Autocarros
-
Yagami
- Lendário

- Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Depois de passar 30 minutos à espera do 34 das 10:10 (o que apareceu depois deve ter sido o das 10:30, completamente cheio) cheguei a pensar que a greve era hoje. Ultimamente até nem tenho razões de queixa, mas apanhar uma greve depois de esperar à chuva por um autocarro que não chega não me dá grande imagem dos smtuc.
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Não sei se o funcionamento melhorou, mas à conta desses painéis electrónicos tive grandes atrasos... Era comum com o 29 e com o 7. Na altura existia a linha 46, que dava uma volta enorme desde a baixa até à Av. Afonso Henriques. Por vezes deixava o 46 ir embora, pois o mostrador indicava 2 ou 3 minutos para o 7 ou o 29... que se transformavam em 15 ou 20. Era uma situação recorrente que me fazia arrepender de não ter ido no 46.Lino Escreveu: Sobre os mostradores electrónicos, mais valia não existirem porque aquilo ou está avariado ou desligado ou acontece, quando o autocarro já lá deveria estar e aquilo deixasse de contar os minutos, que aquilo fica a piscar se for preciso durante mais uns 10 minutos até o autocarro chegar mesmo, o que engana.
Naturalmente que o condutor do autocarro não se atrasava porque lhe apetecia, muitas vezes eram problemas relacionados com trânsito (quem nunca viu o 1 encalhado na Padre António Vieira, ou mais acima, na universidade); de qualquer forma a confiança nesses painéis desceu tanto que passei simplesmente a ignorá-los.
-
micromys
- Experiente

Eu testemunhei várias vezes alguns motoristas pararem fora das paragens para darem boleia ou largarem um colega de trabalho...{mineirinha} Escreveu:Tipo isso acontece,mas é culpa do motorista se estas na paragem ou chegas à paragem a tempo.
mas a culpa passa a ser nossa se fazemos com que o motorista abra as portas fora da paragem. Esta mesmo escrito que nao pode abrir as portas fora da paragem.
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
micromys
- Experiente

Sim, é com eles, mas também devem ser eles a dar o exemplo. Além de que, se é proibido por alguma razão é, motivos de segurança ou por poderem criar filas de veículos atrás deles. Ao criarem esses precedentes alguns utentes poderão achar-se no direito de fazer o mesmo, e sabe-se que há muita gente assim...{mineirinha} Escreveu:Mas isso é com eles.
Eles que se resolvam.
Só não acho certo culpa-los sempre por abrirem fora das paragens quando a maior parte das vezes a culpa é nossa.
-
{mineirinha}
- Lendário

-
micromys
- Experiente

Há vários anos trás notava-se em vários motoristas ausência de formação cívica e, algumas vezes, de respeito e educação. Lembro-me de uma situação que presenciei num trolley no local onde hoje é o elevador do mercado.
Um senhor de idade carregou no botão de paragem bem antes desta. Quando chegou à paragem e não viu ninguém na porta de saída, o motorista resolveu continuar parando apenas devido ao semáforo estar vermelho, mas já fora da paragem. O velhote levantou-se com a sua bengala e começou a reclamar ao que o motorista retorquiu que o sinal de paragem só tinha sido feito após a passagem pela paragem. Toda a gente foi testemunha do contrário e algumas pessoas começaram também a reclamar (de qualquer maneira algumas pessoas reclamam por tudo e por nada tornando-se irritantes, mas não era o caso). O motorista disse ao homem que para a próxima não parava e este respondeu que ia reclamar nos serviços. Ui! Pareceu que tinham batido no motorista, abriu as duas portas, o velhote desceu e ele saiu do autocarro a dizer bem alto: "Eu conheço-te! Vai lá fazer queixa e depois fala comigo!". Entrou novamente no trolley e arrancou com tal fúria que se alguém fosse em pé decerto iria dar um malho. Ficou um silêncio total porque ninguém esperou que um motorista tomasse uma atitude daquelas. Ele ainda foi a resmungar em voz alta com car***das para cá e para lá. Era um fulano alto de cabelo preto ondulado e de olhos azuis bastante claros. Nunca mais me hei-de esquecer.
Dos cerca de 25 anos que sou utilizador dos transportes dos SMTUC foi a situação que mais me marcou.
Felizmente esta já não é a situação actual, pela experiência que tenho, os motoristas de hoje são pessoas afáveis e com muito mais sentido cívico do que outrora. Já testemunhei, entre outras situações, um motorista sair da cabine para ajudar uma pessoa a subir para o autocarro.
A rede está muito mais moderna com muito mais oferta. Naturalmente que há coisas que estão mal mas penso que a tendência é sempre para melhorar.
Há uma coisa que me irrita que é o facto de serem reis da prioridade. Sei que devemos dar prioridade, mas acontece frequentemente fecharem a porta e arrancarem sem ver quem vem, quase abalroando veículos que muitas vezes já passaram mais de metade do autocarro... Esta situação é particularmente perigosa ali na via rápida de Taveiro, onde os vejo sair das paragens sem mais nem menos com outros veículos a passar a 80 e 90 km/h. Ainda esta semana um ia mandando uma "passa" na traseira de uma furgoneta quando saiu do refúgio da paragem (anterior à Bencanta). Mas aquela via... rápida também tem muito que se lhe diga!
Um senhor de idade carregou no botão de paragem bem antes desta. Quando chegou à paragem e não viu ninguém na porta de saída, o motorista resolveu continuar parando apenas devido ao semáforo estar vermelho, mas já fora da paragem. O velhote levantou-se com a sua bengala e começou a reclamar ao que o motorista retorquiu que o sinal de paragem só tinha sido feito após a passagem pela paragem. Toda a gente foi testemunha do contrário e algumas pessoas começaram também a reclamar (de qualquer maneira algumas pessoas reclamam por tudo e por nada tornando-se irritantes, mas não era o caso). O motorista disse ao homem que para a próxima não parava e este respondeu que ia reclamar nos serviços. Ui! Pareceu que tinham batido no motorista, abriu as duas portas, o velhote desceu e ele saiu do autocarro a dizer bem alto: "Eu conheço-te! Vai lá fazer queixa e depois fala comigo!". Entrou novamente no trolley e arrancou com tal fúria que se alguém fosse em pé decerto iria dar um malho. Ficou um silêncio total porque ninguém esperou que um motorista tomasse uma atitude daquelas. Ele ainda foi a resmungar em voz alta com car***das para cá e para lá. Era um fulano alto de cabelo preto ondulado e de olhos azuis bastante claros. Nunca mais me hei-de esquecer.
Dos cerca de 25 anos que sou utilizador dos transportes dos SMTUC foi a situação que mais me marcou.
Felizmente esta já não é a situação actual, pela experiência que tenho, os motoristas de hoje são pessoas afáveis e com muito mais sentido cívico do que outrora. Já testemunhei, entre outras situações, um motorista sair da cabine para ajudar uma pessoa a subir para o autocarro.
A rede está muito mais moderna com muito mais oferta. Naturalmente que há coisas que estão mal mas penso que a tendência é sempre para melhorar.
Há uma coisa que me irrita que é o facto de serem reis da prioridade. Sei que devemos dar prioridade, mas acontece frequentemente fecharem a porta e arrancarem sem ver quem vem, quase abalroando veículos que muitas vezes já passaram mais de metade do autocarro... Esta situação é particularmente perigosa ali na via rápida de Taveiro, onde os vejo sair das paragens sem mais nem menos com outros veículos a passar a 80 e 90 km/h. Ainda esta semana um ia mandando uma "passa" na traseira de uma furgoneta quando saiu do refúgio da paragem (anterior à Bencanta). Mas aquela via... rápida também tem muito que se lhe diga!
-
micromys
- Experiente

Isso é que um bom exemplo! Estava justamente a escrever no post anterior que ao nível da formação cívica os motoristas têm vindo a ganhar qualidade de há vários anos para cá.{mineirinha} Escreveu:Há sim,mas não tanto quanto há de motoristas.
Até porque eu também ando muito de autocarro e ultimamente tenho visto todos a sair nas paragens
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
{mineirinha}
- Lendário

Sinceramente eu penso que se há coisa que tem melhorado é os smtuc.
Claro uma melhora bem devagar e com defeitos,mas já nota.
Eu ando de autocarro desde os meus 8/9 anos e vi imensas mudanças,motoristas cada vez mais simpaticos.
O que é inverso são as pessoas, cada vez mais antipaticas,não lêem regulamentos,etc.
Foram imensas as vezes que consegui apanhar os ultimos autocarros para casa, graças a motoristas que esperaram(E não é por ser mulher,pois vi vários a fazer por homens).
Ou mesmo,apanhar autocarros até à portagem pois iam para a recolha e estar a perder um 14T ou 6 e o da recolha ultrapassar e deixar-me na paragem seguinte.
E isto tudo feito com segurança....sem ultrapassagens perigosas.
Eu sei que é exagerado a quantidade de plenários e greves, mas raras as pessoas 100% satisfeitas com o trabalho.
incomodam todos, é verdade, mas não temos como impedir.
Eu ando de autocarro desde os meus 8/9 anos e vi imensas mudanças,motoristas cada vez mais simpaticos.
O que é inverso são as pessoas, cada vez mais antipaticas,não lêem regulamentos,etc.
Foram imensas as vezes que consegui apanhar os ultimos autocarros para casa, graças a motoristas que esperaram(E não é por ser mulher,pois vi vários a fazer por homens).
Ou mesmo,apanhar autocarros até à portagem pois iam para a recolha e estar a perder um 14T ou 6 e o da recolha ultrapassar e deixar-me na paragem seguinte.
E isto tudo feito com segurança....sem ultrapassagens perigosas.
Eu sei que é exagerado a quantidade de plenários e greves, mas raras as pessoas 100% satisfeitas com o trabalho.
incomodam todos, é verdade, mas não temos como impedir.
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Concordo. E se houvesse apoios por parte do estado se calhar teriam melhorado mais. É de louvar, uma empresa que não recebe dinheiro do estado e ainda consegue ir melhorando os serviços.{mineirinha} Escreveu:Sinceramente eu penso que se há coisa que tem melhorado é os smtuc.
-
Lopes
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
O sistema não é perfeito.. mas a mim custa-me ver tanta crítica a um sistema "inovador".. parece é que já é costume nesta cidade não se dar valor ao que cá existe..micromys Escreveu:Não sei se o funcionamento melhorou, mas à conta desses painéis electrónicos tive grandes atrasos... Era comum com o 29 e com o 7. Na altura existia a linha 46, que dava uma volta enorme desde a baixa até à Av. Afonso Henriques. Por vezes deixava o 46 ir embora, pois o mostrador indicava 2 ou 3 minutos para o 7 ou o 29... que se transformavam em 15 ou 20. Era uma situação recorrente que me fazia arrepender de não ter ido no 46.Lino Escreveu: Sobre os mostradores electrónicos, mais valia não existirem porque aquilo ou está avariado ou desligado ou acontece, quando o autocarro já lá deveria estar e aquilo deixasse de contar os minutos, que aquilo fica a piscar se for preciso durante mais uns 10 minutos até o autocarro chegar mesmo, o que engana.
Naturalmente que o condutor do autocarro não se atrasava porque lhe apetecia, muitas vezes eram problemas relacionados com trânsito (quem nunca viu o 1 encalhado na Padre António Vieira, ou mais acima, na universidade); de qualquer forma a confiança nesses painéis desceu tanto que passei simplesmente a ignorá-los.
digo isto porque ouvi hoje de manhã na Antena 3 os locutores falarem de forma entusiástica do novo sistema da Carris que consideravam fantástico e não sei que mais quantos adjectivos.. por cá temos um sistema muito melhor.. e só se fala mal..
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
-
chaphill
- Iniciado

- Registado: segunda-feira, 02 março 2009 11:30