familiaresLeia Escreveu:JulesS Escreveu:Primos, vizinho e conhecidos tenho pelo Luxemburgo, Suiça, França, EUA e a maioria dos casos acabam por trabalhar com os pais em empresas. Isso dos cursos profissionalizantes tb conheço alguns, cabeleireiros, pintores etc.. têm formação para isso e acho muito bem.Leia Escreveu:Hm, em frança não se consegue grandes empregos sem estudos.Varrer ruas é com o 12º ano assim como caixa de supermercado. Chega a ser pior do que aqui. Mas lá, pelo menos, grande parte dos formados têm empregos.
Não sei de que país sao os teus primos Jules, mas penso que nao devem ser franceses... já que, entrar na universidade é um objectivo para quase toda a gente ou, os que nao optam por universidade dedicam-se a cursos profissionalizantes como florista, secretariado...
Ah pois, para trabalhar em empresas familiais já nao é necessário curso nenhum
Aldeolas de Penacova... tudo em festa!
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
usaralho
- Lendário

- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Tem assim tanto dinheiro? Talvez tivessem à uns anos, hoje em diaTR3S Escreveu:eles tem dinheiro só fazem bem em o gastar. a vida é só uma.
Eu moro na Rebordosa, numa das aldeolas do conselho de Penacova e tenhos vários emigrantes com casa cá. Uns até são meus primos afastados.
Tenho familiares emigrantes que me contam que cá fazem uma festa, lá andam rotos sujos e esfarrapados.
De qualquer maneira nota-se bem a diferença na maneira como gastavam dinheiro à uns anos e como o gastam agora. Provavelmente menos de metade. Por outro lado, pelo sitios por onde andei notei uma presença mais elevada de turistas do que emigrantes, o que para mim é positivo.
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Raquel*
- Experiente

- Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08
Pena so ter visto agora este topico...se calhar ja vou tarde mas msm assim nao vou deixar de dar a minha opiniao.
Deixando de parte esta discussao sobre emigrar ou nao e se e melhor emigrar ou ficar por ca, vou focar me no assunto do topico.
Sou habitante de uma dessas "aldeolas" do concelho de Penacova e acho muito importante estas festas onde a maioria das pessoas sao emigrantes.
Tambem nao acho a minima piada qd os emigrantes se poem a misturar as duas linguas quando falam mas o que e certo e que estas "aldeolas" estao quase todo o ano sem vida e para quem nelas vive e mt bom chegar ha altura das festas e ver de novo alguma vida na aldeia. E é bem verdade que os emigrantes sao quem mais contribuem para que isto aconteça.
Na minha aldeia em particular nao tem mts emigrantes e por isso a tradicional festa de s.joao esta a perder-se cada vez mais pois os "não emigrantes" cada vez menos podem contribuir monetariamente para as festas, ao contrario do que se ve nas aldeias aqui a volta que estao cheias de emigrantes que continua a manter as tradicionais festas e a fazer com que as aldeias tenham vida.

Deixando de parte esta discussao sobre emigrar ou nao e se e melhor emigrar ou ficar por ca, vou focar me no assunto do topico.
Sou habitante de uma dessas "aldeolas" do concelho de Penacova e acho muito importante estas festas onde a maioria das pessoas sao emigrantes.
Tambem nao acho a minima piada qd os emigrantes se poem a misturar as duas linguas quando falam mas o que e certo e que estas "aldeolas" estao quase todo o ano sem vida e para quem nelas vive e mt bom chegar ha altura das festas e ver de novo alguma vida na aldeia. E é bem verdade que os emigrantes sao quem mais contribuem para que isto aconteça.
Na minha aldeia em particular nao tem mts emigrantes e por isso a tradicional festa de s.joao esta a perder-se cada vez mais pois os "não emigrantes" cada vez menos podem contribuir monetariamente para as festas, ao contrario do que se ve nas aldeias aqui a volta que estao cheias de emigrantes que continua a manter as tradicionais festas e a fazer com que as aldeias tenham vida.
-
Raquel*
- Experiente

- Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08