para lá.
Feitas as contas e vistos os resultados práticos, a conclusão é que o ambiente ainda ficou pior, parece.