daniel322 Escreveu:
Claro que o impacto não é apenas o corte de árvores, mas daquilo que li e do que conheço o impacto não se irá sobrepor ao impacto que a actual ponte ferroviária já exerce sobre a Mata..
Conseguirás, naturalmente, imaginar que o impacto não é apenas o viaduto em si mas o provocado pelo trânsito que o iria atravessar constantemente...
daniel322 Escreveu:
O problema, já habitual, é que a população é deixada invariavelmente na ignorância.. Existe um estudo de impacte ambiental, eu tive acesso a ele e tenho-o comigo, mas a sua visibilidade pública é quase nula e numa linguagem e simbologia técnica que muitas pessoas poderão não entender.. depois claro, para criar medo, lêem-se afirmações exageradíssimas na comunicação social, como a que referi anteriormente ou como o que está dito no site da plataforma, que é um viaduto de 40 metros de largura.. para se ter noção a ponte europa tem 30 metros de largura..
Mas a que conclusão é que chegou esse estudo que tens?
daniel322 Escreveu:
Não tem de apresentar, mas deve.. senão perde credibilidade.. o movimento cívico do ramal da Lousã é contra o projecto do MM e defende um estudo apostando na alternativa que é electrificar a linha.. A plataforma do Choupal apenas defende que não se construa.. alternativas, zero..
Repito que entendo que não tenho de apresentar alternativas, não sou nem especialista em questões ambientais nem em estruturas e urbanismo - já há quem seja especialista e se tenha pronunciado sobre a questão. Eu apenas manifesto a minha preocupação com o que me parece um erro profundo e irreversível e espero que quem toma as decisões a tenha em consideração e não se oriente apenas por critérios económicos e, eventualmente, de simplicidade.
daniel322 Escreveu:
e depois de algumas pessoas desta plataforma terem sido igualmente contra a construção do "Parque do Urso", ainda mais credibilidade perdem, na minha opinião, pois esta foi uma das melhores obras da cidade de Coimbra nas ultimas décadas..
Isso não é argumento válido no meu entender - não é por haver pessoas das quais eventualmente não gosto ou com as quais não concordo relativamente a outras coisas, que vem tirar valor a esta questão específica.
Concordo que o parque verde foi importante para puxar de novo a cidade para o rio, vou lá frequentemente, ainda bem que arranjaram aquela zona.
Mas comparando, a importância e o valor do Choupal são muito superiores. Parques verdes são fáceis de fazer - choupais (ou jardins botânicos, por exemplo) já não é bem assim - são "trabalhos" de décadas ou mesmo séculos.
Um parque arborizado é muito diferente de um relvado. Não existe comparação.
Até já,
Mário